[hot topic] tabela de peso de volantes
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parece que tudo é mais pesado no tt do que no a3… pior que isso é ver um parafuso original vw/audi, tirar do pacote, deixar cair no chão e quebr?-lo… isso é ruim, parafusos do volante ainda...
[snapback]518767[/snapback]candidato a ser um leg?timo fly wheel ao po da letra.
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e fica bom em uso civilizado cidade?
a diferenca de um normal compensa ?
[snapback]518704[/snapback]com volante muito leve vc perde inercia, um exemplo, vc vem andando em velocidade constante e tira o po do acelerador e o carro perde o embalo rapidamente, ao inves de continuar andando. acredito que com esse volante de 3kg do sapinho fique assim, se for uma coisa mais simples, tipo 2kg a menos num volante de 9kg, não de tanta diferença nesse sentido.
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o do pointer é igual o do audi, 14 kg safado né????
:-d deixei com 7
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ah…......esses volantes da ancona de aluminio são uma obra de arte.................já os sapinho não passam de volantes originais esfaquiados ...........huahuahuahaa..........
temos um race dele por aqui.............dá medo de sair voando............
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montamos um logus wolf?s-hamburguer que deu o livre…........a volante devia pesar quase uns 500 kg obs: trocamos por um de gol carburado...............
[snapback]518848[/snapback]
como?
o diametro deles é totalmente diferente.a cremalhera passa longe do arranque, o plato e disco são maiores e o furo do eixo-piloto também é maior que do carburado.
foto comparando o conjunto volante+plato+disco do logus com um de gol carburado que tenho aqui… foto tirada quando tava montando o motor do logus.
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falei merda…............
o logus era de um amigo e fomos atrás pra comprar num ferro-velho................eu achei que era de gol, mas deve ser então de escort antigo...........sei lá..........
mas no olho era beeeeeeeeemmm mais fino..........
abraço.
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goiano
se for de outro transversal, ai sim.
creio que tenha mesmo menor que o do logus/pointer.quando vc falou de volante de ap longitudinal no transversal até assustei.
[snapback]518864[/snapback]então devia ser de escort l mesmo….......huahuahuaha..........
ps: mas não tenho certeza............
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na duvida, passa a faca nele logo
uma coisa q eu percebi no meu antigo escort zetec quando tirei 2kg dele, foi que o freio motor ficou um pouco menos eficiente… numa decida, se eu tirasse o peh o carro nao freiava tanto assim... nao sei se tem algo a ver com o alivio, mas que mudou, mudou
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volante de aluminio forjado + platé + disco = r$ 1.600,00….........mas vê isso a muuuuuuuuuuito tempo atrás...........pode ter mudado
[snapback]519039[/snapback]ter mudado pra mais hehehehe
uq rola é pegar um cara bom de alivio e mandar no seu volante rsrs
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e aí pessoal
aproveitando o gancho do tópico, algumas considerações sobre esse tema levemente controverso..
o volante é simplesmente uma massa com fins inerciais, como falaram… por se tratar de uma peça com movimento rotativo, não interessa saber somente a massa dele, e sim como essa massa está distribu?da ao redor do eixo de rotação. o que interessa é o momento de inercia, que vai nos permitir determinar o torque necessário para aumentar a velocidade de rotação do volante.
em analogia é força = massa * aceleração , a 2a lei de newton para o movimento angular ?:
torque = momento_de_inercia * aceleração_angular
imaginem 2 volantes iguais de um mesmo carro, aliviados e com a mesma massa, ?x kg?... mas um deles é assim:
será que os volantes instalados num mesmo motor porporcionarão comportamento igual em um mesmo carro?? não, pois com certeza esse volante da foto terá menor momento de inercia claro que se um volante tem 10kg e o outro 3kg com o mesmo di?metro, com certeza o momento de inercia será significativamente menor no mais leve, mas se a diferença for pequena o valor da massa pode nos enganar.
certo, mas se temos um volante com maior ou menor momento de inercia, o que acontece? se medirmos o torque (e indiretamente a potência) do motor em um dinam?metro de freio, ela será sempre a mesma, sem importar o volante (ou mesmo aus?ncia dele). a potência no virabrequim depende da taxa de combustável queimado no tempo (kg/segundo), descontando o rendimento da combustão (% de energia do combustável liberada), térmico (converter a energia em aumento de pressão) e mecânico (converter a pressão no interior do cilindro em força no eixo). a inercia do volante não vai ter relevóncia na potência entregue no virabrequim.
o volante só serve para armazenar energia na aceleração e devolver na desaceleração. ele não dá mais torque ao motor, a única coisa que dá mais torque ao motor é admitir mais ar no interior do cilindro (com o combustável correspondente e o avanço ?timo).
a energia armazenada/devolvida em cada velocidade do veículo depende da relação de marcha. quanto mais curta a relação, mais a velocidade de rotação do motor é multiplicada em relação é das rodas. em 5a marcha o efeito do al?vio de volante é significativemte menor que em 1a marcha.
pode-se concluir então que, segundo as leis da f?sica, aliviar o volante não diminui a velocidade final do carro se alguém viu isso na prática, deve haver outra explicação…
al?vio de volante é algo que eu sempre recomendo claro que em grau variável para cada aplicação..
as desvantagens em casos extremos são instabilidade na marcha lenta (menos combustões ocorrendo por segundo, vc sente mais os pulsos de força do motor) e necessidade de acelerar mais fundo e/ou dar mais rotação ao motor para poder decolar com o carro.
mas na minha opinião, compensa muito
(não gasto mais dinheiro com revistas nacionais...)
(desculpem o texto longo...)abraços