qto ao nobre colega de forum, vasta experiência com esses balanceiros eu realmente não tenho… mas tenho um pouco de janela em preparação de tudo que é motor ...
ah tah…e janela em preparacao de tudo que eh motor por acaso exclui a possibilidade de o senhor desconhecer uma especificidade em um motor em particular? o torna autoridade maxima em qualquer assunto de preparacao a ponto de nao ser possivel a ninguem nao concordar com o senhor?
entao o senhor poderia respeitar uma opiniao de alguem que ja viu, tambem, um bocado sobre esse assunto? nao estou dizendo pra bater o martelo dizendo que eu estou certo nao... soh respeitar e nao se apresentar como se o que eu disse fosse bobagem
relembre o que voce postou:
até uns 7000rpm ainda gira sem maiores problemas, como potência máxima é nos 5.400 limita o ganho mas da pra tirar um bom caldo dele com comandinho sem exageros (um 272° ou 278° - não lembro da kent cams )
coitado de mim, nao eh? devo ter falado bobagem entao… vou pegar o que ja vi nessa vida e voltar pro meu cantinho... (e vou rezar pro colega dono do topico nao ter problemas e gastos com quebras)
se o motor 100% original gira 6.500rpm e num vejo relatos de quebras com ele original… potência máxima nestes motores vem nos 5.200 a 5.400rpm... pode botar um comando mais graduado que se empurrar potencia máxima pra 6.000, ainda fica powerband sem nem mexer no limitador... e já estamos falando de não menos de 10% de ganho (6000/ 5.400 = 11,1%) afinal o torque tende a melhorar tbm...
overspeed, eu devo viver em outro mundo… eu ja ouvi tanta gente falar motor desse quebrar (mesmo no regime de giro original) que eu devo viver numa dimensao paralela...
comparar desempenho de alhos e bugalhos é facil… dificil é num se perder nas outras rimas que vem na cabeça... astra flex com 0,6bar já tira seus 210~220cv...bem acima dos 150~160cv da receita aspro barata e simples ... só que fica fora-da-lei com as modificações totalmente visiveis, o custo é muito maior do que um simples tapa-na-taxa + comando+ acerto que foi a indicação...sem falar que lá se vão uma semana a 10 dias pra montar... taxa+comando+acerto monta de um dia pro outro se tiver vontade... são receitas diferentes pra diferentes aplicações.
o colega do forum em nenhum momento falou que era impeditivo o fato do turbo ser fora da lei (inclusive muitas vezes isso eh resolvivel nesse ponto de legalizar… mas deixa pra lah)
alem do mais da pra andar com 1.0 bar sem estresse (com praticamente o mesmo custo dos 0.6 bar e com praticamente nenhum risco de quebra, se fizer bem feito) e ai ja fica muito mais distante ainda. o que mudaria principalmente, como voce mesmo falou, seria a alimentacao... ai entramos num assunto que voce conhece muito mais que eu e eu lhe pergunto: seria um gasto tao maior assim?
ah outra questao importante: via de regra, queremos mais performance...e nesse caso de 0.6 bar pra 0.8, 1.0 bar eh bem mais facil q o upgrade de troca de cabecote (do projeto aspirado). isso eh uma opiniao de algo relevante que eu acho que deva ser considerada.
se o autor do topico tivesse pedido alguma indicação pra um carro de pista, competitivo e aspro…ai certamente poderia dar outras receitas... e ai sim, passariam todas sem excessão pela troca do cabeçote por um 16v, mas não só isso... bomba de óleo e outros detalhes precisam ser revistos pra que possa girar acima dos 7.500 com segurança.
tenho um pouco mais experiencia com os familia 1: os vhc atritantes viram 7.200rpm (já coloquei em um monte de celta aspro e turbo com comando 1.6b) sem nenhuma perda de durabilidade ou quebra - ja cheguei a fazer alguns com 7.500 sob conta e risco do cliente, os roletados já ficam nos 7.200 mesmo... ok, as valvulas são outras (mais leves) mas o principio é o mesmo...
sabe o legal dessa discussao?
eu ja vi e ouvi um monte de casos de quebra desses malditos 8v gm e nao sou fa de botar esses caras nem pra girar o que a fabrica manda
toda vez, a cada quebra que chega aos meus ouvidos, fico chateado de constatar esse fato.
aih eu venho aqui e digo isso, baseio na experiencia de varias pessoas e… nao vale nada....rs
ja vi voce dar aulas inumeras vezes. li, aprendi, me diverti e admirei o tanto que agregou o que voce explicou... afinal (obviamente) voce tem conhecimentos inegaveis.
...agora, ver voce dar certeza de algo que eu tenho certeza do contrario em um assunto que voce nao tem experiencia (que bom que voce assumiu), nao respeitar o que eu disse eh triste demais.
por que raios eu estaria dando certeza de um assunto e afirmando tao veementemente o que afirmei?
sera que, caso eu estivesse/esteja errado, apresentar a sua opiniao da maneira que voce apresentou eh a melhor maneira? (resumindo o que voce falou: nao quebra nao/esquece o que o colega falou, pode fazer )
por que nao perguntar o motivo da minha opiniao e tentar debater/desbanca-lo? (pra isso o forum. pra discutir)
vou fazer como ja falei: vou parar de usar minhas maos sempre sujinhas de graxa pra tentar usar esse teclado e tentar me fazer entender... vou deixar pra lah.
ao dizer que voce nao tem experiencia sobre esse assunto em particular, aparentemente eu fui muito errado... voce deve ter muito mais experiencia que eu ou qualquer um que eu conheca sobre qualquer assunto de preparacao... entao...erro meu em discutir e querer apresentar uma informacao contraria.
toda e qualquer informacao contraria ao que voce disse deve ser disconsiderada.
como eu sou, no minimo idiota, bossal (essas foram boas) e invejoso (essa foi melhor ainda), faco minha despedida.
saudacoes a todos,