Fiat 147 racing 1982.
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oi alexandre , sou de bh também e gostaria de conversar contigo sobre seu projeto . a tempo também tenho vontade de fazer um 147 injetado turbo . tenho um vizinho que tem uma pickup 147 branca absurdamente nova , impressionante . eu namoro ela faz um tempo .
na parte de turbo e ignição tenho como te ajudar em algumas coisas .
sua oficina fica na bias fortes um pouco antes do viaduto pra pedro ii é
sds
gustavo
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outra coisa que seria bom colocar tb é um intercooler. é muito importante, principalmente em turbo injetado. vai ter que fazer sob medida, pois o espaço disponivel é apertado.
falando em espaço, muito cuidado ao escolher o coletor , pois a maioria que é vendido por aí é feita para uno ou palio, ficando a turbina deslocada para o lado do radiador, e muito baixa, obrigando vc tirar um pedaão da longarina pra turbina caber lá.. eu tive esse problema:tive que fazer um radiador sob medida e mandar o funileiro serrar um pedaão da longarina.
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será que dá pra colocar a admissão dos fiasas mpi nesse cabeçote original do 147??? pergunto pq a admissão fica deitada sobre o cabeçote, se a altura for diferente a parte de baixo da admissão pode pegar não?
cabeçote mpi no 1.3 acredito que vai dar uma taxada boa..
volume da camara fiasa 1.3 34,68 cm3
volume da camara fiasa 1.0/1.5 18,80 cm3
se for rodar aspro deve ficar legal…. pra turbo talvez tenha que destaxar com pistões do 1.5
minha idéia é montar um 1.3 mpi turbo, mas tá a ca?a de uma pick-up 147 1300 até 1980 pra fazer isso é tá muito difácil achar essa pen?lope ….
abraço
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tem um amigo aqui no rj que montou uma vermelha, com frente europa, ta bonita de motor, mais ta em acabamento ainda… ele tem um 147 (igual a esse, so que verde) tambem turbo, 1300....
o limite é a quebra .
mas tem vocação pra giro alto , pelo curso baixo , r/l irris?ria até 1.3 e especialmente o 1050 e o 1000 . o próprio cabeçote original já parece ter previsto isso , com molas duplas , duras e etc … tem gente que usa essas molas em motores aspro mesmo de outras marcas .
o motor 1000 tem curso de 54,8 mm e bielas de 130mm entre centros (todos tem) . a r/l é de apenas 0,21 . curso baixo representa baixa vmp em rotações altas e baixa r/l resulta em mais suavidade na subida de giro . pouca vibração = maior durabilidade . ou seja , este motor está mais apto a giros altos que outros tipos com curso elevado .
nos ap , a melhor r/l é a do motor 1.6 , ao passo que nos de maior curso vai ficando pior . a vw usou a solução de aumentar as bielas no ap 2000 biel?o para atenuar o problema . mas mantendo o curso , a vmp continua alta . nos ea 1.6 é bem mais alta que nos ap .
abraão .
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não lembro onde vi, (acho que foi revista, se não me engano, superspeed ou autopower do mes retrasado ou passado, vo procurar aqui depois) que diz pra preparar um cabeçote v8 e usar molas dos fiats 1300…
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tem um amigo aqui no rj que montou uma vermelha, com frente europa, ta bonita de motor, mais ta em acabamento ainda… ele tem um 147 (igual a esse, so que verde) tambem turbo, 1300....
não lembro onde vi, (acho que foi revista, se não me engano, superspeed ou autopower do mes retrasado ou passado, vo procurar aqui depois) que diz pra preparar um cabeçote v8 e usar molas dos fiats 1300...
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foi na auto power
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acredito que o sincronismo não muda
voce vai usar a uma injeção mpi certo?
vai eliminar o distribuidor, ai então ja não é mais nescessaria aquela polia grande na bomba de oleo, pode trocar por uma de palio que é menor
a polia do virabrequin pode usar uma de uno sx 98 por ai, ai usa a roda fonica mais leve aquela que é só uma latinha no palio tem uma roda fonica que deve pesar um meio kilo alem disso usa o suporte do rolamento tensionador e suporte do sensor de rotação tambem do uno(esse suporte deve mudar pela diferença de altura do bloco do 1.5 para 1.0 teria que ver qual serve )
a polia do comando, tanto faz mas acho que vale a pena usar a do palio por causa daquela regulagem, ajuda no acerto
desculpa o texto
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muito bom, vou estudar exautivamente isso que vc me falou, é muito bom estar em contato com a nata do cpt, hehehehe, tem hora que a gente tem que aprender tambem, rssss. a dica foi exelente é vai me ajudar muito na escolha do que fazer nesse motor. já vê que nao posso me precipitar pois a cada momento vao sugindo novas opooes e vale a pena pensar em todas elas.
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se não me engano a r/l do 1300 é 0,24
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se vc kiser eu tenho um amigo q tem uma oficina de preparação na argentina chamada pechons turbos…ele se chama fl?vio....ele faz alguns fiats 1300 turbinados lá...anota o telefone dele ae...
diga q foi o ariel do renault fuego turbo q te indicou...
ele é representante da spa turbo na argentina
se vc kiser treinar seu portunhol essa é a dica..rss....mas ele já veio algumas vezes aki e entende portugues um pouco.
tbm pode te dar dicas de como trazer peças de lá..
o telefone p/ falar direto em buenos aires é este:
00 54 11 4657 6223
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portunhol? nao falo nem portugues direito, rsss. mas valeu demais esse telefone ai, realmente os argentinos sacam demais do assunto fiat.
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oi alexandre , sou de bh também e gostaria de conversar contigo sobre seu projeto . a tempo também tenho vontade de fazer um 147 injetado turbo . tenho um vizinho que tem uma pickup 147 branca absurdamente nova , impressionante . eu namoro ela faz um tempo .
na parte de turbo e ignição tenho como te ajudar em algumas coisas .
sua oficina fica na bias fortes um pouco antes do viaduto pra pedro ii é
sds
gustavo
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bom saber que temos bons conhecedores de fiats mexidos aqui em bh, vai ser um honra te receber aqui na high torque, isso ai, a oficina fica na bias fortes 1596 no barro preto, proximo ao elevado castelo branco.
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fiasapower,
qual é a r/l do 1.3?
eu aposto no 1.3 com cabecote feitinho, polia regulavel jogando o torque mais pra cima, turbina grande (relativamente ao motor) e bota pra girar deve virar o demonio.
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fala isso nao lost, eu tá ancioso pra caramba.
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se não me engano a r/l do 1300 é 0,24
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hummm, essa r/l ai parece ideal pra brincar em alta.
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pistao e biela forjados pra poder brincar com a pressao hein…
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$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ vc quer me matar, hehehehehe. mas é isso ai, se é pra fazer que faça direito.
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po, é que eh triste vc preparar tudo, e nao poder por pressao pq pistao e biela sao originais… se bem que o meinberg usava um pistao paralelo, que era bem rustico, e aparentemente era mais resistente que o original... ele chegou a por 1,8 de pressao e nem pistao nem biela reclamaram... e olha que era o fiasa 1.5 que tem r/l muito pior.... 1,8 de pressao ja da pra comecar a brincar hein... soh nao sei se o pistao original aguenta legal, tinha que ver com ele esse que ele usou... o foda eh que o viado nao lembra a marca. soh lembra que eh uma fabrica mais voltada pra linha maritima, provavelmente diesel...
ah, cuidado com os parafusos do bloco hein, ponha pelo menos parafusos novinhos. como era a quarta vez que eu ia fechar o meu motro, troquei todos os parafusos. custou 38 reais os 10... ve se nao tem parafuso melhor que os originais. se bem que a fia usa parafusos bem resistentes. se nao me engano, o aperto do cabecote do fiasa chega a 11 ou 13kg... do meu eh 8.5 no maximo...
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po, é que eh triste vc preparar tudo, e nao poder por pressao pq pistao e biela sao originais… se bem que o meinberg usava um pistao paralelo, que era bem rustico, e aparentemente era mais resistente que o original... ele chegou a por 1,8 de pressao e nem pistao nem biela reclamaram... e olha que era o fiasa 1.5 que tem r/l muito pior.... 1,8 de pressao ja da pra comecar a brincar hein... soh nao sei se o pistao original aguenta legal, tinha que ver com ele esse que ele usou... o foda eh que o viado nao lembra a marca. soh lembra que eh uma fabrica mais voltada pra linha maritima, provavelmente diesel...
ah, cuidado com os parafusos do bloco hein, ponha pelo menos parafusos novinhos. como era a quarta vez que eu ia fechar o meu motro, troquei todos os parafusos. custou 38 reais os 10... ve se nao tem parafuso melhor que os originais. se bem que a fia usa parafusos bem resistentes. se nao me engano, o aperto do cabecote do fiasa chega a 11 ou 13kg... do meu eh 8.5 no maximo...
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isso mesmo , tá gostando de ver . os parafusos de torque angular devem ser sempre substituidos, sempre mesmo mas tem gente que reaproveita e nao tiveram problemas.
os torques exatos do seu motor sao:
cabeçote.
1a fase=15nm(1,5kgfm)
2a fase=30nm(3,0kgfm)
3a fase=+90 graus
4a fase=+90 graus
o torque do sub-bloco ?:
1afase=10nm(1kgfm)
2afase=25nm(2,5kgfm)
os parafusos dos mancais, parafusos de 10mm
1a fase=10nm(1 kgfm)
2a fase=25nm(2,5kgfm)
3a fase=+80 graus
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impressão minha ou o cara colocou o motor invertido???
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impressao sua mesmo, a posi?ao é aquela mesmo, o capo do 147 abre ao contrario.