Fim de um sonho???
-
fala rapaziada, blz?
bem, acho que como a maioria aqui, fanática por carros fortes, tem um sonho de fazer um bom carro, forte e de bom gosto pra correr, seja na arrancada,circuitos, etc.
bem, tenho um uno 1.6rmpi 94 a 8 anos e desde que comprei tenho passado alguns altos e baixos com ele. a principio gosto muito do carro, é um carro esperto de fábrica e tem a esportividade clássica dos anos 90 que ja nao vemos nos carros novos.
o problema é que nesses 8 anos nunca fui uma pessoa bem resolvida financeiramente, e já passei mals bocados, mals bocados mesmo, a ponto de ficar semanas sem 1 real no bolso. fiz de tudo pra não vender minha pérola , deixei o coitado cair bastante tanto em termos de mecânica, quanto em termos de lataria, pois realmente não havia dinheiro para nada.hoje agradeço a deus pois consegui um emprego estável a 6 meses, mas ainda me recupero das más fases anteriores.
durante esses 8 anos, a 2 anos o carro passou por uma reforma básica, onde foi constatado que o mesmo já havia sido porrado na dianteira por algum antigo dono, lado do passageiro, e que a roda do lado do motorista estava bastante atrasada em relação à do lado do passageiro, mesmo a regulagem estando no máximo. foi feito então um serviço de reforço da longarina que fica debaixo do para-lama e o carro foi puxado a dianteira num ciborgue. aparentmente o serviço ficou muito bom.
só que agora, 2 anos depois acontece o inesperado: numa arrancadinha normal pra aquecimento de pneus a parede de fogo do carro rachou, de forma que a caixa de direção ficou meio que solta, sem apoio, pois ela é fixada na parede de fogo. rachou na parte de baixo. sei que de certa forma a culpa é minha, pois na época de vacas magras andei 1 ano com a minha direção hidrálica quebrada, forçando a caixa de direção com o peso a mais de nao ter a direção corretamente funcionando.
agora começou a aparecer rachaduras proximos a torre do amortecedor na parte superior.
bem, pra finalizar, minha pergunta eh, será que se for soldado a parede de fogo, vou poder voltar a correr no meu carro normalmente? que tipo de solda utilizar pra não ter problemas novamente? será que meu carro vai rachar no meio a qualquer instante? será que vou precisar vender meu carro depois de tanto sacrificio? será que meu sonho de correr em arrancadas com ele acabou, logo agora que melhorei financeiramente?
alguém que já tenha passado por situação parecida por favor me ajude, pois estou numa dúvida muito cruel…não sei o que fazer...
em breve posto fotos das rachaduras...
desde já agradeço
-
cara tem que ver o pq de rachar, se foi so por causa da dh estragada, ou se eh pq o carro ta torcendo a lataria.
trincar nas torres, pode ser pq vc não trocou os amortecedores, e ele ficava dando pancada seca. ai trinca mesmo. meu gol trincou por esse motivo, mandei soldar e não deu problemas (mas agora uso amortecedores feitos, e barras pra todos os lados ehehhee)
leve em algum lugar q faça alinhamento tecnico, e peça pro cara analisar seu carro. se ele falar q não tem nada na estrutura, e nem torto, so mandar soldar e usar barras pro chassis não torcer.
quanto ao tipo de solda, cada profissional faz de um jeito.
o meu foi soldado no maçarico mesmo… mas a turma prefere q seja feito com tig, e ponteado. falam q se correr cordão de solda, empena tudo. mas meu carro foram feitos diversos cordões de solda, e não deu nada, isso ja faz 2 anos.
-
o amigo mora numa cidade litorânea, a ferrugem ataca feio aqui em santos, que tb tem praia, não dá certo fazer com maçarico, pois o calor do mesmo destempera o metal das chapas , alem de empenar a chapa toda.
muitos funileiros não gostam de trabalhar com mig porque com o maçarico é só meter calor direto na chapa e arrancar as partes podres, mas isso eu vejo como um trampo porco. na mig o cara tem que ter meter o disco de corte na chapa e ir cortando onde está podre, dá mais trabalho e fica mais caro pq gasta muito disco, em compensação as chapas não recebem nenhum calor, nem hora do corte nem na hora de pontear.
pena eu não ter tirado fotos da funilaria do meu bruto, quando é feito é nítido que o acabamento fica muito melhor.
outra coisa pra proteger a lata do seu carro, procure por um produto chamado anti ruste em casas que vendem artigos para barco. se não achar, faz o que eu fiz, compra uns 3 quilos de vaselina sólida, uma vela de 7 dias ( vela mesmo, de acender pra santo) põe numa lata velha e derrete a vaselina com a vela, e aplique com pistola qdo a mistureba estiver quente por dentro das caixas de roda, por dentro do teto, parede corta fogo… vai grudar sujeira, mas duvido que apodreça a lata do seu carro novamente enquanto tiver essa capa de vaselina + vela derretida.
-
fala marcelo
cara, no seu uno, voce tem as 3 longarinas (barras) inferiores no cofre? no meu, eu estava sem as barras laterais, somente a central que passa em baixo do carter…
nao durou 1 mes.. que essa central rompeu no meio.... tem que ter as 3 barras, se nao, zoa tudo..
-
bem, passei no mecanico depois do trabalho e consegui tirar 3 fotos de onde rachou:
fora isso torceu o assoalho do lado do motorista. o mecanico vai fazer um cordão de solda e repuxar o assoalho pra frente.foi retirado o motor completo, pedaleiras,cartpete pra poder deixar bem limpo e ver a gravidade da situação…
porém ele falou que nunca mais eu vou poder arrancar forte com o carro... na verdade eu mesmo tenho medo de arrancar forte e de repente desprende de novo...
-
fala marcelo
cara, no seu uno, voce tem as 3 longarinas (barras) inferiores no cofre? no meu, eu estava sem as barras laterais, somente a central que passa em baixo do carter…
nao durou 1 mes.. que essa central rompeu no meio.... tem que ter as 3 barras, se nao, zoa tudo..
não duka, só tem 1 igual o seu tinha…mas uno 1.6r tem os 3???
-
bom, voltando pro brasil vou comecar a restaurar o meu passat.
deixar apenas a carroceria e fazer 100% impecavel.
nao vou levar pra nenhum funileiro, vou comprar uma mig ninja, e onde precisar vou cortar o local danificado com disco policorte, moldar a chapa e soldar no lugar.
volta e meio tiro umas duvidas com um cara aki no japao que restaura algumas preciosidades, e ele me garantiu que isso e o melhor a fazer.
e outra, eu disse que algumas partes estao com podre como caixa de ar e assoalho e disse que eu pensava em colocar novo, ele falou que nao era pra fazer assim de jeito nenhum. o certo e apenas cortar o local afetado e mexer so ali. pois geralmente quando troca essas partes por completo a chance de enferrujar e muito maior, primeiro pois essas pecas que tem pra vender para carros antigos ja nao sao mais as originais e sao bem mais porcas, e que o tamanho da solda a ser feita sera muiiiito maior, entao a chance de estragar tambem aumenta.
o negocio e raspar toda a tinta retirar todos os podres e soldar chapas novas na mig ou tig, jatear o carro, aplicar produto antiferrugem ninja, lixar, aplicar fundo fosfatizante, e o resto ja sabe. nunca economizar quando se tratar de materiais. usar apenas os de otima qualidade.
ahhhh e o principal pra quem estiver fazendo. paciencia. dificil nao e, mas demora pra caralho.
-
colega não desanima fecha na solda mig , e fasa reforso ou melhor fasa igual aos carros de arrancada trava tudo c/ santo antonio a ai é só alegria e acelerar .
tem muinto gol que racha tudo ali no tunel abre mesmo ai tem de fechar e soldar bem c/ mig bem + pratico e funcional .
blz
-
oka
mas faça e reforço
pq fasa e reforso o carro vai ficar meio ruim de portugues
owww mal ai mas eh q n resisti
-
bom, voltando pro brasil vou comecar a restaurar o meu passat.
deixar apenas a carroceria e fazer 100% impecavel.
**nao vou levar pra nenhum funileiro, vou comprar uma mig ninja, e onde precisar vou cortar o local danificado com disco policorte, moldar a chapa e soldar no lugar.[/]
volta e meio tiro umas duvidas com um cara aki no japao que restaura algumas preciosidades, e ele me garantiu que isso e o melhor a fazer.
e outra, eu disse que algumas partes estao com podre como caixa de ar e assoalho e disse que eu pensava em colocar novo, ele falou que nao era pra fazer assim de jeito nenhum. o certo e apenas cortar o local afetado e mexer so ali. pois geralmente quando troca essas partes por completo a chance de enferrujar e muito maior, primeiro pois essas pecas que tem pra vender para carros antigos ja nao sao mais as originais e sao bem mais porcas, e que o tamanho da solda a ser feita sera muiiiito maior, entao a chance de estragar tambem aumenta.
o negocio e raspar toda a tinta retirar todos os podres e soldar chapas novas na mig ou tig, jatear o carro, aplicar produto antiferrugem ninja, lixar, aplicar fundo fosfatizante, e o resto ja sabe. nunca economizar quando se tratar de materiais. usar apenas os de otima qualidade.
ahhhh e o principal pra quem estiver fazendo. paciencia. dificil nao e, mas demora pra caralho.
se você tem tempo e paciência, é o canal. qualquer peça feita do zero em chapa 18 é melhor que essas latarias escrotas de loja de autopeças, mas tem que saber fazer, e isso não é coisa que vc vai aprender da noite pro dia. já vi um cara fazer um paralamas de jeep willys do zero e ficar perfeito, mas o cara sabia o que estava fazendo e suou a camisa 2 semanas.**
-
bem, passei no mecanico depois do trabalho e consegui tirar 3 fotos de onde rachou:
fora isso torceu o assoalho do lado do motorista. o mecanico vai fazer um cordão de solda e repuxar o assoalho pra frente.foi retirado o motor completo, pedaleiras,cartpete pra poder deixar bem limpo e ver a gravidade da situação…
porém ele falou que nunca mais eu vou poder arrancar forte com o carro... na verdade eu mesmo tenho medo de arrancar forte e de repente desprende de novo...
isso ae não cola, esse cara sabe mesmo que está fazendo? se for reforçado de verdade não dá galho, refaça onde rachou, arrume fotos das travessas do uno turbo e mande o cara copiar, mas pelo amor de deus faça na mig, se fizer no maçarico qdo apodrecer de novo não terá mais o que salvar.
-
a história de nunca mais arrancar forte com o carro é balela, marcelo. eu tive um gol turbinado q rachou tb, chegou a começar a dobrar a parede de fogo. dava pra ver isso onde fica marcado o n° do chassi. o q foi feito é o q o pessoal tá falando aqui. solda mig, pois não mexe tanto na estrutura da chapa (o calor do maçarico afeta demais a chapa), e coloca no gabarito. é importante gabaritar o carro, principalmente se está rachando nas torres tb. se der, faz uns reforços na parede de fogo com chapa 2mm, moldando no lugar: corta um pedaço de chapa, ponteia no carro e vai moldando no martelo mesmo. depois, nos lugares sem tinta, passe um produto chamado wash primer. é um excelente fundo anti-ferrugem, depois fundo pu tinta e boa. procure um latoeiro bom, não solte na mão de qualquer um.
abraço
-
ih mano…
relaxa que isso ai nao da nada nao.... os caixas trincam toda hora... passat, tudo...
ja vi uns caras que soldaram porcamente na mig, sem saber o que tava fazendo direito... montou o carro denovo e ja saiu acelerar... depois nao vi trincar mais...
as barras do uno turbo, eu realmente acho que sao importantes pra vc.... as minhas eu perdi uma lateral, a maior delas.... e é realmente dificil achar pra vender....
vou mandar fazer umas, ja que ja sei onde elas tem que ligar...
-
vcs estão me reencorajando…só que ningeum aki ainda me falou que conhece solda mig...será que aki eh tão atrasado assim?
-
ih mano…
relaxa que isso ai nao da nada nao.... os caixas trincam toda hora... passat, tudo...
ja vi uns caras que soldaram porcamente na mig, sem saber o que tava fazendo direito... montou o carro denovo e ja saiu acelerar... depois nao vi trincar mais...
as barras do uno turbo, eu realmente acho que sao importantes pra vc.... as minhas eu perdi uma lateral, a maior delas.... e é realmente dificil achar pra vender....
vou mandar fazer umas, ja que ja sei onde elas tem que ligar...
blz duka…será que tem onde eu encaixar essas 2 no meu 1.6r? vou ver no catálogo se original tem 3...
uma coisa que tava pensando seria uma barra estabilizadora igual a do uno turbo...mas no caso do meu motor, o estepe fica por cima da torre...será que tem como adaptar tb?
-
maran, mas nao digo fazer pecas inteiras como um paralama.
essas partes do meu carro estao impecaveis, oque pega mesmo e uns 2 furinhos na caixa de roda dianteira, 2 furinhos na caixa de ar da esquerda e um furinho no assoalho do motorista.
coisa que se cortar um quadrado de 10x10cm e soldar no lugar fica zero.
nada tao grande a ponto de ter que modelar do zero.
-
cara pelo amor de deus assino embaixo noq o maran disse…
manda esse porco fazer o serviço bem feito onde ja se viu nao poder arrancar forte de novo? q isso? faça o serviço 100% reforçe tudo com barras e seja feliz com o carro meu pela sua assinatura ta show o uninho... do contrario se o cara continuar falando q nao pode arrancar forte, troque de mecanico.
abs
-
-
sei que posso estar falando besteira, mas, depois do reparo feito, eu soldaria umas barras chatas nas chapas que são mais submetidas aos esforços, como a parede corta-fogo e o túnel por exemplo.