Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
-
não daria pra construir uma m?quina que fizesse estes tipos de testes?
estou tentado a construir uma e usar a norma internacional, classificar todo e qualquer bico disponível seguindo esta norma.
dae apresentar os dados obtidos a alguma publicação conceituada sobre o assunto e repetir os testes sob supervisão de pessoal especializado, pra depois divulgar.
o problema estaria em qual norma utilizar . pois certamente deve ser utilizado um padrão que depois possa ser adotado em todos os projetos.
dae poder?amos ao menos ter um par?metro confiável sobre o assunto… o que não se restringiria somente ao fórum, mas a nível nacional...
ou eu estou sonhando alto demais?
[snapback]294024[/snapback]
seria uma boa ideia seal… boa msm...
apoio... mas qual norma??? ai q tah... de uma coisa acho q a maioria sabe... as medições devem ser feitas com pressão de 43.5psi com bicos abertos durante 10,4ms(milisegundos)... mas dai como chegar a lbs/hr eu naum sei...
t+
-
a norma pode ser discutida, e chegarmos a um concenso ou nos espelharmos em alguma existente…
unidades matem?ticas são simples de resolver desde que tenhamos todas as f?rmulas pra realizar a conversão de uma maneira precisa.
o interessante mesmo é descrever todas as unidades, tempo de medição, e calculos utilizados, pra deixar simples do cara entender... e de quebra disponibilizar as f?rmulas pra conversão de unidades...
simples de se fazer, mas complicad?ssimo de se chegar a um consenso.
-
maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
-
honestamente eu acho que vcs fazem mto no
peguem um bico, ponham na maquina de medir, abra 100% por sei lah, 3 segundos, veja qnto dah, ae multiplique a vazao obtida por 20 e depois (essa parte nao eh ctz) por 0.8 (duty cycle de 80%) … pronto, vcs tem a vazao em cc/min, ae da pra transformar pra lbs/h depois..
abs
-
a idéia eh precisão…
se for ach?metro, deixa na mão do preparador que ele jah tem experiencia suficiente pra sacar quanto vai ser necessário.
[snapback]294134[/snapback]
bom, se vc quiser precisao vai ter que bolar um timer de 3 segundos pra fechar certinho o tempo…
se vc obtiver um valor de 155 lb/h, da pra desconfiar que o bico tem + - o msmo tamanho de um de 160 neh ...
-
bolar timer eh simples…
parte eletrúnica ao meu ver eh simples... bem simples...
parte hidr?ulica e o controle dos flu?dos, bem como manter 3 bar estritamente estáveis na linha de comb... pra mim eh um problema... nada que uma consulta com um engenheiro hidr?ulico nao resolva...
aferir e medir eh ooooutro problema... eehehehehe
hehe...
a ideia eh realmente ter um par?metro bem preciso do que tem no mercado... se nao todos os bicos, ao menos que nossos amigos pretendam utilizar em seus veículos...
-
ai pessoal
da uma lida no tópico que postei.
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=13475
abs
-
dae ernest, vc pode ser a nossa salvação.
nessa sua m?quina de medição, tem como inserir um degrau unit?rio no bico, deixando-o totalmente aberto por um certo período de tempo?
vamos ver como é a vazão de um bico utilizando o padrão americano. bico totalmente aberto com pressão de 3bar. não precisa deixar exatamente por 1 minuto, pode ser perigoso, medindo em 6 segundos já seria suficiente.
abraços.
-
dae ernest, vc pode ser a nossa salvação.
nessa sua m?quina de medição, tem como inserir um degrau unit?rio no bico, deixando-o totalmente aberto por um certo período de tempo?
vamos ver como é a vazão de um bico utilizando o padrão americano. bico totalmente aberto com pressão de 3bar. não precisa deixar exatamente por 1 minuto, pode ser perigoso, medindo em 6 segundos já seria suficiente.
abraços.
[snapback]294473[/snapback]
não streit, eu tenho somente tres parametros que posso alterar, que são eles:
1 - pressão de 0 até 5,5 bar
2 - tempo 1 min 10 min 15 min 20 min e 30 min
3 - simulador de rotação, 800 rpm a 7000 rpm, que na verdade traduzindo isso é quantidade de pulsos por minuto.
o que poderia ser feito é montarmos um controlador paralelo e digital onde poderia ser dado o tempo de 1/10 de segundo até 1 minuto e tempo de abertura, isso não afeta em nada a m?quina pois ela usa ar comprimido para dar pressão na linha e se colocassemos esse modulo não afetaria em nada, ai poderiamos testar os bicos. o unico problema é que não manjo de eletronica a ponto de projetar esse módulo.
eu uso para testar os bicos um liquido prérpio para esse fim, só que não me lembro o nome agora.
bem meu equipamento está aqui a disposição para que nés possamos fazer isso.
abraços
ernest
-
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae
aeeee a pior parte (e mais cara/complicada ao meu ver) jah está pronta
ernest, me dá umas semanas, que eu vou projetar, construir, testar e aferir o módulo… em um bico externo...
dae eu mando ele pra tá, ou desão até ae pra nés testarmos a parada... e fazermos possíveis modificações no mesmo.
de algum jeito vai pra frente esta parada
abraços
-
hummm…
já que a discussões sobre o cálculo de um bico acabou, vamos é discussão do cálculo de vaz?o.
bom... do pouco que entendo:
fazer uma interface para pulsar um sinal quadrado com uma frequência definida juntamente com o tempo definido, é relativamente fácil. um microcontrolador vagabundo qualquer faz isso. para quem entende de eletrúnica, um 8051 ou um pic 16f qualquer coisinha daria conta do recado com um po-nas-costas ... rs tem que entender somente da parte eletrúnica ( projeto da placa e interfaceamento para os diversos tipos de bicos ) e programação do controlador. até aqui, fácil.
outra... existem normas para medir vazão de bicos... o problema é que muita gente nem sabe o que é uma norma... só sabem que o u bicu tem uma vazão bem graaandi que sozinho alimentaria um v12 de 10.000hp ... isso que é froids... estamos em um meio que, queira ou não, existe muuuuita gente ignorante a ponto de achar que cálculos não servem para nada... ( ka, não estou falando de vc... longe disso falo daqueles mechúnicos que acham que arrombar gicleurs na furadeira é o acerto para carburadores... ou que limpam bicos com escovas de dentes... )
bom... terçamos que adotar um padrão para medir os bicos, primeiramente.
-> qnt tempo os bicos ficarão abertosó qnt tempo os bicos ficarão fechadosó ( duty cycle ) digamos... 2,5ms abertos e 2,5ms fechados, vamos supor. o dc seria igual é 50%, no caso.
-> qual o período que isso ocorreria? 10só 30só 1m? lembrando que períodos maiores tendem gerar menos erros.
-> qual a pressão utilizada na linha de combustável? diferentes bicos trabalham com diferentes pressões de linha. um descuido aqui, e o projeto estaria fadado a não chegar no seu estado da arte . como manter essa pressão o mais estável possível? pois cada vez que o bico pulsa , a linha perde pressão. e dependendo da bomba , isso pode significar erros de leitura... teria que ser algo como um reservatério pressurizado e de boa capacidade ( volume ) justamente para amortecermos essa variação, tornando a pressão na linha o mais constante possível .
-> qual o láquido utilizado na medição? gasolina padr?o ? gasolina de posto ( americana )? gasolcool de posto nacional ( petróleo + cana em qual proporção)? álcool anidro? álcool hidratado? metanol? água? pode parecer que não... mas a vazão de um láquido depende da viscosidade dele... e cada combustável tem a sua viscosidade. se h? mistura com outras susbst?ncias, o ?ndice da viscosidade é alterado. isso é imprescindável. acredito que isso influencie no quesito: pow... mas esses bicos alimentam 123.976.349.654hp pq no meu carro com 100cv não funfa? ? medir com a gasolina americana ( isenta de cana ) e comparar com nossa cana de posto, tem lá seus percausos com a viscosidade dos láquidos. a vazão diminuir? pois o álcool é mais viscoso que a gasolina. só não sei seus respectivos ?ndices.
-> quais unidades adotar? se formos seguir os padrões da nação, teremos que adotar o sistema internacional. adotaremos o litro ( l ) como unidade de volume e o segundo ( s ) como unidade de tempo, se bem que, para o caso, fica mais fácil utilizar o as divisões da unidade de volume, que é o mililitro ( ml ) e da unidade de tempo, o minuto ( min ). poder?amos adotar o padrão ingl?s ( lbs/h ), mas para nés tupiniquins soaria estranho... mas perfeitamente utilizável. só que, no caso, medir?amos massa e não volume do láquido.
uma questáozinha a ser discutida com carinho , vamos assim dizer... rs
mas eu ainda acredito que, o mais difácil é ainda metá na cabeça dos bichu cururu esse tipo de estudo... pois muitos mechúnicos não querem nem saber da parte te?rica...
e isso acaba com muuuitos projetos bons que temos pelo br afora...
? isso que tenho em mente.
desculpem-me o texto longo... mas postei pelo convite do meu irmãozinhu ( seal ).
abraços
eduardo
aka loko
-
irmão mais velho rox. e nés dois temos o mesmo problema… falamos demais nos textos.. hehe
mas ae...
a questão das unidades eh simples de resolver... basta difundir as f?rmulas pra conversão... simples, rápido e eficaz...
quanto ao combustável a ser aferido... bom... c?na.. hehe... vou correr atr?z dos indices de viscozidade dos flu?dos a serem testados...
topa encarar a empreitada da gente criar um controlador bem eficiente pra controlar os bicos dá?
pq eu realmente tá muito enferrujado na parte de ci... =/ hehehe
valeu ?
-
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae
aeeee a pior parte (e mais cara/complicada ao meu ver) jah está pronta
ernest, me dá umas semanas, que eu vou projetar, construir, testar e aferir o módulo… em um bico externo...
dae eu mando ele pra tá, ou desão até ae pra nés testarmos a parada... e fazermos possíveis modificações no mesmo.
de algum jeito vai pra frente esta parada
abraços
[snapback]294536[/snapback]
legal cara to a sua inteira disposição e o equipamento tambem, venha que voce será bem recebido.
abraços
ernest
-
posso (adoro isso) colocar mais uma incognita na já distante lista de problemas ?
alguem sabe a diferença entre os tipos de bicos e seus acionamentos:
-
peak-and -hold
-
driver
-
modulado
se alguem num souber o que é isso: http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=64&lm=&cd=6
ou seja saber a vazão do bico é legal…mas tem que saber qual o acionamento que a central far? ou não adianta nada.... se vc tem um bico grande em vazão em laténcia e for usado num modulo com modulação do pulso ele pode fluir menos combustivel que um bico bem menor em vaz?o, mas com laténcia baix?ssima....
isso serve pra explicar porque por exemplo um motor de vectra gsi memso com 150cv usa bicos menores (qdo medido em maquinas que não levam laténcia em consideração) que seu primo gls de 8v, mesmo tendo 150cv contra 110 do segundo....
-
-
estamos em um meio que, queira ou não, existe muuuuita gente ignorante a ponto de achar que cálculos não servem para nada… ( ka, não estou falando de vc... longe disso falo daqueles mechúnicos que acham que arrombar gicleurs na furadeira é o acerto para carburadores... ou que limpam bicos com escovas de dentes... )[snapback]294779[/snapback]
qto a não estar falando de mim, tenho certeza disso. meu carro é mais liso de andar (uso weber 40) do que muitos outros, injetados e acertados por entendidos por ai. e mesmo com quase 2,5 bar de pressão @ 7500 rpm, o pir?metro não passa de 680 graus.
nunca disse q cálculos não servem pra nada, somente vejo gente usando as f?rmulas de forma errada e fazendo afirmações incab?veis e inaceit?veis pra quem conhe?e um pouco de preparação, assim como muita gente aplica as teorias certas, mas tambem nos casos errados.
só isso.
-
posso (adoro isso) colocar mais uma incognita na já distante lista de problemas ?
alguem sabe a diferença entre os tipos de bicos e seus acionamentos:
-
peak-and -hold
-
driver
-
modulado
se alguem num souber o que é isso: http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=64&lm=&cd=6
ou seja saber a vazão do bico é legal…mas tem que saber qual o acionamento que a central far? ou não adianta nada.... se vc tem um bico grande em vazão em laténcia e for usado num modulo com modulação do pulso ele pode fluir menos combustivel que um bico bem menor em vaz?o, mas com laténcia baix?ssima....
isso serve pra explicar porque por exemplo um motor de vectra gsi memso com 150cv usa bicos menores (qdo medido em maquinas que não levam laténcia em consideração) que seu primo gls de 8v, mesmo tendo 150cv contra 110 do segundo....
[snapback]294844[/snapback]
bem lembrado jr
isso é um fator muito importante na hora de se desenvolver um controlador para esses diferentes tipos de bico, mas nada impossivel para quem manja de eletronica.
se voce lembrar de mais alguma particularidade posta ai que é bem recebida, vocd com tem experiencia em controladores (mgb-t) pode dar uma mãozinha ai pro seal ou mesmo o led pode fazer isso.
pelo que vi tamos todos animados a entra no estado da arte em bicos e suas vazões, não vamos deixar que qualquer coisa nos desanime, pois é um ponto muito importante para nés que gostamos da coisa bem feita.
abraços e obrigado pela lembran?a
-
-
entendo que pra se ter uma noção extremamente precisa do que vai ser feito, outros (e novos) fatores devem ser levados em conta…
mas estamos tentando nos ater simplismente a uma norma para medir e (tentar) definir um padrão de medição sem obscuridades .
expondo todos os dados obtidos e como foram realizados os testes...
se a injeção eletrúnica do carro do cara funciona da maneira x ou y, eh obrigação do preparador saber...
a princ?pio, nos basta só verificar a vazão dos bicos em situações 99,9998% controladas. no mínimo isso...
questáes como as suas, podem ser verificadas caso seja necessário um desenvolvimento mais top de um projeto específico.
mas ae seriam situações espor?dicas e pouco comuns.
abração