Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Carregador de bateria caseiro…

Carregador de bateria caseiro…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
180 Posts 35 Posters 46.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #79

    nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.

    a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.

    fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.

    quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?

    o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?

    interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?

    1 Resposta Última resposta
    • K Offline
      K Offline
      Ktulu
      escreveu em última edição por
      #80

      nesse tópico estou tratando de duas baterias: a da scooter (q ficou parada uns anos) e a da saveiro, que descarregou apos um afogamento por gasolina na partida.

      a da scooter blz, to querendo fzr demais, mas a da saveiro não tem muito tempo de uso pra morrer assim. de fato essas baterias modernas apagam de um dia pro outro.

      fui ver agora a pouco, esta carregando com 12,95 volts e a lampada ainda esta bem acesa.

      quantos volts é o normal durante a carga (lampada de 200 wts)?

      o indicador da bateria (aquela bolinha) deveria ficar verde depois de qto tempo/volts?

      interromper a carga durante mais de 12 horas por algumas vezes atrapalha?

      [snapback]498118[/snapback]

      ka,

      a regra usada pra fazer carregadores em geral é carregar com uma tensão de 10% a 15% maior que a bateria, e aplicando uma corrente de até 10% da capacidade da bateria. isso pra carga lenta, 12h pra carregar.

      essa tensão que voce mediu de 12,95 é a tensão da bateria, não o que o carregador está aplicando. é meio complicado de entender, mas o carregador está jogando 220v na bateria. se voce medir a tensao nas garras estará medindo 220v.

      mas pra não fritar tudo tem a lampada, que absorve o resto da tensão.

      a tensão da bateria em carga chega até uns 15% da tensão nominal dela, então ela vai até quase 14v (coincidentemente? a tensão que o alternador provó).

      fica dificil de te dizer se sua bateria em carga com 12,9 está boa ou nao. talvez uma bateria já com mais uso e as placas desgastadas não chegue mais a 14v, mas não quer dizer que esteja ruim.

      essa luzinha da bateria eu não acredito que vê funcionar direito com o carregador ligado, pois está sendo aplicada uma tensão maior na bateria, com corrente pulsada ainda por cima. acho que ela só vai marcar corretamente depois que retirado o carregador e deixado em repouso por alguns minutos. mas tambem nao sei inspecionar pela cor…

      carregar baterias é um assunto muito emporico, já tentei aprender isso mas cada livro trata de uma forma diferente...

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #81

        certo, isso me anima um pouco mais.

        com as garras desconectadas, a bateria fica com 11,7 volts, antes de começar esse processo todo (de recarregamento) ela estava descarregada, com +-10,2 volts.

        11,7 volts é a voltagem q sempre tinha qdo ligo a chave do carro e olho pro voltimetro no painel, antes de girar o motor de partida.

        só resta saber se esses 11,7 volts de agora estão animados, com amperagem suficiente pra ligar o carro novamente.

        com o motor ligado, o voltimetro do carro mostrava sempre 13,8 ~ 14,1 volts ja com as bombas ligadas. sem as bombas chega a 14,4.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          realz
          escreveu em última edição por
          #82

          os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo

          1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?

          e como saber pra que serve cada diodo..

          alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Ktulu
            escreveu em última edição por
            #83

            os entendidos em eletronica, podiam me esclarecer se posso trocar o diodo

            1n4007 citado aqui no comeão pelo 1n4148 ?

            e como saber pra que serve cada diodo..

            alias, tenho dois tipos de diodo aqui, um preto  cilindrico e um que parece de vidro..tem diferença?

            [snapback]498254[/snapback]

            o 1n4148 é pra sinal, não aguenta altas correntes passando por ele.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              realz
              escreveu em última edição por
              #84

              o 1n4148 é pra sinal, não aguenta altas correntes passando por ele.

              [snapback]498265[/snapback]

              como faão para identificar para que serve cada um ?

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #85

                acredito q um seja de silicio o preto e de germanico o q parece de vidro, nao sei se procede…...

                poxa até eu continuo aprendendo nesse topico sobre carregadores

                essa sulfatacao q as baterias sofrem tenta ser contornada com akele lance de dissolver bicarbonato de sodio, em agua e por dentro da bateria por um tempo pra limpar as placas????

                nao procede nada util?

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #86

                  como faão para identificar para que serve cada um ?

                  [snapback]498274[/snapback]

                  só lendo o datasheet, procure pela corrente que ele suporta.

                  vai no google e procure por 1n4007.pdf, 1n4148.pdf, etc

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    Bruno
                    escreveu em última edição por
                    #87

                    perguntinha, o que aconteceria se eu colocasse uma lampada de 100+ watts e ligasse o positivo e o negativo num amplificador, pra tocar meu som fora do carro?

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #88

                      perguntinha, o que aconteceria se eu colocasse uma lampada de 100+ watts e ligasse o positivo e o negativo num amplificador, pra tocar meu som fora do carro?

                      [snapback]498553[/snapback]

                      acho melhor voce não fazer isso.

                      o amplificador trabalha com corrente continua, 12v. e na tomada voce tem corrente alternada.

                      vai queimar legal teu amplificador. mesmo que voce use diodos pra cortar a parte negativa, a corrente que vai te fornecer é baixa, menos de 2a.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #89

                        inicio de carga: sexta feira cedo.

                        domingo cedo:

                        o indicador deu verde. deixei carregando até agora cedo, levei a bateria e liguei o carro :ohoh:

                        não girou muito forte o motor de arranque talvez pq deixei a bateria fora do carro e conectei ela com um cabo de chupeta aos terminais do carro.

                        obs: a lampada do carregador não apagou e nem ficou fraquinha.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #90

                          qnd liguei o golf com a bateria do carro do meu pai 42ah precisei colocar no carro e apertar os conectores

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #91

                            qnd liguei o golf com a bateria do carro do meu pai 42ah precisei colocar no carro e apertar os conectores

                            [snapback]498829[/snapback]

                            usando cabo de chupeta não virou a partida?

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #92

                              outra duvida: meu carregador usa 3 diodos in4002 e não o 4007. isso pode ter deixado a carga mais lenta ainda?

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SemControle
                                escreveu em última edição por
                                #93

                                nao ka, os diodos 4001 a 4007 sao equivalentes

                                no meu caso nao virou, ao tentar parecia exatamente com bateria no final de carga, sabe qnd vai virar e apaga tudo q é luz do carro e painel, exatamente isso, qnd joguei no lugar e parafusei os cabos do carro nos bornes da bateria ai sim aguentou virar legal

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
                                  Visitante
                                  escreveu em última edição por
                                  #94

                                  então, fui la denovo e dessa vez coloquei a bateria no lugar e prendi direto nos terminais do carro. aiiii siiiim a partida girou com ?nimo :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    SemControle
                                    escreveu em última edição por
                                    #95

                                    ae…...mostrando cada vez mais q so tem conteudo show de bola no pp

                                    eu tmb nao entendo pq cria essa especie de isolacao....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #96

                                      po, esqueminha ninja esse do tópico. algo super simples, barato e q funciona certinho :)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        realz
                                        escreveu em última edição por
                                        #97

                                        essa de só pegar com os bornes é normal , pois o cabo de chupeta é meio resistivo..

                                        ja tentaram fazer chupeta com outro carro ligado é perceberam que o outro carro tem que estar acelerado para o seu pegar??

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante
                                          escreveu em última edição por
                                          #98

                                          essa de só pegar com os bornes é normal , pois o cabo de chupeta é meio resistivo..

                                          ja tentaram fazer chupeta com outro carro ligado é perceberam que o outro carro tem que estar acelerado para o seu pegar??

                                          [snapback]500569[/snapback]

                                          lembrei disso tb. mesmo com chupeta a partida não gira da forma normal. e tb os terminais do cabo de chupeta ficam quentes, indicio de resist?ncia elétrica ali.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários