ol? ka, sobre as suas perguntas:
bem, o livro já indiquei qual ?, inclusive com foto da capa e link para quem quiser comprar, ver nome de autor, isbn, comentários, etc. pelo apresentado no livro, não é necessário abrir o coletor ( ), sendo possível fazer este servião pela flange do carburador, já que é necessário apenas direcionar o combustivel que molha o chão do coletor, abaixo do carburador, para o in?cio do duto do(s) cilindro(s) mais pobre(s) (coisa de 1 polegada para dentro de cada duto, se me lembro bem do texto do livro). a sobra de combustável que será controlada fica, segundo o livro, no ch?o do coletor abaixo do carburador, e não nos dutos (o que está nos dutos já tem como destino certo o respectivo cilindro), o controle deve ser feito antes desse combustivel entrar no duto de cada cilindro. onde e como colocar os desvios (para diminuir ou enriquecer a mistura) já havia sido indicado por mim em post anterior, e também está explicado no texto que coloquei, mas é basicamente uma pequena barragem com epoxi, ou pequenos canais coletores que direcionem parte desse combustivel para os dutos. não é necessário separar ar e combustivel
e para deixar claro: novamente digo que eu nunca fiz ou vi alguém fazer isso em um coletor, e sim que havia visto tal procedimento explicado no livro. resolvi colaborar com o pessoal daqui, e deixei a dica sobre o procedimento, sem especificar que serviria para o coletor x do motor y ou não. cabe a cada um verificar se é possível ou não aplicar isso ao coletor que tem. sinceramente, me arrependi de ter postado nesse tópico, pois após isso me senti encurralado , como se precisasse comprovar que tal coisa é possível ser feita ou não. novamente digo: vi tal procedimento em um livro, nunca vi fazerem isto ou não. estou compartilhando esta dica com o pessoal do forum. não sei se é possível fazer isso em um coletor de ap, de cht, de gm f2 carburado, v8 single plane, dual plane, tunnel ram, etc etc etc…
a dica do procedimento está dada, as poginas do livro sobre este assunto foram disponibilizadas, aproveita quem pode e quer.
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blz, ja ajudou um pouco.
vc descobriu alguma forma de ver:
se de fato tem liquido dentro do coletor com o motor em regime de potencia?
de onde esta vindo o combustivel liquido ao cair no coletor?
pra onde esse liquido esta indo?
como fazer pra alem do possivel liquido, vc não desvie tambem o fluxo de ar?
fora isso o restante é simples caso a barragem seja possivel de ser feita, ja que muitos coletores só começar a se separar em dutos em locais onde não se tem acesso.
essas questáes são as que tenho em mente sobre a inviabilidade de se executar o que o livro sugere como sendo a solução.
infelizmente pelo visto o livro não responde minhas duvidas ai de cima :p