Preciso de dicas para fazer ap turbo econoflex
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cara com uma boa injeção programavel, vc consegue um carro relativamente economico, o maior problema nesse caso, eh o modo de dirigir. meus carros, com meus pais dirigindo, fazem coisa de 20 % a mais de economia doque eu dirigindo…
com uma turbina certa pro motor, ela não vai ficar enxendo em baixa rotação e ou em velocidade de cruzeiro. com isso o consumo cai bastante.
tanto que meu carro (que está rodando bem gordo) na cidade está fazendo coisa de 4 km/l e na pista a 120 e na casca (a turbina não ta soprando pressão positiva pro coletor nessa velocidade) faz 7 a 8 km/l
depois do acerto fino, tenho certeza que vou fazer esses mesmos 7 a 8 na cidade, e na pista vou passar de 10 km/l
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isso é fácil de se resolver, coloca um gerenciador de bico, melhor ainda se tiver com atraso de ponto, como por exemplo o fireplus, na fase aspro ele gasta como se fosse um original e quando entra a pressão do turbo o bico suplementar alimenta o carro nessa fase e como ele tbm atrasa o ponto conforme a pressão o carro até anda mais.
tentar deixar economico só no carburador ou injeção é mais dificil de fazer sem comprometer a mistura… me falaram que se colocar canetas do 3e (caso use carburador) fica um pouco mais economico....
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e a relação de caixa/ pneu e etc?
a fiat pra conseguir diminuir o consumo do fire em 10% teve que diminuir o peso do comando e das bielas, trocar o oleo por um 5w30, diminuir a lenta em 100rpm, trocar os pneus e fazer um acerto de alinhamento na suspenção que não sei qual é. sei que funcionou.
alguem tem mais alguma dica?
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8 bicos + cambio longo (não extremamente longo) + um bom gerenciador + uma boa queima + manter o carro sempre alinhado + pneus bons (voltados para isso).
acho que a receita é essa. lembro que na época que eu tinha carro turbo (2.0 com cambio longo, turbina grande, 8 bicos e gerenciador meia boca) conseguia média de 8km/l na estrada, sem pisar, mas andava bem magro nos 4 bicos, já os outros 4 é meio que uma bica.
pouca coisa menos que o meu celta 1.0 original, que não ta batendo 10km/l na estrada (tbm… 120 a mais de 4000rpm)
cidade complica mais.
aí pergunto p/ pessoal daqui: p/ melhorar a economia na cidade (e geral) a injeção deve ser sequêncial, certo? quais dessas stand-alone hoje são sequênciais?
eu enchergo que carro turbo não necessariamente deve ser sempre mais beberrão que o aspirado, pelo contrário, deveria ser mais econômico. o problema é que queremos potência, e nisso a econômia fica em 2º plano.
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se for pensar em economia, vc tem q usar pneus mais finos, alinhamento proprio pra isso tb.
8 bicos realmente eh o canal pra carro turbo, pq pode deixar a fase aspro mais magra, e deixar a fase turbo alimentando corretamente. e com isso perde se um pouco de pegada da turbina tb.
pix, dizem q a sequencial eh mais economica, mas até onde sei as mi não são sequenciais. as janelas do distribuidor são todas iguais… a ft e pandoo, até onde sei, da pra montar sequencial tb, mas não sei c isso muda mt coisa...
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o mal do carro turbo qto a economia é qdo o motor é mto destaxado , ai não tem jeito de manter o mesmo consumo de qdo era original (taxado), pois é necessário aumentar a vazão dos bicos/giglagem pro carro render na fase aspirada como anteriormente, antes de turbinar e baixar a taxa.
tive um motor cht 1.6 turbo alcool/alcool q fazia 7 km/l na cidade mesmo com a giglagem aumentada. se naquela época o sistema de econostatos extras fosse tão popular como hj, tenho certeza q o consumo desse motor seria praticamente original .
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fiz uma viagem com um amigo em um cht turbo que deu 9 na estrada. na cidade tava dando 7.
acho que o cht é mesmo mais economico por natureza.
em geral, se conseguissimos um ap que rendesse uns 200 hp com o consumo de uns 8 km/l na cidade e uns 10 na estrada, estariamos bem proximo de um carro que agradaria boa parte dos que iniciam no turbo.
ha alguma receita para o cabeçote? manter original ow da pra fazer algum tipo de trabalho pra melhorar o consumo???
caroline, vc tava dizendo que um carro destaxado consome mais. ok.
então, para quem quer um carro de até uns 200 cv como eu, seria interessante montar um alcool/ alcool e rodar com pouca pressão, estou certo? seria necessario o uso de pistões fojados para se conseguir essa cavalaria ow os originais aguentam bem o rojão?
seria a combinação de um carro leve (gol), um motor economico por natureza (cht) taxado,
uma ignição boa, e um cambio longo e uma injeção a melhor receita??
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num ap 1.6 alcool/alcool vc consegue esses 200cvs, mas ja +- perto do limite. se puder baixar a taxa p/ ~10:1, ficaria melhor ainda em termos de segurança, mas ja precisaria de mais alcool na mistura. o lance seria um motor 1.8 ou mesmo 2.0, q são mais sensíveis a preparação, vindo mais potência com menos esforço.
cambio longo tb ajuda no consumo.
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vixi, esse negócio de diminuir a taxa e aumentar a mistura me deixou preocupado… antes a taxa era 12:1 e giclê 165 e 230 já fazia 4 km/l na cidade, agora que deve estar com uns 8:1 a 8,5:1 de taxa, será que vou ter que aumentar muito mais?? bom, apesar de que antes estava com 9º de ponto inicial e 15º inicial… se eu adiantar ainda mais o ponto não precisarei mexer em muita coisa no giclê?
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vixi, esse negócio de diminuir a taxa e aumentar a mistura me deixou preocupado… antes a taxa era 12:1 e giclê 165 e 230 já fazia 4 km/l na cidade, agora que deve estar com uns 8:1 a 8,5:1 de taxa, será que vou ter que aumentar muito mais?? bom, apesar de que antes estava com 9º de ponto inicial e 15º inicial… se eu adiantar ainda mais o ponto não precisarei mexer em muita coisa no giclê?
tem que ver também, que dependendo da taxa, requer mais comida…
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gostei da ideia
to montando um ap 2.0 com 10:1 de taxa com fueltech e bicos de 160lbs
bem todos nos sabemos que na fase aspirada o motor funciona como original, se andar sem encher o turbo ele ira consumir como um motor original a alcool serto? bem entao quando o turbo entrar a conversa muda quanto mais cv mais comida né? lembrando que comando original tbm ajuda bastante na economia na fase aspirada,
ja pegando um gancho aqui alguem ja viu ou montou um motor ap 2.0 com bicos e fueltech, quantos cv da pra tira nessa configuração
a turbina é uma .50.48 com coletor bi-pulsativo, com quantos rpm o turbo vai comesar a soprar?
vlw
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gostei da ideia
to montando um ap 2.0 com 10:1 de taxa com fueltech e bicos de 160lbs
bem todos nos sabemos que na fase aspirada o motor funciona como original, se andar sem encher o turbo ele ira consumir como um motor original a alcool serto? bem entao quando o turbo entrar a conversa muda quanto mais cv mais comida né? lembrando que comando original tbm ajuda bastante na economia na fase aspirada,
ja pegando um gancho aqui alguem ja viu ou montou um motor ap 2.0 com bicos e fueltech, quantos cv da pra tira nessa configuração
a turbina é uma .50.48 com coletor bi-pulsativo, com quantos rpm o turbo vai comesar a soprar?
vlw
na minha opniao, os bicos ficarão grandes demais antes de entrar a turbina…
e a turbina esta pequena para o motor em questao...
mas deixa o pessoal mais aprofundado dizer
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turbina .48 (padrão apl) num motor 2.0? isso ja ta errado num 1.8.
qual o eixo?
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rotor ou eixo de 49,5 mm?
se for o eixo, pense no mínimo em uma caixa quente .63 (padrão apl), sendo ideal uma .70, preferencialmente pulsativa.
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para efeito de parâmetro:
parati giii 2.0 sportline completa + aro 15 195/55.
- motor original gasolina rodando com álcool, kit turbo básico, turbina mitsubishi (mesma utilizada no motor mwm da f-250, pegada boa em baixa e média rotação), bicos originais retrabalhados + bico extra mono (verde gol i) monitorado pelo digipulse pressure. potência nas rodas = 240 cv medido no dino (aproxim. 280 cv no motor).
média de consumo no álcool andando de forma econômica, mas sem exageros (pisando qdo necessário):
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cidade 6 a 6,5 km/l.
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estrada 9 km/l. já consegui fazer média de 10,8 km/l rodando cerca de 350 km numa velocidade de 110 km/h.
uso o carro todos os dias. está turbinado há 03 anos.
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tem um carro de um amigo, o henrique da hg em campinas.
o passat dele ta com motor 1.8, injeção mi, com 4 bicos trabalhados, e hx30.
na pista ele chega a fazer 12 km/l de alcool.
como disse eh mais a forma que se dirige doque a potencia do motor em si…
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se colocar econostato até dá pra deixar mais economico? pra colocar é só furando o carbura mesmo? não posso usar o buraco que já tem em cima dele?
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carol
porque caixa quente tao grande? eu nao sou tao entendido mas com a que eu tenho ele comessa a soprar com 2500 rpm e ta empurando bem 08kg teve umas puxada com 1k mas dai resolvemos baixar a pressao pois nao deu pra acerta ele ainda como manda o figurino so foi acertado pra anda ate segunda hehe, ate la nada de puxada so de boa
um conhecido queria me vender uma .48.42 e mesmo assim fui la e peguei essa .50.48 da biagio com coletor pulsativo que o itamar de curitiba me indicou para usar na rua
pode me esclarecer porquevcs sugerem uma grande?
vlw
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carol
porque caixa quente tao grande? eu nao sou tao entendido mas com a que eu tenho ele comessa a soprar com 2500 rpm e ta empurando bem 08kg teve umas puxada com 1k mas dai resolvemos baixar a pressao pois nao deu pra acerta ele ainda como manda o figurino so foi acertado pra anda ate segunda hehe, ate la nada de puxada so de boa
um conhecido queria me vender uma .48.42 e mesmo assim fui la e peguei essa .50.48 da biagio com coletor pulsativo que o itamar de curitiba me indicou para usar na rua
pode me esclarecer porquevcs sugerem uma grande?
vlw
não é grande, ela é apenas minimamente proporcional à cilindrada do seu motor.
mta gente vive indicando turbo-compressores baseando-se apenas na potência desejada, mas esquecem do básico, do princípio de tudo, que é a capacidade cúbica do motor em questão, esquecem de qto o tal motor desloca, e se perdem na hora de pensar na vazão de escapamento necessária pro tal motor funcionar como se deve, sem excesso de back-pressure (pressão entre as câmaras de combustão e o eixo da turbina), que alem de literalmente amarrar o motor, ainda por cima aquece (mais do q o esperado) câmaras, pistões, válvulas, dutos, coletor de escape e mesmo a turbina em sí.
o motor rende menos do q poderia, esquenta importantes peças internas e ainda por cima dura menos do que outro q foi montado certinho…e q rende mais.
resumindo: turbo menor do q se deve, anda menos, dura menos e ainda consome mais.