Cvt… prós,contras, como funciona...
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oi pessoal… seguinte... estava lendo uma materia sobre o honda fit nacional q vem equipado com cvt-continuous variable transmission-cambio de variação continua.... e me surgiu a grande duvida motivadora deste topico...
o que é um cambio cvt???
como funciona???
quais as diferenças para um cambio manual normal???
vantagens:
desvantagens:
e o uso dele em competições??? viavel??? ou o normal eh mais apto???
obrigado
t+ abraços... mauricio
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funciona da seguinte forma. imagine duas polias cúnicas montadas invertidas…
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(ignorem os pontinhos, as polias são os tracinhos...)
uma correia ligando as duas.
quando a rotação do motor está baixa, a correia está na parte mais fina da polia que é ligada no eixo virabrequim e na parte mais grossa da polia que é ligada ao eixo motriz.
? medida que a rotação aumenta, a correia vai movimentando nas polias, até que em rotação máxima ela vai para a posição mais grossa da polia do virabrequim e mais fina do eixo motriz.
isso da mais velocidade em rotação máxima e mais torque em rotações baixas.
deu pra entender???
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ela n aguenta mt potencia nao, vi os testes da nissan senao me engano, ateh fizeram um puta documentario sobre q ainda nao chegaram a fazer algo q segura mais q 200 hp
e na pratica, a diferenca de performance eh minima senaum ateh inferior, ainda acho q tem o q desenvolver nisso, os cara estudam esse tipo de transmissao senaum me engano a 20 anos jah
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? tipo a transmissao de mobilette huhuiahuaihauia
? compara^ção infeliz…. heheheh mas bem q lembra sim
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alguem tem uma foto de algo???
tipo…
pelas animacoes dah a impressao q usando esse tipo de cambio a correia nao tem dentes....
entao...
caso vc coloca uma puta potencia...acredito q a correia fike patinando...
estou certo ou o barato tem dentes????
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pelo que eu entendi se aceleramos suavemente o motor ele se mantem em uma rotação constante digamos 3.000rpm e a velocidade aumenta tranquilamente. agora se eu afundasse o po no acelerador a rotação subiria para o regime de potência máxima (tipo 5.600rpm) e a velocidade iria subir rapidamente sem alterar a rotação do motor.
o carro mais potente que eu conheão e tem cvt é o audi a6 v6 3.0 com 220hp.
eu vi que até a williams na f1 testou com sucesso um câmbio cvt em 94, mas a fia baniu em 94. eles haviam diminuido 1s em uma volta por causa do câmbio.
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alguem tem uma foto de algo???
tipo…
pelas animacoes dah a impressao q usando esse tipo de cambio a correia nao tem dentes....
entao...
caso vc coloca uma puta potencia...acredito q a correia fike patinando...
estou certo ou o barato tem dentes????
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existem diversos modelos de câmbios cvt, mas realmente o desgaste é enorme. o câmbio do audi é feito com ligas especiais e óleos desenvolvidos para esta aplicação. é o mesmo cambio da reportagem que passou no discovery channel (eu olhei umas 3x o programa ), até apareceu a aquele brasileiro diretor da nissan (carlos ghosn) testando um carro protótipo.
ps: o câmbio cvt do honda fit simula um câmbio autom?tico com marchas pré-determinadas, então dá uma sensação de troca de marchas enquanto de dirige. vi na tv um reporter testando o carro.