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Turbinas curiosas

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    AIRpower
    escreveu em última edição por
    #1

    iaeee galera

    como diz minha assinatura, possuo um site sobre turbo compressores, bem simples e tal, e durante minha busca por fotos interessantes e diferentes para colocar na seção de fotos, encontrei algumas imagens que agu?aram minha curiosidade. estou postando o link delas abaixo, e peão que comentem sobre estas particularidades dos motores/turbinas, explicando o funcionamento, vantagens, desvantagens etc de cada configuração.

    turbina estranha

    a sa?da desse compressor me parece ser de uma turbina fabricada especificamente para um carro de série, e por isso tem esse tipo de sa?da. será isso mesmo? e esse furos em volta da boca de entrada do compressor, será que são uma espocie de refluxo?

    rotor estranho 1

    rotor estranho 2

    esses rotores possuem formatos diferentes do que estamos acostumados a ver habitualmente, com pos duplas (que já não são muito comuns mas já são conhecidas), só que possuem um visual interessante, formando ?desenhos?. sei que visual não necessariamente influ?ncia em performance, mas é curioso o formato desses rotores, se não me engano das carca?as frias dessas turbinas toyota. ali?s, eu nem imaginava que a marca japonesa também fabricava turbo compressores

    gr?fico estranho]gr?fico estranho

    o gr?fico de efici?ncia deste compressor mostra que existe maior efici?ncia no segundo anel, com 75 % contra 72 % no primeiro anel, sendo que a máxima efici?ncia é de 77 %. já achei estranho a maior efici?ncia ser no segundo anel, pois geralmente as fábricas projetam os compressores de forma que o maior aproveitamento seja na primeira ilha, e fiquei imaginando em que ponto serão atingidos os 77 %, mais para o centro da ilha central ou entre o 1? e 2? anéisó

    escape estranho

    a sa?da desse escape diferente, deve ser para proporcionar maio fluxo/velocidade não ?? mas como isso funciona?

    admissão estranha

    pelo que entendi este sistema é muito interessante porque aumenta o fluxo admitido (massa), será que possui alguma desvantagem, já que não é muito utilizado.

    falou.

    air na veia

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    • A Offline
      A Offline
      AIRpower
      escreveu em última edição por
      #2

      iaeee

      o link correto para o gr?fico é esse:

      gr?fico estranho

      falou.

      air na veia

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        ruiak
        escreveu em última edição por
        #3

        auncia coisa q posso t falar eh do ultimo sistema dos dois filtros .. ele nao eh utilizado pq normalmente agent consegue filtros suficientes pro tamando da boca das nossas turbinas … esse cara provavelmente nao conseguiu .. a turbina eh grandinha ali ... e eh pra fazer um charme burro tb acho .. uheuheuheuheue

        n vejo vantagem nem uma nesse sistema

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          AIRpower
          escreveu em última edição por
          #4

          auncia coisa q posso t falar eh do ultimo sistema dos dois filtros .. ele nao eh utilizado pq normalmente agent consegue filtros suficientes pro tamando da boca das nossas turbinas … esse cara provavelmente nao conseguiu .. a turbina eh grandinha ali ... e eh pra fazer um charme burro tb acho .. uheuheuheuheue

          n vejo vantagem nem uma nesse sistema

          [snapback]520998[/snapback]

          iaeee

          também acho que é muito de visual, mas pode sim trazer um ganho de fluxo, já que a área de aspiração fica multiplicada.

          falou.

          air na veia

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            ruiak
            escreveu em última edição por
            #5

            ficar multiplicada fica ….. mas tendo em vista perda no y por restri?ao da unicao .. com a solda e tals .. mais n fatores ali .. um filtro soh do tamanho da boca da turbina daria mais fluxo sem duvida

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #6

              iaeee

              também acho que é muito de visual, mas pode sim trazer um ganho de fluxo, já que a área de aspiração fica multiplicada.

              falou.

              air na veia

              [snapback]520999[/snapback]

              não, o motivo não é visual nem falta de filtros grandes…

              esse carro originalmente usa duas turbinas e dois sensores maf, e pra não ter que fazer uma meia-boca nos sensores maf e acabar endoidando a injeção original do carro, é mais fácil manter os dois sensores antes da turbina mesmo... fica certinho o sinal mandado pra injeção e mantém a área de vazão de ar necessária pra essa monstrinha.,..

              quanto ao resto dos desenhos, não sei explicar... as pos duplas e diferentes são normais, a saida de escape do boxer talvez seja algo para rigidez estrutural e a primeira foto é de uma turbina cheia de laão de fita... tem até um atuador eletrico, provavelmente da wastegate ou algum tipo de geometria variável... sei lá...

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #7

                cuidado vinicius…la fora existem muito mais acessórios tch?nem do que aqui...

                não é pq veio la do gringo que tudo tem q ter explicação técnica justificável pra apar?ncia de certas peças.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AIRpower
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cuidado vinicius…la fora existem muito mais acessórios tch?nem do que aqui...

                  não é pq veio la do gringo que tudo tem q ter explicação técnica justificável pra apar?ncia de certas peças.

                  [snapback]521034[/snapback]

                  iaeee

                  eu sei tia ka, sou um dos que acho que os gringos não são mais que nés :) , mas simplesmente fiquei curioso com as diferenças, e como busco aprender cada vez mais, perguntei para opessoal, que com certeza tem mais conhecimento que eu, pra ver se alguém tem conhecimento das curiosidades.

                  falou.

                  air na veia

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    nossa q coisa estranha realmente esse escap, muito show pq o motor tem tudo pra ser enorme

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #10

                      não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.

                      http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg

                      ? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.

                        http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg

                        ? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.

                        [snapback]521058[/snapback]

                        sabe q eu nao sou um tao profundo conhecedor de motores, nao manjo ao certo o q seja o motor boxer, ao meu ver era um motor em v de 6cil, hehehehe tipo 3x1 e 3x1 e por fim 2x1 direto em uma unica turbina

                        viu so como pra mim era algo enorme

                        e pelo jeito da entrada ainda era pulsativa ou bi pulsativa

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
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                          AIRpower
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.

                          http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg

                          ? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.

                          [snapback]521058[/snapback]

                          iaeee

                          me refiro a sa?da, e não ao coletor. aquelas junções que mais parecem boca de fogão :) entendeu?

                          falou.

                          air na veia

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
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                            AIRpower
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            iaeee

                            será motor de subaru? porque tá muito estranho pra ser de fusca.

                            falou.

                            air na veia

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              #14

                              sabe q eu nao sou um tao profundo conhecedor de motores, nao manjo ao certo o q seja o motor boxer, ao meu ver era um motor em v de 6cil, hehehehe tipo 3x1 e 3x1 e por fim 2x1 direto em uma unica turbina

                              viu so como pra mim era algo enorme

                              e pelo jeito da entrada ainda era pulsativa ou bi pulsativa

                              [snapback]521060[/snapback]

                              eu tinha editado mas vc citou antes de eu enviar. de fato parece mesmo um 6 cilindros.

                              iaeee

                              me refiro a sa?da, e não ao coletor. aquelas junções que mais parecem boca de fogão  :) entendeu?

                              falou.

                              air na veia

                              [snapback]521063[/snapback]

                              aah ta, sei la o q aquilo faz, e se é q faz :(

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                el.rafar
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                ah primeira turbina é com geometria variavel… jah saiu a foto dela aki... tava ate a venda no ebay se nao me engano...

                                1 Resposta Última resposta
                                • I Offline
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                                  #16

                                  a primeira é uma turba de geometria variavel, mas ela usa atuador eletrico.

                                  a segunda não acho q seja muito anormal, mas deve ser por ter um design interno da carcassa diferenciado… ou sei lá :)

                                  agora o grafico vc interpretou de forma errada, pois não é possivel o q vc descreveu. na verdade a ilha central é 75% externa a ela 72% e 77% não é uma ilha mas sim um tra?o, omitido por varios fabricantes.

                                  bem, acho q é isso :(

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
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                                    #17

                                    achei umas tgv no site da borgwarner http://www.turbos.bwauto.com/de/products/vtg.asp

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      #18

                                      a primeira é uma turba de geometria variavel, mas ela usa atuador eletrico.

                                      a segunda não acho q seja muito anormal, mas deve ser por ter um design interno da carcassa diferenciado… ou sei lá :(

                                      agora o grafico vc interpretou de forma errada, pois não é possivel o q vc descreveu. na verdade a ilha central é 75% externa a ela 72% e 77% não é uma ilha mas sim um tra?o, omitido por varios fabricantes.

                                      bem, acho q é isso :aaf:

                                      [snapback]521134[/snapback]

                                      iaeee

                                      como assim atuador eletrico?

                                      quanto ao gr?fico, também achei estranho, mas justamente por isso que postei. repare bem, 75 % se encontra no 2? anel, e 72 % no 1? :)

                                      falou.

                                      air na veia

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        iaeee

                                        mas galera, o que eu achei estranho é a sa?da do compressor, que é torto , e tipo me parece ter sido fabricado especificamente para um carro, se adaptando ao espaço disponivel. se for isso é interessante, pois ai o uso desta carca?a ficará limitado a esse modelo, e geralmente os fabricantes fazem uma normal para que possam ser adaptadas em qualquer veículo.

                                        e os furos , tem haver com o tgv ou o atuador? ali?s, como assim um atuador? :)

                                        falou.

                                        air na veia

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • I Offline
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                                          #20

                                          iaeee

                                          como assim atuador eletrico?

                                          quanto ao gr?fico, também achei estranho, mas justamente por isso que postei. repare bem, 75 % se encontra no 2? anel, e 72 % no 1?

                                          falou.

                                          air na veia

                                          um atuador q controla a tgv, vi isso numa palestra da borg… como esse tipo de turbina tem aplicação quase exclusiva pra diesel não me liguei muito.

                                          impossivel o 75% tá no 1? anel... pois as curvas são montadas a partir das horizontais de rotação, e cada linha de rotação tem uma eficiencia. levanta-se todas as curvas de vazão por pr pra cada rotação da turbina e sua respectiva eficiencia. quando se junta todas as curvas + suas eficiencias é q são criada essas ilhas. até poderia exemplificar isso, mas num tenho nenhum programa aqui pra desenhar e eu odeio o paint :)

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