Torque x potência
-
resumidamente, estou bem enferrujado de fisica b?sica mas:
a definição de potência é capacidade de realizar trabalho, e o que é trabalho, trabalho é entre outras definições o resultado (no caso) do deslocamento de um objeto, para isto ele precisa (obvio) ser deslocado por uma dist?ncia d e para que isto ocorra deve existir uma força f
bem, força é definida por massa vezes a aceleração assim temos: (f = m x a)
trab = f x d
então
trab =(m x a) x d
desta forma como p = f(t) podemos dizer que são diretamente relacionados e que p=k x t
assim temos a formula
p/k = m x a x d
como a massa é constante, para uma mesma dist?ncia d temos que:
m x d x k = constante, vamos chamar ela de 1/kp = a x (m x d x k) = a x 1/k
a= p x k
ou seja a aceleração é diretamente proporcional a potência envolvida no sistema
agora sabemos que a potência de um motor é oriunda do torque multiplicado pela rpm em que ele ocorre (a capacidade de realizar um trabalho a cada rpm)
então tanto faz…a aceleração é relacionada a como o torque aparece pois dele se tem quanto de trabalho (potência) se pode realizar a cada giro.
portanto a resposta certa é que torque e potência fazem a aceleração, mas não os valores absolutos...o que conta é a potência média envolvida (ou torque m?dio nas rodas envolvido) nos sistemas e para isso qto mais linear a curva de potência melhor (com o mais alto valor possível tbm) para dirigibilidade o melhor é a curva de torque o mais plana possível...mas isto causa um potência linearmente de pico
por ultimo, motores multivalvulas tem sim mais torque, e isso é indiscutivel, vc só consegue ter mais potência numa mesma rotação se vc tem mais torque (obvio pois como disse acima p = t x rpm)
assim digamos um motor sevel (fiat) 1.6 8v tem 92 cv a 5.700rpm, seu primo de 16v tem 106 cv a 5.500rpm...
? facil perceber que o de 8v tem 92 x 0,736/5,7 = 11,8mkgf de torque a 5.700 (um pouco abaixo dos 12 e pocuo que tem no valor máximo a uns 3.500rpm) e o 16v tem 106 x 0,736 /5,5 = 14,2mkgf
ou seja o multivalvulas tem cerca de 14,2 / 11,8 = 1,2 ou seja mais de 20% a mais de torque na mesma cilindrada.
o que não se discute que o meio mais facil de se ganhar torque é aumentando a cilindrada, depois com superalimetação, já em preparação aspro vc aumeta muito pouco o torque, porém aumenta o giro em que ele ocorre de modo a ganhar potência pelo outro membro da operação p = t x rpm
[]s jr
-
se vc quiser mais pagina e so continuar falando que potencia que acelera o carro que ai eu entro no jogo.
rapaz, onde vc viu isso?
eu falei que o que acelera o carro é a força de tração, que está relacionada com a potência atravṍs da equação:
prodas = frodas * v
então:
frodas = prodas / v
se deixarmos de lado as perdas de potência na transmissão (que são uns 10%, 15%, 20%), teremos que a potência nas rodas é igual é potência no motor, então:
frodas = pmotor / v
ou seja: não é a potência que acelera o carro, é a relação entre potência e velocidade.
mas, numa dada velocidade qualquer, o que essa equação diz é que:
quanto maior a potência que sai do motor, maior a força motriz nas rodas
então, não é a potência que acelera o carro, mas para uma dada velocidade, o que interessa é potência.
mas, em velocidades distintas, não é verdade que teremos maior aceleração com maior potência.
se a 120 km/h tivermos a mesma potência que a 60 km/h, então a 60 km/h teremos o dobro de força motriz, o dobro de aceleração.
mas analizando uma dada velocidade, tudo se resume a potência.
se você quiser acelerar de 60 km/h a 120 km/h o mais rápido possível, o que vai interessar em cada uma das velocidades intermediárias, de 60 km/h a 120 km/h, é potência.
torque no motor sozinho não entra na estária.
o que interessa é torque no motor em conjunto com rotação no motor, que juntos dão a potência no motor.
-
por ultimo, motores multivalvulas tem sim mais torque, e isso é indiscutivel, vc só consegue ter mais potência numa mesma rotação se vc tem mais torque (obvio pois como disse acima p = t x rpm)
assim digamos um motor sevel (fiat) 1.6 8v tem 92 cv a 5.700rpm, seu primo de 16v tem 106 cv a 5.500rpm…
? facil perceber que o de 8v tem 92 x 0,736/5,7 = 11,8mkgf de torque a 5.700 (um pouco abaixo dos 12 e pocuo que tem no valor máximo a uns 3.500rpm) e o 16v tem 106 x 0,736 /5,5 = 14,2mkgf
ou seja o multivalvulas tem cerca de 14,2 / 11,8 = 1,2 ou seja mais de 20% a mais de torque na mesma cilindrada.
ao overspeed:
a f?rmula correta ?:
p=t * r / 716
você usou 736 no lugar de 716.
o 736 é a relação entre cavalos-vapor e watts.
mas o problema principal que vê no teu texto foi:
esses torques que você calculou (11,8 mkgf e 14,2 mkgf) não são os torques máximos desses 2 motores.
você calculou os torques nas rotações de potência máxima, e não na rotação de torque máximo.
os torques máximos desses 2 motores são maiores que esses das rotações de potência máxima.
torque máximo é na rotação de torque máximo (? lágico ).
eu estava falando de torque máximo.
o torque máximo do motor não aumenta mais que 10% se vc colocar mais válvulas no cabeçote, colocar comando bravo.
sugestáo: quando forem falar de torque ou potência máximos, escrevam a palavra máximo.
e quando alguém escrever máximo, é porque é máximo.
nunca ouvó falar de torque máximo na rotação de potência máxima.
isso pra mim é novidade.
abraços.
-
negativo
dependendo da aspirada que vc dá vc perde torque, mas como ganha giro, ganha potência ..
no lance da pressão : eu entendi que se vc usar 1 bar e tiver 30 kgmf de torque, se mudar comando, valvula, bla bla bla bla o torque máximo não muda é ? isso ?
abs
-
se vc comparar um 426 hemi originalzinho (425 hp, perto de 60 kgf.m), tem mto mais torque que f1 (900 cv a 19 mil rpm dão 34,4 kgf.m ante 60 do v8), mas anda (mto) menos por ter mto menos potencia. até onde eu entendi, o f1 usa melhor a potencia do motor, por que girando 19 mil rpm pode-se usar uma relação de marcha curtissima e multiplicar varias vezes o torque que chega as rodas. ja o v8, que nao gira tanto, não pode fazer isso.
não me expressei bem, mas acho que é por ai..mas é isso mesmo
menor torque, porém em muito maior rotação –-> maior potência
torque alto em baixa rotação implica uma marcha longa, menor relação de transmissão, menor fator de multiplicação do torque.
ou seja: o torque no motor é alto.
mas: como é em baixa rotação, teremos uma baixa relação de transmissão.
o torque nas rodas é o torque do motor vezes a relação de transmissão.
não adianta ter torque no motor em baixa rotação, porque o fator de multiplicação do torque (a relação de transmissão) será baixo.
se você tiver um menor torque, porém em alt?ssima rotação, a marcha usada será bem mais curta, com bem maior relação de transmissão.
a?, apesar de o torque no motor ser menor, o torque nas rodas será maior, devido ao fator de multiplicação do torque (relação de transmissão) ser bem maior.
mas pra quê esse racioc?nio confuso, pensando em torque no motor, relação de transmissão?
pense apenas em potência no motor, que é igual é potência nas rodas (desprezando as perdas na transmissão).
note que o torque do motor ? multiplicado no câmbio, mas a rotação do motor ? dividida no câmbio, e pelo mesmo valor.
se o torque do motor for multiplicado por 10 para chegar ?s rodas, a rotação do motor ? dividida por 10, então precisaremos de uma marcha 10 vezes mais longa, então não adianta ter torque alto no motor em baixa rotação.
potência é o que comanda
-
ao overspeed:
a f?rmula correta ?:
p=t * r / 716
você usou 736 no lugar de 716.
o 736 é a relação entre cavalos-vapor e watts.
mas o problema principal que vê no teu texto foi:
esses torques que você calculou (11,8 mkgf e 14,2 mkgf) não são os torques máximos desses 2 motores.
você calculou os torques nas rotações de potência máxima, e não na rotação de torque máximo.
os torques máximos desses 2 motores são maiores que esses das rotações de potência máxima.
torque máximo é na rotação de torque máximo (? lágico ).
eu estava falando de torque máximo.
o torque máximo do motor não aumenta mais que 10% se vc colocar mais válvulas no cabeçote, colocar comando bravo.
sugestáo: quando forem falar de torque ou potência máximos, escrevam a palavra máximo.
e quando alguém escrever máximo, é porque é máximo.
nunca ouvó falar de torque máximo na rotação de potência máxima.
isso pra mim é novidade.
abraços.
posso ter feito alguma confusãozinha na hora de pensar em hp / cv / watt, mas não tira o mérito do calculo…se vc reler vai ver que não disse que ?ra torque máximo e sim torque no regime de potência máxima, mas não precisa nem disso, se vc plotar as curvas de torque dos motores 8v e seus similares 16v vai ver que sempre os 16v tem o torque máximo maior que seus similares de 8v, geralmente (mas não uma regra) em regime maior tbm.
dá uma pesquisada nos valores de torque máximo de fiat 1.6, gm i 1.6, gm ii 2.0 e note o que eu disse...inclusive alguns motores tem mais torque em toda a curva que o ssimilares 8v, é o caso de alguns gm ii 2.0 16v que chegam a ter mais torque em qualquer rpm que seus similares de 8v, é só olhar a curva.
o calculo de torque na potência máxima é apenas para exemplificar que não existe como obter mais potência num mesmo regime próximo e olhe que no multivalvula se consegue mais pot?nci anum giro inferior ao de 8v....fruto do comando mais voltado pra ter torque entre 4.500 e 5.500 rpm
neste caso da fiat o 8v tem até mais troque em regimes inferiores ao de torque máximo do 16v, mas se olhar no caso do gm ii vai observar que não é uma regra, justamente porque muda o perfil do comando que tem muito mais influ?ncia nesse quesito que o fato de ser 2 valvulas enormes ou 4 valvulas pequenas....e isso sem contar que usando-se valvulas menores pode-se colocar mais taxa e/ou ponto (pois dissipa calor mais facilmente) o que gera mais torque tbm.
-
potencia é a capacidade de girar sustentando o torque constante, mesmo qu baixo, levando a potencia as alturas.
ex.: f1torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.serve?
-
ao overspeed:
mostre um mesmo caso de motor que tenha 8v e 16v em que o torque máximo no 16v seja mais que 10% maior que no 8v.
o que eu disse foi isso: colocar mais válvulas, comando bravo, etc, não muda mais que 10% no torque máximo, não tá falando de torque em qualquer rotação, eu tá falando de torque na rotação de torque máximo.
torque máximo.
-corsa 1.8 8v 102 cv: 16,8 mkgf (em 2800 rpm)
-meriva 1.8 16v 122 cv: 17,3 mkgf (em 3600 rpm) –> aumento de 3%-gol 2.0 8v 112 cv: 17,3 mkgf (em 3000 rpm)
-gol 2.0 16v 145 cv: 18,4 mkgf (em 5750 rpm) –> aumento de 6%-astra 2.0 8v 116 cv: 17,3 mkgf (em 2400 rpm)
-astra 2.0 16v 136 cv: 19,2 mkgf (em 4000 rpm) –> aumento de 11%o exemplo que conheão com maior diferença de torque máximo do 8v pro 16v é esse do astra, 11%.
o problema é no 8v, que tem torque máximo em 2400 rpm, rotação muito baixa, o que diminui muito o torque máximo (ao contrário do que muitos acreditam).
não é o astra 2.0 16v que tem alto torque máximo.
? o astra 2.0 8v que tem baixo torque máximo, devido é baixa rotação, 2400 rpm.
esse exemplo que vc deu da fiat, são de 2 motores distintos, com uma diferença de idade boa entre eles.
eu falei que os motores atuais tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro.
atuais.
não compare um motor com o outro, sendo que os 2 tám diferença gritante de desenvolvimento tecnol?gico.
e falei torque máximo, e você comparou os torques numa rotação diferente.
? ?bvio que o 16v terá muito mais que 10% de torque adicional na rotação de potência máxima.
isso é lágico
-
torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.? meio complicado isso que vc disse.
digamos que o torque consegue aumentar a potência sem que pra isso precisemos aumentar também a rotação.
foi isso que vc quês dizer?
se foi, beleza…
abraços.
-
ao overspeed:
mostre um mesmo caso de motor que tenha 8v e 16v em que o torque máximo no 16v seja mais que 10% maior que no 8v.
o que eu disse foi isso: colocar mais válvulas, comando bravo, etc, não muda mais que 10% no torque máximo, não tá falando de torque em qualquer rotação, eu tá falando de torque na rotação de torque máximo.
torque máximo.
-corsa 1.8 8v 102 cv: 16,8 mkgf (em 2800 rpm)
-meriva 1.8 16v 122 cv: 17,3 mkgf (em 3600 rpm) –> aumento de 3%-gol 2.0 8v 112 cv: 17,3 mkgf (em 3000 rpm)
-gol 2.0 16v 145 cv: 18,4 mkgf (em 5750 rpm) –> aumento de 6%-astra 2.0 8v 116 cv: 17,3 mkgf (em 2400 rpm)
-astra 2.0 16v 136 cv: 19,2 mkgf (em 4000 rpm) –> aumento de 11%o exemplo que conheão com maior diferença de torque máximo do 8v pro 16v é esse do astra, 11%.
o problema é no 8v, que tem torque máximo em 2400 rpm, rotação muito baixa, o que diminui muito o torque máximo (ao contrário do que muitos acreditam).
não é o astra 2.0 16v que tem alto torque máximo.
? o astra 2.0 8v que tem baixo torque máximo, devido é baixa rotação, 2400 rpm.
esse exemplo que vc deu da fiat, são de 2 motores distintos, com uma diferença de idade boa entre eles.
eu falei que os motores atuais tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro.
atuais.
não compare um motor com o outro, sendo que os 2 tám diferença gritante de desenvolvimento tecnol?gico.
e falei torque máximo, e você comparou os torques numa rotação diferente.
? ?bvio que o 16v terá muito mais que 10% de torque adicional na rotação de potência máxima.
isso é lágico
assim como o gm ii 2.0 tem a versão 16v, o motor fiat 1.6 8 e 16v são versões do mesmo motor…e um tem 14,5 e o outro 12,8 (se não me engano) de torque...são 13,3% a mais...
gm ii 2.0 16v tem 19,2mkgf de torque contra 17,6 (ou 17,3 ou 17,8 dependendo da versão) e se for ao extremo tem a versão usada no vectra gsi que tinha 20,1mkgf de torque são 12,9% a mais de torque e podem ser considerados versões do mesmo motor
vc vai me dizer que 10% de torque é pouco ?... acho que podemos afirmar que seu conceito é diferente do meu, até porque as fabricas mudam motores inteiros pra ganhar 0,1; 0,2 mkgf de torque, veja os exemplos recentes do golf 1.6 e do brava que mudou do torque pro cursa lunga pra ganhar porcaria de 2 a 3% de torque.
de toda forma acho que vc devia se acalmar um pouco nas suas respostas uma vez que não estamos falando coisas contr?rias, apenas complementares...se vc acha pouco 10% de torque a mais eu não acho e aí não vai ser escrever um manual igual ao do prof trevisan que vai mudar a coisa...
-
overspeed: você continua falando de torque na rotação de potência máxima…
vc pode falar o que quiser, mas não compare isso com o que eu disse, eu tá falando de torque máximo.
se vc quiser analisar torque na rotação de potência máxima, tudo bem, mas isso não tem nada a ver com o que eu falei.
vc entendeu o que eu quês dizer: para aumentar a potência máxima de um motor, só jogando a rotação do torque máximo lá pra cima, pois:
-o valor do torque máximo não aumenta quase nada (10%, com uma boa preparação).
-já a potência máxima pode aumentar 10%, 20%, 30%, 50%, 100%.entendeu???
no caso do astra 2.0 8v versus 16v, o 8v tem pouquêssimo torque máximo, por isso o 16v tem mais que 10% a mais.
só por isso.
abraços.
-
ao overspeed: o caso do astra 2.0 8v, é que ele tem baix?ssimo torque.
17,3 mkgf num 2.0?
8,6 mkgf por litro?
muito pouco.
vc pegou um único exemplo de um motor defasado, como o vw ap 2.0 8v.
pegue algum outro exemplo em que o 16v tenha 10% ou mais de torque máximo que o respectivo 8v.
quanto ao exemplo que vc deu do 1.6 da fiat:
? l?gico que na rotação de potência máxima o torque será bem mais que 10% maior.
o torque acompanha a potência.
se a rotação de potência máxima for parecida, do 8v por 16v, então:
se a potência máxima for 30% maior, é ?bvio que o torque na rotação de potência máxima será também 30% maior.
isso é lágico.
repito: eu falei torque máximo, vc falou torque na rotação de potência máxima.
vc inventou uma outra discussão que não tem nada a ver com o que eu tinha dito originalmente.
falow…
bom, eu desafio aqui a me mostrarem algum motor decente (esque?am as tranqueiras velhas, como gm 2.0, vw ap) onde o 16v tem bem mais torque máximo que o respectivo 8v.
sem turbo
com mesmo combustável
-
? meio complicado isso que vc disse.
digamos que o torque consegue aumentar a potência sem que pra isso precisemos aumentar também a rotação.
foi isso que vc quês dizer?
se foi, beleza…
abraços.
foi, exatamente..
potencia é a capacidade de girar sustentando o torque constante, mesmo que baixo, levando a potencia as alturas.
ex.: f1torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.de resto… ta certo, mesmo que superficialmente?
-
pra quem não entendeu esse trem ainda, vou repetir o texto mais importante que eu escrevó sobre isso, tirando uns trechos desnecessários:
o que acelera o carro não é nem torque (no motor) nem potência (no motor).
também não é torque (nas rodas) nem potência (nas rodas).
desprezando as perdas (que devem ser de 10% a 20%) na transmissão:
-o torque nas rodas é igual ao torque no motor?
resposta: não, o torque nas rodas é bem maior que no motor.-a potência nas rodas é igual é potência no motor?
resposta: sim.o que acelera o carro é a força de atrito das rodas com o ch?o.
não é nem torque (nas rodas, nem muito menos no motor) nem potência (nas rodas ou no motor).importante:
torque não é força.
torque tem relação com força tanto quanto potência tem relação com força.
-torque é trabalho mecânico, energia?
resposta: não.torque não é força, nem trabalho mecânico, nem energia.
torque não é nada, é apenas torque.
torque é produto de uma força por uma dist?ncia.
po, mas força vezes dist?ncia não é trabalho mecânico?
resposta: depende.temos 2 casos possíveis de força vezes dist?ncia:
1)produto entre força e projeção do deslocamento na direção da força: trabalho mecânico, energia.
unidade de trabalho ou energia no sistema internacional: joule.2)produto entre força e projeção da posição na direção perpendicular é força: torque.
unidade de torque no sistema internacional: newton vezes metro.ora, newton vezes metro é exatamente a mesma coisa que joule.
então por que torque não é representado usando joule?
resposta: simples. é porque torque não é trabalho ou energia.
usa-se unidades diferentes, apesar de fisicamente serem iguais, apenas para não confundir torque com trabalho, energia.existe lei da conservação do torque?
resposta: não. existe lei da conservação da energia.se torque fosse energia então o torque gerado pelo motor não poderia ser multiplicado pela caixa de câmbio e pelo diferencial.
se torque fosse energia a caixa de câmbio teria uma usina nuclear dentro dela criando energia.então, o que empurra o carro é a força de atrito dos pneus com o ch?o.
e essa força tem relação com torque e com potência, mas não é uma relação de proporcionalidade.desprezando as perdas de energia na transmissão:
eu usei 2 equações:
equação (1): força_rodas = potência_motor / velocidade
equação (2): torque_rodas = torque_motor * relação_final_de_transmissãonote que dessas 2 equações acima, apenas a (1) dá a força nas rodas, que é o que desejamos saber.
se pegarmos 2 carros distintos, mas com mesmo peso (mesma massa), se as forças nas rodas dos 2 forem idênticas, então as acelerações nos 2 carros também serão idênticas, pois os pesos são os mesmos.
(2a. lei de newton: f=m*a, então forças iguais aplicadas em 2 corpos distintos porém com massas iguais geram mesma aceleração)
a (2) dá o torque nas rodas, que num mesmo carro, com raio de pneus constante, é diretamente proporcional é força nas rodas que desejamos saber.
mas se quisermos usar a (2) para comparar 2 carros distintos, mesmo que os 2 carros tenham mesmo peso, se tiverem raios de pneus distintos a (2) não serve, ao contrário da (1) que já dá direto a força que empurra o carro.
para usarmos a (2) precisaremos ainda pegar o torque nas rodas e calcularmos a força de tração nas rodas usando o raio dos pneus.
das 2 equações acima, a melhor quase sempre é a (1), é a mais fácil de ser usada.
ela diz o seguinte: para uma dada velocidade, se pegarmos 2 carros distintos porém de mesmo peso, o que tem o motor entregando mais potência num dado instante é também o que vai estar acelerando mais rapidamente.
podemos dividir uma aceleração em infinitos instantes: um carro que acelera de 0 a 100 km/h precisa passar por 1 km/h, depois por 2 km/h, depois por 3 km/h, etc.
em cada um desses instantes, para uma dada velocidade, mais potência no motor quer dizer mais aceleração, para um dado peso do carro (se o peso mudar de um carro pro outro, deve-se usar a 2a. lei de newton).
então nem torque nem potência (ambos no motor) servem pra descrever a aceleração do carro, pois para partir de qualquer um desses 2 par?metros para chegarmos é aceleração precisamos saber:
-no caso da equação (1): velocidade e massa do carro.
-no caso da equação (2): relação final de transmissão, raio dos pneus e massa do carro.só um comentário adicional sobre torque e potência: eu gosto de fazer algumas analogias, por exemplo esta:
imagine um cidadão lá no meio do mato, com um balde de água, levando água do poão para casa.
suponhamos que o balde dele tenha 10 litros.o torque no motor é a quantidade de água que ele leva por viagem.
a potência no motor é a quantidade de água que ele leva por minuto (ou por segundo, tanto faz).se ele dobrar a velocidade com que ele leva água (dobrar a rotação do motor), se a quantidade de água em cada viagem (o torque) continuar a mesma, como a velocidade dobrou então a quantidade de água por minuto (a potência) dobrou.
torque = quantidade de água por viagem
potência = quantidade de água por minutopara o balde de 10 litros:
-se uma viagem demorar 10 minutos, teremos 10 litros por viagem e 1 litro por minuto.
-se uma viagem demorar 5 minutos, teremos 10 litros por viagem e 2 litros por minuto.o que interessa não é água por viagem (torque), e sim água por minuto (potência).
suponhamos agora que o cara tem vórios tamanhos de balde diferentes.
se, por exemplo, ele levar agora não mais 10 litros por viagem, mas apenas 5 litros de água por viagem, mas demorar apenas 1 minuto em cada viagem, teremos:
-5 litros por viagem (torque)
-5 litros por minuto (potência)na situação de balde de 10 litros e duração de 5 minutos em cada viagem tánhamos:
-10 litros por viagem (torque)
-2 litros por minuto (potência)então notem que o tamanho do balde (torque) não é o único fator que vai interessar na quantidade de água por minuto que ele consegue transportar.
a velocidade com que ele transporta também importa.
o tamanho do balde importa, mas deve ser analisado conjuntamente com a velocidade.não faz sentido olhar apenas para o tamanho do balde sem olhar também para a velocidade com que a água é transportada.
se ele usar um balde menor (menos água por viagem), mas compensar isso transportando a água com uma velocidade bem maior, ele terá mais água entregue por minuto.
explicando fisicamente:
-torque no motor é diretamente proporcional é energia fornecida por cada ciclo de combust?o
-potência no motor é energia fornecida por segundonote que eu não falei que torque é energia por ciclo, e sim que é diretamente proporcional a energia por ciclo, pois torque não é energia.
ou, de outra forma:
-na rotação de torque máximo, o pistão sofre a porrada máxima possível dos gases da combust?o, mas como a rotação é média, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra é m?dio.
-na rotação de potência máxima, o pistão sofre uma porrada uns 20% menor que a porrada máxima, porém como a rotação é alta, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra é bem pequeno.
essa porrada máxima é o torque máximo, ela acontece na rotação de torque máximo.
a porrada que ocorre na rotação de potência máxima é uns 20% menor que essa porrada máxima.
apesar de na rotação de potência máxima termos uns 20% a menos de porrada nos pistões em cada ciclo de combust?o, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra diminuiu bem mais que 20%.
então a energia por segundo fornecida pelas porradas é maior na rotação de potência máxima.
-na rotação de torque máximo temos a máxima energia por porrada sendo liberada em cima dos pistões.
-na rotação de potência máxima temos a máxima energia por segundo sendo liberada em cima dos pistões.potência sempre
abraços.
-
ao overspeed: o caso do astra 2.0 8v, é que ele tem baix?ssimo torque.
17,3 mkgf num 2.0?
8,6 mkgf por litro?
muito pouco.
vc pegou um único exemplo de um motor defasado, como o vw ap 2.0 8v.
pegue algum outro exemplo em que o 16v tenha 10% ou mais de torque máximo que o respectivo 8v.
quanto ao exemplo que vc deu do 1.6 da fiat:
não entendo
cito astra e vc me diz que o motor é ultreapassado….mesmo sendo ele usado nas provas de arrancada nos eua...detalhe tira 1.300cv la fora e desbancou o idolatrado honda 1,6 do posto de 4 cilindros mais potente...e é fato...
falo do motor 1.6 da fiat e vc novamente me diz que é ultrapassado, mesmo sendo o mesmo projeto do 8 e 16v...e tem 14,5 mkgf contra 12,8mkgf e novamente passou dos 10% ambos usando injeção eletrúnica multiponto
então vamos a mais um exemplo o ea827 20v cilindrada 1,8 litros usado nos audi é o mesmo motor 1,8 ea827 usado nos golf 1.8 modelo passado....
um tem 170nm de torque o com 8v tem 150nm de torque...novamente é mais do que 10% que vc tão educadamente gritou aos 4 ventos....
e pra finalizar, já que nem vou mais me ater a responder este tread.... se só o que conta é potência numa aceleração te convido a acelerar um omega ou vectra autom?tico contra seu similar de cambio manual...a potência, peso, aerodin?mica são se não identicos extremamentre parecidos.... e não conheão autom?tico andando na frente de carro com cambio manual...