Taxa no vts
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negocio eh o seguinte, temos um dilema aki
quanto posso usar de taxa num motor xu10j4rs (specs abaixo)
di?metro e curso: 86 x 86 mm. cilindrada: 1.998 cm3. taxa de compressão: 10,8:1.
potência máxima: 167 cv a 6.500 rpm. torque máximo: 20,1 mkgf a 5.500 rpm.
o ideal seria quanto?
14:1
13,5:1
12,5:1 ?
ele teria o seguinte, alcool, filtro, scap, tapa de leve no cabeçote e provavel comandos num segundo estagio (290x290).
aspro la fora ta rodando com 12 de taxa, mas com gasolina de 103 octanas….
pretendemos usar pistoes que sao para dar taxa de 14, com cabeçote original, naum me recordo a marca, se naum me engano eh iasa ou iapel..
oq vcs aconselham???
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iaeee
o melhor é 14,0:1, mas tem que ver se dá tranquilo, se não tem nenhum limitador (bloco ou cabeçote). tem que ver alguém que tem uma configuração parecida para te informar precisamente. nossa muito louco esse motor original eim? potência máxima a 6.500 rpm . o comando já deve ter uma graduação braba né?
falou.
air na veia
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pra alcool em geral fica na casa dos 12,5 a 15 de taxa
mas ai vc vai precisar de todo um acerto especial nesse chip, velas e o q ja foi dito sobre limitacoes mecanicas pra tudo isso
eu to vendo q eu tmb vou ter q partir pra algo assim no golf, quem sabe me estiga a acelerar, (hj 5% do tempo passo dos 2k rpms), turbo é froids to achando q sera mais um sonho de crianca q nao vai se realizar
eu ja tava pensado q vc tava com crueldades de maior grau na cabeca
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negocio eh o seguinte, temos um dilema aki
quanto posso usar de taxa num motor xu10j4rs (specs abaixo)
di?metro e curso: 86 x 86 mm. cilindrada: 1.998 cm3. taxa de compressão: 10,8:1.
potência máxima: 167 cv a 6.500 rpm. torque máximo: 20,1 mkgf a 5.500 rpm.
o ideal seria quanto?
14:1
13,5:1
12,5:1 ?
ele teria o seguinte, alcool, filtro, scap, tapa de leve no cabeçote e provavel comandos num segundo estagio (290x290).
aspro la fora ta rodando com 12 de taxa, mas com gasolina de 103 octanas….
pretendemos usar pistoes que sao para dar taxa de 14, com cabeçote original, naum me recordo a marca, se naum me engano eh iasa ou iapel..
oq vcs aconselham???
[snapback]521165[/snapback]
taxa entre 15 e 15,5:1 (nem sei como chegar nessa taxa nesse motor) , alcool e ignição cm . deve ficar um monstrinho pra andar . alias , temos um cliente com ignição nesse motor todo original que disse que melhorou muito .
sds
gustavo
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eu nao passaria muito dos 14:1 …voce pode ter alguns probleminhas com junta... e nao sei como voce vai fazer isso num multi valvula ....
creio q vc saiba a facada de acertar um pistao no meio desse monte de valvulazinha hehehehehe
eu nao colocaria mais que 14 .. o comando eu deicharia o original ja que a potencia maxima vem bem tarde ja ... nao sei que comando ele usa mas um 290x290 seria se voce pretendesse rodar la pela casa dos 8000 8500 rpm neh??
eu teria cagasso de exagerar na taxa justamente poor ser um motor enjoado em termos de preão .. sei la ...
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15 de taxa já é muito a padrões brasil… eh o que eu penso.
digo isso por conta do alto custo de manutenção do teu carro...
outra coisa...
pra elevar rotações, vc precisa adequar outras peças do teu motor, eu começaria pelo coração do motor, que é a bomba de óleo... dae revia todo o sistema de arrefecimento e dae partiria pra pratinhos, valvulas, molas do comando, juntas e só depois de tudo isso, alimentação, comando e taxa...
viria uma brutalidade que beira os 210, 235cv no aspro... aspro.... e uma abund?ncia de torque... digno de super carro.
adequar a injeção tbm eh uma boa...
mas eu não mecheria (muito) no comando não... ao menos não colocaria nenhuma brutalidade... um par de polias seria uma boa pedida.
falo isso por conta do ponto...
naum sei como a citro?n faz no quesito ponto do motor... mas lembre-se que o ponto num motor girador de rua não pode ser travado (se eh que eh possível travar ponto neste tipo de central eletrúnica)...
h? quem diga que né??ção que dá???, mas ae eh da cabeça de cada preparador ...
ao invóz de um comando girador, vc poderia encontrar um comando que proporcione maior torque em condições intermediárias da curva de torque e potência do motor...
teu motor tem uma boa litragem e não necessita de altos regimes de rotação pra gerar potência...
eu usaria e abusaria dos 400ml a mais que vc tem de vantagem sobre meu carro (vti93) e daria um jeito de melhorar ainda mais as curvas intermidiárias do teu carro....
eu tenho uma máxima que é o seguinte:
? melhor ter um motor de 160cv a 8000 rpm e ter s? 130 a 3500rpm
do que ter 200cv a 8900 rpm e a 3500rpm nao gerar nem 100cv de potência...
teu carro tem potencial pra brutalidade legal no aspro...
acho que vale a pena baixar um pouco a taxa (13,5), pra manter as juntas no lugar, e adequar alimentação, comando e etc em patam?res aceit?veis de durabilidade, potência extra?da e custo...
abraços
seal
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ruiak: sim temos ideia do preju que seria atropelar valvula nesse motor, mas.. como um amigo falava ne, eh o preão da fama…
seal: o carro ja tem polia regulavel, oq se faz geralmente eh adiantar admi?ao em 5? e atrazar o escape em 3?
naum sei se ajuda, mas o ponto dele, seria por rodafonica (sei la como escreve), ele naum tem distribuidor, tem uma bobina por cilindro
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ahhh ta (suspeitei desde o principio)…..
a bobina por cil ta em projeto aki tmb bobina de mi
so nao sei se ta certo, mas pelo meu projeto vai disparar 2 bobinas ao mesmo tempo
imagina o qnt de peca sobrou do corsa, sao cobaias na brincadeira
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o cabeçote nao aceita mais que 0,5 de taxa.. pouco acima disso
vc já pega nas sedes das valvulas de admissão…
a solução é achar quem faça sob medidas pistões cabe?udos
(akeles em forma de piramide)
a junta a concessionaria tem uma com aío, parecida com as
juntas sab? pro vts.. ela nao queima fácil pois se usa
nesse carro turbinado com taxa dinamica muito maior
que esses 14 ou 15:1 ....
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vi um vectra 2.2 16v com pistoes de monza retrabalhados com as cavas das valvulas… segundo quem montou, dava 12,5 de taxa
tem que ver a distancia do pino pro topo, mas se for igual da pra usar os de monza
[snapback]522311[/snapback]
? possivel adaptar pistão de monza no vts apenas embuchando o olhal menor da
biela pra pinos de 21mm, só q a altura do pino em relação a cabeça do pistão do
monza é quase 2,5mm mais baixo que o original do vts que tambem possui
cabeça reta…. o caminho não é por ae..
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o cabeçote nao aceita mais que 0,5 de taxa.. pouco acima disso
vc já pega nas sedes das valvulas de admissão…
a solução é achar quem faça sob medidas pistões cabe?udos
(akeles em forma de piramide)
a junta a concessionaria tem uma com aío, parecida com as
juntas sab? pro vts.. ela nao queima fácil pois se usa
nesse carro turbinado com taxa dinamica muito maior
que esses 14 ou 15:1 ....
[snapback]522213[/snapback]
rallye, tem idéia de qt se pode comer do cabeçote numa plaina? 0,5mm? 1,0mm?
pra chegar na taxa máxima, q seria 11,3:1 contando os 0,5 a mais qto poder?amos tirar do cabeçote? é bom saber antes de sair comendo tudo
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o xu10j4rs usa 1 bobina por cilindro ou uma comutadora ???
esse motor é o mesmo do 306 s16/gti 6 e irmão mais forte dos 1.8 16v, e (pelo menos os 1.8) usam comutadora (não tem bobina, distribuidor nem cabos de vela)
[snapback]522999[/snapback]
o vts usa uma bobina por cilindro..
o motor 1.8 16v é muito forte tambem… vi experiencias nele
com a descarga e comandos do vts e ficou muito canh?o
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não sei quanto q é o máximo, seu q no meu cortei 0,7mm e ainda não deu nenhum problema . . .
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o maximo que tive noticia de cabeçote rodando, foi com 0,65mm
mas ja estaria fora da especificação pra ele.
[snapback]522690[/snapback]
a daluz tá vendendo pistões wosner p 12,5:1 e iapel p 12,8:1 de taxa
c o cabeçote rebaixado chuto q ir? p uns 13,5 a 14:1