Socorro fumaçeou feio
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pode ser o q falei, engordou mt, e o alcool desceu pro oleo, com isso ele afinou mt, e virou agua , ai acende luz de oleo no painel mesmo…
pode ser mesmo… mas ai não subiria o nível do óleo será? porque foi o tempo de eu chegar em casa e ver o nível do óleo, estava normal...
mas como voce mesmo falou, a engordada que eu dei foi meio forte, tava marcando 970~980mv, e aumentei a baixa, logo, a alta deve ter aumentado junto, mas eu nem voltei ela (me esqueci).
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pode até ter subido um pouco, mas medir o oleo tem segredos… vc precisa esquentar bem o motor, desligar, e so medir 3 minutos depois, pq ai sim o oleo q está no cabeçote e galerias desce pro carter. ai vc tem uma medição mais correta.
o que eh batata pra saber c contaminou o oleo, eh a cor dele. quando contamina mt, ele fica com cor de leite.
vc usa digipulse pra controlar o(s) suplementar(es)? quando se mexe na baixa, a alta tb sobe.
vc ja trocou o oleo certo? fica de olho pra ver c não fumaceia nada andando, se não fumacear nada andando, e fumacear quando deixa um tempo parado. pode ser o reparo da turbina q ta pedindo adeus mesmo.
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pode até ter subido um pouco, mas medir o oleo tem segredos… vc precisa esquentar bem o motor, desligar, e so medir 3 minutos depois, pq ai sim o oleo q está no cabeçote e galerias desce pro carter. ai vc tem uma medição mais correta.
o que eh batata pra saber c contaminou o oleo, eh a cor dele. quando contamina mt, ele fica com cor de leite.
vc usa digipulse pra controlar o(s) suplementar(es)? quando se mexe na baixa, a alta tb sobe.
vc ja trocou o oleo certo? fica de olho pra ver c não fumaceia nada andando, se não fumacear nada andando, e fumacear quando deixa um tempo parado. pode ser o reparo da turbina q ta pedindo adeus mesmo.
o óleo estava marronzinho, não estava branco nao, mas eu ja tive o óleo contaminado, e não ficou branco… mas fedia de alcool... mas blz...
eu uso fireplus, mas é o mesmo esquema do digipulse, se aumentar a baixa, sobe a alta tb.
o carro só fumaçeou (e muito), depois de um galeto, ai nao apertei ele mais tanto, mas ja rodei uns 200km, inclusive um passeio de uns 100km com a turbina enchendo de vez em quando...
agora nao fuma mais... ja deixei mais de 5min parado, na lenta, e nada...
mas eu noto claramente, quando tem uma descida, que deixo o carro engatado, qdo chego no fim dela, vem um cheiro de óleo queimado... mas não fumaceia nada...
e se eu anda quase pressurizando (sem vácuo) ou pressurizando o cheiro também aparece...
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edney,
provavelmente e a turbina, mas por garantioa muda o oleo e o filtro pra ver se continua.
vc mudou de . pra fireplus ne?
o que ta achando do fireplus?
como ta se comportando o carro e o acerto foi facil?
troquei de cara ja o óleo e o filtro, mas to desconfiando da turbina mesmo.
mudei cara… o meu antigo controlador deu um problema, e eu estava sem nada pra controlar o bico, usei o digipulse... muito bom por sinal, mas como nao atrasava o ponto, e nem congelava o map, fui para o fireplus.
facilimo o ajuste... mesmos passos , mas com muito mais facilidade de entender no que voce esta mexendo, eu recomendo.
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olha mais essa…eu não mexi em mais nada no carro desde que fumaçeou... esta andando normal...
fim de semana dei uma esticada a uma cidade vizinha... pressuriza as vezes, coisa normal... sem loucura, e o carro 100%...
mas quando o motor ficou bem aquecido (andando mais de 40 minutos) e eu ja tinha chegado no meu destino, estava andando dentro da cidade, e na lenta, quando parava em semaforos, começou a piscar a luz do óleo e sair fumaça pelo escape.
pergunto, será que a turbina pode estar com folga, que quando o oleo esquenta demais, da esse defeito, de cair a pressão do oleo e fumaçear?
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o nivel do oleo como está?
isso ta com mt cara de turbina zuada… ela ta pressurizando normal? não faz barulho nenhum? ja tentou mexer no rotor e ver como ta a folga dela?
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por acaso a tomada de captação de oleo p/ a turbina é mto perto da cebolinha?
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o nivel do oleo como está?
isso ta com mt cara de turbina zuada… ela ta pressurizando normal? não faz barulho nenhum? ja tentou mexer no rotor e ver como ta a folga dela?
o nivel ta bom… um pouco pra baixo do maximo....
ela ta cara... pressuriza como sempre, nao faz barulho nem nada...
hoje eu vou ir em um tecnico em turbinas, pra ele mexer no rotor, pq pra mim sempre teve folga, hehehehe
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é junto com a cebolinha, foi colocado um niple da cebolinha, e pega o oleo ali
então está explicado pq a luz do painel acende ao mesmo tempo q começa a fumaçar.
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turbina né? (sou meio devagar pra cair a ficha, então pergunto pra confirmar)
sim. qdo, por algum motivo a central deixa passar oleo para o escapamento, a cebolinha (sensor do oleo) percebe que a pressão caiu a um nível de risco, e nisso acende a lâmpada no painel.
agora tem q ver se essa queda de pressão é apenas local , como se a cebolinha tivesse com vazamento de óleo, ou se a queda de pressão acaba se refletindo no restante do circuito de lubrificação. se for esse o caso, seu motor está em grande risco.
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agora de meio-dia eu fui em uma oficina que só retifica turbinas, la o povo é honesto, tem muito serviço e conceito na região, vem gente de fora e tals faze serviço com eles.
tirei o filtro da turbina, e pedi pra ele ver a folga da turbina, ele mexeu.. mexeu… e falo que estava tudo ok, que na turbina não tem nada... ai ele me pediu que cor era a fumaça. falei que não era branca não, era meio escura, cinza escura... então ele falou que é bem dificil isso ser a turbina, porque se fosse, a fumaça ia ser branca...
ele falou que deve ser algo no motor, meu motor foi feito faz uns 3000km, pq eu derreti um pistão por falta, excesso de ponto, e vela quente.
bom, voltando a historia, esses dias eu tirei o coletor do escape, o carro não estava fumaçeando e acendendo a luz do oleo (mas de vez em quando aparecia um cheirinho de oleo queimado, principalmente quando reduzia marchas), tirei o escape pq caiu uma porca dentro da turbina, e não quiz funcionar o carro com ela la, então tirei tudo...
por sorte a porca ficou dentro do caracol quente, e não passou pela fresta para chegar no rotor, mas mesmo assim, o motor não foi ligado após a porca cair na turbina.
mas como o motor desmontado, vi algo engraçado, que no começo achei que podia ser mistura... mas agora com todos esses problemas, acho que vale a pena mostrar o que aconteceu.
notei que o cilindro 1 e 2 estavam bem clarinhos, enquanto o cilindro 3 e 4 estavam pretos...
e agora josé???
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olha, avaliar estado de turbina só movendo o rotor é algo mto relativo. se for mecher no rotor do meu carro… vc condena tudo. só q as folgas dela (sim, tem todo tipo de folga) veio desde zero, e ela foi configurada e montada pelo próprio mack (pra mim ele é quem mais conheçe de turbo-compressores no brasil). nunca fumaçou nada, ja tem mais de 6 anos.
tem algo de errado ai. o fato de acender a luz do oleo junto com as fumaçadas é indicio de perda de pressão mesmo q momentânea. resta a vc descobrir a causa dessa inconstância de perda de pressão de oleo pela central do turbo.
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olha, avaliar estado de turbina só movendo o rotor é algo mto relativo. se for mecher no rotor do meu carro… vc condena tudo. só q as folgas dela (sim, tem todo tipo de folga) veio desde zero, e ela foi configurada e montada pelo próprio mack (pra mim ele é quem mais conheçe de turbo-compressores no brasil). nunca fumaçou nada, ja tem mais de 6 anos.
tem algo de errado ai. o fato de acender a luz do oleo junto com as fumaçadas é indicio de perda de pressão mesmo q momentânea. resta a vc descobrir a causa dessa inconstância de perda de pressão de oleo pela central do turbo.
sera que com um manometro de oleo eu ia conseguir algo… pq eu penso assim, se for turbina ou nao... vai cair a pressao no ponteiro da mesma maneira... ou não?
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sim, a pressão irá cair tb, ja q a cebolinha aciona a luz do painel abaixo de determinado valor de pressão. o único senão, é no caso de cebolinha com defeito, estando ela mto sensível .