Cabeçote
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cuidado com isso de trazer cabecote 16v de fora, gente. so de frete pro cabecote (sao 30kg), voce vai gastar mais de 200 dolares.
entao vamo calcular aqui rapidao:
((250 + 230 de frete)* 1.6 60% de imposto )*2.4 media do dolar )
vai chegar a coisa de r$1845
chega na média que voce acha aqui e com alguns contras pra quem nao vai gastar pra preparar caso nao seja um 16v codigo abf (modelo europeu, mesmo que saiu nos nossos aqui do brasil):
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a tampa de valvula é diferente. se nao vier junto, pode colocar ai mais $40 + frete + imposto
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as juntas da tampa sao diferentes. coloca ai mais uns $20 so de junta da tampa + frete + imposto
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as capas de mancal do comando sao diferentes
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as valvulas sao diferentes (1 ranhura)
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as travas de valvulas sao diferentes (1 ranhura)
e como voce nao tem garantia do que vai precisar trocar no cabecote…. complica.
eu so pegaria com garantia extrema do cabecote estar zero (montar e rodar) ou ja pensando em comprar o miolo mais punk pra montar algo top (foi o que fiz pro meu cabecote novo).
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colega use 288º já testado e aprovado cabeçote estagio 2 de preparação , taxa , duto equalizado e polido , valvulas e sedes feitas c/ angulos (38,0 e 33,0 ) , camara equalizada , 4x1 vai a potencia na faixa de 150hp á 160hp era veneno dos carros de marcar os ap 1.600 chegavam em 160hp.
ok
so 288, não quer dizer nada…
cabeçote estagio 2 de quem?
tem mt mais coisa por tras dos 160 hp dos carros de marcas cara... isso que vc falou ta com cara de receita fullpowa...
fabio, vc vai usar ft certo? as weber, vão ser so como borboleta? não eh melhor pegar 2 tb? ja vem com acionamento, furos pra bicos, flautas, lugar pra colocar o tps.
e outra com tb, pode colocar comandão que a lenta fica bem mansa. ainda mais com injeção programavel...
cabeçote, mexeria pouco nos dutos (pra manter durabilidade), iria mandar ver mesmo nas gargantas, sedes e valvulas.
agora se tiver bala na agulha, monta logo um 16v. ai o buraco fica beeeeeeeem mais em baixo...
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e datalhe: som? sim, vem la do motor. amplificador? só se for de faíscas. peso? só do motorista. tapetesó vão bem sim, dentro de casa. estepe? de honda, daquele modelo fininho. pneus traseirosó originais de uno mille. diferencial? blocante. escape? 4x1 dimensionado + tubulação q vc ja conheçe + 01 abafador kadron serie box.
outra coisa que dá para tirar são aqueles feltros debaixo do carpete (dá mais uns 10 kg)
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outra coisa que dá para tirar são aqueles feltros debaixo do carpete (dá mais uns 10 kg)
oloko, ai vcs tao querendo debulhar o velho gol hhauhaua…
pior que esses feltros, nao faz muito tempo eu coloquei mais pra dar uma silenciada dentro do carro.
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olha tenho um colega que usa 4 borboletas e um comando muito bravo e levante absordo e ainda fico bunito de lenta um som gostoso e andando na rua pra leva na oficina da pra encara entao axo que vc colocando um comando acima de 300º e as 4 borbolea com injeção programavel escape e cabeçote bem trabalhadinho fica muito bom
nao so muito entendido pq nao aumenta a cilindrada dele pra 1.9 tbm
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entao, esquecendo dessa historia de tirar peso do carro ( pq isso nao vai ser feito ) vou andar de cambio pv, comando e molas já estão a caminho… o coletor de admissão será de gti quadrado, de dupla borboleta ( terei que ver como resolver o caso da tbi nao ter tps ). escolhi esse coletor por ficar mais afastado da bateria e haver lugar pra colocar um filtro de ar de um tamanho legal ali. bicos ficarão no cabeçote.
a duvida continua sendo:
pensando em manter a manutenção de um cabeçote original, valvulas 40x33? abrir ou nao os dutosó 2 ou 3 angulos nas valvulasó correto seria fazer o port-maching nos coletores também não?
polir dutos vai ser feito, uma vez que os bicos vão injetar praticamente nas costas das valvulas. equalizar camara também e o cabeçote vai ser rebaixado 1,5mm e usar junta de aço. quanto ao escape, eu tenho um coletor original dos carburados ( 4x2x1 ) que usava antes, polido e tal... tou pensando se deixo ele ou ando de 4x1 de canos... me lembro q nao mudou nada quando coloquei o 4x1, só o ronco...
ah, outra duvida, onde encontro na região de campinas pistao metal leve / mahle dos ap 1.8 a alcool carburados, medida 81,5mm? amigo meu botou os pistoes mi ( alcool ) por nada quebrou canaleta, nao tou querendo desses pistoes não...
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entao, esquecendo dessa historia de tirar peso do carro ( pq isso nao vai ser feito ) vou andar de cambio pv, comando e molas já estão a caminho… o coletor de admissão será de gti quadrado, de dupla borboleta ( terei que ver como resolver o caso da tbi nao ter tps ). escolhi esse coletor por ficar mais afastado da bateria e haver lugar pra colocar um filtro de ar de um tamanho legal ali. bicos ficarão no cabeçote.
não tem como vc arrumar essa borboleta dos mais novos, pq as novas ja vem com tps. fora q ela tem mt mais passagem de ar, tem como andar na casquinha…
a duvida continua sendo:
pensando em manter a manutenção de um cabeçote original, valvulas 40x33? abrir ou nao os dutosó 2 ou 3 angulos nas valvulasó correto seria fazer o port-maching nos coletores também não?
**valvulas 40 x 33 seria uma boa, se for abrir os dutos, faça bem de leve, pra não correr risco de ficar fino nas galerias de agua… e 3 angulos nas valvulas de adm, e 2 nas de scap.
port maching da uma diferença tb, se tiver com saco pra fazer eh bom.**
polir dutos vai ser feito, uma vez que os bicos vão injetar praticamente nas costas das valvulas. equalizar camara também e o cabeçote vai ser rebaixado 1,5mm e usar junta de aço. quanto ao escape, eu tenho um coletor original dos carburados ( 4x2x1 ) que usava antes, polido e tal… tou pensando se deixo ele ou ando de 4x1 de canos... me lembro q nao mudou nada quando coloquei o 4x1, só o ronco...
ah, outra duvida, onde encontro na região de campinas pistao metal leve / mahle dos ap 1.8 a alcool carburados, medida 81,5mm? amigo meu botou os pistoes mi ( alcool ) por nada quebrou canaleta, nao tou querendo desses pistoes não...
eu tenho um jogo desses pistões usados aqui em casa, se quiser da um grito… senão, vc deve achar zero la na rocha, ou cacau
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sushi ja respondeu quase tudo hahuauhauhuahua nem me deu chance
qto a junta, use uma de papelão original dos motores carburados. a de aço é mais espessa e vai te roubar taxa. compra ela em concessionária, faça a pintura e monte tudo, com parafusos novos.
lembre de só montar o motor qdo tiver aliviado e balanceado tudo.
qto ao tps, não tem como trocar o eixo da tbi por um mais longo e nele adaptar o tps?
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sushi ja respondeu quase tudo hahuauhauhuahua nem me deu chance
qto a junta, use uma de papelão original dos motores carburados. a de aço é mais espessa e vai te roubar taxa. compra ela em concessionária, faça a pintura e monte tudo, com parafusos novos.
lembre de só montar o motor qdo tiver aliviado e balanceado tudo.
qto ao tps, não tem como trocar o eixo da tbi por um mais longo e nele adaptar o tps?
carol junta de papel será q nao da zica nao? ainda mais com bastante taxa… oque foi feito na minha pra nao perder tanta taxa com a junta foi soltado os rebites da junta e tirado algumas laminas...
depois foi arrebitada novamente.. passou uma tinta em cima e montou.. como os pistoes eram de monza foi feito a reabertura da junta na makita mesmo...
outra coisa que ja ouvi dizer eh facear o bloco e deixa o pistao subir acho que 0,6 (nao tenho certeza da medida) pra cima do bloco ai ele entra na espaço que a junta deixa livre... ja li que o certo de apirado é tirar o maximo de taxa pelo bloco.. soh depois começar a plainar o cabeçote.. abçs
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citei junta convencional pelo fato de sempre terem suportado numa boa as altas taxas dos motores aspirados, q eram exigidos ao máximo nas épocas em q turbo era absurdamente caro e raro.
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bom, 150cv posso ter exagerado um pouco, mas que fique no naipe do meu antigo aspro ( lembra é )
alimentação até entao, tbi deitada e fueltech aspro. aberto a sugestões, motor já desmontado
voce comentou lá no inicio do topico sobre usar a fuel tech aspro… será que fica bom na rua?
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li o manual dela e vi q tem muitas correções… para partida e funcionamento a frio, para partida a quente, injeção rápida configuravel, inclusive injeção de rapida ajustada de acordo com a temp. do motor... bem legal mas a injeção mão usa map, só tps...
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tem a nova da hardware, que é só para aspirado e usa sensor map. eu vi uma instalada num gol 1.6 álcool de um colega e o carro estava bom, porém dava falta quando pegava uma subida carregado sem reduzir marcha. não estava usando o map, mas o cara que instalou me falou que ia tentar corrigir isso usando o map. dei uma olhada no manual e vi que tem também correção por sonda mas precisa de notebook para acessar e fazer os mapas. parece que custa menos de r$ 800,00.
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opinião minha:
comando 276°, e levante de 11,5mm e lobe de 108°, fica girador e não destrói muito a lenta. duração é o que menos importa, o que manda de verdade em comando é levante e lobe.
não mexe em dutos, o que está afogando o cabeçote são as válvulas. coloca de monza 2.0 (41*36) porque além de maiores elas tem haste menor 1mm no diâmetro.
mexe nas sedes, ali tem muito cfm escondido . dutos só é possível melhorar quando o resto estiver no limite, dae os dutos estão enforcando.
alivia as peças internas, como bielas e se possível os pistões. tem umas boas gramas para sair dali. volante também é uma boa ser aliviado. mas no máximo 1kg, por que o volante destes ap s tem cerca de 7kg, já são bem leves.
taxa de compressão, 14:1 e escape 2,25 com coletor original. polia regulável do comando de válvulas é muito bem vinda.
mesmo com injeção não deixa os dutos espelhados, isso tira muita turbulência do ar e a mistura fica uma droga. tem que deixar um pouco de rugosidade.
use velas mais frias, as ngk bp7es são boas. pode tentar as bp8es, mas dae tem que mudar todo o acerto.
estimativa de potência? depende muito do acerto e do cabeçote. mas num chute bem otimista, 150hp. num mais realista, algo entre 135 ~ 140hp.
abraço e boa sorte.