calcula o volume da camara (cubicar o cabeçote, cubica a cava do pistão, ve quanto tem de luz entre pistão e bloco e calcula)
volume de deslocamento ( cilindrada de cada cilindro)
(volume de deslocamento + volume da camara) / volume da camada
calcula o volume da camara (cubicar o cabeçote, cubica a cava do pistão, ve quanto tem de luz entre pistão e bloco e calcula)
volume de deslocamento ( cilindrada de cada cilindro)
(volume de deslocamento + volume da camara) / volume da camada
É camarada, seu motor precisa é de uma revisão completa, cabeçote, anéis e etc…
quanto a viajar, fiz diversos bate e volta de 600 km, empurrando 1,5 bar e com pé no porão.
só deu merda uma vez que estava com o a/c ligado e o 2° estagio
da ventuinha não acionou, resultado, voltei pra casa batendo saia, mas mesmo assim rodei mais um ano desse jeito.
trocar de bloco está descartado no momento….
o que precisaria saber é se consigo montar o miolo ap 2.0 vb + bielas 144 + pistões 83mm no bloco md1.6
ou alguma outra sugestao de motor torcurdo aspirado com esse bloco...
abraço
amigão, a unica pessoa que pode descobrir isso é você! kkk
acho que nunca ninguém tentou uma coisa dessas!
displatec é a melhor sem duvida!
já usei ceramic power, a mais dura de todas.
ff, mais macia, porem ela gruda de uma vez, não gostei também
alonga o garfo da embreagem que também ajuda.
que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
fsobral86,
a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:
durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;
inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.
a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.
coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.
mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.
no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.
mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.
abraços, meu caro.
legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe
sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?
meu comando é o 0,30i
o 4º de cima para baixo
sobre o acerto vou começar com ponto baixo mesmo até a mistura ficar ideal em todas as faixas
não sairei enfiando ponto para depois acertar a mistura
o medo é de segurar o pé de quinta na estrada e derreter alguma coisa
isso, esse é o caminho!
É que viajo muito,,, e gosto de manter rpm baixo, nao me importo muito de puxar marcha pra baixo para ultrapassar alguem.
po meu ponto ja foi travado em 28 , travado em 18, travado em 22. 22~26 20~26 o carro realmente fica melhorzinho de baixa mas de de lenta fica horrivel, impossivel, ruim até de ligar.]]]
ai um dia fui testando pnoto a ponto pra ver onde ficava um "meio termo"… fui de 12 (que eh o oringla do motor alcool) ficou morto com faroffa.... botei 15.. ficou legal mas ainda meio morto (alguns motores alcool tb usam eesse).... ai botei 18... 18 o carro ficou legal andando mas a lenta nao tem forca, se ligo o ar, mesmo com a lenta acelerada o carro apaga., pra sair de 0 tem que ficar debreando e tal.
ai voltei botei 16 (mais 1 pra compensar a pouca taxa rs).. e o final fui aumentando... ja tava 30 e nao grilava,,, fiquei com medo e botei 26 (antes quando 28 partiu a junta segurando final 1x).
o carro é andavel agora rs... mas até 1800rpm +-... po é chato... e o avanco a vãcuo acho que avanca até 6 graus.. isso ajudaria bem depois do carro em movimento para dar forca e a lenta continuaria la nos 16 rs.
agora uma pergunta... essa valvula nao aceita ar rpos 2 lados (só pra 1 lado) ou nao aceita pressao? porque se sugar o avanco e adiantar, na hora que soltar o é e tiver que voltar o avanco vai ficar travado nao?¿
essa válvula é uma lado só, pra permitir vácuo e não pressão.
com o avanço a vácuo aumenta a lenta junto, não vai ficar em 16° não.
por que ele avança o ponto quanto tem vácuo, ou seja, condições de pouca carga, pé bem leve no acelerador, descidas e etc...
o vácuo na marcha lenta desses motores costuma ser entre -0.6 e -0,5 em marcha lenta, o que vai causar um avanço razoável na marcha lenta
e achei estranho você dizer que a lenta ficou ruim com ponto mais alto, por que quanto maior o ponto, melhor a lenta fica, fica mais alta e pede menos combustível.
talvez tenha ficado ruim pelo fato do carro estar gordo em baixa, e com o ponto mais alto, ele engordou mais.
mexer com com mapa de ponto é sempre uma "rua de duas mãos", mexesse no ponto e no combustível.
seu problema ai é o turbo muito grande, essa turbina tem a mesma configuração que uma hx 40
está com caixa quente .84???
o que lhe daria uma pegada melhor nesse caso é fazer o cabeçote para ter mais fluxo, e com válvula maior de escape… 40 x 35
e um comando maior pra girar mais e aproveitar a turbina em rotações mais elevadas.
então, não sei se a turbina tem caixa quente .84 ou é .70 mesmo, meu preparador falou que essa configuração do meu carro, a turbina tem que entrar de 1,5kg e 2,2 no booster, o carro tonra-se outro.
É que quanto mais pressão, menos a wastegate alivia, ai a pegada vem mais rápido mesmo.
que injeção usa?
a fueltech tem controle de boost, o que é bem legal e melhora muito a pegada
a ideia é usar um solenoide de 3 vias na ligação da wastegate, deixando ela fechada até atingir a pressão pretendida, e só ai deixar ela aliviar
isso sim melhora e muito a pegada do carro.
estou usando uma fulltech race pro f1
como seria o procedimento para fazer essas modificações?
pensei em talvez aumentar a taxa do motor, será que melhoraria?
a race pro não faz... teria que ser ft 200 pra cima, e usar uma valvula n75 das audi turbo.
seu problema ai é o turbo muito grande, essa turbina tem a mesma configuração que uma hx 40
está com caixa quente .84???
o que lhe daria uma pegada melhor nesse caso é fazer o cabeçote para ter mais fluxo, e com válvula maior de escape… 40 x 35
e um comando maior pra girar mais e aproveitar a turbina em rotações mais elevadas.
então, não sei se a turbina tem caixa quente .84 ou é .70 mesmo, meu preparador falou que essa configuração do meu carro, a turbina tem que entrar de 1,5kg e 2,2 no booster, o carro tonra-se outro.
É que quanto mais pressão, menos a wastegate alivia, ai a pegada vem mais rápido mesmo.
que injeção usa?
a fueltech tem controle de boost, o que é bem legal e melhora muito a pegada
a ideia é usar um solenoide de 3 vias na ligação da wastegate, deixando ela fechada até atingir a pressão pretendida, e só ai deixar ela aliviar
isso sim melhora e muito a pegada do carro.
que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
16~26. é um gasolina rodando alcool.
po o avanco a vácuo da muita dif no carb aspirado… o meu está muito morto até 2000rpm.
comando 49g normal, polia levemente atrasada (estou quase matando potencia pra adiantar ela)...
ruim que cabecote é trabalhado e tem dutos polidos tb... + pouca taxa de compressao + valvulas trabalhadas + caixa longa e rodao rs
até vir folego e o centrifugo iniciar ou turbina entrar ele fica meio lento.
ah então não vai ser vácuo no distribuidor que vai te ajudar não...
encurta a curva de avanço, deixa com 20° ~ 26°, deve ajudar um pouquinho... bem pouco mesmo
eu não curto cambio muito longo nesses casos
seu problema ai é o turbo muito grande, essa turbina tem a mesma configuração que uma hx 40
está com caixa quente .84???
o que lhe daria uma pegada melhor nesse caso é fazer o cabeçote para ter mais fluxo, e com válvula maior de escape… 40 x 35
e um comando maior pra girar mais e aproveitar a turbina em rotações mais elevadas.
cassete 160 primeiro 250 segundo num miolo original 1.8??????
tinha econostat né
acho que não!!!
amigos…
abram um post novo, ao invés de ficar levantando defunto! kk
acho melhor é vc arrumar um ap 1.6…
ou não…
primeiro de tudo você tem que saber com qual gicle está andando, ai vem aumentando conforme a necessidade.
eu já tive um 1.8 alcool turbo com 049g e 2e
e andava com 160 no 1° e 250 no segundo
mas cada motor é um caso
maaasss… acredito que 10 a mais no primeiro e 20 a mais no segundo deve resolver!
o ideal é vc colocar uma sonda wideband e ai acertar conforme o motor necessitar.
que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.