Duvidas basicas sobre carburados
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boa noite pessoal,
estou a pouco tempo com um santana 1.8 gas 1990. ele veio com o 2e original com gicles de 110 e 117,5.
como é meu primeiro carro sem injeção eletronica, tenho algumas duvidas que devem ser bem basicas.
1. deixei o carro encostado por uns 30 dias pois a bateria estragou. troquei a bateria e o carro nao pega. virei o arranque umas 10 vezes, segurando por uns 5 segundos, mas a cuba do carburador e o filtro de combustivel estão secos.
é normal secar tudo deixando parado por 1 mesó e porque não está puxando? entrou ar e tenho que fazer algum tipo de sangria ou minha bomba está condenada? como verificar ela?
2. antes de acabar a bateria eu andei algumas semanas com ele e achei ele bem amarrado. numa tentativa de melhorar, coloquei gicles maiores (115 e 130) e nao senti diferença. limpei o carburador e notei que a borboleta do segundo estagio ( a vacuo) estava meio pesada. passei car80, alcool e wd-40 e melhorou um pouco, mas nao esta completamente solta. como que eu verifico se o segundo estágio está funcionando corretamente?
3. comprei as molas de carburador de fusca (a grande e a pequena) pra tentar transformar o segundo estágio em mecanico, mas nao consegui. nao achei nenhuma posicao da mola onde o segundo estagio abrisse sozinho com o primeiro todo aberto e que nao travasse o primeiro estagio aberto. alguem tem alguma foto dessa adaptacao?
em breve colocarei a megasquirt nele e não precisarei mais me preocupar com esses problemas…
abracos
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para fazer o teste da bomba vc faz o seguinte
coloque gasolina na cuba desconecte a mangueira de combustivel do carburador e coloque uma garrafa pet e de a partida ve se esta vindo combustível pela bomba.
se não tiver adeus bomba.
se o carro ficar no sol ele evapora mesmo.
para testar o vacuo do segundo estagio coloque uma mangueira e puxe com a boca mesmo e depois se precisar sugar com força sempre o diafragma esta ferrado.
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boa noite pessoal,
estou a pouco tempo com um santana 1.8 gas 1990. ele veio com o 2e original com gicles de 110 e 117,5.
como é meu primeiro carro sem injeção eletronica, tenho algumas duvidas que devem ser bem basicas.
1. deixei o carro encostado por uns 30 dias pois a bateria estragou. troquei a bateria e o carro nao pega. virei o arranque umas 10 vezes, segurando por uns 5 segundos, mas a cuba do carburador e o filtro de combustivel estão secos.
é normal secar tudo deixando parado por 1 mesó e porque não está puxando? entrou ar e tenho que fazer algum tipo de sangria ou minha bomba está condenada? como verificar ela?
2. antes de acabar a bateria eu andei algumas semanas com ele e achei ele bem amarrado. numa tentativa de melhorar, coloquei gicles maiores (115 e 130) e nao senti diferença. limpei o carburador e notei que a borboleta do segundo estagio ( a vacuo) estava meio pesada. passei car80, alcool e wd-40 e melhorou um pouco, mas nao esta completamente solta. como que eu verifico se o segundo estágio está funcionando corretamente?
3. comprei as molas de carburador de fusca (a grande e a pequena) pra tentar transformar o segundo estágio em mecanico, mas nao consegui. nao achei nenhuma posicao da mola onde o segundo estagio abrisse sozinho com o primeiro todo aberto e que nao travasse o primeiro estagio aberto. alguem tem alguma foto dessa adaptacao?
em breve colocarei a megasquirt nele e não precisarei mais me preocupar com esses problemas…
abracos
é normal o carburador secar, jogue gasolina na boca dele e dê partida, ele vai pegar e morrer, repita o procedimento até o carro firmar.
quanto ao segundo estágio, desmonte o eixo inteiro, limpe bem o eixo e o caminho dele no bura.
tire a bomba de vacuo do 2º estágio e coloque a mola presa no suporte da bomba de vacuo.
mantenha a giclagem original no carro se ele for original.
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achei uma foto do segundo estagio mecanico.
eu não tinha conseguido pois não consegui soltar o atuador do suporte facilmente e não quiz forçar muito. aí não teve posição que funcionasse.
acho que amanha consigo um tempo pra botar o carro pra funcionar.
alguém sabe qual a giclagem original do meu carro? procurei nas tabelas mas não achei com o código do meu 2e. (026.129.015.62)
abraços.
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qual carro é brother?
tipo, a bomba se for a mecânica não é muito dificil de se arrebentar pq o diafragma dela fica ressecado e ja élvis.
santana cl 1.8 gasolina 1990
quando a bomba estraga o combustivel nao vai pro carter? dei uma olhada no oleo e tá ótimo, sem cheiro de combustivel e o nivel nao subiu…
vou tentar botar o motor pra funcionar pra ver se a bomba puxa algo, senao eu já tiro ela e troco.
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dificilmente isso acontece, geralmente ela joga pra fora. eu pelo menos nunca vi algum carro que tenha dado defeito em bomba que a gasolina foi parar no carter.
faz o esquema que o tucano explicou que vai dar td certo.
eu achei isso na net com fonte de um cara que escreveu copiando da revista oficina mecânica:
carburador convencional ano 86 a 89 primeiro estagio 110 e segundo estagio 127, se for de 90 a 92 primeiro estagio 107 e segundo estagio 102,se for c ar condicionado primeiro estagio 110 e segundo estagio 117, os venturi de ambos os carburadores devem ser 22 no primeiro e 26 no segundo estagio,ok espero ter ajudado
torço pra dar certo, confere a giclagem depois.
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consegui colocar a mola e o segundo estágio está abrindo perfeitamente, sem travar o acelerador.
pelo jeito quem mexeu no meu carburador colocou os gicles do com ar condicionado. voltei pra esses mesmos enquanto não compro os 107/102. quando eu fizer o escape eu coloco uma sonda pra ver se está ok.
quanto a bomba, ainda não consegui ver. enchi a cuba de gasolina e o carro pegou, mas morre logo em seguida, não está segurando. dei umas aceleradas e ele até mantem, mas quando solto o pé ele morre, mesmo com o acelerador. ainda não deu pra ver se está puxando combustível pois está tarde e já tomei advertencia por acelerar o carro na garagem do predio…
uma coisa anormal que aconteceu foi que quando injetei bastante gasolina e liguei o carro, ele ficou ligado por um tempo, mas bem acelerado. agora tenho que ver se esse esquema de segundo estagio mecanico não está deixando a borboleta meio aberta.
amanha eu vejo isso. tenho que fazer ele funcionar pra fazer a suspensao ainda essa semana.
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pelo oq eu entendi seu carro nao está dando lenta.
mas por via das duvidas, tire a mangueira de combustiovel que vai pro carburador e de na partida, veja se cospe gasolina por ela… tem q cospir, se não está com defeito.
tire o carburador e de um talento nele, desmonte ele inteiro e limpe tudo, monte td certinho, pode ter entupido a canetinha de lenta.
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hoje o carro funcionou. troquei a bomba de combustível.
funcionou mas com a lenta lá em cima, aí fiz o esquema que o sleep falou, entortei os ferrinhos em volta da peca plastica, deixei justo de um lado e a lenta voltou ao normal.
acho que está ok agora.
obrigado pela força pessoal.
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alegria de pobre dura pouco…
o carro está andando beeem melhor que antes, agora eu afundo o pé e ele nao amarra mais.
o problema continua na lenta, e na partida.
o carro não está mais partindo facilmente. ele só liga afundando o pé no acelerador e segurando a ignicao por uns 3 segundos. sem afundar o pé nao pega.
isso é excesso de combustivel, certo? algum chute de como ajustar?
e a lenta dele assim que liga fica muito baixa, o carro fica trepidando. depois de umas aceleradas ela vai pra mais de 2000rpm. e quando eu tiro o pé do acelerador, o carro continua meio acelerado, o freio motor quase se percebe e o freio normal fica mais duro, acho que algo não está fechando direito, provavelmente o segundo estágio... mesmo com o carro quente acontece isso. se eu desligo ele quente e religo logo em seguida ele fica com a rotacao baixa até eu dar uma acelerada, depois ele fica com a lenta bem alta.
tudo isso se resolve mexendo mais na folga y e z?
abracos
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alegria de pobre dura pouco…
o carro está andando beeem melhor que antes, agora eu afundo o pé e ele nao amarra mais.
o problema continua na lenta, e na partida.
o carro não está mais partindo facilmente. ele só liga afundando o pé no acelerador e segurando a ignicao por uns 3 segundos. sem afundar o pé nao pega.
isso é excesso de combustivel, certo? algum chute de como ajustar?
e a lenta dele assim que liga fica muito baixa, o carro fica trepidando. depois de umas aceleradas ela vai pra mais de 2000rpm. e quando eu tiro o pé do acelerador, o carro continua meio acelerado, o freio motor quase se percebe e o freio normal fica mais duro, acho que algo não está fechando direito, provavelmente o segundo estágio... mesmo com o carro quente acontece isso. se eu desligo ele quente e religo logo em seguida ele fica com a rotacao baixa até eu dar uma acelerada, depois ele fica com a lenta bem alta.
tudo isso se resolve mexendo mais na folga y e z?
abracos
creio q sim… se ficar uma abertura milimetrica ja fica dificil de o motor segurar lenta
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tirei o carburador, limpei tudo e amasse o negocio da folga yz pra deixar bem fechado.
liguei tudo e ficou uma beleza, acertei a lenta certinho com o carro quente. depois liguei ele frio e a lenta tava bem baixa, ficava morrendo sem o afogador. e depois de quente ele tá subindo a lenta denovo.
acho que é alguma valvula que tá encrencado.
alguém tem o esquema de ligação das mangueiras de vacuo desse carro? tô pensando em isolar todas as saidas de vacuo, menos a do distribuidor. será que assim ele não fica estavel pelo menos?
fiz um esquema de como está hoje (o carburador tava assim quando peguei o carro. agora está brilhando).