Turbinas curiosas
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iaeee galera
como diz minha assinatura, possuo um site sobre turbo compressores, bem simples e tal, e durante minha busca por fotos interessantes e diferentes para colocar na seção de fotos, encontrei algumas imagens que agu?aram minha curiosidade. estou postando o link delas abaixo, e peão que comentem sobre estas particularidades dos motores/turbinas, explicando o funcionamento, vantagens, desvantagens etc de cada configuração.
a sa?da desse compressor me parece ser de uma turbina fabricada especificamente para um carro de série, e por isso tem esse tipo de sa?da. será isso mesmo? e esse furos em volta da boca de entrada do compressor, será que são uma espocie de refluxo?
esses rotores possuem formatos diferentes do que estamos acostumados a ver habitualmente, com pos duplas (que já não são muito comuns mas já são conhecidas), só que possuem um visual interessante, formando ?desenhos?. sei que visual não necessariamente influ?ncia em performance, mas é curioso o formato desses rotores, se não me engano das carca?as frias dessas turbinas toyota. ali?s, eu nem imaginava que a marca japonesa também fabricava turbo compressores
gr?fico estranho]gr?fico estranho
o gr?fico de efici?ncia deste compressor mostra que existe maior efici?ncia no segundo anel, com 75 % contra 72 % no primeiro anel, sendo que a máxima efici?ncia é de 77 %. já achei estranho a maior efici?ncia ser no segundo anel, pois geralmente as fábricas projetam os compressores de forma que o maior aproveitamento seja na primeira ilha, e fiquei imaginando em que ponto serão atingidos os 77 %, mais para o centro da ilha central ou entre o 1? e 2? anéisó
a sa?da desse escape diferente, deve ser para proporcionar maio fluxo/velocidade não ?? mas como isso funciona?
pelo que entendi este sistema é muito interessante porque aumenta o fluxo admitido (massa), será que possui alguma desvantagem, já que não é muito utilizado.
falou.
air na veia
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auncia coisa q posso t falar eh do ultimo sistema dos dois filtros .. ele nao eh utilizado pq normalmente agent consegue filtros suficientes pro tamando da boca das nossas turbinas … esse cara provavelmente nao conseguiu .. a turbina eh grandinha ali ... e eh pra fazer um charme burro tb acho .. uheuheuheuheue
n vejo vantagem nem uma nesse sistema
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auncia coisa q posso t falar eh do ultimo sistema dos dois filtros .. ele nao eh utilizado pq normalmente agent consegue filtros suficientes pro tamando da boca das nossas turbinas … esse cara provavelmente nao conseguiu .. a turbina eh grandinha ali ... e eh pra fazer um charme burro tb acho .. uheuheuheuheue
n vejo vantagem nem uma nesse sistema
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iaeee
também acho que é muito de visual, mas pode sim trazer um ganho de fluxo, já que a área de aspiração fica multiplicada.
falou.
air na veia
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iaeee
também acho que é muito de visual, mas pode sim trazer um ganho de fluxo, já que a área de aspiração fica multiplicada.
falou.
air na veia
[snapback]520999[/snapback]
não, o motivo não é visual nem falta de filtros grandes…
esse carro originalmente usa duas turbinas e dois sensores maf, e pra não ter que fazer uma meia-boca nos sensores maf e acabar endoidando a injeção original do carro, é mais fácil manter os dois sensores antes da turbina mesmo... fica certinho o sinal mandado pra injeção e mantém a área de vazão de ar necessária pra essa monstrinha.,..
quanto ao resto dos desenhos, não sei explicar... as pos duplas e diferentes são normais, a saida de escape do boxer talvez seja algo para rigidez estrutural e a primeira foto é de uma turbina cheia de laão de fita... tem até um atuador eletrico, provavelmente da wastegate ou algum tipo de geometria variável... sei lá...
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cuidado vinicius…la fora existem muito mais acessórios tch?nem do que aqui...
não é pq veio la do gringo que tudo tem q ter explicação técnica justificável pra apar?ncia de certas peças.
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iaeee
eu sei tia ka, sou um dos que acho que os gringos não são mais que nés , mas simplesmente fiquei curioso com as diferenças, e como busco aprender cada vez mais, perguntei para opessoal, que com certeza tem mais conhecimento que eu, pra ver se alguém tem conhecimento das curiosidades.
falou.
air na veia
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nossa q coisa estranha realmente esse escap, muito show pq o motor tem tudo pra ser enorme
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não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.
http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg
? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.
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não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.
http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg
? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.
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sabe q eu nao sou um tao profundo conhecedor de motores, nao manjo ao certo o q seja o motor boxer, ao meu ver era um motor em v de 6cil, hehehehe tipo 3x1 e 3x1 e por fim 2x1 direto em uma unica turbina
viu so como pra mim era algo enorme
e pelo jeito da entrada ainda era pulsativa ou bi pulsativa
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não entendi o que vcs acharam de estranho nesse escapamento.
http://img96.imageshack.us/my.phpoimage=turbo032fg8.jpg
? um motor boxer com coletor em inox e os tubos estão aparentemente no mesmo comprimento entre si, por isso aquela montoeira de canos dando voltas.
[snapback]521058[/snapback]
iaeee
me refiro a sa?da, e não ao coletor. aquelas junções que mais parecem boca de fogão entendeu?
falou.
air na veia
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sabe q eu nao sou um tao profundo conhecedor de motores, nao manjo ao certo o q seja o motor boxer, ao meu ver era um motor em v de 6cil, hehehehe tipo 3x1 e 3x1 e por fim 2x1 direto em uma unica turbina
viu so como pra mim era algo enorme
e pelo jeito da entrada ainda era pulsativa ou bi pulsativa
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eu tinha editado mas vc citou antes de eu enviar. de fato parece mesmo um 6 cilindros.
iaeee
me refiro a sa?da, e não ao coletor. aquelas junções que mais parecem boca de fogão entendeu?
falou.
air na veia
[snapback]521063[/snapback]
aah ta, sei la o q aquilo faz, e se é q faz
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a primeira é uma turba de geometria variavel, mas ela usa atuador eletrico.
a segunda não acho q seja muito anormal, mas deve ser por ter um design interno da carcassa diferenciado… ou sei lá
agora o grafico vc interpretou de forma errada, pois não é possivel o q vc descreveu. na verdade a ilha central é 75% externa a ela 72% e 77% não é uma ilha mas sim um tra?o, omitido por varios fabricantes.
bem, acho q é isso
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achei umas tgv no site da borgwarner http://www.turbos.bwauto.com/de/products/vtg.asp
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a primeira é uma turba de geometria variavel, mas ela usa atuador eletrico.
a segunda não acho q seja muito anormal, mas deve ser por ter um design interno da carcassa diferenciado… ou sei lá
agora o grafico vc interpretou de forma errada, pois não é possivel o q vc descreveu. na verdade a ilha central é 75% externa a ela 72% e 77% não é uma ilha mas sim um tra?o, omitido por varios fabricantes.
bem, acho q é isso
[snapback]521134[/snapback]
iaeee
como assim atuador eletrico?
quanto ao gr?fico, também achei estranho, mas justamente por isso que postei. repare bem, 75 % se encontra no 2? anel, e 72 % no 1?
falou.
air na veia
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iaeee
mas galera, o que eu achei estranho é a sa?da do compressor, que é torto , e tipo me parece ter sido fabricado especificamente para um carro, se adaptando ao espaço disponivel. se for isso é interessante, pois ai o uso desta carca?a ficará limitado a esse modelo, e geralmente os fabricantes fazem uma normal para que possam ser adaptadas em qualquer veículo.
e os furos , tem haver com o tgv ou o atuador? ali?s, como assim um atuador?
falou.
air na veia
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iaeee
como assim atuador eletrico?
quanto ao gr?fico, também achei estranho, mas justamente por isso que postei. repare bem, 75 % se encontra no 2? anel, e 72 % no 1?
falou.
air na veia
um atuador q controla a tgv, vi isso numa palestra da borg… como esse tipo de turbina tem aplicação quase exclusiva pra diesel não me liguei muito.
impossivel o 75% tá no 1? anel... pois as curvas são montadas a partir das horizontais de rotação, e cada linha de rotação tem uma eficiencia. levanta-se todas as curvas de vazão por pr pra cada rotação da turbina e sua respectiva eficiencia. quando se junta todas as curvas + suas eficiencias é q são criada essas ilhas. até poderia exemplificar isso, mas num tenho nenhum programa aqui pra desenhar e eu odeio o paint