e eu a entendi perfeitamente, desde o seu último post, ontem.
e é exatamente devido a esse ciclo econômico quanto ao movimento que o wenkel é tão eficiente.
? um motor formidável. tão formidável que parece formidável mesmo para leigos.
qualquer um percebe a efici?ncia do movimento continuo do rotor desse motor em relação ao movimento vetorialmente variável dos pistões.
os problemas desse motor são: vedação, lubrificação, consumo, emissão de poluentes
os dois primeiros já completamente resolvidos e o terceiro tem solução, que já minimiza o quarto problema por tabela.
o tempo disponível para a injeção é muito pequeno no wenkel e também tem o fato da c?mara de combustão ser muito grande.
esses dois fatores combinados faz com que seja necessário um sistema avan?ado de injeção eletrúnica de modo a maximizar o rendimento do motor.
hoje, com a fantástica tácnologia na área da injeção de combustável, isso não é um problema.
a questão de emissão de poluentes já é mais complexa. a maioria desses motores queima uma pequena quantidade de óleo, para ajudar na lubrificação.
provavelmente num f?turo próximo, com melhorias no design do motor, isso não mais seja necessário.
enquanto isso, um melhor manejamento da injeção eletrúnica e demais tecnologias anti-poluentes já ajudam a colocar o motor num patamar aceitável no que diz respeito as emissões.
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? obra de um iluminado … sem dúvida . como eu disse , pra lá de sóculo é frente do seu tempo .
os primeiros problemas , como esse camarada meu sempre disse , era questão de descobrirem materiais adequados as necessidades desse motor . principalmente na vedação dos lábulos , na ponta do rotor . quanto aos últimos , um em parte foi resolvido pela adoção do twin spark devido a forma de 8 e a rapid?ssima combustão .
o que eu não entendo é justamente esse último fator . como eu coloquei , se por um lado vc tem a emissão maior de poluentes , por outro , vc tem uma eficiencia absurdamente maior . mon?xido de carbono é mon?xido de carbono . a questão é ; queimar 600 cm3 para realizar o mesmo trabalho de 2.000 cm3 ou mais em motores convencionais .