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  4. Qual o problema em se usar rodas com off-set

Qual o problema em se usar rodas com off-set

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • J Offline
    J Offline
    JESUS
    escreveu em última edição por
    #10

    alguém sabe?

    [snapback]515801[/snapback]

    1 imagem vale por 1000 palavras.

    2 imagens…

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #11

      jesus,

      traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        realz
        escreveu em última edição por
        #12

        jesus,

        traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

        [snapback]521307[/snapback]

        2

        pelo que entendi, ao se usar off set errado, muda a angulação da roda quando o volante é virado…

        assim, o carro tem menos atrito e mais angulo de viragem ...acho que isso

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          JESUS
          escreveu em última edição por
          #13

          fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

          bremskraft: força de frenagem.

          imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

          a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

          se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcioap
            escreveu em última edição por
            #14

            fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

            bremskraft: força de frenagem.

            imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

            a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

            se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

            [snapback]521559[/snapback]

            e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #15

              se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

              ? isso?

              ? assim que nao se altera o offet?

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                JESUS
                escreveu em última edição por
                #16

                e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

                [snapback]522436[/snapback]

                se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

                ? isso?

                ? assim que nao se altera o offet?

                [snapback]522491[/snapback]

                vejam o desenho…

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  Edu4rdoBR
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                  ? isso? :^^:

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Nuvo
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                    ? isso?  :olhos:

                    [snapback]528185[/snapback]

                    foi o que eu entendi também…

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      foi o que eu entendi também…

                      [snapback]528342[/snapback]

                      em nada vai mudar eh muito radical…

                      vai mudar sim, em aceleração (se o carro tiver força), curvas e frenagem de modo positivo...

                      aquaplanagem com maior facilidade de maneira negativa...

                      agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                      uma coisa bem simples de entender:

                      vc está andando em linha reta e de repente vc atropela um c?co (fruta :olhos: ), se o offset da roda estiver correto, a suspenção so far? o movimento vertical, ou seja vc passar? por cima do objeto mais com a roda apontada para frente...

                      caro o offset esteja, digamos, pra fora do carro, ao bater no c?co vc terá um movimento na horizontal e na vertical (trazendo a roda pra fora) e ai corre serios riscos de perder o controle...

                      bom, acho que eh isso...

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        Edu4rdoBR
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                        sobre isso que quis dizer

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          já rasguei o pneu dianteiro direito do vectra na bandeirantes…não tava de boa, mas também não tava chutando o pau...devia estar a uns 130-140

                          era um f570 14 perfil 70, original..passe em cima de alguma coisa na estrada q na mesma hora o pneu baixou....ele rasgou a lateral pelo lado de fora...fez uma espocie de corte

                          também não dá pra dizer q não puxa pro lado.....vc sente o volante puxar, mas segura numa boa .....e o carro vai quase q reto..não dá aquela puxada que era de se esperar

                          a josta é vc pisar forte no freio nesta hora (o imbecil aqui fez isso)...o carro parece estar desmontando e aí ele puxa com mais força pro lado..mas vc segura traquilo...

                          agora..imagina se fosse o traseiro indo pro saco :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            no chepalla eu troquei as rodas de ferro origes do chevette por umas borlem aro 15 (e ainda usava recapado 195/50 :0 )

                            com certeza não tinha preocupação nenhuma de off-set..ali?s nem imaginava q existisse tal tralha…

                            acreditem ou não, a direção ficou mais leve pra manobrar...com certeza o off-set passou a kms de dist?ncia..

                            detalhe: eu tinha um chevette junior 4m na mesma época do chepala...os 2 ao memso tempo...

                            o jánior com roda de ferro 13, pneu 165/70r13 (gp900 na frente e um recapado com desenho de gps na traseiro) era melhor (mas melhor mesmo) nas curvas q o chepalla ...pra ajudar a ferrar a vida ainda tinha mola cortada e o 151 fazendo peso na frente :)

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              JESUS
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                              ? isso?  :)

                              [snapback]528185[/snapback]

                              foi o que eu entendi também…

                              [snapback]528342[/snapback]

                              vocês estão é loucos.

                              até mesmo a altura da suspensão vai influir aí, prestem bem atenção no segundo desenho e não apenas no primeiro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
                                H Offline
                                HaUcK33
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                                me prejudica muito?

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  JESUS
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                                  me prejudica muito?

                                  [snapback]530321[/snapback]

                                  depende das reações que vc sente.

                                  eu usava aro 14 com tala 6,5 pol, off-set 37.

                                  hoje eu uso aro 15 com tala 7 pol, off set 35.

                                  a diferença é dram?tica, principalmente em pisos ondulados.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • H Offline
                                    H Offline
                                    HaUcK33
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    depende das reações que vc sente.

                                    eu usava aro 14 com tala 6,5 pol, off-set 37.

                                    hoje eu uso aro 15 com tala 7 pol, off set 35.

                                    a diferença é dram?tica, principalmente em pisos ondulados.

                                    [snapback]530355[/snapback]

                                    mmm tenho q dar uma olhada então… eu ainda naum montei as rodas... o offseto ideal pro meu carro eh 36 com tala 6.5

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      JESUS
                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      mmm tenho q dar uma olhada então… eu ainda naum montei as rodas... o offseto ideal pro meu carro eh 36 com tala 6.5

                                      [snapback]530367[/snapback]

                                      eu já usei tala 7,5… o carro ficou uma verdadeira bomba.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
                                        N Offline
                                        Nuvo
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        vocês estão é loucos.

                                        até mesmo a altura da suspensão vai influir aí, prestem bem atenção no segundo desenho e não apenas no primeiro.

                                        [snapback]530291[/snapback]

                                        então me explica como por exemplo no caso do astra que sa?a com pneus 195/60/15 em algumas versões e 205/50/16 em outras com a mesma suspensão…

                                        :)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          JESUS
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          então me explica como por exemplo no caso do astra que sa?a com pneus 195/60/15 em algumas versões e 205/50/16 em outras com a mesma suspensão…

                                          :)

                                          [snapback]530585[/snapback]

                                          mesmo caso do gol que podia sair com 185/60 r14 ou 195/50 r15.

                                          não me lembro ao certo, mas o offset da roda aro 15 original vw é 2mm pra mais ou pra menos.

                                          1 Resposta Última resposta

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