Aonde tem track day?
-
pelo amadurecimento do evento da oktane eles ganharam o direito de usar a pista dentro de eventos oficiais da faerj, com apoio total deles e sem necessidade de barreira de pneus ou carteira de piloto. além dessa, eles conseguiram acertar pra ter cronometragem, e a cada evento a coisa melhora.
consegui uma parceria da yokohama com o oktane club desde dezembro/07, e estamos planejando novas ações para logo. o que começou com um pequeno apoio aos poucos está tomando outras formas, já que toda a diretoria vê a seriedade, organização e crescimento do evento.
por enquanto o número de inscrições é limitado pelo pouco tempo de pista, mas se tudo continuar no caminho em que está em breve eles terão um evento só deles, durante o fds todo (hj é somente sábado à tarde) e isso vai permitir um número maior de carros.
qdo eu recebo o email divulgando as pre-reservas, em dois dias tem 50 inscritos e 40 em fila de espera
com certeza é o melhor evento track day do país.
-
vou dar o meu pitaco aqui, apenas em relação ao que foi dito de se me derem bandeira eu vou mandar o dedo para o fiscal .
eu já participo de trackday desde 2001 e te afirmo, com toda a certeza, que este tipo de comportamento é sinônimo de banimento imediato do evento e essa medida será apoiada e aplaudida por todos os outros participantes.
bandeira não é enfeite, ela serve como sinalização de alguma coisa. neste caso, de perigo. se você não respeitar você pode até matar pessoas.
caso não concorde com a bandeira ou com algum tipo de punição, pare o carro e se quiser pode ir reclamar com a organização, mas um comportamento de desobediência às bandeiras é inadmissível.
sei que provavelmente quem fez este comentário aqui no fórum o fez apenas por brincadeira, mesmo assim que fique a informação para todos
em relação a dizerem que o nda é panela eu não tenho como dizer se é ou se não é. não sou de sp, não frequento encontros lá e não conheço quase ninguém do fórum. inclusive, não acesso o nda. já tive cadastro mas não tenho tempo para acompanhar tantos fóruns…
mas eles estão começando a organizar o evento e eu acho que estão certos em limitar a coisa por enquanto a uma ação entre amigos.
nos primeiros trackdays do rio só eram permitidos 8 novatos por evento e todos esses 8 tinham que ser indicados por algum veterano. não tinha essa de achar que bastava pagar a inscrição pra entrar. depois de muitos anos, quando os organizadores já tinham bastante experiência, a coisa começou a ficar um pouco mais aberta.
hoje a oktane faz as coisas de forma muito transparente porque eles já estão batendo cabeça a anos na organização e já tem muita experiência. fora que o pessoal que anda é sempre o mesmo. tem umas 80 pessoas que são figurinhas carimbadas. não andam todos ao mesmo tempo mas estão sempre andando. os novatos são poucos e geralmente são conhecidos e/ou indicados também... e de qualquer forma as regras de disciplina são muito rígidas. quem fizer bobagem é advertido. se insistir no erro ou se fizer alguma coisa muito imbecil logo de cara é banido sem direito a nada. já aconteceu algumas vezes e eu tenho certeza de que se repetirá quantas vezes forem necessárias...
se voce ler bem meu post vai ver que falei em clima de brincadeira total
cuidado pra nao chegar agora e já entrar pra turma dos velhos rabugentos sem senso de humor do pp ….........
abraço
-
eu sei que vc falou brincando, tinha uma carinha no final da mensagem
mas achei legal deixar o aviso porque pode ter gente acreditando que a coisa é bagunçada principalmente pq muitas vezes nos videos a galera dá uma zoada forte uns nos outros e pra quem tá de fora as vezes a impressão passada poder ser diferente ou errada
relaxa aí cara, vai tomar uma cerveja e ver umas gatinhas lá no sedna… aliás, tem tantos anos que eu não vou em gyn... isso ainda existe? :-p
-
eu sei que vc falou brincando, tinha uma carinha no final da mensagem
mas achei legal deixar o aviso porque pode ter gente acreditando que a coisa é bagunçada principalmente pq muitas vezes nos videos a galera dá uma zoada forte uns nos outros e pra quem tá de fora as vezes a impressão passada poder ser diferente ou errada
relaxa aí cara, vai tomar uma cerveja e ver umas gatinhas lá no sedna… aliás, tem tantos anos que eu não vou em gyn... isso ainda existe? :-p
sedna não conheci…..... e já faz uns 20 anos que nao moro mais em goiania...... mas sempre passo por lá pra ver os amigos..... e pra ver gatinha lá é só nao estar de olho fechado....hehehehee....
mas tá beleza..... eu e o pessoal entendemos seu recado...... eu mesmo já organizei algumas provas de arrancada e sei como é sistemático o negocio de misturar automobilismo, amizade e afins.....
abraço.
-
trackday é um evento tão bacana que é lamentável termos aparentemente apenas 1 em pleno funcionamento no brasil.
lá fora isso é tão difundido. os trackday e os time attacks. até as industrias se preocupam em ter carros que virem bem.
aqui a arrancada cresceu bastante, provavelmente pq é mais fácil montar tanto uma pista de arrancada, como um carro de arrancada.
-
uma outra questão que eu tenho, seria com referencia a infra-estrutura destes eventos.
esta seria para quem já participou/organizou algum
gostaria de informações de quem ja foi sobre os quesitos:
-
ambulancia, resgate médico: apenas 1 ambulancia é suficiente?
-
resgate mecanico: acho que 1 camionete com corda pra puxar já atende, não?
-
bombeiro?
-
bandeirinhas com radios?
-
seguranças controlando portões, mantendo a ordem, etc?
-
seguro dos automoveisó (estacionados por lá, se alguem roubar algum veiculo, a organizaçao responde?)
-
barracas de comida?
-
fiscais anti-barbeiragem?
-
etc?
-
etc?
vamos discutir a infra-estrutura necessária para realização de um evento deste porte.
no caso de uma colisão de carros na pista, cada um arca com o seu? ou é apurado o culpado e ele arca com ambos?
-
-
ambulância basta uma, mas não pode ser aquela kombi com um motorista semi-analfabeto + um técnico de enfermagem barrigudo com 20 anos de profissão…
tem que ser uma uti móvel (ventilador mecânico, desfibrilador, bomba infusora, etc) com um médico que tenha algumas certificações de trauma de emergência e auxiliado por enfermeiro(a) com 3º grau completo ou então por um técnico de enfermagem também treinado em resgate e com experiência de trabalho em cti. e a ambulância também precisa dispor de alguns kits e equipamentos cirúrgicos próprios para o tipo de atendimento que pode vir a ser necessário na beira da pista.
mas além disso é necessário também um carro 4x4 de resgate para poder tirar os carros que ficam presos na brita além de um caminhão prancha para remover aqueles que não têm mais condições de serem rebocados.
o 4x4 tem que contar com equipamentos e pessoal treinado no combate a incêndios.
bandeirinhas têm que estar espalhados pela pista inteira, tantos quantos forem possíveis. eles precisam receber ordens de apenas uma pessoa que seria o diretor de prova que tem que estar posicionado num local alto de onde ele tenha visão total da pista (torre). todos devem portar rádios e, se possível, baterias extras. se não tiver bateria pra deixar uma de reserva com todo mundo, a organização precisa ter várias disponíveis para quando forem necessárias.
fiscal anti-barbeiragem é o diretor de prova que, alertado pelos bandeirinhas, observa o comportamento do meliante e toma a decisão de chamá-lo pra um esporro básico ou para o banimento.
barraca de comida é bem legal ter. é só fazer uma parceria com quem trabalhe com isso, normalmente algum participante possui ou conhece quem tenha restaurante então é fácil armar essa ponte.
seguranças desarmados também são importantes para coibir os abusos fora da pista (geralmente tem muito imbecil que não é macho de entrar na pista mas quer dar uma de gostoso dando cavalo-de-pau no estacionamento, por exemplo. ou então o pessoal que fica animadinho vendo os carros na pista e quer dar uma de piloto correndo no estacionamento).
isso é só o básico...
-
aqui no sul o td está engatinhando, mas já temos confirmados um 2º td em guaporé para novembro. o valor é bem baixo r$ 150,00 e se dá para andar no sábado de tarde e domingo inteiros.
http://www.guaporetrackday.com.br/
eu simplesmente não consigo entender como não tem mais td´s aqui no sul já que temos 3 boas pistas (santa cruz do sul, tarumã e guaporé) e mais uma nova que virá daqui a pouco (velopark).
meu sonho é poder sair do trabalho no final do dia, pagar uns r$ 50,00 e entrar com o carro na pista dar umas voltas só para desestressar.
-
aqui no sul o td está engatinhando, mas já temos confirmados um 2º td em guaporé para novembro. o valor é bem baixo r$ 150,00 e se dá para andar no sábado de tarde e domingo inteiros.
http://www.guaporetrackday.com.br/
eu simplesmente não consigo entender como não tem mais td´s aqui no sul já que temos 3 boas pistas (santa cruz do sul, tarumã e guaporé) e mais uma nova que virá daqui a pouco (velopark).
meu sonho é poder sair do trabalho no final do dia, pagar uns r$ 50,00 e entrar com o carro na pista dar umas voltas só para desestressar.
2
mesmo de milzinho já ajudaria…
-
primeiro: o que ser uma transit ???
segundo: acorda que teu chefe vai te pegar sonhando em frente o pc …....
sei lá se é ironia but…
1º - transit ser uma van muito tradicional no uk há décadas. procura em fotos e vídeos que tem a sabine schimitz virando 10n36s em nür dando pau em porsches e tudo o mais.
no caso o adalberto tem uma.
o resto eu nem comento. deve ser o excesso de foster s.
-
sei lá se é ironia but…
1º - transit ser uma van muito tradicional no uk há décadas. procura em fotos e vídeos que tem a sabine schimitz virando 10n36s em nür dando pau em porsches e tudo o mais.
no caso o adalberto tem uma.
o resto eu nem comento. deve ser o excesso de foster s.
eu tava perguntando sério mesmo…..
agora.... puta que pariu........ vou mudar o ditado:
não existe carro sem graça......... voce é que não tem dinheiro
-
e deposi tomar umas com os amigos ja tava perfeito
todos nós gostaríamos,mas a gente sabe que não ia dar muito certo,todos os goles descem pro pé.
-
primeiro: o que ser uma transit ???
segundo: acorda que teu chefe vai te pegar sonhando em frente o pc …....
hahahahaha, o joel ja explicou, mas a minha eh de uma geracao posterior.
quanto ao pc , faz tempo que nao trabalho mais em frente a um, agora eh so lazer.
abracos.
-
eu tenho vontade de organizar um evento desses, mas com foco mais comercial mesmo…
pq começa a colocar amizade no meio, e acaba dando bagunça, q nem os da nda… os caras fazem tudo pros amigos, e pra quem eh de fora c phode...
era so ver, eu entrava na pista, num dava 2 volta os fdp dava bandeira pra eu sair... os amigos deles ficava mais de 10 volta e nada...
ia ser interessante hem velho…
ps: não coloque oktanetes ou coisa do genero. capaz de eu parar o carro pra combinar outro tipo de td ( test-drive hahahaha )...
mas adoraria brincar num track day.