Gsi dando dor de cabeça…
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não… meu carro quando quebrou o vira da primeira vez e agora (8.000 km depois) já não tinha mais ar-condiciondo, e não é que não está funcionando, eu arranquei o compressor, o radiador as mangueiras, etc... então não tem o peso do compressor pro motor virar.
está quebrando por excesso de torque, por isso que preciso de um vira forjado. assim qe eu retirar esse segundo vira tiro umas fotos e posto aqui.
abraços.
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esse vira é de que? ferro fundido?
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bem sendo o problema torque, e imaginando que o resto é tudo forjado, sera que não vale apena vc tentar usar uns comandos mais graduados para conseguir girar um pouco maisó assim vc continua com a potencia atual, porem com menos torque. derepente o estres sobre a vira fica menor.
alias eu to pensando em faz um upgrade pra um comando para tuchos mecânicos, ou seja podemos negociar o meu comando atual
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tio américa, se vc tiver me mande os gráficos do seus comandos que eu passo pro dalton pra ele me dizer se servem pra mim… já pensei nessa hipótese de colocar um comando mais bravo pra aumentar o giro e diminuir o torque...
o que vc tem de informações sobre esse seu (s) comando?
a... hoje comprei em um desmanche um vira de corsa 1.6 zerado std, paguei r$ 200,00 e já mandei nitratar. a minha embreagem tb estava no osso já aproveitei e mandei refazer... até que durou bem, quase 40.000km.
abraços,
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up
ae tio america, tem infos do comando???
ajuda a galera aí
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acho difícil estar sendo quebrado por excesso de torque, pois para isso teria que ter algo na ponta do vira que oferecesse muita resistencia para esse torque ser aplicado lá… o torque, seja lá quanto for, é aplicado apenas onde se oferece resistencia, no caso no acoplamento volante/plato edit* cambio, dif, homocineticas, etc..
tem que ver direitinho, pois é bastante comum essa ponta dar problema, com ou sem ar...
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é semana passada fui no dalton com o vira quebrado em mãos pra analizarmos com mais cuidado pra saber se realmente a culpa era do excesso de torque.
bom, o dalton chegou a conclusão que a quebra é devido a trancos na ponta do vira que poderiam ser da bomba d água, da bomba da direção hidráulica… bom nenhum dos dois apresenta nenhum sinal de desgaste ou folga, portanto não são responsáveis por nenhum tranco... a única coisa que sobrou é o tranco na ponta do vira por desaceleração dos 2 comandos de valvulas, ainda mais que tenho um câmbio bem longo e a cada troca de marcha o giro cai bastante de 7 pra 4,5 +- (não me lembro) isso porque o tensor do gsi é com molam então quando o carro desacelera pra uma troca de marcha essa reduzida faz o tensor afrouxar e em seguida tensionar, isso em uma fracção de segundo, o que estou fazendo pra resolver é subsituindo o tensor por um fixo como nos motores ap.
já falei com a engenharia da gm através do ricardo dilser (piloto vectra endurance gm) e vou mandar pra eles o vira pra análise, pra confirmar isso que o dalton disse.
bom, agora é acelerar e esperar pra ver
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pessoal, cheguei atrasado neste tópico, e ainda por cima não li todos os posts, mas queria deixar aqui minha experiência relativa a este problema.
a chaveta da ponta do vira é na maioria absoluta dos casos meramente um guia para posicionar a polia. o que fixa a polia em relação ao vira é o aperto do parafuso.
é muito importante utilizar o parafuso da ponta do vira original, novo ou em ótimas condições, e principalmente, aplicar o torque correto à ele.
se apertar pouco, obviamente, a polia solta do encosto na ponta do vira e fica sobrecarregando a chaveta.
se apertar demais, a polia também solta pois o parafuso estica próximo a gola e acontece a mesma coisa.
já ví inúmeros casos de quebra de motor relativo a este fato, e se qualquer um pensar bem a respeito, é bem fácil perceber que a quebra desta chaveta nada tem a ver com a potência do motor. se o motor tiver 300 ou 700cv, o esforço sobre a chaveta será virtualmente igual.
espero ter ajudado
[]´s
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acho difícil estar sendo quebrado por excesso de torque, pois para isso teria que ter algo na ponta do vira que oferecesse muita resistencia para esse torque ser aplicado lá… o torque, seja lá quanto for, é aplicado apenas onde se oferece resistencia, no caso no acoplamento volante/plato edit* cambio, dif, homocineticas, etc..
tem que ver direitinho, pois é bastante comum essa ponta dar problema, com ou sem ar...
concordo. o fato de ter ou não mto torque não influencia justamente na ponta do virabrequim oposta ao volante.
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não tem nheum kit arp para estes parafusos não? so mais uma coisa, qualquer coisa que surgir destes papos com os engenheiros e especialistas que possa servir para o meu carro me avise
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entaum… é como eu disse... os acessórios é que fazem a ponta alargar e dar folga até quebrar...
o que o spool falou é perfeito... o que lembro que foi feito, assim por cima, no meu agora foi usar um parafuso diferente, snme com arruela de encosto e usar uma cola da loctatite especial pra preecher este tipo de folgas... vamos ver se resolve o problema...
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entaum… é como eu disse... os acessórios é que fazem a ponta alargar e dar folga até quebrar...
o que o spool falou é perfeito... o que lembro que foi feito, assim por cima, no meu agora foi usar um parafuso diferente, snme com arruela de encosto e usar uma cola da loctatite especial pra preecher este tipo de folgas... vamos ver se resolve o problema...
over
tem que cuidar que estes aditivos químicos se deterioram com o tempo e perdem eficiencia, principalmente submetidos ao calor e vibração da região.
o melhor mesmo é montar com parafuso original e novo e com o torque especificado pelo fabricante precisamente aplicado.
a única solução que eu recomendaria para quem quer ampliar o agarre entre a polia e o vira seria o uso de uma arruela de inox recartilhada.
mesmo assim é paleativo.
[] s
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bom, o cara da loctaite disse que o troço é feito pra esta função especifica… e sei lá... parafuso novo com torque foi o que foi feito das outras 2x que aconteceu...
inclusive meu irmão falou o mesmo, de usar uma arruela com ranhuras de fixação...
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bom, o carro ficou pronto e por enquanto eu baixei a pressão do turbo pra evitar possíveis problemas, estou andando com 1,2 bar.
a… e mudei o tensor da corrêia dentada, agora uso um fixo (como nos ap) estou usando um de tempa 8v.
estava conversando hoje de manhã no msn com o over e parece que a ponta do vira é muito mole e acaba abrindo um beiço no lugar da chaveta.
e se vc cementasse somente a ponta do vira ?
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estava conversando hoje de manhã no msn com o over e parece que a ponta do vira é muito mole e acaba abrindo um beiço no lugar da chaveta.
e se vc cementasse somente a ponta do vira ?
é uma boa ideia…estava pensando em lançar uma ideia do tipo. o problema é que tem que ser feito em um lugar com um controle ótimo sobre o processo, e por alguém que realmente conheça. se não a ductibilidade do metal vai cair muito a ponto da chaveta fraturar.
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é uma boa ideia…estava pensando em lançar uma ideia do tipo. o problema é que tem que ser feito em um lugar com um controle ótimo sobre o processo, e por alguém que realmente conheça. se não a ductibilidade do metal vai cair muito a ponto da chaveta fraturar.
mas a ponta do vira nessa extremidade sofre bem menos torção do que na ponta em que o volante vai preso. aparentemente o problema é que o metal é muito mole e acaba cedendo. como a cementação é só superficial é pra dar certo, mas, como vc disse, tem que tomar cuidado com trincas, ou seja, o mínimo possível de folga na chaveta.
rodolfo, o dilser falou pra vc desencanar disso hehehehehe