Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
-
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae
aeeee a pior parte (e mais cara/complicada ao meu ver) jah está pronta
ernest, me dá umas semanas, que eu vou projetar, construir, testar e aferir o módulo… em um bico externo...
dae eu mando ele pra tá, ou desão até ae pra nés testarmos a parada... e fazermos possíveis modificações no mesmo.
de algum jeito vai pra frente esta parada
abraços
[snapback]294536[/snapback]
legal cara to a sua inteira disposição e o equipamento tambem, venha que voce será bem recebido.
abraços
ernest
-
posso (adoro isso) colocar mais uma incognita na já distante lista de problemas ?
alguem sabe a diferença entre os tipos de bicos e seus acionamentos:
-
peak-and -hold
-
driver
-
modulado
se alguem num souber o que é isso: http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=64&lm=&cd=6
ou seja saber a vazão do bico é legal…mas tem que saber qual o acionamento que a central far? ou não adianta nada.... se vc tem um bico grande em vazão em laténcia e for usado num modulo com modulação do pulso ele pode fluir menos combustivel que um bico bem menor em vaz?o, mas com laténcia baix?ssima....
isso serve pra explicar porque por exemplo um motor de vectra gsi memso com 150cv usa bicos menores (qdo medido em maquinas que não levam laténcia em consideração) que seu primo gls de 8v, mesmo tendo 150cv contra 110 do segundo....
-
-
estamos em um meio que, queira ou não, existe muuuuita gente ignorante a ponto de achar que cálculos não servem para nada… ( ka, não estou falando de vc... longe disso falo daqueles mechúnicos que acham que arrombar gicleurs na furadeira é o acerto para carburadores... ou que limpam bicos com escovas de dentes... )[snapback]294779[/snapback]
qto a não estar falando de mim, tenho certeza disso. meu carro é mais liso de andar (uso weber 40) do que muitos outros, injetados e acertados por entendidos por ai. e mesmo com quase 2,5 bar de pressão @ 7500 rpm, o pir?metro não passa de 680 graus.
nunca disse q cálculos não servem pra nada, somente vejo gente usando as f?rmulas de forma errada e fazendo afirmações incab?veis e inaceit?veis pra quem conhe?e um pouco de preparação, assim como muita gente aplica as teorias certas, mas tambem nos casos errados.
só isso.
-
posso (adoro isso) colocar mais uma incognita na já distante lista de problemas ?
alguem sabe a diferença entre os tipos de bicos e seus acionamentos:
-
peak-and -hold
-
driver
-
modulado
se alguem num souber o que é isso: http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=64&lm=&cd=6
ou seja saber a vazão do bico é legal…mas tem que saber qual o acionamento que a central far? ou não adianta nada.... se vc tem um bico grande em vazão em laténcia e for usado num modulo com modulação do pulso ele pode fluir menos combustivel que um bico bem menor em vaz?o, mas com laténcia baix?ssima....
isso serve pra explicar porque por exemplo um motor de vectra gsi memso com 150cv usa bicos menores (qdo medido em maquinas que não levam laténcia em consideração) que seu primo gls de 8v, mesmo tendo 150cv contra 110 do segundo....
[snapback]294844[/snapback]
bem lembrado jr
isso é um fator muito importante na hora de se desenvolver um controlador para esses diferentes tipos de bico, mas nada impossivel para quem manja de eletronica.
se voce lembrar de mais alguma particularidade posta ai que é bem recebida, vocd com tem experiencia em controladores (mgb-t) pode dar uma mãozinha ai pro seal ou mesmo o led pode fazer isso.
pelo que vi tamos todos animados a entra no estado da arte em bicos e suas vazões, não vamos deixar que qualquer coisa nos desanime, pois é um ponto muito importante para nés que gostamos da coisa bem feita.
abraços e obrigado pela lembran?a
-
-
entendo que pra se ter uma noção extremamente precisa do que vai ser feito, outros (e novos) fatores devem ser levados em conta…
mas estamos tentando nos ater simplismente a uma norma para medir e (tentar) definir um padrão de medição sem obscuridades .
expondo todos os dados obtidos e como foram realizados os testes...
se a injeção eletrúnica do carro do cara funciona da maneira x ou y, eh obrigação do preparador saber...
a princ?pio, nos basta só verificar a vazão dos bicos em situações 99,9998% controladas. no mínimo isso...
questáes como as suas, podem ser verificadas caso seja necessário um desenvolvimento mais top de um projeto específico.
mas ae seriam situações espor?dicas e pouco comuns.
abração
-
o objetivo desse ensaio é medir apenas a vazão do bico injetor como se ele fosse um orif?cio qualquer aberto.
como a central envia sinal para o bico ai já é outro problema. veja que sinais modulados são utilizados em bicos de baixa imped?ncia, isso tem a sua razão de ser.
mas tendo conhecimento da vazão crua do bico injetor, é possível com base no tipo de sinal e outros detalhes, saber qual bico será o mais adequado para sua solicitação.
-
se a idéia é só medir sem crit?rio, num precisa de maquina nenhuma…
pega o bico, coloca numa garrafa de big coke, liga positivo e negativo numa bateria e mede a vaz?o...
simples....
só que essa medida num serve de nada... porque vc medindo deste jeito vc não diferencia a laténcia dos bicos.... aí cai no problema que eu disse...vc pega 2 bicos de vazão identica, mas um com grande laténcia e outro com pequena e coloca numa injeção com driver vai ter pouca diferença...se colocar em p&h vai diferenciar mais....mas se usar modulado fudeu... é muitoa diferença....
-
tava aqui pensando exatamente isso over, nao eh apenas a capacidade de vazao fisica num bico totalmente aberto que vai contar…
como vc falou, a latencia e propriedades eletricas das bobinas dentro do bicho vao influir diretamente na vazao efetiva...
-
uma coisa é a vazão do bico. medir desse jeito não é sem crit?rio. é saber quanto de láquido passa por aquele orif?cio nem determinado tempo, simples.
agora quanto a laténcia e demais características do bico, vai depender do tipo do bico.
? por essas e outras que existem bicos de alta e baixa iped?ncia.
?bvio que um bico de baixa imped?ncia vai abrir e fechar mais rápido, mas pode queimar mais fácil, por isso usa sinal modulado, etc, etc, etc. mas isso não muda a sua vazão a regime permanente.
vc ta querendo misturar laranja com limão.
-
se a idéia é só medir sem crit?rio, num precisa de maquina nenhuma…
pega o bico, coloca numa garrafa de big coke, liga positivo e negativo numa bateria e mede a vaz?o...
simples....
só que essa medida num serve de nada... porque vc medindo deste jeito vc não diferencia a laténcia dos bicos.... aí cai no problema que eu disse...vc pega 2 bicos de vazão identica, mas um com grande laténcia e outro com pequena e coloca numa injeção com driver vai ter pouca diferença...se colocar em p&h vai diferenciar mais....mas se usar modulado fudeu... é muitoa diferença....
[snapback]294919[/snapback]
foi o que eu disse meio que subjetivamente em:
…
tem que entender somente da parte eletrúnica ( projeto da placa e interfaceamento para os diversos tipos de bicos ) e programação do controlador. até aqui, fácil.
…
[snapback]294779[/snapback]
-
uma coisa é a vazão do bico. medir desse jeito não é sem crit?rio. é saber quanto de láquido passa por aquele orif?cio nem determinado tempo, simples.
agora quanto a laténcia e demais características do bico, vai depender do tipo do bico.
? por essas e outras que existem bicos de alta e baixa iped?ncia.
?bvio que um bico de baixa imped?ncia vai abrir e fechar mais rápido, mas pode queimar mais fácil, por isso usa sinal modulado, etc, etc, etc. mas isso não muda a sua vazão a regime permanente.
vc ta querendo misturar laranja com limão.
[snapback]294944[/snapback]
posso ser chato ? ?
a laténcia tem tudo a haver com a vazão sim, streit.
qnt mais tempo o bico leva para abrir, menor será o dábito de combustável e pior será o leque do jato… situações um tanto qnt cr?ticas para quem quer algo utilizável em rua , não ?? ?
vazão em regime permanente , uma simples torneira/registro pode nos fornecer...
não podemos esquecer que, só trabalhamos com plena vaz?o , na situação mais cr?tica ( carga máxima, máxima sobre-pressão de alimentação, e giro alto ).
-
maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
[snapback]294077[/snapback]
-
mais coisa pra listinha pra inserir no projeto…
pqp...
over? chuta.... estima...
quantas variantes de pulsos vamos ter que produzir?
sei que vai ser trabalhoso...
se fosse facil, jah teriam feito... a gra?a tah no desafio de fazer algo no mínimo satisfatério.
-
b?sicamente 3.
o quadradinho é o mais fácil . a sa?da de um microcontrolador faria com facilidade. sem crise.
o moldulado tmb é fácil , bastando adicionar umas linhas a mais na programação do mc, fazendo o sinal pulsar depois de um tempo da abertura, dentro do tempo de injeção.
já o peak and hold é o mais filha-da-p***… como eles trabalham primeiramente saturados e depois com controle na corrente, esse circuitinho é o mais xaropeta ... mas nada impossível tmb.
-
o problema não é esse…. é que o pulso modulado e o p&h só existem qdo vc pensa em um trem de pulsos...esse trem é atrelado a rotação e portanto dc....
se vc medir assim sai fora do padrão americano de torneirol sacou ?
por isso acho que não tem muito porque inventar moda.... pega os bicos originais, mede num método que varie o dc e depois me?a o bico que vai entrar no mesmo método... é como faão aqui.... comparação direta e simples... entrou 30% a mais...pronto já anda a alcool... entrou 130% a mais...já alimenta uns 0,8bar de turbo (mais se usar hpi)
-
maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
[snapback]294077[/snapback]
eu errei na digitação… ficaria assim...com esses 85ml fornecido como volume em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s multiplicado por 60s daria 1020ml/min...
naum... 85ml em 5s... 17ml/s e 1020ml/min...
85ml em 5s... 17ml/s e 1020ml/min(ou cc/min)... transformando para lbs/h ficaria em 97lbs/h... mas o tamanho apresentado eh de 80lbs/h...
naum se sabe se a medição feita para se alcançar 80lbs/h foi feita com o bico pulsando a x ms ou aberto direto... se os bicos saum abertos com sinal convencional, peak and hold ou modulado???
sobre a maquina para medição... não sei se eh esta ( http://www.injetronic.com.br/produtos/prod…o=311&lm=d1&cp= )q o ernest usa… (e qdo vcs forem fazer a medição, jah q eh aqui em curitiba, favor me avisar q eu vo lah pentelhar, e ernest, onde eh sua oficina???)
sobre os bicos da msd eu achei isso..
nota: as taxas de fluxo de estática (cc/min) são aproximadas com a pressão de combustável ajustada em 43.5psi (3bar) e na gravidade específica do combustável em 0.72. a toler?ncia da taxa de fluxo entre injectores individuais do mesmo fluxo de estática é 1.5% a 3%. (traduzido no altavista)
t+ abração...