Navegação

Preparados

• Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

Cvt… prós,contras, como funciona...

Mecânica e Preparação
    8
    12
    956
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • M
      maurício última edição por

oi pessoal… seguinte... estava lendo uma materia sobre o honda fit nacional q vem equipado com cvt-continuous variable transmission-cambio de variação continua.... e me surgiu a grande duvida motivadora deste topico...

o que é um cambio cvt???

como funciona???

quais as diferenças para um cambio manual normal???

vantagens:

desvantagens:

e o uso dele em competições??? viavel??? ou o normal eh mais apto???

obrigado

t+ abraços... mauricio

1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • ?
        Visitante última edição por

em competições o uso desse tipo de transmissão é restrito é categorias mais altas, tipo força livre.

• M
          Mega última edição por

a vantagem é proveito total da força do motor e ao msm tempo carro economico.

• ?

funciona da seguinte forma. imagine duas polias cúnicas montadas invertidas…

...._-

._-

...-_

......-

.-_

....-_

.._-

.-

(ignorem os pontinhos, as polias são os tracinhos...)

uma correia ligando as duas.

quando a rotação do motor está baixa, a correia está na parte mais fina da polia que é ligada no eixo virabrequim e na parte mais grossa da polia que é ligada ao eixo motriz.

? medida que a rotação aumenta, a correia vai movimentando nas polias, até que em rotação máxima ela vai para a posição mais grossa da polia do virabrequim e mais fina do eixo motriz.

isso da mais velocidade em rotação máxima e mais torque em rotações baixas.

deu pra entender???

• R
              Rix última edição por

ou, algo diferente:

• M
                maurício última edição por

vlw pessoal… entendi o gif 1 q vc passo cyberfast e reuef, entendi sim...

mas usando em competições????

mesmo sendo na fl ou em circuito....

flw abraços... obrigado

• M
                  mephisto última edição por

ela n aguenta mt potencia nao, vi os testes da nissan senao me engano, ateh fizeram um puta documentario sobre q ainda nao chegaram a fazer algo q segura mais q 200 hp

e na pratica, a diferenca de performance eh minima senaum ateh inferior, ainda acho q tem o q desenvolver nisso, os cara estudam esse tipo de transmissao senaum me engano a 20 anos jah

• ?

tem a vantagem de não perder tempo em troca de marcha, mas só vi utilizarem isso até hoje no mini-baja aqui da faculdade… :ppteam:

• D
                      DecioBenevides última edição por

? tipo a transmissao de mobilette huhuiahuaihauia

? compara^ção infeliz…. heheheh mas bem q lembra sim

• C
                        coisa_triste última edição por

alguem tem uma foto de algo???

tipo…

pelas animacoes dah a impressao q usando esse tipo de cambio a correia nao tem dentes....

entao...

caso vc coloca uma puta potencia...acredito q a correia fike patinando...

estou certo ou o barato tem dentes????

• Z
                          Zungalele última edição por

pelo que eu entendi se aceleramos suavemente o motor ele se mantem em uma rotação constante digamos 3.000rpm e a velocidade aumenta tranquilamente. agora se eu afundasse o po no acelerador a rotação subiria para o regime de potência máxima (tipo 5.600rpm) e a velocidade iria subir rapidamente sem alterar a rotação do motor.

o carro mais potente que eu conheão e tem cvt é o audi a6 v6 3.0 com 220hp.

eu vi que até a williams na f1 testou com sucesso um câmbio cvt em 94, mas a fia baniu em 94. eles haviam diminuido 1s em uma volta por causa do câmbio.

• Z
                            Zungalele última edição por

alguem tem uma foto de algo???

tipo…

pelas animacoes dah a impressao q usando esse tipo de cambio a correia nao tem dentes....

entao...

caso vc coloca uma puta potencia...acredito q a correia fike patinando...

estou certo ou o barato tem dentes????

[snapback]268581[/snapback]

existem diversos modelos de câmbios cvt, mas realmente o desgaste é enorme. o câmbio do audi é feito com ligas especiais e óleos desenvolvidos para esta aplicação. é o mesmo cambio da reportagem que passou no discovery channel (eu olhei umas 3x o programa :ppteam:), até apareceu a aquele brasileiro diretor da nissan (carlos ghosn) testando um carro protótipo.

ps: o câmbio cvt do honda fit simula um câmbio autom?tico com marchas pré-determinadas, então dá uma sensação de troca de marchas enquanto de dirige. vi na tv um reporter testando o carro.

• First post
                              Last post