Carregador de bateria caseiro…
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baterias que ficam paradas por algum tempo descarregadas (+/- uns 3 meses) estragam definitivamente. ocorre um fen?meno químico chamado sulftação, que é irreversável.
e pra piorar as coisas todas as baterias se descarregam sozinhas se deixadas de lado por algum tempo… o único jeito de guardar uma bateria sem estragar é dar uma carga ao menos uma vez a cada 1 mes e meio. se elas forem mantidas carregadas não estragam por alguns anos.
pra quem sabe ler em ingles, este site tem uma puta explicação detalhada, do tipo tudo que vc sempre queria saber sobre baterias e nunca teve coragem de perguntar :-)
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nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.
a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.
fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.
quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?
o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?
interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?
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nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.
a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.
fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.
quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?
o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?
interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?
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ka,
a regra usada pra fazer carregadores em geral é carregar com uma tensão de 10% a 15% maior que a bateria, e aplicando uma corrente de até 10% da capacidade da bateria. isso pra carga lenta, 12h pra carregar.
essa tensão que voce mediu de 12,95 é a tensão da bateria, não o que o carregador está aplicando. é meio complicado de entender, mas o carregador está jogando 220v na bateria. se voce medir a tensao nas garras estará medindo 220v.
mas pra não fritar tudo tem a lampada, que absorve o resto da tensão.
a tensão da bateria em carga chega até uns 15% da tensão nominal dela, então ela vai até quase 14v (coincidentemente? a tensão que o alternador provó).
fica dificil de te dizer se sua bateria em carga com 12,9 está boa ou nao. talvez uma bateria já com mais uso e as placas desgastadas não chegue mais a 14v, mas não quer dizer que esteja ruim.
essa luzinha da bateria eu não acredito que vê funcionar direito com o carregador ligado, pois está sendo aplicada uma tensão maior na bateria, com corrente pulsada ainda por cima. acho que ela só vai marcar corretamente depois que retirado o carregador e deixado em repouso por alguns minutos. mas tambem nao sei inspecionar pela cor…
carregar baterias é um assunto muito emporico, já tentei aprender isso mas cada livro trata de uma forma diferente...
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certo, isso me anima um pouco mais.
com as garras desconectadas, a bateria fica com 11,7 volts, antes de começar esse processo todo (de recarregamento) ela estava descarregada, com +-10,2 volts.
11,7 volts é a voltagem q sempre tinha qdo ligo a chave do carro e olho pro voltimetro no painel, antes de girar o motor de partida.
só resta saber se esses 11,7 volts de agora estão animados, com amperagem suficiente pra ligar o carro novamente.
com o motor ligado, o voltimetro do carro mostrava sempre 13,8 ~ 14,1 volts ja com as bombas ligadas. sem as bombas chega a 14,4.
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os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo
1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?
e como saber pra que serve cada diodo..
alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?
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os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo
1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?
e como saber pra que serve cada diodo..
alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?
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o 1n4148 é pra sinal, não aguenta altas correntes passando por ele.
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acredito q um seja de silicio o preto e de germanico o q parece de vidro, nao sei se procede…...
poxa até eu continuo aprendendo nesse topico sobre carregadores
essa sulfatacao q as baterias sofrem tenta ser contornada com akele lance de dissolver bicarbonato de sodio, em agua e por dentro da bateria por um tempo pra limpar as placas????
nao procede nada util?
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perguntinha, o que aconteceria se eu colocasse uma lampada de 100+ watts e ligasse o positivo e o negativo num amplificador, pra tocar meu som fora do carro?
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acho melhor voce não fazer isso.
o amplificador trabalha com corrente continua, 12v. e na tomada voce tem corrente alternada.
vai queimar legal teu amplificador. mesmo que voce use diodos pra cortar a parte negativa, a corrente que vai te fornecer é baixa, menos de 2a.
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inicio de carga: sexta feira cedo.
o indicador deu verde. deixei carregando até agora cedo, levei a bateria e liguei o carro
não girou muito forte o motor de arranque talvez pq deixei a bateria fora do carro e conectei ela com um cabo de chupeta aos terminais do carro.
obs: a lampada do carregador não apagou e nem ficou fraquinha.
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qnd liguei o golf com a bateria do carro do meu pai 42ah precisei colocar no carro e apertar os conectores
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nao ka, os diodos 4001 a 4007 sao equivalentes
no meu caso nao virou, ao tentar parecia exatamente com bateria no final de carga, sabe qnd vai virar e apaga tudo q é luz do carro e painel, exatamente isso, qnd joguei no lugar e parafusei os cabos do carro nos bornes da bateria ai sim aguentou virar legal
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ae…...mostrando cada vez mais q so tem conteudo show de bola no pp
eu tmb nao entendo pq cria essa especie de isolacao....