Início de projeto
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_boa tarde pessoal
seguinte. tenho um gol 96/7 1000i (motorzinho cht). é o meu primeiro carro e todo mundo sabe como é essa relação né? então, o meu sonho, desde badeco foi ter um carro turbo. no começo era coisa de menino, mas dpois que eu cresci, ao invés de desencanar, fiz foi ficar + fissurado .
quando eu comprei o carro, em fev/2008 não tinha condições de turbinar naquele momento, por isso não me preocupei em comprar um ap. além disso, meu carro tá com a lata e estrutura muito bons (tdo mundo q v o carro por baixo, o cofre, porta malas diz q o carro tá zero). diante dessas questões é que tá minha dúvida. hoje, tô com um emprego que me dá condições de montar um carro turbo (não que eu consiga fazer tudo em um mês, mas já consigo pagar uma quantia razoável de fatura de cartão de crédito… ) e aí o impasse aparece: trocar de carro ou colocar um apo
o problema de trocar o carro são 2: o carro tá financiado e eu teria que vender o ágio. isso não é dificil, mas eu teria que andar de bus enquanto não encontrasse um carro pra mim, e isso não rola. o segundo problema é o fato de o carro ter uma estrutura muito boa, e ser difícil encontrar um ap que esteja com a lata boa.
aí começas as dúvidas qto a troca do motor. além de toda burocracia envolvida com documentação, tem o problema de ser difícil encontrar alguém que possa vender um motor de procedência e que não esteja fudido.
como as minhas condições me permitem conseguir montar meu sonho aos poucos , queria a opinião de vocês a respeito.
independente de trocar de carro ou só o motor, o que eu quero montar é:
motor ap 1.8
cabeçote 2.0 5 mancais mecânico
comando 296º 900lb
embreagem 6 pastilhas
pistões forjados 83mm (vou abrir o bloco pra 83,5mm)
ft 1 fi
coletor 8 bicos
freios santana 2.0 (se não me engano os discos são de 256 mm, né?)
biaggio .50/.63
potência esperada 270 cv
caso eu opte pela troca do motor, tem as opções de motores + novos (2003 ou + novos) e uns + velhinhos. como eu quero montar um negocio que dure, vou mandar pra retífica, até pq tem q abrir o bloco. compensa comprar um motor + novo já que vou fazer esse serviço?
tõ com 2500 na mão hj pra iniciar o projeto. qual a opinição de vcs?
abraços_
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_ae galera
hoje fui atrás de alguns motores à venda. rodei bastante e encontrei motores de tudo que é jeito. motor 1988 à 2008.
o que me deixou mais encantado é um 2003 (à gasolina) que o dono tá pedindo 2000. tava pedindo 2200 mas acho que se eu chorar + um pouco, cai pra uns 1800. esse tá só o parcial. motor montado com cabeçote. o mesmo dono dessa loja é um velhinho q é dono de uma retífica. questionei com ele a questão de ele já me entregar o motor do jeito que eu quero (aberto pra 1.9, com os pistões 2.0 e cabeçote 2.0). ele me disse que me entrega assim por 2400.
e aí galera?
que que eu faço?
abraços a todos_
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se vc abrir o bloco pra 83,5mm, terá que usar pistões 83,5mm, se não o motor vai ficar vazando muita compressão entre os anéis e o bloco, bateção de saia, etc… deixar 0,5mm de folga entre pistão e cilindro é coisa de doido que rasga dinheiro ou de motor que já funcionou muito tempo sem retífica
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pra usar esse comando 296 q vc quer (se for o que eu tô pensando, tem 13mm de levante) vc vai ter q fazer uma série de adaptações no cabeçote pra ele girar livre, rever tuchos, válvulas (comprimento de haste) e, principalmente, molas de válvulas....se usar original elas vão fechar elo com elo e seu comando pode até quebrar nessa brincadeira, fora q elas não aguentam giro alto e flutuam...pra essa potência que vc quer, basta um 049g, com vantagens (mais barato, não precisa de todas essas adaptações pra funcionar, fácil de achar, bem mais fácil de conseguir um bom acerto)...esse comando 296 é pra quem quer girar alto e colocar pressão pra dentro, coisa pra muito mais do q 270 hp mesmo com pouca pressão
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pra vc trocar o cht 1.0 por um ap, vc vai ter q trocar tb o agregado e transmissão....não é só tirar 1 motor e colocar o outro com essa grana inicial q vc tem, a não ser q vc arrume um motor mais barato, acho praticamente impossível vc conseguir trocar seu motor, por conta dessas adaptações...é bom vc ver isso depois pra não ser pego de calças curtas com gastos inesperados
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turbina seu cht logo e pronto…
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cara falando serio agora, eh seu primeiro carro turbo? se for, monta um turbo no seu cht mesmo, passa ele pra 1.6, coloca uma kkk16, e uma boa ie. vc consegue tirar desse motor 250 cv sussa com isso. e sem mt dor de cabeça.
tenho um 1.9 turbo, com setup de pista. pra andar no dia a dia com o carro eh mt, mas mt complicado. carro todo duro, travadão, e mt arisco. so o consumo que está bom por causa da ie. hj faz 6 km/l no alcool. mas pra rodar no dia a dia, fico pra tras de todo mundo no transito… tem q desviar dos buracos, dosar o pe pra não ficar fritando pneu a toa etc etc...
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caso eu opte por turbinar esse cht mesmo, o que eu tenho que mudar para fazer ele render pelo menos 200 cvó
eu já li por alto em alguns outros tópicos que é só trocar o conjunto de pistões e camisas para as do 1.6, mas tem gente que diz que aí ele vira 1.3… é isso?
comando? xr3?
o motor do carro já tá fumando, de qquer jeito se eu não colocar um ap, vou ter que mandar abri-lo. alguma outra alteração a ser feita?
em relação à coletores de escape e admissão... onde encontra-losó tem alguma loja que vende?
pra alimentação preciso de 8 bicos ou só 4 originais conseguem?
abraços
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no seu cht, coloca as camisas, pistões, bielas e vira do 1.6…isso é fácil de achar e não é caro...pega tudo std de motor a gasolina.
comando o do xr3 é bom mas é difícil de achar, a samacar e a sobe têm comando prontos pra cht de graduações interessantes.
para não elevar tanto o seu custo acho que adaptar um 2e é mais fácil que uma ie...e o acerto deste bura é bem tranquilo, só o consumo que será um pouco elevado em relação à ie...
com uma k16 esse motor vai ficar animal, mas se quiser uma opção de turbina mais barata mete uma mp ou msm biagio .42/.36 são turbinas relativamente boas e baratas...
acredito q mudar a relação de câmbio também seja bom, a do mil é mtooo curta pode até te dar uma pegada boa de saída, mas além de lixar mais vc vai ficar limitado à cerca de 170~180 de final...
algo que sempre friso para quem tem cht são as varetas, investir em varetas mais resistentes acho que seja mtooo importante...tenho um amigo que tem varetas de inox num gol ght turbo...ele vira 6.500 rpm sem problemas, num cht normal essa faixa de rotação já é meio arriscada
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fazx aquilo que falei, ja que tá abrindo o bico. conversa com o cara da omega, veja quanto custa a adaptação, se ele pega seu motor ocmo pagamento e quanto vai custar pra regularizar. feito isso, mesmo que gaste o dindim agora, pelo menos vc já estará de ap 1.8 ou 2.0 e depois é so ir comprando as peças aos poucos, como bielas pistões, ft, embreagem e deixa a turbina por ultimo
mas to achando que vc jaja vai virar pro lado aspirado quando ver o motor do gol rsrsrs, pena que o klauss nao ligou o motor dele, senao vc iria desistir na hora do turbo. hehehehehe
vai lá e depois conta o que virou.
se for pegar o motor com o cara, pega completo, cambio, ie, sensores, tudo pra nao ter dor de cabeça e gambiarra.
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fazx aquilo que falei, ja que tá abrindo o bico. conversa com o cara da omega, veja quanto custa a adaptação, se ele pega seu motor ocmo pagamento e quanto vai custar pra regularizar. feito isso, mesmo que gaste o dindim agora, pelo menos vc já estará de ap 1.8 ou 2.0 e depois é so ir comprando as peças aos poucos, como bielas pistões, ft, embreagem e deixa a turbina por ultimo
mas to achando que vc jaja vai virar pro lado aspirado quando ver o motor do gol rsrsrs, pena que o klauss nao ligou o motor dele, senao vc iria desistir na hora do turbo. hehehehehe
vai lá e depois conta o que virou.
se for pegar o motor com o cara, pega completo, cambio, ie, sensores, tudo pra nao ter dor de cabeça e gambiarra.
eu tb acho…
primeiro coloca o ap, e acredito que com esses 2500 ja de pra fazer tudo, só não sei como fica pra legalizar....
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eu estou turbinando meu gti e como e complicado ajustar a injeção dele eu vendi para um mecanico aqui na minha cidade e ja deu pra pagar mais da metade da ft 1fi, tenta vender o teu motor completo, mas tudo des de agregado, veja em alguma loja de peças usadas se da negacio dai troca tudo pega de um gol bola ap 1.8 pega tudo, e nem abre o motor manda ve nele original ja sai uns 200cv e dai quando vc firma as perna abre o motor pra melhora
quanto a injeção poe a ft 1fi e 4 bicos retrabalhados de bons que alimenta e pronto ta andando de carro turbo
quando eu fui ve pra por no meu tbm nao tava querendo gastar mas ja ta la a ft 1fi, o kit turbo e bicos de 160lbras(futuramente vou forjar dai ja tem como alimentar) e to ancioso pra ver o resultado, agora nao vou faser nada no motor vou rodar com ele original e quando sai do cheque especial e me livra da fatura do cartao eu forjo o bixo heheheehee
vai la o trem e bao vicia hehehehehehe
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bom dia galera
é com alegria que comunico à todos o inicio do projeto do meu primeiro carro turbo. como disse anteriormente, é um sonho antigo e que agora começa a se realizar. depois de muito pensar, sofrer, fazer contas e ouvir conselhos , desisti por enquanto de montar um ap turbo.
meu carro vai ficar mesmo com o cht origi, só que será passado pra 1.6. vou aproveitar que o motor será aberto para troca do kit e vou mandar fazer tudo… retífica completa. orcei tudo que o cara da retífica disse e as peças ficaram em 770 dinheiros. a mão de obra da retífica fica em mais 700 dinheiros, totalizando 1500.
como é o primeiro turbo que terei, preciso de algumas dicas, porque meu conhecimento técnico é bem restrito. vi que o pessoal indica a adaptação de carbura 2e pra esse caso, mas será que não rola de adaptar uma mi não? eu nem sei se tem jeito, mas tava imaginando na possibilidade de adaptar um coletor mi para o cht. tem jeito? funciona?
outra dúvida que tenho é em relação ao coletor de escape. não sei se aqui em gyn tem alguem que faça um bom serviço desses e faça um escape decente... tava pensando em 2,5 . é isso mesmo?
turbina: .42.36? fica muito pequena não?
o pessoal comentou um cuidado especial com a vareta... que vareta q é essa?? falaram de uma em inox. encontra isso fácil em auto-peças?
abraços a todos
ps: a escolha pelo cht levou em conta muitos aspectos, inclusive o rendimento que procuro nessa preparação. quero algo em torno de 200 cv, e eu acho q posso conseguir isso no cht mesmo.
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ah esqueci de falar. em relação ao comando. qual graduação?
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boa escolha cara, vc vai gastar bem menos, ter bem menos dor de cabeça tb.
quanto a mi nesse carro, não sei como ficaria coletor, até onde sei, os cht so tem com ie monoponto. teria que ver. mas se for colocar injeção, o melhor seria gastar um pouco mais, e pegar uma injeção programavel, vai te dar menos dor de cabeça na hora de acertar.
a turbina, seria melhor colocar uma caixa quente um pouco maior, a 36 vai matar seu carro em alta. uma kkk 16 cairia como uma luva nesse motor, tem um na oficina, que usa essa turbina, e o carro eh bem esperto.
as varetas q falaram, são as que acionam as valvulas. agora onde acha, eu não faço ideia, nunca fui atras disso pra ver.
comando, tem que ver o que vc vai querer do carro, tem mts opções no mercado…
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boa escolha cara, vc vai gastar bem menos, ter bem menos dor de cabeça tb.
quanto a mi nesse carro, não sei como ficaria coletor, até onde sei, os cht so tem com ie monoponto. teria que ver. mas se for colocar injeção, o melhor seria gastar um pouco mais, e pegar uma injeção programavel, vai te dar menos dor de cabeça na hora de acertar.
a turbina, seria melhor colocar uma caixa quente um pouco maior, a 36 vai matar seu carro em alta. uma kkk 16 cairia como uma luva nesse motor, tem um na oficina, que usa essa turbina, e o carro eh bem esperto.
as varetas q falaram, são as que acionam as valvulas. agora onde acha, eu não faço ideia, nunca fui atras disso pra ver.
comando, tem que ver o que vc vai querer do carro, tem mts opções no mercado…
cara, eu não entendo nada de comandos… mas eu queria um que não amarrasse muito. pesquisando em aqui em em outros foruns vi que o pessoal costuma usar entre 270 e 285 graus, mas acho que pra turbo o que importa é um lob alto.. (é isso mesmo?).
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cara, foi uma boa escolha manter o cht. esse motor é do caralho e não vai te encomodar, é só fazer tudo bem direitinho, deixar tudo dentro das medidas originais, monta tudo com peças std…
o que eu posso te recomendar é não utilizar turbina menor do que uma apl 525.
eu usei uma apl240 no meu 1.6 e ficou horrivel, passei pra uma 525 e continuou ruim, só me dei bem com uma t3 .50.63 holset...
eu recomendo a ti a apl 525 ou uma combinação qualquer com parte quente .63
quanto a ie, tem a rolemotors, que é uma opção clone da ft com preço mais baixo e qualidade superior, mas funciona apenas em motores com distribuidor (seu caso).
boa sorte no projeto
[] s
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ae galera
o carro vai pra retifica essa semana agora e vai voltar 1.6.
a galera q manja de alimentacao podia me dar uma forca ai, pq eu tava tendo umas ideias meio sem nocao…. o mais comum eh ver montado com 2e adaptado, mas eu tava pensando em deixar ele injetado mono mesmo, so que trocando o bico pra um de astra ou ecosport flex. vcs sabem se esses bicos servem e se vao deixar faltará
abracos.
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bom, eu ja montei cht aspirado. as varetas realmente são um saco, mas só se vc passar muito da rotação original, e não é o objetivo se tratando de um turbo. algo legal a se fazer é colocar as valvulas do xr3 que são maiores (não me lembro de cabeça a medida, mas tem disponivel pra venda valvulas novas), e quanto a adaptação de injeção, já vi pessoas que adaptaram a injeção do gol 1000 mi. a questão é que não sei como adaptar o distribuidor. o melhor mesmo seria montar com injeções programaveis, como fueltech e pandoo, mas esbarram no custo. tente montar no 2e por enquanto, que bem acertado fica ecomonico num cht e mais pra frente vc vai comprando as peças para a inejeção até ter uma injeção completa nas mãos.
voltando as varetas, caso você precise mesmo adaptar outras, já vi preparadores que usam as do motor do dodge polara, encurtadas. procure alguma oficina das antigas que preparou algum cht turbo, e peça umas dicas, eles vão te ajudar. mas volto a frisar que as varetas originais suportam bem até 6500 rpm sem sustos, e se quizer mesmo ficar tranquilo, compre varetas novas. usei varetas originais num comando sobe f6 (snme, 286º lobe 112º e levante de 7,6mm, o maximo de levante para um cabeçote com molas e varestas originais). gostei bem desse comando, o carro girava 7000 sem sustos, nunca entortei varetas e andei de boa por mais de um ano. só que o consumo, por conta de usar um bura solex h34 era alto, cerca de 4km/l.
abraços e boa sorte no chtzim
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existem gostos e gostos. peço desculpas ao pessoal que sugeriu isso, mas eu pessoalmente não gastaria dinheiro pra comprar carburador nem fudendo.
será que não tem como adaptar um tbi de tempra monoponto nesse coletor seu, e usar a injeção original mesmo?
ou ainda usar uma injeção de gol 1000 ae? pergunto pq imagino que o cabeçote deva ser parecido, no que diz respeito ao coletor.