Cabeçote
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entao, esquecendo dessa historia de tirar peso do carro ( pq isso nao vai ser feito ) vou andar de cambio pv, comando e molas já estão a caminho… o coletor de admissão será de gti quadrado, de dupla borboleta ( terei que ver como resolver o caso da tbi nao ter tps ). escolhi esse coletor por ficar mais afastado da bateria e haver lugar pra colocar um filtro de ar de um tamanho legal ali. bicos ficarão no cabeçote.
a duvida continua sendo:
pensando em manter a manutenção de um cabeçote original, valvulas 40x33? abrir ou nao os dutosó 2 ou 3 angulos nas valvulasó correto seria fazer o port-maching nos coletores também não?
polir dutos vai ser feito, uma vez que os bicos vão injetar praticamente nas costas das valvulas. equalizar camara também e o cabeçote vai ser rebaixado 1,5mm e usar junta de aço. quanto ao escape, eu tenho um coletor original dos carburados ( 4x2x1 ) que usava antes, polido e tal... tou pensando se deixo ele ou ando de 4x1 de canos... me lembro q nao mudou nada quando coloquei o 4x1, só o ronco...
ah, outra duvida, onde encontro na região de campinas pistao metal leve / mahle dos ap 1.8 a alcool carburados, medida 81,5mm? amigo meu botou os pistoes mi ( alcool ) por nada quebrou canaleta, nao tou querendo desses pistoes não...
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entao, esquecendo dessa historia de tirar peso do carro ( pq isso nao vai ser feito ) vou andar de cambio pv, comando e molas já estão a caminho… o coletor de admissão será de gti quadrado, de dupla borboleta ( terei que ver como resolver o caso da tbi nao ter tps ). escolhi esse coletor por ficar mais afastado da bateria e haver lugar pra colocar um filtro de ar de um tamanho legal ali. bicos ficarão no cabeçote.
não tem como vc arrumar essa borboleta dos mais novos, pq as novas ja vem com tps. fora q ela tem mt mais passagem de ar, tem como andar na casquinha…
a duvida continua sendo:
pensando em manter a manutenção de um cabeçote original, valvulas 40x33? abrir ou nao os dutosó 2 ou 3 angulos nas valvulasó correto seria fazer o port-maching nos coletores também não?
**valvulas 40 x 33 seria uma boa, se for abrir os dutos, faça bem de leve, pra não correr risco de ficar fino nas galerias de agua… e 3 angulos nas valvulas de adm, e 2 nas de scap.
port maching da uma diferença tb, se tiver com saco pra fazer eh bom.**
polir dutos vai ser feito, uma vez que os bicos vão injetar praticamente nas costas das valvulas. equalizar camara também e o cabeçote vai ser rebaixado 1,5mm e usar junta de aço. quanto ao escape, eu tenho um coletor original dos carburados ( 4x2x1 ) que usava antes, polido e tal… tou pensando se deixo ele ou ando de 4x1 de canos... me lembro q nao mudou nada quando coloquei o 4x1, só o ronco...
ah, outra duvida, onde encontro na região de campinas pistao metal leve / mahle dos ap 1.8 a alcool carburados, medida 81,5mm? amigo meu botou os pistoes mi ( alcool ) por nada quebrou canaleta, nao tou querendo desses pistoes não...
eu tenho um jogo desses pistões usados aqui em casa, se quiser da um grito… senão, vc deve achar zero la na rocha, ou cacau
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sushi ja respondeu quase tudo hahuauhauhuahua nem me deu chance
qto a junta, use uma de papelão original dos motores carburados. a de aço é mais espessa e vai te roubar taxa. compra ela em concessionária, faça a pintura e monte tudo, com parafusos novos.
lembre de só montar o motor qdo tiver aliviado e balanceado tudo.
qto ao tps, não tem como trocar o eixo da tbi por um mais longo e nele adaptar o tps?
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sushi ja respondeu quase tudo hahuauhauhuahua nem me deu chance
qto a junta, use uma de papelão original dos motores carburados. a de aço é mais espessa e vai te roubar taxa. compra ela em concessionária, faça a pintura e monte tudo, com parafusos novos.
lembre de só montar o motor qdo tiver aliviado e balanceado tudo.
qto ao tps, não tem como trocar o eixo da tbi por um mais longo e nele adaptar o tps?
carol junta de papel será q nao da zica nao? ainda mais com bastante taxa… oque foi feito na minha pra nao perder tanta taxa com a junta foi soltado os rebites da junta e tirado algumas laminas...
depois foi arrebitada novamente.. passou uma tinta em cima e montou.. como os pistoes eram de monza foi feito a reabertura da junta na makita mesmo...
outra coisa que ja ouvi dizer eh facear o bloco e deixa o pistao subir acho que 0,6 (nao tenho certeza da medida) pra cima do bloco ai ele entra na espaço que a junta deixa livre... ja li que o certo de apirado é tirar o maximo de taxa pelo bloco.. soh depois começar a plainar o cabeçote.. abçs
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citei junta convencional pelo fato de sempre terem suportado numa boa as altas taxas dos motores aspirados, q eram exigidos ao máximo nas épocas em q turbo era absurdamente caro e raro.
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bom, 150cv posso ter exagerado um pouco, mas que fique no naipe do meu antigo aspro ( lembra é )
alimentação até entao, tbi deitada e fueltech aspro. aberto a sugestões, motor já desmontado
voce comentou lá no inicio do topico sobre usar a fuel tech aspro… será que fica bom na rua?
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li o manual dela e vi q tem muitas correções… para partida e funcionamento a frio, para partida a quente, injeção rápida configuravel, inclusive injeção de rapida ajustada de acordo com a temp. do motor... bem legal mas a injeção mão usa map, só tps...
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tem a nova da hardware, que é só para aspirado e usa sensor map. eu vi uma instalada num gol 1.6 álcool de um colega e o carro estava bom, porém dava falta quando pegava uma subida carregado sem reduzir marcha. não estava usando o map, mas o cara que instalou me falou que ia tentar corrigir isso usando o map. dei uma olhada no manual e vi que tem também correção por sonda mas precisa de notebook para acessar e fazer os mapas. parece que custa menos de r$ 800,00.
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opinião minha:
comando 276°, e levante de 11,5mm e lobe de 108°, fica girador e não destrói muito a lenta. duração é o que menos importa, o que manda de verdade em comando é levante e lobe.
não mexe em dutos, o que está afogando o cabeçote são as válvulas. coloca de monza 2.0 (41*36) porque além de maiores elas tem haste menor 1mm no diâmetro.
mexe nas sedes, ali tem muito cfm escondido . dutos só é possível melhorar quando o resto estiver no limite, dae os dutos estão enforcando.
alivia as peças internas, como bielas e se possível os pistões. tem umas boas gramas para sair dali. volante também é uma boa ser aliviado. mas no máximo 1kg, por que o volante destes ap s tem cerca de 7kg, já são bem leves.
taxa de compressão, 14:1 e escape 2,25 com coletor original. polia regulável do comando de válvulas é muito bem vinda.
mesmo com injeção não deixa os dutos espelhados, isso tira muita turbulência do ar e a mistura fica uma droga. tem que deixar um pouco de rugosidade.
use velas mais frias, as ngk bp7es são boas. pode tentar as bp8es, mas dae tem que mudar todo o acerto.
estimativa de potência? depende muito do acerto e do cabeçote. mas num chute bem otimista, 150hp. num mais realista, algo entre 135 ~ 140hp.
abraço e boa sorte.
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tava olhando na autotech agora… eles tem um kit stroker pra ap 1.8, pistao de 83,5mm e vira de 95,5mm ( ) imagina o torque disso... segundo eles, com o cabecote trabalhado deles e o comando que vem nesse cabeçote ( 272 ), taxa de 10,5, o motor joga 150cv ( a nao sei que giro, mas com esse vira ae nao deve ser mto alto nao )...
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ah, li errado, são 150cv com o vira 92,8. com o de 95,5 não diz nada.
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95,5mm em apo nem de graça….
é mais fácil e melhor usar 86mm de curso e girar alto.....
o virabrequim de 92,8mm já judia dos parafusos de biela, imgina este de 95,5mm....
com virabrequim de 92,8mm, 6500rpm é o limite. agora o 1.6 (não lembro o curso, acho que 77 +/-), é usado na copa de marcas... original os caras giram até 8500rpm nas reduções de marcha, em geral nos fuscas . não sei como mas aguenta.
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devagar o progeto está andando aqui, um pouco por mês. tou meio ausente do forum, mas nao fiz vcs postarem todas as respostas a toa nao
quando tiver algo substancial, posto fotos…
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xi, tá tudo desmontado nem as bielas…
não fosse eu ser tão indeciso, uma hr quer uma coisa, 5 min depois quer outra, não fosse isso estaria pronto de velho...