Problema bomba gti ligth da dinâmica
-
a bomba mais forte vai jogar mais pressão em cima do dosador original e vai aumentar a pressão de linha mesmo, é normal, mas eu usava um dosador de tempra externo com regulagem e nunca tive problemas.
-
se a vazão dessa bomba nova é maior do que a vazão suportada pelo regulador, vai ocasionar uma perda de carga na linha, o que ocasiona esse aumento de pressão que vc notou.
pode também ocorrer da tubulação ocasionar essa perda de carga, com consequente aumento de pressão. experimenta fazer de novo aquele teste com os dois dosadores em paralelo, porém joga o retorno deles direto para um balde com uma mangueira pra cada um.
se a pressão abaixar dessa maneira, aumenta o diâmetro da tubulação da linha de retorno.
-
bom, identificado o problema da fumaçeira do meu carro, estou pesquisando umas turbinas para sustituir a minha… muito obrigado pessoal.
agora eu venho com um segundo problema que acontece com meu carro, não chega a ser um problema grave, mas me encomoda.
eu usava a bomba original do astra-flex, 2 reguladores de pressão, uma na posicao original, e um variavel externo, entao a minha pressão de combustivel ficava assim, fixa sempre em 3 bar, independente de vacuo, e quanto possua pressão apos a borboleta, ela subia junto com o turbo, na escala 1/1.
porque isso… porque meu carro original, a pressão é de 3bar, e se eu deixar só o regulador variavel, quando tem vacuo, na lenta, a pressão fica em 2,6 bar. ai o que acontece, quando dou a partida, ou paro em um sinaleiro, a lenta cai pra uns 500rpm, ai a injeção corrige, e volta pra 900rpm, parece uma bobeira, mas encomoda pra caramba, em toda esquina, todo semaforo, parece q o carro vai morrer, e com a pressão fixa em 3 bar (com o carro funcionando fica em 3,2 bar) isso não acontece... acho que é porque a minha central não entende que há variação de pressão, e só corrige a falta quando percebe que a lenta caiu.
isso acontece, pq vc ligou a tomada de pressão no vacuo, se vc ligar ela na pressurização isso acaba.
porem essa bomba original do astra-flex não durava muito, em 6 meses ela fica fraca, e não da vazão suficiente (usei 2 bombas, não tava afim de gasta na 3 sabendo que ia dar a mesma coisa).
entao comprei uma bomba de gti, modelo ligth, na dinamica, para por dentro do tanque, ja veio no copo, adaptada, show de bola.
montei ela, e pra me assustar, a pressão foi para 3,6~3,7 andando (com regualdores de pressão para 3 bar), acho meio excessiva essa pressão, fora que agora nao da pra eu usar o regulador original, uso somente o externo/variavel, que agora, ao inves de 2,6bar na lenta, da 2,9~3bar, depende da situação.
montei um regulador com regulagem, tirei o vacuo, e na lenta regulei ele para 3,2 bar, como se fosse o original, e quando desligo o motor, a pressao cai para 2,6 bar, ou seja, esta regulado para 2,6 bar se eu usasse uma bomba comum, porem se eu nao ligar o vacuo, eu noto que conforme a rotação vai aumentando, e o consumo de combustivel pelos bicos vai subindo, a pressao vai caindo, logico… o regulador é para 2,6... entao dessa maneira é mais errado ainda.
cheguei a montar 2 reguladores de 3 bar em paralelo, para ver se voltava a ter a pressão de 3bar original, mas não voltou, fica nos 3,6.
alguem ja passou por isso, ja usou essa bomba e sofreu por excesso de pressão?
**_então isso eh normal, o regulador de pressão original foi calibrado pra manter 3 bar, em bombas originais, se vc colocar uma bomba mais forte, esse regulador não sabe disso, então a pressão vai subir.
vc pode colocar um dosador do tempra turbo com regulagem, ou usar um dosador hpi, ou qq outro dosador regulavel._**
-
a bomba mais forte vai jogar mais pressão em cima do dosador original e vai aumentar a pressão de linha mesmo, é normal, mas eu usava um dosador de tempra externo com regulagem e nunca tive problemas.
eu uso exatamente esse regulador, de tempra turbo…
-
se a vazão dessa bomba nova é maior do que a vazão suportada pelo regulador, vai ocasionar uma perda de carga na linha, o que ocasiona esse aumento de pressão que vc notou.
pode também ocorrer da tubulação ocasionar essa perda de carga, com consequente aumento de pressão. experimenta fazer de novo aquele teste com os dois dosadores em paralelo, porém joga o retorno deles direto para um balde com uma mangueira pra cada um.
se a pressão abaixar dessa maneira, aumenta o diâmetro da tubulação da linha de retorno.
vc pode tentar também fazer o mesmo teste que sugeri só com o dosador original da flauta, mandando o retorno dele para o balde.
vou fazer esse teste dos baldes… pode ser o retorno mesmo com problema, canos pequenos, ou até os canos dentro da cuba da bomba, porque meu retorno passa por la
-
isso acontece, pq vc ligou a tomada de pressão no vacuo, se vc ligar ela na pressurização isso acaba.
se eu ligar antes da borboleta, a pressao do combustivel sobe antes que a pressao depois da borboleta, ai eu sinto que o carro da um coiçe sabe… nao é nada grave... mas me encomoda..
então isso eh normal, o regulador de pressão original foi calibrado pra manter 3 bar, em bombas originais, se vc colocar uma bomba mais forte, esse regulador não sabe disso, então a pressão vai subir.
vc pode colocar um dosador do tempra turbo com regulagem, ou usar um dosador hpi, ou qq outro dosador regulavel.
entao, eu uso o dosador do tempra turbo com regulagem, mas mesmo assim, se eu regular ele pra x bar, vai vir x bar + alguma coisa, existe algum dosador de grande vazão sera? eu vou verificar se é mesmo o regulador de pressao, ou se é algo depois dele que ta restringindo…
-
se tiver restrição no retorno, nenhum dosador vai funcionar direito…
esse de tempra é suficiente. já vi carro com cinco bombas montado com esse dosador, e funcionando.
vou verificar hoje a noite mesmo… com o balde... hehehehe
só eu não comentei algo também, mas não sei se isso influi...
meu carro não tem retorno na flauta, é o tal returnless , ou seja, bomba no tanque, vai pro filtro, e vai em um y, desse y vai um cano la pra frente, e volta outro pro tanque.
nessa mangueira que volta, eu cortei ela, e coloquei o regulador ali.
ai na tampa do tanque tinha um regulador de 3 bar fixo, eu tirei ele e coloquei uma bucha retrabalhada interna pra não dar restrição e para o combustível continuar no mesmo caminho, e voltar pra dentro da cuba da bomba (ou catch-tank, sei la), senão ela esvazia com o tanque meio vazio, e a bomba puxa ar.
-
se eu ligar antes da borboleta, a pressao do combustivel sobe antes que a pressao depois da borboleta, ai eu sinto que o carro da um coiçe sabe… nao é nada grave... mas me encomoda..
então ou tem coisa errada, ou seu dosador não ta bem regulado.
entao, eu uso o dosador do tempra turbo com regulagem, mas mesmo assim, se eu regular ele pra x bar, vai vir x bar + alguma coisa, existe algum dosador de grande vazão sera? eu vou verificar se é mesmo o regulador de pressao, ou se é algo depois dele que ta restringindo…
mas como vc sabe que regulou pra x, e ta vindo x+y? so pq quando vc desliga a bomba a pressão cai, isso não quer dizer que vc regulou pra x, e ta vindo a mais…
o regulador que eu uso é esse aqui, segundo a spa, é o mesmo do tempra turbo
e tenho um outro, da bosch, mas sem regulagem, com os canos mais grossos, internamente parece ser maior tambem (por fora é beeeemmm maior) e da a mesma coisa
se eh da spa, não eh o de tt. esse da spa eh mt bom tb, mas não sei como eh o delta dele.
vou verificar hoje a noite mesmo… com o balde... hehehehe
só eu não comentei algo também, mas não sei se isso influi...
meu carro não tem retorno na flauta, é o tal returnless , ou seja, bomba no tanque, vai pro filtro, e vai em um y, desse y vai um cano la pra frente, e volta outro pro tanque.
nessa mangueira que volta, eu cortei ela, e coloquei o regulador ali.
ai na tampa do tanque tinha um regulador de 3 bar fixo, eu tirei ele e coloquei uma bucha retrabalhada interna pra não dar restrição e para o combustível continuar no mesmo caminho, e voltar pra dentro da cuba da bomba (ou catch-tank, sei la), senão ela esvazia com o tanque meio vazio, e a bomba puxa ar.
**cara começou errado, pode refazer toda a linha de combustivel, pq desse modo não vai dar certo.
refaça a linha com tecalon, e retorno tb, coloque o dosador no cofre, quanto menor a mangueira da tomada de pressão dele, melhor.**
-
então ou tem coisa errada, ou seu dosador não ta bem regulado.
é assim, a diferença não é grande… mas com a borboleta pouco aberta, e o carro pressurizando, voce há de convir concordar comigo que existe uma pressao maior antes da borboleta do que depois dela, é essa diferença que eu falo, que faz a pressão do combustivel subir antes que a pressão do coletor.
se eh da spa, não eh o de tt. esse da spa eh mt bom tb, mas não sei como eh o delta dele.
ai voce falou uma grande verdade… pode ser parecido mas não é igual. mas eu usei também o regulador da bosch, 0 280 160 716, e deu os mesmos resultados, inclusive, montei os dois em paralelo, o da bosch e o da spa, e a pressao ficou igual...
cara começou errado, pode refazer toda a linha de combustivel, pq desse modo não vai dar certo.
refaça a linha com tecalon, e retorno tb, coloque o dosador no cofre, quanto menor a mangueira da tomada de pressão dele, melhor.
pois é, todo mundo me fala isso, pra eu mudar toda a linha… eu tenho o alicate pra fazer os engates rápidos em tecalon e tudo mais, e hoje, a parte que eu mexi, está feita em tecalon tambem...
o que mais me restringe de fazer toda uma linha nova são 2 coisas
1-a flauta do astra não tem retorno, e não achei nada que ficasse legal adaptado, ja tentei colocar flauta de kaddet, vectra, os bicos não ficam na mesma inclinação. ai pensei em por um t, mas dai... é a mesma coisa que deixar o y lá atras, só vai mudar a posição, não concorda?
2-a mangueira do combustivel astra passa perto do escape e fica atras do motor, e esquenta pacas, e a original é de ferro na hora que sobe, será que não teria perigo fazer esse retorno de tecalon e ele acabar derretendo?
-
é assim, a diferença não é grande… mas com a borboleta pouco aberta, e o carro pressurizando, voce há de convir concordar comigo que existe uma pressao maior antes da borboleta do que depois dela, é essa diferença que eu falo, que faz a pressão do combustivel subir antes que a pressão do coletor.
**ahn ta, eh q nunca tive problemas com isso no meu carro, mas vc pode então ligar ele depois da borboleta, e colocar uma valvula de 1 via, não deixando vacuo entrar no dosador.
nessa situação que vc falou, dependendo da sensibilidade do dosador e da ie, vai dar uma emboladinha mesmo**
ai voce falou uma grande verdade… pode ser parecido mas não é igual. mas eu usei também o regulador da bosch, 0 280 160 716, e deu os mesmos resultados, inclusive, montei os dois em paralelo, o da bosch e o da spa, e a pressao ficou igual...
mas ligar em paralelo não muda ne, pq vc não soma as pressões, vc so vai fazer com q o que tiver menos restrião regule a pressão.
pois é, todo mundo me fala isso, pra eu mudar toda a linha… eu tenho o alicate pra fazer os engates rápidos em tecalon e tudo mais, e hoje, a parte que eu mexi, está feita em tecalon tambem...
o que mais me restringe de fazer toda uma linha nova são 2 coisas
1-a flauta do astra não tem retorno, e não achei nada que ficasse legal adaptado, ja tentei colocar flauta de kaddet, vectra, os bicos não ficam na mesma inclinação. ai pensei em por um t, mas dai... é a mesma coisa que deixar o y lá atras, só vai mudar a posição, não concorda?
2-a mangueira do combustivel astra passa perto do escape e fica atras do motor, e esquenta pacas, e a original é de ferro na hora que sobe, será que não teria perigo fazer esse retorno de tecalon e ele acabar derretendo?
**1 - a flauta eh de plastico ou metal? vc pode furar ela, e prender um nipple e fazer o retorno. se seu dosador tiver 3 saidas, vc pode ligar normalmente, ou se tiver 2 usar o t, não fica a mesma coisa não.
vc vai usar uma mangueira direto da bomba pro t, depois do t vai pro dosador, e do dosador, vc vai ter uma linha exclusiva pro retorno. com o y la atras vc tem turbulencia, o q faz a pressão subir e ficar instavel.
2 - como vc vai repassar a linha de combustivel, vc pode escolher outro lugar mais seguro pra passar a linha.**
-
tá certo… e tem mais uma, voce falou que a tomada de vácuo tem que ser curto , pois é, a minha tem quase 4 metros...
minha flauta é de plástico... isso é o que me mata... se fosse de ferro, já tinha metido broca nela, ai o negocio ia ficar um luxo...
então... ai tem mais uma coisa que o povo não vai concordar... eu uso a mesma linha, e mesma pressão para o bico auxiliar, e os bicos principais... 3bar subindo junto com a pressão de turbo...
sei que a pressão de um bico mono-ponto não deve ser de 3 bar, deve ser menor, 2bar, nem sei, nunca foi atrás... mas em um teste de bico já coloquei 6bar em um monoponto, e ele pulsou, fez leque e não travou, então não vejo problemas em deixa-lo na mesma linha.
mas se deixar na mesma linha, o t teré que ser entre o bico auxiliar e a flauta né?
-
então… ai tem mais uma coisa que o povo não vai concordar... eu uso a mesma linha, e mesma pressão para o bico auxiliar, e os bicos principais... 3bar subindo junto com a pressão de turbo...
tem nada de errado nisso não. contanto que o diferencial de pressão seja sempre 1, tá certa essa montagem. cansei de andar com bico mono de monza como suplementar, nunca travou.
mas esse t aí… hum... esse sim tem que tirar.
-
tem nada de errado nisso não. contanto que o diferencial de pressão seja sempre 1, tá certa essa montagem. cansei de andar com bico mono de monza como suplementar, nunca travou.
mas esse t aí… hum... esse sim tem que tirar.
pois é cara… ai que eu não sei como fazer... será que um bom torneiro faz um niple numa flauta de plástico?
eu não queria trocar um t la atrás, pra por um t la na frente, pra mim que ia fica na mesma...
-
tá certo… e tem mais uma, voce falou que a tomada de vácuo tem que ser curto , pois é, a minha tem quase 4 metros...
minha flauta é de plástico... isso é o que me mata... se fosse de ferro, já tinha metido broca nela, ai o negocio ia ficar um luxo...
então... ai tem mais uma coisa que o povo não vai concordar... eu uso a mesma linha, e mesma pressão para o bico auxiliar, e os bicos principais... 3bar subindo junto com a pressão de turbo...
uma vez falei com o heraldo exatamente sobre isso. ele ja mediu esses bicos de monza, e com 3 bar (não lembro bem se eh 3 mesmo mas eh por ai), eh a melhor vazão desse bico, depois disso ele vai perdendo vazão até chegar a travar. ai eh so manter essa pressão diferencial
sei que a pressão de um bico mono-ponto não deve ser de 3 bar, deve ser menor, 2bar, nem sei, nunca foi atrás… mas em um teste de bico já coloquei 6bar em um monoponto, e ele pulsou, fez leque e não travou, então não vejo problemas em deixa-lo na mesma linha.
mas se deixar na mesma linha, o t teré que ser entre o bico auxiliar e a flauta né?
ai o melhor a fazer, eh usar um suporte de bico com entrada e saida, e passar a linha primeiro no suplemtentar, e depois ir pros bicos principais, com isso vc refrigera o bico mono, que não vai trabalhar o tempo todo…
-
uma vez falei com o heraldo exatamente sobre isso. ele ja mediu esses bicos de monza, e com 3 bar (não lembro bem se eh 3 mesmo mas eh por ai), eh a melhor vazão desse bico, depois disso ele vai perdendo vazão até chegar a travar. ai eh so manter essa pressão diferencial
tu diz usar 3 bar, e subir 1/1 junto com o turbo né? se for, é assim mesmo pra ficar…
ai o melhor a fazer, eh usar um suporte de bico com entrada e saida, e passar a linha primeiro no suplemtentar, e depois ir pros bicos principais, com isso vc refrigera o bico mono, que não vai trabalhar o tempo todo…
ta bem assim o bico… e o suporte é bem cavado dentro, pra não dar restrição pra linha principal.
é uma copia do suporte da spa, mas de inox, soldado no cano, a 45 graus seguindo o fluxo, com a ponta la dentro... e é beeeeeeemmmm mais cavado que o spa por dentro
-
então show de bola.