Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
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andei lendo algumas coisinhas na net sobre isso, e vi algo a respeito do bsfc.
pois então, em motores a metanol esse valor em média é o dobro do que em motores a gasolina. podendo chegar a absurdos 1,2 de bsfc.
das f?rmulas anteriormente discutidas, para um motor com 800 hp e 8 bicos a 0,8 de duty cicle teremos:
(800 x 1,2) / ( 8 x 0,8) = 150 lb/hora cada injetor…
faz sentido agora?
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até ai blz.
mas qual o padrão que usam pra medir os de 1600 lbs e os 90,5 ml?
ninguem tem uma maquina de limpar bicos e medir vazão pra fzr um comparativo ? soube que na esther o tonicão ta usando bicos industriais de 1600 lbs nos carros e q fica mto bom. só não me pergunte que bicos são esses.
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alguem que tem um bico desse e acesso a uma maquinas dessas nacionais podia medir pra gente ne ?
com a marca da maquina de teste e modelo, o modelo do bico, pressao, rpm, duracao do teste e duracao do pulso do bico… aih sim a gente comeca a comparar com nossos monoponto de monza , nossos 962... etc...
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andei lendo algumas coisinhas na net sobre isso, e vi algo a respeito do bsfc.
pois então, em motores a metanol esse valor em média é o dobro do que em motores a gasolina. podendo chegar a absurdos 1,2 de bsfc.
das f?rmulas anteriormente discutidas, para um motor com 800 hp e 8 bicos a 0,8 de duty cicle teremos:
(800 x 1,2) / ( 8 x 0,8) = 150 lb/hora cada injetor…
faz sentido agora?
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liiiiiiinndddddoooooo
a formula então ?: potencia x bsfc / nébicos x dutycicle…........? isso ???
se sim, vc teria os bfcs ideais para carros comprimidos e de arrancada.......funcionando mais gordo........heheheee........para alcool e avigas ??????
[]?s
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liiiiiiinndddddoooooo
a formula então ?: potencia x bsfc / nébicos x dutycicle…........? isso ???
se sim, vc teria os bfcs ideais para carros comprimidos e de arrancada.......funcionando mais gordo........heheheee........para alcool e avigas ??????
[]?s
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então, da uma lida nesse tópico todo que tem mtas informações, inlusive qual o bsfc m?dio pra cada preparação.
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rapaziada, um amigo me ofereceu os bicos do s3 que estavam alimentando o carro dele no alcool e com 300cv. ele disse que é plug and play no golf 2.0.
fica a duvida: cabe no bora 2.0? creio que sim né?
e o preço? r$ 450,00 ta bom? ta caro?
abs
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ninguem sabe se cabe? to kerendo pegar esses bicos.
abs
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só um detalhe
bsfc depende de uma série de fatores e é algo que só se determina na pratica num dinamometro….
depende do combustivel e da efici?ncia com a qual o motor queima o combustivel, portanto entram aí até folga de velas e efici?ncia da bobina...uma bobina mais forte queima mais combustivel antes de ocorrer misfiring...
cuidado...essa conta é pra ter uma ordem de grandeza e não um numero exato a ser usado hein
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sim, como falei, é um valor m?dio. obtido atravṍs de inúmeros testes mundo afora. cada motor vai ter o seu, mas nunca poder? ser mto diferente da média, do contrário é certo dizer que tem erro de acerto.
ignorar esse fato é o mesmo que ver mas não enxergar.
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sim, como falei, é um valor m?dio. obtido atravṍs de inúmeros testes mundo afora. cada motor vai ter o seu, mas nunca poder? ser mto diferente da média, do contrário é certo dizer que tem erro de acerto.
ignorar esse fato é o mesmo que ver mas não enxergar.
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enquanto não for feito um teste especifico no motor em questáo, jamais se saber? a efici?ncia do tal motor. sendo assim, não vejo como usar um valor m?dio , sendo que um motor com cilindrada x pode ter 105cvs (tempra 2.0 carburado) ou 240cvs (honda s2000).
ainda acredita que o bsfc é parecido nesses dois motores só por causa da cilindrada deles?
a mesma coisa é se basear na efici?ncia do motor de um gol cht 1.6 e seus 73cvs e acreditar que outro 1.6, só que um honda de 160cvs tem o mesmo valor m?dio de efici?ncia. até mesmo comparar um motor gm 1.6 16v com 100cvs x o 1.6 tb 16v do honda civic.
valores gen?ricos como esses, pelo menos pra mim, não ajudam em nada.
e isso implica mais problemas, como as pessoas que usam tais valores m?dios e testados no mundo afora para aplicar em mapas de turbocompressores.
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não é a toa que nessa conta não entra a cilindrada do motor. só importa a potência.
potência é energia por tempo, e combustável é energia. queira vc ou não, todos os motores de hj apresentam uma efici?ncia parecida. não h? nenhum motor que seja 3 vezes mais eficiente do que outro. ou seja, para produzir certa quantidade de potência, é possível ter uma leve noção da quantidade de combustável requerida.
então, é possível sim tra?ar um comparativo e obter valores m?dios que podem ser usados para uma primeira experimentação.
se vc pegar vêrios motores turbocomprimidos, de elevada potência, rodando a metanol, os valores do bsfc vão variar entre 1 e 1,2. a média seria 1,1. sendo este um valor a ser considerado pra quem pretende construir um motor com tais características.
claro que isso não garante o teu acerto imediato, mas já elimina a possibilidade de vc comprar bicos grandes ou pequenos demais.
e se vc reparar na conta que apresentei logo acima, resultou em 8 injetores de 150lb/h teoricamente. isso explica pq o pessoal na pista, na vida real, vem usando bicos tão grandes (160lb/h) e em tamanha quantidade.
só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.
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só um detalhe
bsfc depende de uma série de fatores e é algo que só se determina na pratica num dinamometro….
depende do combustivel e da efici?ncia com a qual o motor queima o combustivel, portanto entram aí até folga de velas e efici?ncia da bobina...uma bobina mais forte queima mais combustivel antes de ocorrer misfiring...
cuidado...essa conta é pra ter uma ordem de grandeza e não um numero exato a ser usado hein
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ja falei isso varias vezes, mas ng acredita.
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enquanto não for feito um teste especifico no motor em questáo, jamais se saber? a efici?ncia do tal motor. sendo assim, não vejo como usar um valor m?dio , sendo que um motor com cilindrada x pode ter 105cvs (tempra 2.0 carburado) ou 240cvs (honda s2000).
ainda acredita que o bsfc é parecido nesses dois motores só por causa da cilindrada deles?
a mesma coisa é se basear na efici?ncia do motor de um gol cht 1.6 e seus 73cvs e acreditar que outro 1.6, só que um honda de 160cvs tem o mesmo valor m?dio de efici?ncia. até mesmo comparar um motor gm 1.6 16v com 100cvs x o 1.6 tb 16v do honda civic.
valores gen?ricos como esses, pelo menos pra mim, não ajudam em nada.
e isso implica mais problemas, como as pessoas que usam tais valores m?dios e testados no mundo afora para aplicar em mapas de turbocompressores.
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não é a toa que nessa conta não entra a cilindrada do motor. só importa a potência.
potência é energia por tempo, e combustável é energia. queira vc ou não, todos os motores de hj apresentam uma efici?ncia parecida. não h? nenhum motor que seja 3 vezes mais eficiente do que outro. ou seja, para produzir certa quantidade de potência, é possível ter uma leve noção da quantidade de combustável requerida.
então, é possível sim tra?ar um comparativo e obter valores m?dios que podem ser usados para uma primeira experimentação.
se vc pegar vêrios motores turbocomprimidos, de elevada potência, rodando a metanol, os valores do bsfc vão variar entre 1 e 1,2. a média seria 1,1. sendo este um valor a ser considerado pra quem pretende construir um motor com tais características.
claro que isso não garante o teu acerto imediato, mas já elimina a possibilidade de vc comprar bicos grandes ou pequenos demais.
e se vc reparar na conta que apresentei logo acima, resultou em 8 injetores de 150lb/h teoricamente. isso explica pq o pessoal na pista, na vida real, vem usando bicos tão grandes (160lb/h) e em tamanha quantidade.
só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.
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bons argumentos….............
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só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.
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eu ja acho besteira ficar na duvida, ficar no mais ou menos por ai , no aproximadamente .
ou é 1 ou é 2. se não for nenhum dos dois, então não é nada, pra mim não serve como uma variável vêlida. prefiro dizer não sei , do que só me basear em aproximações.
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eu ja acho besteira ficar na duvida, ficar no mais ou menos por ai , no aproximadamente .
ou é 1 ou é 2. se não for nenhum dos dois, então não é nada, pra mim não serve como uma variável vêlida. prefiro dizer não sei , do que só me basear em aproximações.
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ah tá.. então tudo no mundo segue a lágica bin?ria de 1 ou 0? fala sório ka…
nada no mundo é perfeito e linear. agora se vc prefere simplificar tudo a esse tipo de pensamento, ok, a discussão encerra por aqui.
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eu particulamente respeito a opinião do caio, mas acho que o streit tem raz?o, usando o bsfc como forma de base para um calculo do tamanho dos bicos.
acho que se pode começar por ai….....pra não errar pra maiso ou pra menos no tamanho e quantidade dos bicos, como ele mesmo disse........
anyway.......
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ah tá.. então tudo no mundo segue a lágica bin?ria de 1 ou 0? fala sório ka…
nada no mundo é perfeito e linear. agora se vc prefere simplificar tudo a esse tipo de pensamento, ok, a discussão encerra por aqui.
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1 = 1
2 > 1
10 ml > 9.9 ml
300 cvs > 299 cvs
isso é a matem?tica pura e simples
uma equação perfeita não admite variações.
se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.
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1 = 1
2 > 1
10 ml > 9.9 ml
300 cvs > 299 cvs
isso é a matem?tica pura e simples
uma equação perfeita não admite variações.se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.
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caio como sempre meio…....... :metall:
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poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.
uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .
7/9 + 2/9 = 9/9 =1
mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....
somando isso vc terá 0,99999... e não 1.
ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.
? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.
pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.
na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.
quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.
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poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.
uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .
7/9 + 2/9 = 9/9 =1
mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....
somando isso vc terá 0,99999... e não 1.
ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.
? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.
pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.
na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.
quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.
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seus posts são todos lidos, assim como o dos outros colegas.
sinceramente: gostaria de que me convencessem de um monte de coisas que me mostram, tipo valores de bfsc pra varios motores e tb para mapas de turbocompressores, por isso que aperto algumas pessoas em algumas perguntas
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como já dizia meu professor na faculdade…. 9,999999999 (infinitos noves depois da vêrgula) é idêntico a 10.
posso estar delirando, mas de uma forma grosseira, então, o bsfc é mais relacionado é efici?ncia térmica do motor?
considerando que se tirar dois fire 1.4 lá? de betim-mg e verificar a efici?ncia térmica deles é ?bvio que não serão idênticos. porque os componentes das bobinas não são idênticos, das velas também não e nem o combustável que ambos estariam queimando não são idênticos, assim como a estrutura interna do motor.
mas considerando que num segundo momento, iriamos turbinar ou aspirar esse motor, esses valores já ajudariam no dimensionamento da alimentação a ser utilizada. assim, logo de cara, vc num deixa o motor nem gordo demais nem magro demais, bastando um simples acerto no hpi ou no chip, ou no digipulse, seja lá o que for utilizado para o acerto.
e mesmo assim, um motor terá desempenho diferente do outro, porque as turbinas serão diferentes, os eixos das turbinas tám pequenas diferenças, a condição de lubrificação tem pequenas diferenças.
o que entendfi é que a soma dessas pequenas diferenças acabam gerando uma diferença perceptável , o uqe não significa mau-ajuste ou que o motor não presta, ou alguma coisa que vê nos deixar sem mãos e nem pos. simplesmente não existe nada não matem?tico que possa ser dito: tal coisa é igual a outra coisa. pode ser semelhante, congruente, etc.
caio, e por mais incrável que possa lhe parecer, em teoria de limites, nem sempre 1 é igual a 1 (1=1).
bom, gente, desculpa o texto longo. só expressei aqui o que penso, o que entendi. se criei de novo uma discussão mais acalorada, já peão de adianto desculpas novamente.
[]s a todos....