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Torquimetro…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #42

    eu uso, no caso desses torquimetros de ponteiro imprecisos um limite de quase um kilo a mais….......

    já vê nego usando torque absurdo em cabeçotes..........quase deformando a peça...............agora menos torque nunca tinha ouvido falar...........

    explica ai em que situações se faria isso, amigo fiet?iro

    abraão

    :)

    [snapback]500775[/snapback]

    um exemplo bem flagrante :

    nos cabeçotes do vw a ar , o aperto original é uma etapa de 1 kg , uma segunda de 2 kgs e uma última com 3,2 kgs .

    mas pense comigo , caso seja feita alguma preparação qualquer , toda preparação visa a entrada de uma maior quantia de mistura ou otimizar o ?ndice de compressão . maior compressão = maior temperatura = maior dilatação do material . no caso do vw a ar , os prisioneiros fatalmente vão estourar com a maior dilatação e o cabeçote ir? voar pro lado , em outros casos de motor pode haver deformação da peça ou o mesmo estouro do prisioneiro . por isso , se dá um aperto consideravelmente menor , as vezes no limite possível pra conseguir alguma vedação , usando até o ring em caso extremo . eu dou um aperto de 1 kg e um final de 2,5 kg . isso proque o torque de aperto é dimensionado de acordo com as condições de funcionamento para as quais o motor foi desenvolvido .

    abraão .

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    • F Offline
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      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #43

      depende tb do material usado…

      menos torque numa junta metalica (pouco deformóvel) é meio caminho andado para queima....

      parafusos e/ou prisioneiros arp por exemplo, tb alteram esse limite...

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #44

        sim claro . mas o que está em discussão é usar mais . eu disse que pode se usar menos , mas nunca mais .

        menos num cabeçote de palio 16v por exemplo é o mesmo que condenar o motor .

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        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #45

          galera por aki costuma apertar bem viw…

          eu usei 11kg no aspirado, hj usava 10 kg e vou continuar com 10, isso tudo num ap. já vi cabeçote sendo apertado com 14 kg.

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          • G Offline
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            Glauco
            escreveu em última edição por
            #46

            galera por aki costuma apertar bem viw…

            eu usei 11kg no aspirado, hj usava 10 kg e vou continuar com 10, isso tudo num ap. já vi cabeçote sendo apertado com 14 kg.

            [snapback]500824[/snapback]

            e com 14kg deve ter é esticado o parafuso ao inves de tar mais apertado, ficou foi pior…

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #47

              e com 14kg deve ter é esticado o parafuso ao inves de tar mais apertado, ficou foi pior…

              [snapback]500828[/snapback]

              depende… se o parafuso estica, ele nao chega em tal torque e quebra se continuar apertando. já vi isso rolar em parafuso de biela.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #48

                galera por aki costuma apertar bem viw…

                eu usei 11kg no aspirado, hj usava 10 kg e vou continuar com 10, isso tudo num ap. já vi cabeçote sendo apertado com 14 kg.

                [snapback]500824[/snapback]

                :)

                verdade ? mas é claro que isso em linhas gerais , tem casos e casos . eu pelo menos penso dessa forma …

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
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                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #49

                  como eu disse: eu gosto de usar 1 kilinho a mais do que a fabrica manda, considerando na maioria das vezes, motor ap com junta de ferro.

                  já vê nego botando torque medido com o grau de incha?o da veia do pesco?o…............. :)

                  agora a menos nunca tinha ouvido falar..........mas deve ser pq não mecho muito com fusca.............heheheee........

                  abraços.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #50

                    :)

                    verdade ? mas é claro que isso em linhas gerais , tem casos e casos . eu pelo menos penso dessa forma …

                    [snapback]500836[/snapback]

                    os 14 k q me lembro eram num 1.6 mi com parafusos novos…

                    o meu posso afirmar pq já coloquei 11kg nele. todos com junta metalica.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #51

                      então , e mesmo os 3,2 kg originais chegam a ser muito no vw a ar . já ouvi falar de cabeçotes autol?nea que simplesmente entraram pra dentro da camisa faznedo o pistão bater no cabeçote e destru?ndo todo o motor (melhor seria se o prisioneiro tivesse estourado) . o material não é o mesmo usado nos cabeçotes originais …

                      mas nesses cabeçotes com aperto bem acima do recomendado , não pode haver problema com o material do cabeçote em só , mesmo que os prisioneiros aguentem é problemas como empenamento , o alojamento dos prisioneiros afundado ou mesmo a junta metálica estourando em pedacinhos ???

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #52

                        entao… compramos o tal torquimetro de vareta...

                        já apertei meu cabeçote com ele... 10 kg... blz, fico zerado

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          ernest
                          escreveu em última edição por
                          #53

                          entao… compramos o tal torquimetro de vareta...

                          já apertei meu cabeçote com ele... 10 kg... blz, fico zerado

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                          eu acho que o que voces estao falando eh tudo balela, na verdade eu penso assim me mostre a oficina, o equipamento usado para trabalho que eu te digo se presta ou nao, a mao de obra eh claro.

                          vamos pensar uma coisa para que precisao afinal quando voce vai comprar 1 kg de carne nem precisa pesar o acougueiro tem muita pratica, e principalemte se a balança dele for made in china ela eh melhor ainda, voce nunca vai saber se comprou 1,1 kg ou 900 gr.

                          quanto a mais aperto ou nao isso tudo eh uma questao de acreditar ou não em um cara que estudou 5 anos numa faculdade para dai dimensionar qual o torque a ser dado num parafuso.

                          bem se voce tiver apertando um parafuso de cabeçote ou de biela pela terceira vez nem vai precisar de torquimetro, pois eles ja esticaram e nao servem para mais nada, a nao ser para voce saber que eles estao lá.

                          ? so olhar um parafuso de biela novo e um apertado duas vezes, nao precisa nem de paquimetro para ver a diferença entre eles.

                          abs

                          ernest :ninja:

                          1 Resposta Última resposta

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