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  4. Qual o problema em se usar rodas com off-set

Qual o problema em se usar rodas com off-set

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • N Offline
    N Offline
    Nuvo
    escreveu em última edição por
    #3

    esse problema do raio negativo eu não conhecia…

    mas refazendo molas, amortecedores e o que for necessário em algum lugar especializado e que tenha conhecimento sobre isso, será que ainda assim teria algum problema?

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SeaL
      escreveu em última edição por
      #4

      a adaptação é possível…

      o problema é aferir...

      e antes disso, achar alguém que entenda o suficiente pra isso...

      num to desmerecendo o trampo de ninguém, mas num eh soh pq o cara eh especialista em rebaixado ou tem 10 anos de experiencia no ramo, que torna ele apto pra este tipo de modificação...

      na minha opinião o ideal seria mesmo é alargar os paralamas...

      lata a gente arruma... agora estrutura, e item de segurança como é a suspensão... torna-se complicado...

      ;) se ajudei, joia

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Nuvo
        escreveu em última edição por
        #5

        a adaptação é possível…

        o problema é aferir...

        e antes disso, achar alguém que entenda o suficiente pra isso...

        num to desmerecendo o trampo de ninguém, mas num eh soh pq o cara eh especialista em rebaixado ou tem 10 anos de experiencia no ramo, que torna ele apto pra este tipo de modificação...

        na minha opinião o ideal seria mesmo é alargar os paralamas...

        lata a gente arruma... agora estrutura, e item de segurança como é a suspensão... torna-se complicado...

        ;)  se ajudei, joia

        [snapback]516829[/snapback]

        toda ajuda é bem-vinda…

        valeu...

        :palmas:

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          maurício
          escreveu em última edição por
          #6

          na autopower, o evandro escreveu algo sobre correção de off-set em veiculos rebaixados…

          tem umas formulas lá tbm...

          vou procurar..

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #7

            quem faz suspensão de corrida deve saber mecher nisso….......

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Magoo
              escreveu em última edição por
              #8

              no meu ex-escort de offset 38 eu usava rodas offset 49,5. kualker desnivel na pista o carro puxava pro lado. tinha ke dirigir com as 2 mãos no volante.

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #9

                no meu ex-escort de offset 38 eu usava rodas offset 49,5. kualker desnivel na pista o carro puxava pro lado. tinha ke dirigir com as 2 mãos no volante.

                [snapback]517610[/snapback]

                rodas de mondeo no escort, né ? ?

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  JESUS
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  alguém sabe?

                  [snapback]515801[/snapback]

                  1 imagem vale por 1000 palavras.

                  2 imagens…

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    jesus,

                    traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      realz
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      jesus,

                      traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

                      [snapback]521307[/snapback]

                      2

                      pelo que entendi, ao se usar off set errado, muda a angulação da roda quando o volante é virado…

                      assim, o carro tem menos atrito e mais angulo de viragem ...acho que isso

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JESUS
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

                        bremskraft: força de frenagem.

                        imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

                        a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

                        se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

                          bremskraft: força de frenagem.

                          imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

                          a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

                          se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

                          [snapback]521559[/snapback]

                          e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

                            ? isso?

                            ? assim que nao se altera o offet?

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              JESUS
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

                              [snapback]522436[/snapback]

                              se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

                              ? isso?

                              ? assim que nao se altera o offet?

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                              vejam o desenho…

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                Edu4rdoBR
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                                ? isso? :^^:

                                1 Resposta Última resposta
                                • N Offline
                                  N Offline
                                  Nuvo
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                                  ? isso?  :olhos:

                                  [snapback]528185[/snapback]

                                  foi o que eu entendi também…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    foi o que eu entendi também…

                                    [snapback]528342[/snapback]

                                    em nada vai mudar eh muito radical…

                                    vai mudar sim, em aceleração (se o carro tiver força), curvas e frenagem de modo positivo...

                                    aquaplanagem com maior facilidade de maneira negativa...

                                    agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                                    uma coisa bem simples de entender:

                                    vc está andando em linha reta e de repente vc atropela um c?co (fruta :olhos: ), se o offset da roda estiver correto, a suspenção so far? o movimento vertical, ou seja vc passar? por cima do objeto mais com a roda apontada para frente...

                                    caro o offset esteja, digamos, pra fora do carro, ao bater no c?co vc terá um movimento na horizontal e na vertical (trazendo a roda pra fora) e ai corre serios riscos de perder o controle...

                                    bom, acho que eh isso...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
                                      E Offline
                                      Edu4rdoBR
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                                      sobre isso que quis dizer

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        amarchetti
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        já rasguei o pneu dianteiro direito do vectra na bandeirantes…não tava de boa, mas também não tava chutando o pau...devia estar a uns 130-140

                                        era um f570 14 perfil 70, original..passe em cima de alguma coisa na estrada q na mesma hora o pneu baixou....ele rasgou a lateral pelo lado de fora...fez uma espocie de corte

                                        também não dá pra dizer q não puxa pro lado.....vc sente o volante puxar, mas segura numa boa .....e o carro vai quase q reto..não dá aquela puxada que era de se esperar

                                        a josta é vc pisar forte no freio nesta hora (o imbecil aqui fez isso)...o carro parece estar desmontando e aí ele puxa com mais força pro lado..mas vc segura traquilo...

                                        agora..imagina se fosse o traseiro indo pro saco :)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          amarchetti
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          no chepalla eu troquei as rodas de ferro origes do chevette por umas borlem aro 15 (e ainda usava recapado 195/50 :0 )

                                          com certeza não tinha preocupação nenhuma de off-set..ali?s nem imaginava q existisse tal tralha…

                                          acreditem ou não, a direção ficou mais leve pra manobrar...com certeza o off-set passou a kms de dist?ncia..

                                          detalhe: eu tinha um chevette junior 4m na mesma época do chepala...os 2 ao memso tempo...

                                          o jánior com roda de ferro 13, pneu 165/70r13 (gp900 na frente e um recapado com desenho de gps na traseiro) era melhor (mas melhor mesmo) nas curvas q o chepalla ...pra ajudar a ferrar a vida ainda tinha mola cortada e o 151 fazendo peso na frente :)

                                          1 Resposta Última resposta

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