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Brunimento… na retifica ou no local

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Spool
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    #1

    pessoal, numa puxada semana passada escapou pressão e quebrou canaleta de pistão.

    substituí os pistões, montei com os anéis velhos e obviamente que ficou podre, tá fumando pra caramba, enfim, cabacisse total.

    agora eu to bem durango de grana, comprei um jogo de anéis zero, parafusos, juntas e correlatos zero, estou deixando o carro no mecânico amanhã, pois não tenho mais tempo para fazer em casa.

    estive conversando com o mecânico e ele me recomendou fazer brunimento dos cilindros no local. bem, eu faço toda mecânica do meu carro em casa, e nunca tinha ouvido falar nisso, eu ia acabar desmontando tudo e levando numa retífica.

    quando ele me falou nesse esquema de brunir no local, fiquei meio assim…

    para mim seria muito bom fazer como ele disse, me poupa muita grana, de m.o. dele, de m.o. da retífica, de retentores do virabrequim, enfim, fica bem mais em conta...

    obviamente o brunimento que se faz na retífica é top, fica nota 10, padrão, funciona afuzel...

    **pergunto:

    esse brunimento no local é recomendável? fica muito ruim? fica quase igual? é tudo a mesma m#$%@?**

    lembrando que o brunimento de qualquer forma seria bem leve, pois os cilindros já foram brunidos uma vez e quero perder o mínimo possível em ajuste do pistão e anés…

    valeu pela força, []´s

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    • P Offline
      P Offline
      Pellegrino
      escreveu em última edição por
      #2

      no marea que eu tive foi feito isso e ficou ótimo.

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      • S Offline
        S Offline
        sleep
        escreveu em última edição por
        #3

        no local = brunimento na lixa ?

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pellegrino
          escreveu em última edição por
          #4

          no local = brunimento na lixa ?

          não… o que foi feito no bloco do meu antigo marea, foi o seguinte: usando uma furadeira manual, e um gabarito para garantir que não houvesse nenhum desvio do eixo central do cilindro, o mecânico passou as pedras de brunimento no cilindro. rodou quase 100.000km depois de retificado e não fumava nada quando foi embora

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          • S Offline
            S Offline
            sleep
            escreveu em última edição por
            #5

            ah sim… :hauhau:

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            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #6

              se bem feito fica igual ao feito na retifica.

              so limpar muito bem, e depois montar.

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              • S Offline
                S Offline
                Spool
                escreveu em última edição por
                #7

                se bem feito fica igual ao feito na retifica.

                so limpar muito bem, e depois montar.

                hum, de fato será importante

                valeu, [] s

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                • S Offline
                  S Offline
                  Spool
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  não… o que foi feito no bloco do meu antigo marea, foi o seguinte: usando uma furadeira manual, e um gabarito para garantir que não houvesse nenhum desvio do eixo central do cilindro, o mecânico passou as pedras de brunimento no cilindro. rodou quase 100.000km depois de retificado e não fumava nada quando foi embora

                  vou verificar com o mecânico, perguntei pra ele se ele tem o equipamento, ele me disse que tem, mas pelo que entendí é só a pedra de brunir, naum sei se inclui o gabarito e tal…

                  enfim, vou verificar com o cara..

                  [] s

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                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    a ferramenta eh bem simples, vc prende ela em uma furadeira, e regula o tamanho , e depois eh so ir brunindo com cuidado, e sempre jogando querosene, ou algum fluido pra refrigerar e limpar as pedras…

                    nunca vi ninguem usando gabarito pra fazer isso... sempre vejo a turma fazendo na mão mesmo...

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                    • G Offline
                      G Offline
                      gti-xxe
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      aqui na minha cidade a a unica diferença de ser feito no lugar ou na retifica e que, na retifica usa a maquina no lugar da furadera nao tem nada de gabarito, so pra reabrir o cilindro dai se usa uma maquina especial

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                      • S Offline
                        S Offline
                        Spool
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        sim, mas a idéia principal do brunimento é o angulo de cruzamento entre os riscos no cilindro, isto a máquina de bancada faz perfeito, 33 ou 35 ou qualquer angulo que vc ajustar, já no método manual, se for feito totalmente manual, eu não sei como fica, fica aquela coisa tá bom assim e deu.

                        enfim, já é quase certo que vou fazer no local mesmo, azar… :hauhau:

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