Punto t-jet
-
este é o punto ideal. ainda que o espirro do turbocompressor seja sutil, a versão t-jet, lançamento da fiat, empolga com seus 152 cv a 5 500 rpm e 21,1 kgfm de torque a 2 250 rpm. como todo carro turbo, a arrancada deste “quase abarth” é forte, e o rendimento do motor merece longas estradas para acelerar. diferente da versão européia, assinada pela preparadora italiana abarth, que utiliza o mesmo coração turbinado, o brasileiro tem visual diferente e uma preparação de câmbio e suspensão mais contida. não que isso seja ruim. muito pelo contrário, o mesmo conjunto equipa refinados carros da marca, como 500 e bravo, que migram para a tendência downsizing de diminuição da cilindrada do propulsor e aumento da potência e economia pela turbina. ponto para o punto, que estréia na versão esportiva por r$ 59 500.
com uma posição de dirigir privilegiada, as versões 1.4 e 1.8 do hatch já sugeriam momentos de maior adrenalina. o nível de equipamentos opcionais também já era interessante, oferecendo navegador gps e diversas funções multimídias que permitem até mesmo falar com o carro. mas faltava uma resposta do motor, satisfação dada no t-jet com seu bloco 1.4 16v turbo com 1 bar de pressão que, segundo a fiat, permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8s4 e atingir 203 km/h de velocidade máxima, deixando seus irmãos mais fracos comendo poeira. no teste da revista carro de março, que já está nas bancas, o modelo cravou 9s2 para atingir os 100 km/h.
na versão esportiva, o desempenho e agilidade aguçam os sentidos. os bancos concha de couro formam um empolgante trio com volante e câmbio, muito superior ao punto “comportado”. extravagante, o modelo é oferecido nas cores amarela, branca, preta e vermelha e chama atenção na rua. as linhas da carroceria assinadas por giorgetto giugiaro são adornadas com molduras nos paralamas, aerofólio traseiro e rodas de 17’’ iguais às aplicadas ao puro sangue italiano punto abarth no velho continente.
teto solar é destaque entre os opcionais
como itens opcionais, o carro ainda pode ter teto solar elétrico skydome, que traz o sol e o vento para as duas fileiras de bancos, e airbags do tipo cortina e de proteção lateral, que podem ser aliados aos frontais, vindos de série. também chamativa, a cor do painel segue o tom da pintura externa, o que pode fazer muitos consumidores optarem pela versão preta, que oferece o visual mais harmonioso. a lista de opcionais ainda dispõe de ar-condicionado digital e sensor crepuscular e de chuva, além do espelho retrovisor interno com função eletrocrômica, que “filtra” o farol alto de quem vem atrás.
outra vantagem do carro são os freios a disco com abs (antitravamento) e distribuidor da força de frenagem nas quatro rodas. porém, ainda que a brecada seja forte, a traseira balança e merece atenção no caso de uma adversidade. o ponto franco talvez ocorra por causa da suspensão traseira um pouco macia. no entanto, o mesmo motivo de discórdia transmite bastante segurança na situação contrária, com o pé no fundo do acelerador. pisando forte, o punto t-jet é bom de curva e estável na turbulência de retas em alta velocidade.
a pior hora talvez seja o momento da revenda do carro. quem gosta de esportivos não tem pé leve, e, se a manutenção não for realizada de acordo com as indicações da marca, a vida útil do veículo fica limitada. criado esse estigma, esportivos costumam desvalorizar de forma drástica no mercado de carros usados.
sem um rival direto, o hatch é um potencial concorrente para o honda civic si, r$ 37 495 mais caro contra a versão básica do punto t-jet. totalmente equipado, o preço do punto turbo sobe acima da casa dos r$ 67 000, ainda abaixo do sedã japonês, que justifica seu preço do alto de seus desempenho significativamente superior. outro oponente seria o golf gti com seu motor 1.8 turbo da audi, mas a volkswagen anunciou em fevereiro o fim da linha de montagem da versão. que venha então o gol gti
ps: o pietro que vai gostar, pois lembro que ele tinha dito uma vez que gostava do punto e se tiversse o window no teto seria perfeito, mas agora turbo de fabrica, pode fechar a conta e passar a régua
-
gastei, mas poderia ter acabamento abarth e três portas
o fod@ do brasil é que quando eles lançam um esportivo,não é o topo da linha mundial
ex: civic si au invés do type r
impreza wrx ao invés do wrx sti (ok agora já está vindo)
focus rs (o que é isso?)
etc.
eu gostaria que algum lugar do brasil nevasse forte para termos mais 4wd s
-
gastei, mas poderia ter acabamento abarth e três portas
o fod@ do brasil é que quando eles lançam um esportivo,não é o topo da linha mundial
ex: civic si au invés do type r
impreza wrx ao invés do wrx sti (ok agora já está vindo)
focus rs (o que é isso?)
etc.
eu gostaria que algum lugar do brasil nevasse forte para termos mais 4wd s
só falta esse pequeno detalhe aqui no estado.
-
acho que comparar civic com punto não vale.
mas o carrinho ficou bacaninha já gostava do punto, agora parece ficar mais interessante
agora nos resta saber mais dados técnicos, tipo os componentes internos do motor, se vem forjados, qual a resistencia, etc, etc… tem que saber desses 152cv até aonde dá pra chegar
esse carro com uns 220cv já dá pro gasto no dia a dia hehehe
o interessante de turbo de fabrica é que vc pode mexer sem ter problemas com seguro e polícia.
quanto que ele pesa?
nunca dirigi um punto, mas tenho uma amiga que tem um, ele fala que ele é muito duro e dificil de dirigir, em comparação com o pug 206 1.6 16v da irmã. mas né queria eu testar, não acho que seja ruim.
-
gol de placa .
-
já sabia, já está indo pras concessionárias, e já tem carro desse pt, ok?
http://video.globo.com/videos/player/notic…adar+df,00.html
vejam a partir de 02:05
-
humm….sei...é turbo né...amareloso.. rsrs ... banco isso ..motor aquilo...suspensão etc...anda assim....e custa r$60k..
sendo racional ….....compra o novo focus vai ...
sem dúvida. seria a minha escolha tb.
mas uma compra, ainda mais de carro, nunca é uma escolha racional. pra quem um dia comprou o polo gti importado por 100 conto, pagar 60 nesse punto é lucro.
-
tesao o carrinho…