Corsa c de motor f 1 para f 2
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bom…dependende do que voce quer. se quer um monstro indomável ou um turbo legal pra andar dia a dia e talz.
familia 1 aspirado:
os familia 1 tem bom potencial...mas as bielas e cabeçote 8v std não dão muito espaço pra fazer nada. as bielas originais a galera recomenda até uns 200cvs. o cabeçote não vai passar muito dos 7000rpm (se for manter 8v, se for 16v é outra historia).
o 1.8 pode ser transformado em 1.7 usando o virabrequim do 1.6, reduzindo a relação r/l pra perto de 0,3 (pouquinho acima) e a velocidade media do pistão diminui bem. com isto a parte de baixo gira legal até uns 7600rpm (bielas std) e o problema começa a ser o cabeçote 8v std. nesse ponto ou voce parte para um 16v ou manda trabalhar o 8v com balancins de golf 1.6 (roletados), tuchos mecânicos, válvulas fiat e pronto (logico, trabalhar os dutos etc..).
se o seu carro ja tiver o cabeçote novo (2005 pra frente) com balancins roletados...voce tem menos um problema, mas ganha outro: não existem comandos importados (e nem nacionais ainda) pra este cabeçote. os balancins dele tem outro fator de multiplicação...os tuchos são diferentes..etc
para o 1.6 (ou 1.7) girar mais que isso é recomendável bielas forjadas..nem tanto pela potencia (torque) mas sim pela aceleração da mesma...visto o r/l perto do 0,3.
vai ser um motor girador (o tio américa do forum tem um 1.6 16v girando 8200rpm e 195cvs.) e com os pistões de 1.8 (cilindrada a mais) se fizer um trabalho simples , mas bem feito..tu chega num resultado legal.
com bielas/pistões forjados e cabeçote 16v (não tem os balancins pra quebrar, tem mais fluxo...não tem gaiola pra empenar) este motor gira 9000rpm despejando potencia ainda com comandos da kent cams. procure na net pela sbd motorsport
o 1.8 tem r/l de 0,339 e não é girador por natureza. com bielas originais não é recomendado passar muito de 7000rpm. pra uso em cidade é mais interessante pois por tem curso longo, tem torque ja em baixa rotação, e se montado com um cabeçote bem feito, comando na medida, um volante do motor mais leve e tal da pra fazer ele entregar potencia em giros mais altos.
la na venezuela eles usam muito este motor aspro em arrancada e tem um cara que conheci de lá (pela internet kk) que está girando 8200rpm também no 1.8 dele. fica áspero...a vmp (velocidade média do pistão) passa bem dos 20 m/s mas funciona bem. aquela coisa né...a teoria na prática é diferente.
sobre o cabeçote, o que vale para o 1.6..também vale aqui.
se for montar familia 1 turbo não tem erro não. o vira suporta tranquilamente (tem gente que tem problema com a polia do virabrequim...mas é contornável). bielas originais nem pensar e é recomendável pistões forjados. o cabeçote vai segurar bastante o desempenho (se for 8v) pois tem fluxo horrivel original. se for usar 16v a história é outra..
conheço um cara que tem um celta 1.6 turbo de quase 400cvs usando cabeçote 8v girando 8000rpm. logico, forjado..cabeçote top (balancim roletado, trabalho bem feito em dutos etc..). e o cara que montou nem manja tanto assim em gm..acho que se fosse montado por alguém que tem conhecimento mesmo nesses motores viria mais cvs, fácil.
a adaptação do 16v é tranquila. precisa de bomba de água nova (é diferente da do 8v)..esticadores da correia dentada, correia, parafusos de cabeçote, juntas. quase tudo até a mangueira dágua do radiador da pra usar a mesma.
recomendo usar o cabeçote 16v da meriva 1.8/stilo 1.8 tem os dutos maiores que o do corsa gsi (1.6). o coletor de admissão vai ter que ser confeccionado (de preferencia 4 itb s kk) se pegar o cabeçote da meriva, pois ela tem coletor de admissão com geometria variavel, válvula egr e tal.
se usar o caletor que vem no stilo acho (nunca fui a fundo) que é so trocar a borboleta eletronica por uma acionada a cabo.
já os familia 2 são outra história. já nao conheço tanto assim.
mas se fosse..iria de c20xe ou c20xev com comando do c20xe. para ir de 8v familia 2 eu nem gastaria o tempo e mão de obra pra trocar de motor..
aí dependendo de quanto quiser gastar..o ceu é o limite hehe.
sobre usar motor familia 2 nos corsa, voce precisa fabricar 2 suportes de conxins. pode usar o cambio do seu corsa mesmo e precisa fabricar 2 eixos de transmissão (com comprimento menor). quem vai te falar melhor sobre isso é o danielparati que está colocando um c20xe no corsa b dele.
só a titulo de comparação, o tio américa tirou 160cvs do 1.6 16v dele praticamente original. trabalhinho no cabeçote, taxa, comandos originais com polia regulável. estava com escape feito e admissão com tbi de 60mm...ele me mostrou o grafico...se quiser conferir, troca ideia com ele depois. o cara manja de familia 1.
é isso ae cara...ta tudo muito resumido, até porque não lembro de tudo de cabeça e porque só conheço um pouquinho heheh. jaja os mais conhecedores do assunto chegam pra te explicar melhor provavelmente faltou algum detalhe mas escrevi meio correndo.
[] s
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a minha opinião é besteira trocar. da pra tirar bastante coisa desse f1, eu tive um palio 1.8 com cabeçote feito, escape em 2 e comando 276. mesmo sem remapear (acerto apenas no hpi), mudar corte ou trabalhar a borboleta (eletronica) o carro virou um mosntrinho, além de econômico.
gostei e farei novamente se tudo caminhar, mas com uma ft, ou pandoo, 4 itbs…
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bom…dependende do que voce quer. se quer um monstro indomável ou um turbo legal pra andar dia a dia e talz.
familia 1 aspirado:
os familia 1 tem bom potencial...mas as bielas e cabeçote 8v std não dão muito espaço pra fazer nada. as bielas originais a galera recomenda até uns 200cvs. o cabeçote não vai passar muito dos 7000rpm (se for manter 8v, se for 16v é outra historia).
o 1.8 pode ser transformado em 1.7 usando o virabrequim do 1.6, reduzindo a relação r/l pra perto de 0,3 (pouquinho acima) e a velocidade media do pistão diminui bem. com isto a parte de baixo gira legal até uns 7600rpm (bielas std) e o problema começa a ser o cabeçote 8v std. nesse ponto ou voce parte para um 16v ou manda trabalhar o 8v com balancins de golf 1.6 (roletados), tuchos mecânicos, válvulas fiat e pronto (logico, trabalhar os dutos etc..).
se o seu carro ja tiver o cabeçote novo (2005 pra frente) com balancins roletados...voce tem menos um problema, mas ganha outro: não existem comandos importados (e nem nacionais ainda) pra este cabeçote. os balancins dele tem outro fator de multiplicação...os tuchos são diferentes..etc
para o 1.6 (ou 1.7) girar mais que isso é recomendável bielas forjadas..nem tanto pela potencia (torque) mas sim pela aceleração da mesma...visto o r/l perto do 0,3.
vai ser um motor girador (o tio américa do forum tem um 1.6 16v girando 8200rpm e 195cvs.) e com os pistões de 1.8 (cilindrada a mais) se fizer um trabalho simples , mas bem feito..tu chega num resultado legal.
com bielas/pistões forjados e cabeçote 16v (não tem os balancins pra quebrar, tem mais fluxo...não tem gaiola pra empenar) este motor gira 9000rpm despejando potencia ainda com comandos da kent cams. procure na net pela sbd motorsport
o 1.8 tem r/l de 0,339 e não é girador por natureza. com bielas originais não é recomendado passar muito de 7000rpm. pra uso em cidade é mais interessante pois por tem curso longo, tem torque ja em baixa rotação, e se montado com um cabeçote bem feito, comando na medida, um volante do motor mais leve e tal da pra fazer ele entregar potencia em giros mais altos.
la na venezuela eles usam muito este motor aspro em arrancada e tem um cara que conheci de lá (pela internet kk) que está girando 8200rpm também no 1.8 dele. fica áspero...a vmp (velocidade média do pistão) passa bem dos 20 m/s mas funciona bem. aquela coisa né...a teoria na prática é diferente.
sobre o cabeçote, o que vale para o 1.6..também vale aqui.
se for montar familia 1 turbo não tem erro não. o vira suporta tranquilamente (tem gente que tem problema com a polia do virabrequim...mas é contornável). bielas originais nem pensar e é recomendável pistões forjados. o cabeçote vai segurar bastante o desempenho (se for 8v) pois tem fluxo horrivel original. se for usar 16v a história é outra..
conheço um cara que tem um celta 1.6 turbo de quase 400cvs usando cabeçote 8v girando 8000rpm. logico, forjado..cabeçote top (balancim roletado, trabalho bem feito em dutos etc..). e o cara que montou nem manja tanto assim em gm..acho que se fosse montado por alguém que tem conhecimento mesmo nesses motores viria mais cvs, fácil.
a adaptação do 16v é tranquila. precisa de bomba de água nova (é diferente da do 8v)..esticadores da correia dentada, correia, parafusos de cabeçote, juntas. quase tudo até a mangueira dágua do radiador da pra usar a mesma.
recomendo usar o cabeçote 16v da meriva 1.8/stilo 1.8 tem os dutos maiores que o do corsa gsi (1.6). o coletor de admissão vai ter que ser confeccionado (de preferencia 4 itb s kk) se pegar o cabeçote da meriva, pois ela tem coletor de admissão com geometria variavel, válvula egr e tal.
se usar o caletor que vem no stilo acho (nunca fui a fundo) que é so trocar a borboleta eletronica por uma acionada a cabo.
já os familia 2 são outra história. já nao conheço tanto assim.
mas se fosse..iria de c20xe ou c20xev com comando do c20xe. para ir de 8v familia 2 eu nem gastaria o tempo e mão de obra pra trocar de motor..
aí dependendo de quanto quiser gastar..o ceu é o limite hehe.
sobre usar motor familia 2 nos corsa, voce precisa fabricar 2 suportes de conxins. pode usar o cambio do seu corsa mesmo e precisa fabricar 2 eixos de transmissão (com comprimento menor). quem vai te falar melhor sobre isso é o danielparati que está colocando um c20xe no corsa b dele.
só a titulo de comparação, o tio américa tirou 160cvs do 1.6 16v dele praticamente original. trabalhinho no cabeçote, taxa, comandos originais com polia regulável. estava com escape feito e admissão com tbi de 60mm...ele me mostrou o grafico...se quiser conferir, troca ideia com ele depois. o cara manja de familia 1.
é isso ae cara...ta tudo muito resumido, até porque não lembro de tudo de cabeça e porque só conheço um pouquinho heheh. jaja os mais conhecedores do assunto chegam pra te explicar melhor provavelmente faltou algum detalhe mas escrevi meio correndo.
[] s[/quote]
e ai cara blz?
então eu inicialmente estava pensando em uma preparaçao aspirada de boa, mas desisti comecei a ver qto ficava a brincadera , vi que não é pra mim esse negocio hehehe…
então estou partindo para um turbão mortadela, pelo que voce me falou estou quase abandonando a ideia do f2 turbo e fazendo em cima da mecanica original mesmo, achei que o f1 era ruim de mexer.
cotei a biela e pistao com o godão não é nada de absurdo só os pistoes que são meio carinhos, mas nada de absurdo...
esse negocio de milissete como chegaria nessa cc é
achei interessante cabeçote 16v, e não é nada de abusurdo em valores pelo que vi, sabe oque eu precisaria alem disso que voce falou?? injeção sensores bobinas tbi dá tudo pra usar o do proprio carro??
as vezes é mais interessante doque gasta 1 ou 2 k fuçando no original , colocar logo o 16v se nao precisar adaptar mt coisa( isso depois que o carro ja estiver montado e rodando 8v )
o cabeçote original mesmo com turbina grande acho que nao vai girar mt não, o meu é balancin comum ainda, as vezes da umas batidinhas qdo dá umas sapatadas, mas isso deve ser problema do oleo que estou usando 15w40 semi...
outra coisa importante vai ser a embreagem, um plato pesado de 1000 ou 1200 libras o atuador hidraulico vai aguentar o tranco? se tirar o sistema hidraulico vou ter que trocar de pedal tbm ñ é? pq é de plastico
será que kit mortadela basico com turbininha mais encorpada e 0.6kg as bielas de frango iriam aguentar?? até eu ter $$ pra partir pro kit biela e pistao hehehe...
valeu
abraços
-
a minha opinião é besteira trocar. da pra tirar bastante coisa desse f1, eu tive um palio 1.8 com cabeçote feito, escape em 2 e comando 276. mesmo sem remapear (acerto apenas no hpi), mudar corte ou trabalhar a borboleta (eletronica) o carro virou um mosntrinho, além de econômico.
gostei e farei novamente se tudo caminhar, mas com uma ft, ou pandoo, 4 itbs…
opa rafones blz?
voce ja teve problemas no virabrequim com essa configuraçao???
seu carro era acelerador eletronico já? entao era balancin roletado certo?
abraços
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e ai cara blz?
então eu inicialmente estava pensando em uma preparaçao aspirada de boa, mas desisti comecei a ver qto ficava a brincadera , vi que não é pra mim esse negocio hehehe…
então estou partindo para um turbão mortadela, pelo que voce me falou estou quase abandonando a ideia do f2 turbo e fazendo em cima da mecanica original mesmo, achei que o f1 era ruim de mexer.
é lenda né. se fosse tão ruim não tirariam 250cvs do c16xe aspirado na gasolina.
cotei a biela e pistao com o godão não é nada de absurdo só os pistoes que são meio carinhos, mas nada de absurdo…
poderia me passar o valor? pode ser por mp se preferir. eu nunca cotei isso com ele nem com ninguém porque acho que não vou usar no meu kkk (não vai ter potencia pra quebrar nada disso hehe) mas tenho curiosidade.
esse negocio de milissete como chegaria nessa cc ?
usando o virabrequim do 1.6 daria aproximadamente 1700cc. só que voce teria que comprar pistões forjados +- 4mm (não lembro de cabeça) mais altos, ou rebaixar o bloco. o bonus é girar mais…o contra é a perda de torque.
achei interessante cabeçote 16v, e não é nada de abusurdo em valores pelo que vi, sabe oque eu precisaria alem disso que voce falou?? injeção sensores bobinas tbi dá tudo pra usar o do proprio carro??
o tio américa aqui do forum transformou o 8v dele em 16v. conversando muito com ele e pesquisando com outras pessoas é +- aquilo que te falei, o principal é:
-bomba dágua (r$~130,00)
-parafusos de cabeçote
-esticadores e correia (r$250,00)
-capas das correias
-coletor de escape (tu vai fazer escape dimensionado, então nem conta isso)
-coletor de admissão**
-juntas, e outros trecos mais simples que vão ser necessários.
os sensores do corpo de borboleta vão estar no corpo de borboleta, que pode ser o mesmo (ou de vectra/astra/omega se quiser um maior). o sensor de pressão que vai no plenum é tranquilo de adaptar num plenum custom…e se for usar o plenum do corsa gsi acho que ja tem o sensor também.
**o coletor de admissão do 16v é dividido em 2 partes. a de baixo é igual na meriva e corsa gsi (não tenho 100% de certeza, mas visualmente iguais). a parte de cima da meriva não da pra usar. a do corsa gsi, aparentemente dá pra usar..mas não sei como ficaria montado. tem também o coletor do stilo que não sei se daria.
eu usaria a parte de baixo do coletor original e faria a parte de cima com o preparador.
quem fez isso foi o américa, procura trocar ideia com ele que o cara manja.
as vezes é mais interessante doque gasta 1 ou 2 k fuçando no original , colocar logo o 16v se nao precisar adaptar mt coisa( isso depois que o carro ja estiver montado e rodando 8v )
o cabeçote original mesmo com turbina grande acho que nao vai girar mt não, o meu é balancin comum ainda, as vezes da umas batidinhas qdo dá umas sapatadas, mas isso deve ser problema do oleo que estou usando 15w40 semi…
outra coisa importante vai ser a embreagem, um plato pesado de 1000 ou 1200 libras o atuador hidraulico vai aguentar o tranco? se tirar o sistema hidraulico vou ter que trocar de pedal tbm ñ é? pq é de plastico
será que kit mortadela basico com turbininha mais encorpada e 0.6kg as bielas de frango iriam aguentar?? até eu ter $$ pra partir pro kit biela e pistao hehehe...
valeu
abraços
sobre a embreagem eu não tenho a mínima ideia heheh. e sobre biela e pistão se eu fosse montar turbo seria com uns 200cvs no maxímo.
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opa rafones blz?
voce ja teve problemas no virabrequim com essa configuraçao???
seu carro era acelerador eletronico já? entao era balancin roletado certo?
abraços
nunca tive tive problema com vira, nunca vi nenhum corsa da turismo 1.6 aqui ter, e nenhum dos corsas aspirados 1.8 ou 1.6 ter. pra mim, esse problema surge quando se gira alto demais, coisa de 9000rpm. até os 7500 nunca vi acontecer e só ouvi disso aqui no pp, mas em carros com nível de pista, não de rua.
os fiat possuem borboleta eletrônica desde os primeiros fire, e todos os 1.8 f1 montados em fiat saíram com acelerador eletrônico, mesmo os só a gasolina. meu palio é 2004, primeiro ano do flex e é balancim convencional, que nunca marcou comando, nunca quebrou nem nada disso.
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**o coletor de admissão do 16v é dividido em 2 partes. a de baixo é igual na meriva e corsa gsi (não tenho 100% de certeza, mas visualmente iguais). a parte de cima da meriva não da pra usar. a do corsa gsi, aparentemente dá pra usar..mas não sei como ficaria montado. tem também o coletor do stilo que não sei se daria.
eu usaria a parte de baixo do coletor original e faria a parte de cima com o preparador.
quem fez isso foi o américa, procura trocar ideia com ele que o cara manja.
sobre a embreagem eu não tenho a mínima ideia heheh. e sobre biela e pistão se eu fosse montar turbo seria com uns 200cvs no maxímo.
existe no brasil uma cópia do powerbox gringo, um tigra 1600 levantou + 14cv apenas trocando a parte final do coletor de admissão do tigra pela cópia do powerbox, borboleta original. 14cv em dino de bancada, no motor.
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bela aula rbsmontemor..
porem sendo aspro, no f1 a litragem é novamente um limitador.
comprando um motor x20xev (apenas vectra 2.0 16v 96/7)
ele naturalmente lhe entregará 141cv originalmente sem nenhum esforço.
fora o torque monstruoso se comparado a um 1.6.
vá de 2.0 16v original ou não e seja feliz
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ja conversei com meu chará, está praticamente decidido oque vou fazer…
inicialmente vou montar 16 v aspirado original, qdo tiver tempo vo correr atras do cabeçote e coletor , acho que vai ser meio dificil achar o coletor do gsi com flauta... preciso ir atras tbm do powerbox, parece que a mvs preparações faz...
com esse cabeçote pelo menos vo usar tudo do carro, só precisando trocar correia e esticadores, vamos ver como vai ficar
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opa fui procurar as peças hj surgiu as seguintes duvidas:
pra saber se o cabeçote é de 1.0 , 1.6 ou 1.8 é só oque vem escrito na lateral mesmo?
coletor do 1.0 e 1.6 são iguaisó
altura std do cabeçote? acho que esse informação só vo conseguir em retifica mesmo…
já achei tudo, mas fiquei na duvida sobre isso.
achei um coletor completo com tbi e chicote faltando bicos e flauta por merreca, mas acho que é 1.0 mas os dutos parecem grandes a tbi acho que é do mesmo tamanho do meu carro...
ajuda plz
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