olá lost,
sim, pistões, pinos, anéis e travas. caramba, os pinos do t-jet tem quase o dobro da espessura interna comparada com as do 8v. não sei se o material dos pistões são diferentes (devem ser, alguém sabe?) mas é notável a maior robustez das do t-jet, principalmente nas áreas de carga. ainda não testamos mas provavelmente os pistões vão pro torno pra tirar alguns décimos da borda. acho que vai pegar nas valvulas. não pude escolher a classe pois eram os únicos que tinham a preço interessante pra mim. são classe a.
abs.
obrigado pela ajuda pessoal. acabei comprando os pistões do t-jet.
nos dois o diâmetro é 72mm e pinos de 18mm. já a distância entre a borda do pistão até o centro do pino no 8v tem 26,4mm e no t-jet tem 27mm. na bacia o 8v tem profundidade de 6mm e t-jet tem 7mm, sendo que o 8v tem essa bacia deslocada apenas de um lado, e o t-j tem ela por completa sendo o centro da bacia um pouco abaloada. as cavas das valvulas ficam na borda do pistão e são bem rasas, podendo usá-lo normalmente no 8v pelo fato de ter todos os detalhes centralizados. tambem há bastante material nessa borda no caso de precisar desbastá-las, o que faria com que sumisse as cavas das valvulas e chegaria a 26,4mm na altura. certamente vi destaxar, já que esse é um ponto critico nesse carro: 10,35:1
li em algum lugar que no trofeo linea andam com 1.3bar e 215cv naquela pressão de corrida usando esses pistões…devem ser fortes e aguentar até uns 300 cv não?
abs, e mais uma vez obrigado pelas valiosas dicas.
fredy
é cara, acho que vai ficar bom. o desenho da cabeça claro que é resultado de toda a engenharia empregada pra ganhar gramas de torque e econimizar os fios de cabelo de combustivel. mas aqui fora, sabe como é né… a gente tenta se virar da melhor forma possivel... perto das gambiarras que se ve por ai, essa até que nao é das mais feias...
comprou pistoes, bielas, pinos e travas né freddy? qual a classe? seria interessante aumentar um pouquinho de nada a folga pegando a classe menor, ja que a diferença é de 0,01.
só pra esclarecer sobre pistoes forjados e sensor de detonção:
os sistemas modernos de injeção eletrônica possuem filtros digitais (processamento digital de sinais ou dsp) para filtrar e isolar a frequencia caracteristica da batida de pino para determinado motor, dependendo de condicoes de pressao e carga.
os pistoes forjados mais modernos, quase que nem batem e trabalham com praticamente a folga original.
sendo assim, é um belo mito esse de pistoes forjados serem confundidos com detonação. se fosse facil assim, folgas de valvulas tambem seriam.
freddy, acho que vai dar certo os pistoes e baixando a taxa, melhor ainda só nao se esqueça de dar uma virada com a mao no motor com o cabeçote, pra ver se as valvulas nao pegam no pistao
ah, no trofeo linea, a taxa é de 9,8:1, original do t-jet. a taxa nao foi modificada pra categoria. só a turbina foi substituida pela do marea turbo.
o meu ficou com 8,5:1 acho que vai dar pra por uma boa pressao. o medo ai é o vira que é de ferro. do t-jet é de aço