bem, de cabeca acho que a unica loucura é achar a sucata referida.
porque sinceramente é rarissimo (nao sei ai).
essa aí eu achei a parte mais fácil da história toda, tá fácil demais achar golf mk7 com perda total.
coletor de escape incorporado ao cabeçote só passa a ser limitante quando estiver restringindo a vazão.
já ví alguns civics 1.8 turbo (motor r18) e o coletor integrado ao cabeçote não representou impedimento:
não sei até que ponto dá para chegar, pois como existem galerias de água em volta do coletor integrado, o que vejo como limitante é o sistema de refrigeração que talvez tenha que ser redimensionado.
mas voltando ao motor vw, é um motor relativamente frágil…não é motor para grandes potências, assim como o ea111.
de cara, olhando tecnicamente o motor com os dados disponíveis pela internet já dá para ver que os mancais e pinos de pistão são bem pequenos...diferentemente dos tsi maiores.
olha só! nem sabia que os r18 tinham coletor integrado também. depois que escrevi pensei na besteira que disse... É só cortar e depois soldar o novo, não tem muito mistério.
o que eu não tinha pensado ainda eram nas tais galerias, e aí se for ter que refazer é melhor esquecer o turbo no ea211 1.6 16v, muito custo pra pouco benefício. o problema é que o único jeito de descobrir é "metendo o serrote" no coletor...
rapaz, teoricamente qualquer motor original aguenta 0,5 kgf/cm² sem maiores problemas por conta da margem de segurança na qual são construídos. será que essa margem já não anda tão grande assim? caso realmente o motor não aguente essa pressão, acaba virando uma faca de dois gumes: moderníssimo, muito bom. mas pra quem se contenta com o original. porque pra quem vai turbinar é bom se contentar com o e.torq por exemplo, que não tem bloco de alumínio, tem um só comando (não viriável) no cabeçote, somente um circuito de arrefecimento, tem tanquinho de partido a frio e o escambal, mas aceita ser turbinado!
abraço!