para melhorar a potência em baixa num aspirado eu só vejo opção viável aumentar a taxa de compressão e transformar para álcool.
deve ter outro modo, esse obviamente é o mais comum.
melhorando o rendimento, alimentação, queima…mas só pesquisando mesmo.
como eu tinha dito que ia mostrar como calcular até onde o motor aguenta girar.
como calcular a r/l ?
r/l = (curso do virabrequim / 2) / comprimento da biela
vamos passar pra faze 2 para diferenciar um mtor de rua e um motor de pista
motor de rua
necessita girar pouco até as 7000 é considerado giro alto acima das 3300rpm
a aplicação correta para um bom aspirado ou turbo 0,21 a 0,30 para trabalhar com boa faixa de torque
1,0 a 2,0 liros (considerado motores esportivos de fabrica)
aplicação utilizada para motores comerciais diesel
0,30 a 0,40 ( motores de baixa rotação extrema limite 4500rpm)
motor que posibilita melhores pegadas em baixa rotação e mantem o torque muito proximo do giro inicial de 1800 a 2800rpm
como calcular o limite de giro de meu motor ?
um resumo um motor original normalmente vem com material cast ( baixa resistencia)
um motor totalmente cast consegue alcançar com segurança ate 20m/s
como calcular ?
simples
a formula é bem grande mas resumi pra vcs aqui
20m/s => 600/ curso do virabrequim => rpm máximo de seu motor
questões para analise de um motor a ser preparado
r/l = tem que ser inferior a 0,300
caso seja superior haverá necessidade de retrabalho de r/l para ficar aproximada a 0,300agora vamos ver um motor de pista e seus materiais para biela
liga de aluminio especial para uma corrida - até 22m/s
forjados para ate 24m/s
liga de titânio com forjamento 30% para até 28m/s
liga de titanio com forjamento 50% até 32m/s
titânio puro acima dos 32m/s
liga do pistão
aluminio forjado hipereutetico - até 22m/s
aluminio forjado t6 - até 24m/s
aluminio com liga de titanio com forja - ate 28m/s
tungstênio - ate 30m/s
titanio - até 35m/s
com isso vc aumenta o limite de giro do motor, feito isso, mude o corte de giro do motor, remap e be happy
mas isso especialmente para aspro. turbo tem algumas coisinhas mais.