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Motor 6 cil 292

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    *Felipe*
    escreveu em última edição por
    #5

    dificil de acertar/montar…

    mas depois de pronto, só alegria...

    ja achou ou ainda ta procurando?

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #6

      esse seria o 4.4l ???

      tem o pessoald alotus racing de bh que usa um desses com 3 weber 48 …........hhehehehe..........

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      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #7

        esse seria o 4.4l ???

        tem o pessoald alotus racing de bh que usa um desses com 3 weber 48 …........hhehehehe..........

        [snapback]504479[/snapback]

        292 = 4.8 litros

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #8

          292 = 4.8 litros

          [snapback]504501[/snapback]

          4.785cc pra ser mais exato…......? que eu tava com prequica de converter.......hehehehee.......... :semata:

          de qualquer forma, tem o opala da lotur racing que saiu na a.power e os caras são especialistas em 6 bocas exagerado...........

          litragem alta..........comando ogro...........3x48 ida.............e por aí vai....... :semata:

          abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #9

            dá pra bater 5,0l usando esse bloco com pistão de 151 …

            no mínimo , ignorante ...

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              vtr.
              escreveu em última edição por
              #10

              tanto carinha andando de carro 1.0, e tem gente querendo andar de 4.8 litros 6 canecos, heauhea

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rafael16V
                escreveu em última edição por
                #11

                dá pra bater 5,0l usando esse bloco com pistão de 151 …

                no mínimo , ignorante ...

                [snapback]504702[/snapback]

                ah se eu tivesse grana… :semata:

                sou loco pela ideia de montar um opala 292 4 aspiradinho de rua :semata:

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  leopaleiro
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  felipe, ainda estou a procura, se alguem ai souber de algum me fale…........mas e aí, alguém já montou um destes?? quem poderia me dar algumas dicas?? ajudem aí pessoal :semata: :semata:

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
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                    *Felipe*
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    tem uma lenda que rola por ai, de um cara que montou 50 blocos desse na arrancada…

                    bom, diz ele que pegou a prática.. :semata:

                    e que até agora o 51? bloco não quebrou :semata:

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      considerando um 6 cilindros em linha de 292 polegadas cubicas x um v8 de 292 polegadas cubicas.

                      qual a vantagem de cada configuração ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        leopaleiro
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        para mima vantagem do 292 6 cil é apenas a montagem no carro…........se eu fosse colocar um v8 292 iria ter de fazer muitos recortes e adpta?oes, já que nao quero mexer na estrutura do carro; e além do mais caravan e opala tem de ser 6 cil em linha :semata:

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fahrell
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          considerando um 6 cilindros em linha de 292 polegadas cubicas x um v8 de 292 polegadas cubicas.

                          qual a vantagem de cada configuração ?

                          [snapback]505637[/snapback]

                          teoricamente tb a vibracao ( e possivel maior rpm ) do 6 inline é menor que o v8, sem falar no peso beeem menor e ao menor atrito das partes moveis internas… em contrapartida o v8 tem muito mais massa pra troca de calor...

                          mas isso tudo eh teoria...

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
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                            daniel
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            foi aqui que foi postado fotos do vira com curso maior para chevy 6 cilindros inclusive eu havia perguntado sobre polia dumper e tal .

                            e tinha um vendendo no mercado livre.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              leopaleiro
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              tinha sim amigo, mas montar o cheater (vira do 292 no bloco opala) dá uma mão infernal, por iso que procuro o motor parcial :semata:

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                Rafael16V
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                tinha sim amigo, mas montar o cheater (vira do 292 no bloco opala) dá uma mão infernal, por iso que procuro o motor parcial  :semata:

                                [snapback]505659[/snapback]

                                fora que o bloco do 292 é mais alto que o do 250, proporcionando uma r/l melhor (apesar de não ser fundamental, r/l melhor sempre é bem vinda)

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Pisca
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  felipe, ainda estou a procura, se alguem ai souber de algum me fale…........mas e aí, alguém já montou um destes?? quem poderia me dar algumas dicas?? ajudem aí pessoal  :semata:  :semata:

                                  [snapback]505625[/snapback]

                                  manda mp p/ inline_six q ele tem 1 desses…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #21

                                    teoricamente tb a vibracao ( e possivel maior rpm ) do 6 inline é menor que o v8, sem falar no peso beeem menor e ao menor atrito das partes moveis internas… em contrapartida o v8 tem muito mais massa pra troca de calor...

                                    mas isso tudo eh teoria...

                                    [snapback]505648[/snapback]

                                    ? uma discussão a, no mínimo, interessante

                                    eu acredito que a durabilidade do v8 seja bem maior com relação ao 6 em linha.

                                    se o v8 possui 02 cilindros a mais para gerar a mesma litragem, significa que:

                                    • ou o di?metro dos pistões do 6 cilindros é bem maior

                                    • ou o curso do virabrequin do 6 cilindros é bem maior

                                    alias, acho que daria um belo tópico com discussões e trocas de informções bem interessantes.

                                    cada um deve ter suas vantagens e desvantagens…..

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #22

                                      teoricamente tb a vibracao ( e possivel maior rpm ) do 6 inline é menor que o v8, sem falar no peso beeem menor e ao menor atrito das partes moveis internas… em contrapartida o v8 tem muito mais massa pra troca de calor...

                                      mas isso tudo eh teoria...

                                      [snapback]505648[/snapback]

                                      para mima vantagem do 292 6 cil é apenas a montagem no carro…........se eu fosse colocar um v8 292  iria ter de fazer muitos recortes e adpta?oes, já que nao quero mexer na estrutura do carro; e além do mais caravan e opala tem de ser 6 cil em linha  :semata:

                                      [snapback]505641[/snapback]

                                      vocês devem estar é loucos

                                      o chevrolet small block v8 (todos, 265, 283, 302, 327, 350, etc) ocupa muito menos espaço do que o chevrolet seis em linha: é mais baixo, bem mais curto e pesa um pouco menos que este.

                                      o motor é pequeno o suficiente para caber debaixo do capo de um chevette sem maiores cirurgias.

                                      maiores informações sobre o chevrolet small-block:

                                      http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/chevy-v8-2.htm

                                      outro detalhe: a instalação do small-block chevrolet na linha opala/caravan é quase plug and play. o pessoal de brasília deve conhecer o alexandre garcia, aqui ele ensina a instalar o small-block v8 na caravan e opala.

                                      http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2/caravan-1.htm

                                      vórios motivos me levaram a fazer a instalação do 350 no opala. o motor pesa praticamente o mesmo que um 4.100, o que é fácil de se ver na prática, visto que o carro mantém a altura original após a adaptação sem o uso de molas especiais. além do suporte para os cal?os do motor, não h? nenhuma outra adaptação a ser feita na suspensão dianteira. o motor também fica mais recuado que o seis-em-linha, o que é ben?fico, pois recua um pouco o centro de gravidade do grupo mecânico e do próprio veículo

                                      minha opinião pessoal: o gm seis em linha sofre mais com vibrações (virabrequim muito longo) e a alimentação com o coletor original é deveras deficiente. considerando o tamanho do motor, peso, cilindrada, suavidade de funcionamento, distribuição de peso entre os eixos, não vejo vantagem nenhuma pro chevrolet seis em linha.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fahrell
                                        escreveu em última edição por
                                        #23

                                        vocês devem estar é loucos

                                        o chevrolet small block v8 (todos, 265, 283, 302, 327, 350, etc) ocupa muito menos espaço do que o chevrolet seis em linha: é mais baixo, bem mais curto e pesa um pouco menos que este.

                                        minha opinião pessoal: o gm seis em linha sofre mais com vibrações (virabrequim muito longo) e a alimentação com o coletor original é deveras deficiente. considerando o tamanho do motor, peso, cilindrada, suavidade de funcionamento, distribuição de peso entre os eixos, não vejo vantagem nenhuma pro chevrolet seis em linha.

                                        [snapback]505676[/snapback]

                                        concordo com vc quanto ao coletor, ambos… isso é devido é idade do projeto e facilmente resolvido caseiramente

                                        o 6 inline é mais comprido, e portanto mais dificil de acomodar... por isso a grande maioria é longitudinal... os v8 sao mais compactos? , mas nao menores...

                                        e mantenho o que disse quanto ao 6 inline ser muito menos aspero que qualquer outro motor... 4l, v6, v8, 5l, v10, v12..... é poblico que o 6 inline é o que melhor distribui os vetores de forças... e é por isso que é o escolhido ainda na maioria dos bmw e mercedes...

                                        esse é um excelente resumo geral sobre isso...

                                        http://www.autozine.org/technical_school/engine/smooth1.htm

                                        the engine is balanced end-to-end and requires no balancer shaft, unlike 3-cylinder engines.

                                        what about vertical / transverse forcesó like 3-cylinder engines, the vertical and transverse forces generated by individual cylinders, no matter first order or second order, are completely balanced by one another. the resultant vibration is nearly zero, thus inline-6 is virtually a perfect configuration.

                                        não é só o inline 6 que tem balanceamento perfeito… os boxer e o v12 tb... mas é de longe o mais compacto e acessável...

                                        inline-6 is not the only configuration can deliver near perfect refinement, but it is the most compact one among them. all boxer engines are perfectly balanced, but they are two wide and require duplicate of blocks, heads and valve gears. v12 engines also achieve perfect balance, but obviously out of the reach of most mass production cars.

                                        however, bmw is still loyal to inline-6 engines. ultimately, inline-6 engine is more efficient yet smoother. v6 has more energy loss because it duplicates valve gears and camshafts (which increase frictional loss), while the use of 2 cylinder banks leads to more heat loss.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
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                                          #24

                                          concordo com vc quanto ao coletor, ambos… isso é devido é idade do projeto e facilmente resolvido caseiramente

                                          discordo.

                                          ou vc usa um coletor de admissão clifford (que é totalmente projetado pra suprir as seis bocas) ou parte pra carburação tripla.

                                          o coletor original do chevrolet seis cilindros é um crime: afoga o primeiro e o sexto cilindro, dá falta no segundo e no quinto e faz o terceiro e o quarto trabalhar totalmente em desacordo com os outros 4 cilindros.

                                          isso poderia ser aceito no chevrolet ramona 1927 (primeiro chevy a usar esse motor), mas jamais se compara a um coletor cross ram de qualquer v8.

                                          o 6 inline é mais comprido, e portanto mais dificil de acomodar… por isso a grande maioria é longitudinal... os v8 sao mais compactos? , mas nao menores...

                                          ? menor sim. eis o opala do joão cursini quando ainda usava o chevrolet 327

                                          e mantenho o que disse quanto ao 6 inline ser muito menos aspero que qualquer outro motor… 4l, v6, v8, 5l, v10, v12..... é poblico que o 6 inline é o que melhor distribui os vetores de forças... e é por isso que é o escolhido ainda na maioria dos bmw e mercedes...

                                          discordo novamente.

                                          um chevrolet seis cilindros em linha jamais vai ser menos ?spero do que um v8 norte-americano pelo simples fato de todos os v8 norte-americanos serem do tipo cross-plane , onde cada colo fica a 90 graus um do outro, garantindo um balanceamento perfeito.

                                          motores em v são mais suaves do que motores em linha. aqui também vai o ?ngulo entre as bancadas. o ideal é que seja sempre igual a 720 (graus, um ciclo) dividido pelo número de cilindros. um v12 teria ?ngulo de 60?; um v10, 72?; um v8, 90?; um v6, 120?; um v4, 180? (boxer).

                                          junte isso é ordem de ignição: quanto mais cilindros, menor o intervalo entre um tempo-motor (combust?o) e outro, que também contribui para a suavidade. no v8 h? uma explosão a cada 90 graus, no seis em linha h? uma explosão a cada 120 graus.

                                          em tempo: a mercedes descontinou os seis em linha em favor dos v6 flat plane . a bmw aos poucos está deixando de lado os seis em linha em favor dos v8, pelo simples fato de ser impossível fabricar um seis cilindros em linha com cilindrada unit?ria superior a 650cm3 com a mesma suavidade dos 6 em linha menores e dos v8 sem ter que apelar para enormes panelas nos cilindros, comprometendo toda a efici?ncia da queima da mistura, sendo necessário apelar para mais frentes de chama (duas velas multi-eletrodo por cilindro, etc).

                                          isso pode ser visto nas bmw série 5: as 530 e 535 (3.0 e 3.5) mantinham os seis cilindros, a m5 mantinha o seis cilindros ampliado pra 3.8 (cilindrada unit?ria de 633cc), mas a 540 já partia para o v8 de apenas 4,4 litros. as m5 1998 já traziam o v8 no lugar do seis em linha, 5 litros para 8 cilindros (cilindrada unit?ria de 625cc).

                                          a nova m5 é ainda mais suave: 5 litros para 10 cilindros, (cilindrada unit?ria de 500cc). é aqui que o bicho pega pro seis cilindros chevrolet: os canavieiros chegam ao absurdo de 4,8 litros para 6 cilindros (cilindrada unit?ria de 800cc).

                                          não tem como ser suave nem por decreto.

                                          nesse caso, pega o v8 small-block chevrolet mais vagabundinho que existe, o 283 v8 dos impalas, são 4638cc, cabeçotes de fluxo cruzado, virabrequim de 3 polegadas (dá pra girar 8000 rpm com um po nas costas), pistões mamadeira (ótima efici?ncia da frente de chama, squirl e queima), melhor balanceamento, menor torção do virabrequim, menor pressão média específica, cilindrada unit?ria de 579cc (a la bmw…), tudo isso num motor que pesa a mesma coisa que um seis cilindros chevrolet projetado na dácada de 20.

                                          são mais de 20 anos de diferença no projeto dos motores. não tem nem o que comparar.

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