uma boa é fazer os flexiveis em aeroquip de inox
no mais, conversa com o gaucho e pergunte pra ele se disco de 284mm resolve pra track day… resolve nada, nego coloca 17 e disco 320 e ainda tem problema com freio... tudo vai depender da tocada do carro e sua meta em tempos...
se vc quer curtir o carro, segue a dica: 282 na frente e uma boa revisão atrás. agora se quer ir pros td e andar na frente, nem gasta agora... gasta tudo junto em um sistema completo com disco nas 4, cilindro mestre maior e um sistema de pedaleira
discordo de você.
é tudo uma questão de massa pra absorver energia. então ou você aumenta o diâmetro e ganha massa e alavanca, ou aumenta a espessura.
claro que chega num ponto que você tem q ter um diâmetro e espessura grandes pra segurar a onda, mas um voyage pesa 1 tonelada e terá lá seus 300cv.
eu já fiz trackday e não cheguei a trincar disco, mas a pastilha ficou toooooda quebrada e faltando vários pedaços. o carro era um gol gti g3 original de tudo, inclusive os freios de 256mm (santana) e disco atrás (que importa, mas menos, já que a maioria da energia quem dissipa é a frente).
na mecânica da assinatura eu senti a necessidade de um bom up de freios pra parar com segurança. então os discos tem os 281x26mm que sugeri e uso wilwood, como bem dá pra ver na foto do avatar, com pastilhas bp-20, que pra rua são as que aguentam mais temperatura.
freio tranquilo mesmo em velocidades altas e com o carro carregado. sem sustos. os discos ainda estão lá depois de uns 1500km de cacete e mal gastaram, mas vira e mexe aparece uma faixa neles que mostra mais ou menos q eles deram uma temperada hehehehehehehe.
já um amigo usa discos de 238mm sólidos na frente com as mesmas wilwood e pastilhas com composto metálico num carro que tem medidos mais de 500cv na roda. e mesmo assim freia, embora a vida útil dos discos seja bastante reduzida.
agora se usar uma pastilha tipo a polymatrix e no carro dele é óbvio que não vai freiar, pois o material perde suas propriedades de atrito (ou pega fogo mesmo ) e dá-lhe sufoco.
é como diz um amigo meu do tempo que fazia eng. mecânica e que já construiu mais de um carro : freio, pode estar vermelho, azul, rosa, pegando fogo, o que for… o importante é as coisas não terem virado líquido, ou vapor .