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[hot topic] tabela de peso de volantes

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  • B Offline
    B Offline
    Baboo
    escreveu em última edição por
    #31

    e esse volante de ap removel é de que modelo específico, serve em ap longitudinal???

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lee
      escreveu em última edição por
      #32

      volante de aluminio forjado + platé + disco = r$ 1.600,00….........mas vê isso a muuuuuuuuuuito tempo atrás...........pode ter mudado
      [snapback]519039[/snapback]

      ter mudado pra mais hehehehe

      uq rola é pegar um cara bom de alivio e mandar no seu volante rsrs

      1 Resposta Última resposta
      • V Offline
        V Offline
        vodge
        escreveu em última edição por
        #33

        volante do celta 1.0 pesa uns 5 kilos.

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
          W Offline
          WEST
          escreveu em última edição por
          #34

          e aí pessoal

          aproveitando o gancho do tópico, algumas considerações sobre esse tema levemente controverso..

          o volante é simplesmente uma massa com fins inerciais, como falaram… por se tratar de uma peça com movimento rotativo, não interessa saber somente a massa dele, e sim como essa massa está distribu?da ao redor do eixo de rotação. o que interessa é o momento de inercia, que vai nos permitir determinar o torque necessário para aumentar a velocidade de rotação do volante.

          em analogia é força = massa * aceleração , a 2a lei de newton para o movimento angular ?:

          torque = momento_de_inercia * aceleração_angular

          imaginem 2 volantes iguais de um mesmo carro, aliviados e com a mesma massa, ?x kg?... mas um deles é assim:

          será que os volantes instalados num mesmo motor porporcionarão comportamento igual em um mesmo carro?? não, pois com certeza esse volante da foto terá menor momento de inercia claro que se um volante tem 10kg e o outro 3kg com o mesmo di?metro, com certeza o momento de inercia será significativamente menor no mais leve, mas se a diferença for pequena o valor da massa pode nos enganar.

          certo, mas se temos um volante com maior ou menor momento de inercia, o que acontece? se medirmos o torque (e indiretamente a potência) do motor em um dinam?metro de freio, ela será sempre a mesma, sem importar o volante (ou mesmo aus?ncia dele). a potência no virabrequim depende da taxa de combustável queimado no tempo (kg/segundo), descontando o rendimento da combustão (% de energia do combustável liberada), térmico (converter a energia em aumento de pressão) e mecânico (converter a pressão no interior do cilindro em força no eixo). a inercia do volante não vai ter relevóncia na potência entregue no virabrequim.

          o volante só serve para armazenar energia na aceleração e devolver na desaceleração. ele não dá mais torque ao motor, a única coisa que dá mais torque ao motor é admitir mais ar no interior do cilindro (com o combustável correspondente e o avanço ?timo).

          a energia armazenada/devolvida em cada velocidade do veículo depende da relação de marcha. quanto mais curta a relação, mais a velocidade de rotação do motor é multiplicada em relação é das rodas. em 5a marcha o efeito do al?vio de volante é significativemte menor que em 1a marcha.

          pode-se concluir então que, segundo as leis da f?sica, aliviar o volante não diminui a velocidade final do carro se alguém viu isso na prática, deve haver outra explicação…

          al?vio de volante é algo que eu sempre recomendo claro que em grau variável para cada aplicação..

          as desvantagens em casos extremos são instabilidade na marcha lenta (menos combustões ocorrendo por segundo, vc sente mais os pulsos de força do motor) e necessidade de acelerar mais fundo e/ou dar mais rotação ao motor para poder decolar com o carro.

          mas na minha opinião, compensa muito

          (não gasto mais dinheiro com revistas nacionais...)
          (desculpem o texto longo...)

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AIRpower
            escreveu em última edição por
            #35

            e aí pessoal

            aproveitando o gancho do tópico, algumas considerações sobre esse tema levemente controverso..

            o volante é simplesmente uma massa com fins inerciais, como falaram… por se tratar de uma peça com movimento rotativo, não interessa saber somente a massa dele, e sim como essa massa está distribu?da ao redor do eixo de rotação. o que interessa é o momento de inercia, que vai nos permitir determinar o torque necessário para aumentar a velocidade de rotação do volante.

            em analogia é força = massa * aceleração , a 2a lei de newton para o movimento angular ?:

            torque = momento_de_inercia * aceleração_angular

            imaginem 2 volantes iguais de um mesmo carro, aliviados e com a mesma massa, ?x kg?... mas um deles é assim:

            será que os volantes instalados num mesmo motor porporcionarão comportamento igual em um mesmo carro?? não, pois com certeza esse volante da foto terá menor momento de inercia claro que se um volante tem 10kg e o outro 3kg com o mesmo di?metro, com certeza o momento de inercia será significativamente menor no mais leve, mas se a diferença for pequena o valor da massa pode nos enganar.

            certo, mas se temos um volante com maior ou menor momento de inercia, o que acontece? se medirmos o torque (e indiretamente a potência) do motor em um dinam?metro de freio, ela será sempre a mesma, sem importar o volante (ou mesmo aus?ncia dele). a potência no virabrequim depende da taxa de combustável queimado no tempo (kg/segundo), descontando o rendimento da combustão (% de energia do combustável liberada), térmico (converter a energia em aumento de pressão) e mecânico (converter a pressão no interior do cilindro em força no eixo). a inercia do volante não vai ter relevóncia na potência entregue no virabrequim.

            o volante só serve para armazenar energia na aceleração e devolver na desaceleração. ele não dá mais torque ao motor, a única coisa que dá mais torque ao motor é admitir mais ar no interior do cilindro (com o combustável correspondente e o avanço ?timo).

            a energia armazenada/devolvida em cada velocidade do veículo depende da relação de marcha. quanto mais curta a relação, mais a velocidade de rotação do motor é multiplicada em relação é das rodas. em 5a marcha o efeito do al?vio de volante é significativemte menor que em 1a marcha.

            pode-se concluir então que, segundo as leis da f?sica, aliviar o volante não diminui a velocidade final do carro se alguém viu isso na prática, deve haver outra explicação…

            al?vio de volante é algo que eu sempre recomendo claro que em grau variável para cada aplicação..

            as desvantagens em casos extremos são instabilidade na marcha lenta (menos combustões ocorrendo por segundo, vc sente mais os pulsos de força do motor) e necessidade de acelerar mais fundo e/ou dar mais rotação ao motor para poder decolar com o carro.

            mas na minha opinião, compensa muito

            (não gasto mais dinheiro com revistas nacionais...)
            (desculpem o texto longo...)
            abraços
            [snapback]521177[/snapback]

            iaeee

            valeu pela explicação west

            falou.

            air na veia

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              maurício
              escreveu em última edição por
              #36

              boa west… muito útil...

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #37

                e este do sapinho sai por qt????
                [snapback]521105[/snapback]

                snme r$ 300,00 ….......

                ter mudado pra mais hehehehe
                uq rola é pegar um cara bom de alivio e mandar no seu volante rsrs
                [snapback]521108[/snapback]

                pois é…........agora nunca vc vai chegar ao peso do volante de aluminio forjado com a mesma resistencia dele................usando o originalzinho, hehehe...

                ps: o volante do sapinho tem o formato beeem parecido com esse que o west postou..........

                abraço.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  ? praticamente o mesmo formato.
                  ultimamente la na oficina a gente so ta aliviando volante assim.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fahrell
                    escreveu em última edição por
                    #39

                    ? praticamente o mesmo formato.
                    ultimamente la na oficina a gente so ta aliviando volante assim.

                    [snapback]521398[/snapback]

                    sem os dentes pro motor de arranque ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      sem os dentes pro motor de arranque ?
                      [snapback]521504[/snapback]

                      não, ué.
                      de onde vc tirou isso, farelo?

                      a gente alivia mas não é assim tb, né. deixa os dentinhos la pra funcionar o ararnque.
                      hehehehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        não, ué.
                        de onde vc tirou isso, farelo?

                        a gente alivia mas não é assim tb, né. deixa os dentinhos la pra funcionar o ararnque.
                        hehehehe
                        [snapback]521505[/snapback]

                        hehehehe, na foto tá quase liso

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          não…
                          a cremalhera permanece intacta. foi só o angulo que foi batido
                          hehehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            rodrigo-viegas
                            escreveu em última edição por
                            #43

                            alguem ai, que usa volante aliviado, ja teve problemas com a caixa de marchas?
                            comento isso por que acredito que com o volante aliviado sobrecarrega mais as engrenagens do cambio, tipo a toda a força do motor vai parar nas engrenagens num momento muito breve acredito que o volante original alem de armazenar energia sirva como um amortecedor para a caixa.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lee
                              escreveu em última edição por
                              #44

                              snme r$ 300,00 ….......
                              pois é...........agora nunca vc vai chegar ao peso do volante de aluminio forjado com a mesma resistencia dele….............usando o originalzinho, hehehe...

                              ps: o volante do sapinho tem o formato beeem parecido com esse que o west postou..........
                              abraço.
                              [snapback]521329[/snapback]

                              ? so que a diferença de preão é brutal, enquanto aki eu gasto r$45 no alivio, contra 1.000 e lá vai cacetada de um volante desse na ancona rsrsrs. a não ser que vc esteja preparando um carro top de competição, fora isso não justifica o gasto de tanta grana hehehehe.

                              o meu aliviei, pouco, mas já perceptivel e gostei muuuuuuito, quando for abrir o motor será mais aliviado ainda

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pisca
                                escreveu em última edição por
                                #45

                                ? so que a diferença de preão é brutal, enquanto aki eu gasto r$45 no alivio, contra 1.000 e lá vai cacetada de um volante desse na ancona rsrsrs. a não ser que vc esteja preparando um carro top de competição, fora isso não justifica o gasto de tanta grana hehehehe.

                                o meu aliviei, pouco, mas já perceptivel e gostei muuuuuuito, quando for abrir o motor será mais aliviado ainda 
                                [snapback]521880[/snapback]

                                cabei de te ver no macdonalds do flamboyant…vc tava c/ sua m?e eu acho...golzinhu tá fil?...barulhão massa demais..

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  #46

                                  cabei de te ver no macdonalds do flamboyant…vc tava c/ sua m?e eu acho...golzinhu tá fil?...barulhão massa demais..
                                  [snapback]521881[/snapback]

                                  era eu sim… onde vc tava safado??? eu tava sem oculos, não enxergo um palmo na minha frente.

                                  da proxima vez berra rsrs

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    #47

                                    era eu sim… onde vc tava safado??? eu tava sem oculos, não enxergo um palmo na minha frente.

                                    da proxima vez berra rsrs
                                    [snapback]521883[/snapback]

                                    passei por tr?s de vc - vc tava de costas p/ caixas - eu tava c/ minha mui? e fikei em dúvida pq seu cabelo tá + escuro e comprido…depois qnd vc se levantou p/ ir embora eu tive ctz..mas eu tava matando um big taste...hehehe

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      #48

                                      aiaiaiaiaiaai nem vi rsrs, não era vc com uma criança não, vc tá de cavanhaque??? rsrs foi o unico casal q eu vi rsrs.

                                      eu to magrelo cara, fiquei doente ai por 3 semanas, mal comia, perdi 12kg. eu tava matando um big mac, tava sem fome aiaiaiaaiai. mcdonalds geralmente eu como 2 sandubas + sobremesas.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        #49

                                        aiaiaiaiaiaai nem vi rsrs, não era vc com uma criança não, vc tá de cavanhaque??? rsrs foi o unico casal q eu vi rsrs.

                                        não era não..tava de barba feita…apesar da minha patroa parecer 1 criança msm..heheh

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
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                                          #50

                                          alguem ai, que usa volante aliviado, ja teve problemas com a caixa de marchas?
                                          comento isso por que acredito que com o volante aliviado sobrecarrega mais as engrenagens do cambio, tipo a toda a força do motor vai parar nas engrenagens num momento muito breve acredito que o volante original alem de armazenar energia sirva como um amortecedor para a caixa.
                                          [snapback]521823[/snapback]

                                          to pra te dizer, que dependendo do situação, o efeito é bem ao contrário…hehehe

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