Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

L

Luispa

@Luispa
About
Posts
49
Tópicos
0
Grupos
0
Seguidores
0
Seguindo
0

Posts

Recente

  • [dúvida e opniões] estrutura gol g1 x gol g3
    L Luispa

    antes que alguém pense que minha opinião é digamos assim “anti-vw” sou proprietário de um voyage sport, e gosto muito do carro, esta comigo a mais de dez anos, e tem atualmente 93.000km, trato o carro com bastante carrinho e mantenho a manutenção rigorosamente em dia, o carro não é rebaixado e nunca o foi, nunca turbinado, só tem cabeçote feito fluxo e válvulas maiores, dimensionado, enfim nada de mais, e apesar de ser muito bem tratado e não ter sido batido, recentemente surgiu uma trinca na caixa de roda dianteira direita, que parte da “janela” onde cruza a barra de direção em direção ao coxim de apoio, precisamente abaixo do chicote, e já vi a mesma trinca em vários quadradinhos, e não estou falando de carros “sovados”.

    já trabalhei com venda de carros e a maioria absoluta deles vw, atualmente sou proprietário de auto peças e trabalho vinculado a uma oficina mecânica, e nas horas de folga tenho como hobby a restauração de um maverick v8 de minha propriedade, serviços os quais são executados na oficina de chapeamento de um amigo.

    resumindo praticamente vivo dentro de oficinas e apesar de gostar muito da estética dos vw, e do bom e velho ap, infelizmente os vw são os campeões de trincas de carroceria, especialmente o “gol bola” e seus derivados.

    é importante ressaltar que moro em uma cidade onde o calçamento das vias publicas é predominantemente feito de paralelepípedos o que contribui bastante para o desgaste do veiculo, só para exemplificar uma suspensão de gol por aqui raramente passa dos 40.000km, e se “baixar” tudo nessa condição se salva somente as molas, um palio nas mesmas condições de uso vai em média a 80.000km, e ainda se salva alguma coisa…

    volto a frisar tenho grande apreço pelos vw, mais acompanho esse tipo de coisa diariamente...

    em cidades de vias predominantemente asfaltadas esse desgaste é bem inferior, constatei isso ainda na época que comprava carros de cidades predominantemente asfaltadas, o exemplo citado acima considero valido devido à rotatividade de carros das mais variadas marcas tanto na oficina mecânica quanto na de chapeamento as quais acompanho e o que disse acima é uma constante.

    e apesar disso sigo gostando de vw em especial os “quadradinhos”, pois é uma paixão, e como toda paixão tende a ser irracional, sigo de voyage sport com trinca na caixa de roda e tudo... rs...


  • [dúvida e opniões] estrutura gol g1 x gol g3
    L Luispa

    amigo $ullivan obrigado pela gentileza e fico contente que minha pequena contribuição tenha sido útil.

    amigo gili, a gaiola parafusada ajuda bastante sim, provavelmente não seja tão eficiente, quanto um soldado, e nem teria como ser, pois além de ser parafusada, a mesma utiliza pontos de fixação com a intenção de minimizar a “agressão” ao carro tornando o processo o mais reversível possível, o que considero uma imensa vantagem se o objetivo for uma “reversão do processo” no futuro.

    e quanto à eficiência no caso de um acidente, teve um piloto da turbo a ou b não lembro agora, que sofreu um forte acidente no autódromo de santa cruz, há um tempo atrás e pelo que ouvi falar, a gaiola se mostrou eficiente no quesito segurança, pois o carro acabou, mais o piloto escapou inteiro.


  • [dúvida e opniões] estrutura gol g1 x gol g3
    L Luispa

    amigo, já tive a oportunidade de ver alguns carros construídos para pista, pois sou amigo de um piloto de pista e preparador de carros de pista e arrancada, aqui do rs e já vi as “entranhas” de alguns deles e por ser um bom “curioso” troquei algumas idéias a respeito, e baseado no que vi e ouvi, posso lhe dizer o seguinte:

    o gol “bola/g3” é mais “rápido” sim que o gol “caixa” que é mais lento que o voyage e o passat, isso no autódromo de tarumã aqui no rs, circuito de alta, mais acredito que o mesmo se repita até mesmo nos circuitos mais travados, pois quem acompanha automobilismo há mais tempo vai lembrar do campeonato de marcas, e lá após o reinado dos passats vieram os voyage, e o gol cx não fez sucesso não, e apesar de entre eixos menor ser teoricamente mais favorável para circuitos travados, isso não é uma regra geral, pois se o fosse os vários protótipos nacionais desenvolvidos ao longo dos anos teriam entre eixos mais curtos que os de um gol cx, o que não é o caso.

    carros feitos para pista têm modificações estruturais muito mais extensas que o alcance dos olhos nos permite ver quando montados, e muitos deles alem do “santo antonio” que além de proteger o piloto em caso de acidente tem a importantíssima função de “amarar o monobloco” evitando torções, (coloque uma roda dianteira de um gol bola ou pior ainda saveiro sobre a calçada, e tente abrir ou fechar a porta, nessa situação é fácil observar o quanto o monobloco original “trabalha” e olha que estamos falando de carro parado sem nenhuma força extra criada por movimentos de curva em velocidade etc…).

    além do “santo antonio” muitos carros são praticamente ressoldados por completo a fim de tornar seus monoblocos mais rígidos.

    resumindo a novela, os monoblocos vw não são nenhuma maravilha em se tratando de rigidez estrutural até mesmo pq não foram projetados para o nível de esforço ao qual vai ser submetido em pista, e, além disso, ainda entra o quesito fadiga estrutural causada pelo tempo e uso.

    o desgaste realmente é bem maior em pista, não somente na peças moveis como na fadiga do monobloco em si, e cedo ou tarde se o uso for mais “extremo” provavelmente surgirão trincas.

    baseado nisso, sugiro já que o objetivo é pista e rua, faça algo reversível pra uma futura venda assim que o monobloco apresentar sinais de desgaste mais avançado, e antes que ele se torne algo meio “difícil de vender”.

    o difícil nesse tipo de projeto é achar um bom “meio termo”, pois quanto mais o amigo se aproximar de um lado, estará se afastando do outro na mesma proporção.

    fora ajustes específicos de suspensão pra determinada pista, se o amigo vise o acerto adotado pra virar tempo em tarumã, onde “vem tempo” na curva um então muito do acerto é feito para que o carro contorne bem tal curva, e ai meu amigo, carros como o uno, se o carro andar na reta abaixo de determinada velocidade ou sem o “pé no bucho” simplesmente o carro “não tem vontade de andar na reta” rs...

    quanto ao comentário sobre o maverick, o mesmo é um caso a parte, pois foi construído em uma época em que não se tinha uma preocupação tão grande com economia de material, e os engenheiros foram particularmente felizes (para os padrões da época) e construirão um monobloco muito bem “amarrado” e consequentemente rígido e robusto (alguém ai já viu monobloco de maverick quebrado?) com uma distancia entre eixos relativamente curta (mais curto que opala e dodge) e somando-se a isso suspensões no “padrão de pick-up” que se por um lado não são um primor em esportividade, são bastante resistentes, resumindo essa outra novela, o carro originalmente é uma “jaca” sim, não há duvidas quanto a isso, agora com dinheiro e conhecimento é possível se construir um “sr. jaca” com performance respeitável e temível por muitos esportivos importados, pois o “pacote base” é bem interresante.

    espero ter ajudado de alguma forma e sucesso com o projeto.


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    vivente, só tenho a dizer o seguinte…
    fodastico


  • Motos 2t
    L Luispa

    amigo streit, sobre a rd 350 eu posso te dizer algumas coisas baseadas em minha experiência própria, pois comprei uma quando fiz 18 anos… bom isso já faz mais de uma década, mais isso não vem ao caso...

    rapais é o seguinte, é uma moto muito particular, e dentro da proposta dela é uma excelente moto sim, e pra quem gosta de acelerar é um “rico do brinquedo” é uma moto muito robusta, porem muito difícil se encontrar uma em bom estado, principalmente pelo perfil da turma que tirava elas zero da concessionária, pois mais de 90% dos donos dessas motos eram da “judiaria”, pois a moto convida mesmo e a turma mais “comportada” e que gostava mais de passeios de fim de semana com namoradas e afins comprava cbx 750 ou cbr 450, por isso é infinitamente mais fácil achar uma 750 inteira do que uma rd, mais se engana quem acredita que o motivo seja a “resistência” da moto em si, e sim o “perfil” do usuário... rs...

    dramas mais freqüentes da moto:

    • embuchamento da suspensão traseira folgado, (o que é até perigoso, pois a moto balança mesmo em alta velocidade) mais é um drama de fácil correção, sem folgas a moto anda retinho que é uma beleza

    • válvula ypvs travada ou com folga, bom ai a cagada geralmente é devido à carbonização excessiva causada por óleo 2 t de baixa qualidade, o detalhe é que o servo, “toca” a válvula através de cabos diretamente em uma das válvulas (são duas uma em casa cilindro) e a outra trabalha “arrastada” e são ligadas por duas meias luas parafusadas entre os dois cilindros,o drama ocorre quando devido ao excesso de carbonização somado a qualquer mínima folga no aperto das meias luas de união acaba ocorrendo um desgaste das pontas das válvulas e ai já viu, fica um cilindro trabalhando de cada jeito, hj em dia nada de difícil reparação, a unidade de controle do ypvs e muito dificilmente dão problema.

    -amortecedor traseiro sem ação, mais é até uma peça bem durável, a minha tinha 67.000 quando comprei e ainda era original, e estava em bom estado.

    -se andar somente em transito extremamente lento o ponteiro de temperatura costuma subir, mais nada absurdo, e basta tomar um ventinho na cara que já baixa, (hj tem ventoinhas adaptáveis que eliminam esse drama).

    -original já não é santa faz no maximo dos máximos 16km/l na estrada isso moto original e conduzida civilizadamente, (pilotada a “moda da casa” e com alguma modificação de cilindro cai pra 10 facilmente).

    -pneu traseiro não dura mais que 5mil km se “pilotada” rs...

    -outro “detalhe” é que na época era muito comum fazer o motor e usar pistões de dt 180 bem mais baratos, o drama é que os da dt tem as “janelas de admissão” bem menores, resultado a moto até fica mais econômica, mais perde muito desempenho...

    resumo da opera, é uma moto pra quem gosta de pilotar, muito robusta mecanicamente falando, anda muito bem e o melhor de tudo com uma simples “lima redonda” na mão de uma pessoa que saiba usá-la em seus cilindros e o brinquedo fica muito mais divertido... rs...

    o ruim é achar uma boa hj em dia, e sinceramente deve ser encarada como uma moto pra diversão, pois pra passeios “na lentinha” não é muito a dela não...

    particularmente para o amigo voiteiro não recomendo não, pois a danada é um convite pra fazer merda... rs...


  • Chupa que é de uva
    L Luispa

    aqui o track day é mensal (quando a prefeitura não arruma algo pra impedir), no mais o track day é pelas serras de petrópolis e tere…..

    a questão não é os caras levarem chumbo de jaca, é ter piloto bom + carro bom.

    hum interresante amigo, então quer dizer que o único piloto de superesportivo “forte” por ai, é o piloto do 911 bi-turbo, que por sinal se não estou enganado é piloto de turismo também, todos os outros de todos os evos e subaru e etc, são “braçinhos de lagarto” então, ou tem dois braços esquerdos?

    cara cuidado ein, algum “piloto” de uma dessas super maquinas pode ficar magoado com o que tu ta dizendo ein amigo… rs... cuidado pra não arrumar inimizades com a turma ai...


  • Chupa que é de uva
    L Luispa

    rapais de novo os “superesportivos” estão levando chumbo da “jaca” deve ser esse um dos motivos dos mavericks estarem cada vez mais carros, e por outro lado, deve ser dura à vida de quem compra um “superesportivo” investe uma bela grana em “melhorias” e anda bastante (deve te piloto de evo com mais km rodados nessa pista que o ingo ein… rs...).

    é levar roda pra uma “jaca” deve ser difícil pra essa turma aceitar... rs...


  • Nascar no misto
    L Luispa

    nah, toddynho não, nescau pronto. :ohoh:

    ah deixem de ser malas, quando falam que caterham, audi quattro e afins são carros de moça eu não fico enchendo a paciência. :ham:

    ps: pra ser adulto tem q idolatrar v8?

    não amigo, não é necessário ser adulto pra gostar de v8, mas é que pra quem gosta de maquina, v8 exerce um fascínio sobre o homem (resumindo é carro de macho mesmo) que é algo incompreensível pra turma que gosta dos bibelôs de matéria plástica (nada contra é só uma questão de gosto pessoal mesmo) que embora muitos atinjam desempenhos bem expressivos… embora sem essência... rs...


  • Troca de biela gm 1.6
    L Luispa

    pessoal seguinte gostaria de saber se existe alguma biela no mercado que eu poderia colocar no lugar da original, que seja mais resistente

    o motor e de um corsa 1.6 e as bielinha são muito finassss, e para entornar ela vicheee não precisa fazer muita força não hehehe

    bom se alguem puder me ajudar eu agradeão ok

    [snapback]680834[/snapback]

    amigo, não tenho dados pra lhe ajudar muito, mas eu conheão um preparador que utlizou bielas de corcel (cht) em uma corsinha aspirada, teve que fazer algumas modificações, mais não me aprofundei no assunto, só sei que o cara fez mesmo…


  • Bela empinada
    L Luispa

    tempinho bom….um carro só fazia a arquibancada lotar.....incrável, arquibancada daki botava sei lá, 2 mil pessoas em 2004.....já agora...... :d

    [snapback]680403[/snapback]

    aproveitando o gancho ninguém tem noticias do maverick amarelo em questão ai, do alexandre costa???

    o carro do cidadão faz uma tremenda falta na arrancada…


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    gostaria de acrescentar um ?detalhe? muito importante, que talvez possa gerar alguma confusão, vale ressaltar que tanto o maverick berta hollywood, quando os gt-40 de época utilizavam carburadores weber 48 ?ida? enquanto o maverick do leovaldo petry, utiliza weber 48 ?idf? (tem um tópico bem interresante que fala sobre as diferenças entre a série ?ida? e ?idf? se não me engano neste mesmo fórum).
    [snapback]678717[/snapback]

    muito bom o tópico, e o pessoal esta bem envolvido, a culpa é tua amigo rodrigo… rs...


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    gostaria de acrescentar um ?detalhe? muito importante, que talvez possa gerar alguma confusão, vale ressaltar que tanto o maverick berta hollywood, quando os gt-40 de época utilizavam carburadores weber 48 ?ida? enquanto o maverick do leovaldo petry, utiliza weber 48 ?idf? (tem um tópico bem interresante que fala sobre as diferenças entre a série ?ida? e ?idf? se não me engano neste mesmo fórum).


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    amigo rodrigo, durante a tradicional visitada diária ao seu tópico, lendo o que os colegas do fórum postaram a respeito das webers, lembrei-me de um tópico onde participei em outro lugar sobre o este assunto, como estou meio sem tempo, vou apenas colar aqui o que escrevi lá.
    só vale ressaltar que o escrito abaixo refere-se ?s webers 48, pois erra esta configuração que usavam tanto o maverick berta hollywood, quanto os próprios gt-40 de época, e também é usada pelo maverick recordista da stt do leovaldo petry.
    ?segundo minha pesquisa cada weber 48 idf apresenta um fluxo total de aproximadamente 610 cfm, em uma rápida soma, chegamos ao valor total do conjunto de 4 webers 48 idf de 2440 cfm
    a essa altura já deve ter gente pensando ?mais é impossível que isso funcione, nem o tánel de vento da nasa produz tanto vento?.
    porém vale lembrar que, por exemplo; em um motor equipado com um quadrijet de 750cfm, os cfm serão distribuídos pela ordem de aspiração do movimento do virabrequim, uma vez que as explosões ocorrem em sequência, isto quer dizer que cada cilindro terá disponível quase a quantidade total dos 750 cfm disponíveis pelo carburador (mas, com a desvantagem do desenho do coletor pleno que entrega proporções diferentes aos cilindros mais distantes, sem contar as perdas geradas por turbulencia geradas pelo cruzamento de válvulas etc.). ?

    eu particularmente levo fé nesta configuração, porém tenho preferência pessoal por uma versão injetada do conceito, espero que some alguma coisa, abrasão e mais uma vez parabéns pelo projeto.


  • Jacas nacionais..
    L Luispa

    pergunta ?

    pq todo video que mostra as jacas sempre aparece o otario fazendo burn outá uiahiuhaiuaha

    amigo a resposta é muito fácil, primeiramente porque tem torque pra isso, e principalmente por que o câmbio e o diferencial aguentam… :teteto:

    mas concordo que tem alguns man?s sim...


  • Jacas nacionais..
    L Luispa

    http://www.youtube.com/watch?v=rm2s6ospij4&feature=related


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    parabéns amigo rodrigo, a ?obra? vai a todo vapor… rs...
    e ai não vai ficar com ?pena? de cortar o assoalho pra fixar o diferencial lá não? rs...


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    tá de brincadeira cabe roda/pneu deste tamanho no maverick pra dentro dos paralamas é meus paralamas traseiros já estão sendo rebatidos pelo restaurador estou querendo comprar rodas traseiras tala 10 .

    daqui umas semanas, vou até o restaurador para tirar medidas da caixa interna para ver o que fazer em termos de offset.

    quero ver se coloco pneus de verdade nada de cooper cobra que é bonito mas possuem uma péssima performance.
    [snapback]664720[/snapback]

    para o amigo que quer por rodas de verdade na traseira, duas boas noticias, seu carro pelo visto é fase i, (até 76) e os dessa fase tem duas importantes diferenças neste quesito, uma delas é a menor bitola do eixo traseiro, não lembro precisamente, mais é coisa de dois centímetros mais estreito que os fase ii, e também não tem a solução que a ford usou pra dar mais espaço para o banco traseiro da fase ii que foi rebater as caixas de ar junto é parte inferior do banco, o que acaba roubando um pouco de espaço para as rodas…


  • Projeto maverick 1974
    L Luispa

    parabéns pelo projeto, muito bom mesmo, só gostaria de comentar que pneus até 275/60-15 cabem sem pegar em nada com as rodas no off-set correto, tenho no meu com rodas palito aro 15x9 e não pega em nada, preventivamente rebati as os paralamas traseiros, mais pra esse conjunto nem seria necessario, rabatidos como estão acredito que caibam os 295…


  • Nelson piquet voltará ?s pistas na gt3 brasil
    L Luispa

    esse 40 que o povo fala se refere ake?

    [snapback]661562[/snapback]

    esse 40 refere-se a altura do teto do carro em relação ao solo, 40 polegadas, e como a versão atual é mais alta o 40 caiu fora…


  • Schumacher testa novos f-1…
    L Luispa

    e o alemão foi o mais rapido… rs...

  • Login

  • Não tem uma conta? Cadastrar

  • Primeiro post
    Último post
0
  • Recente
  • Usuários