bom pessoal, tentei achar alguma coisa na internet sobre se a controlar esta passando carros turbo na inspeção, a grande maioria dos posts era de gente simplesmente palpitando e quem tinha a duvida quando foi na controlar não voltou no fórum para informar. então postarei aqui o carro e como foi:
carro – ford ka
motor – endura 1.3 turbo 0,6 bar na gasolina
ano – 97/98
escapamento 2” com catalizador e abafados “direto”
limite de co2 1%, conferido 0,6%
limite de ruído do escapamento 95db, conferido 92,5db
importante
1 – se o carro é a gasolina não pode estar rolando com nenhum conversor flex para álcool, eles não verificam o combustível, mas se estiver no álcool sem controlador a rpm pode ficar alta e/ou funcionamento irregular, o negócio é verificar isso antes. caso o módulo flex estiver escondido não tem problema;
2 – o respiro do óleo tem que estar com retorno para a entrada da turbina. a maioria dos carros turbo reprovam neste quesito, o pessoal legaliza o carro passando no inmetro e acha que esta tudo blz, mas eles não verificam esse retorno do respiro, chegando na controlar reprovam por falta de um caninho de retorno.
como foi a inspeção:
procedimento normal como qualquer outro carro, no meu caso depois de passar na inspeção de gases o funcionário da controlar informou que o sistema acusou ruído e tive que passar numa outra inspeção mais detalhada no mesmo local e na mesma hora, o ruído maior não foi exatamente por causa da turbina e sim do abafador que era esportivo que na verdade não passa de um cano sem forro nem nada e mesmo assim passou.
abraços a todos