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Fiat 147 racing 1982.

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    amarchetti
    escreveu em última edição por
    #139

    ale, a indeco tem uns comenadinhos pra fiasa…..deve ter coisa boa por lá q te sirva pra ajudar a respirar ainda melhor....se fosse vc pegava o comando com o maior tempo de escape possível...? sempre bem vindo pra turbo....

    pra um módulo de ie dar conta de um fiasa 1.3 vai ser um trampo beeem pesado.....não existe um fiasa 1.3 ie pra vc usar de base ..vai praticamente partir do zero pra determinar ti, ponto, etc....

    eu ainda ficaria com o bura....ali?s eu acharia legal ter um placa preta e depois de conseguir a plaquinha eu encarava o caracol....

    pensa no sistema de freios do tempra....segura tranquilão com a mesma margem de segurança e folga tano um tempra 16v como um palio com 160-170cvs se vc pensar numa relação peso/potência do motor/área de atrito

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      Rix
      escreveu em última edição por
      #140

      ser?, amarchetrti, que é um trampo desse tamanho com a ie? será que nenhum hermano argentino não mandaria uma c?pia de um bin?rio de uma 1g7 de 1300cc argentino pra só adaptar o ti e o ponto? pq a grande dificuldade que eu vejo nisso é refazer o faseamento dos bicos de injeção… que nem deve ser tão enrolado, já que isso é feito pela roda fúnica...

      sem dizer que uam ie oferece um ajuste mais fino da alimentação do que um bura (l?gico, se a programação for bem feita, se não num tem cristo que ag?ente...)

      []s

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
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        amarchetti
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        #141

        nisso eu concordo com vc…..agora é sair é ca?a de um hermano ..ou uma hermana :d

        eu pensei assim por q fiquei meio traumatizado com remapeamento...sofr? uns 2 meses até conseguir alguém que me fizesse algo decente (o junior)

        mas ainda tem um probleminha que ninguém sabe ainda o que é pra acertar a ml...coincidiu com o último remap, mas tem tanta coisa pra atrapalhar q não dá pra saber q katzu que é :)

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
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          ALEXANDRE BH MINAS
          escreveu em última edição por
          #142

          ale, a indeco tem uns comenadinhos pra fiasa…..deve ter coisa boa por lá q te sirva pra ajudar a respirar ainda melhor....se fosse vc pegava o comando com o maior tempo de escape possível...? sempre bem vindo pra turbo....

          pra um módulo de ie dar conta de um fiasa 1.3 vai ser um trampo beeem pesado.....não existe um fiasa 1.3 ie pra vc usar de base ..vai praticamente partir do zero pra determinar ti, ponto, etc....

          eu ainda ficaria com o bura....ali?s eu acharia legal ter um placa preta e depois de conseguir a plaquinha eu encarava o caracol....

          pensa no sistema de freios do tempra....segura tranquilão com a mesma margem de segurança e folga tano um tempra 16v como um palio com 160-170cvs se vc pensar numa relação peso/potência do motor/área de atrito

          [snapback]525260[/snapback]

          bem, nao tenho conhecimento em turbos, mas gostaria de saber de vcs se realmente um carro que vai trabalhar turbo necessita de trabalho no cabeçote ou comando diferentes, gostaria de saber pois, se ele vai ser sobrealimentado, nao seria melhor aumentar um pouco a pressao do que usar cabeçote e comando preparado?

          só duvida mesmo.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
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            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #143

            tudo q vem a mais é bem vindo…

            em turbo é interessante vc ajudar ao máximo a exaust?o..a admissão o caracol se encarrega...

            por isso a dica de usar cabeçote dos 1.5 após 2001 q as válvulas de escape são 2mm maiores

            um comandinho assim?trico com um bom tempo pra escape seria bem vindo....

            vc poderia conseguir a mesma potência usando um naquinho de pressão a menos (coisa pequena, mas já é um help a mais contra detonação por reduzi r a taxa efetiva)

            eu penso em fiasa 1.3 e 1.0 já me vêm automaticamente na cabeça...bota esta tralha pra girar q aí que tá o tesão dele....

            mais rpm com a turbina empurrando, vai tornar este fiasinha um verdadeiro tesão de se dirigir....

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              ALEXANDRE BH MINAS
              escreveu em última edição por
              #144

              tudo q vem a mais é bem vindo…

              em turbo é interessante vc ajudar ao máximo a exaust?o..a admissão o caracol se encarrega...

              por isso a dica de usar cabeçote dos 1.5 após 2001 q as válvulas de escape são 2mm maiores

              um comandinho assim?trico com um bom tempo pra escape seria bem vindo....

              vc poderia conseguir a mesma potência usando um naquinho de pressão a menos (coisa pequena, mas já é um help a mais contra detonação por reduzi r a taxa efetiva)

              eu penso em fiasa 1.3 e 1.0 já me vêm automaticamente na cabeça...bota esta tralha pra girar q aí que tá o tesão dele....

              mais rpm com a turbina empurrando, vai tornar este fiasinha um verdadeiro tesão de se dirigir....

              [snapback]525310[/snapback]

              isso que eu queria saber, vc tá falando em melhorar a exaustao e nao a adimissao, pois o caracol da alegria se encarrega disso.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #145

                bem, nao tenho conhecimento em turbos, mas gostaria de saber de vcs se realmente um carro que vai trabalhar turbo necessita de trabalho no cabeçote ou comando diferentes, gostaria de saber pois, se ele vai ser sobrealimentado, nao seria melhor aumentar um pouco a pressao do que usar cabeçote e comando preparado?

                só duvida mesmo.

                [snapback]525304[/snapback]

                vc está correto… é isso mesmo...

                a admissão antes da turbina ( captação do ar do ambiente ) tem que ser a mais livre e mais fria possivel... e o escape depois da turbina tem que ser o mais livre possível...

                já no meio entre a turbina e o cilindro... influi muito pouco retrabalhos aí... desde que não tenha nada errado visivelmente...

                falo por experiencia pratica... já fiz muita coisa no meu carro, dessas coisas, as que menos influenciaram foi exatamente a pressurização de inox maior, e o trabalho de cabecote e coletor de admissao... o comando do tempra é se não me engano, 240graus com 10 de levante, se fossemos seguir o que a maioria dos preparadores ensinam que mais graus é melhor , meu carro não andaria nem com gol mil... :)

                já no cano de escape... quando passei de 2,25 original com dois silenciosos pra 2,5 com um turbao de 2,5 no final, ja melhorou... quando fiz inteiro de 3 melhorou mais ainda, juntamente com a parte quente maior, ficou absurdo... o carro nao para mais de encher...

                minha admissao antes da turbina está prejudicada ainda... capto ar restrito pelo mas e pela tubulação que dá voltas e voltas antes de entrar na turbina... e pego um pouco do ar quente de tras do radiador...

                minha sugestáo:

                se concentre no escape e na captacao do ar pra turbina, cabecote, se for mexer, só em deixa-lo zerado e perfeito original já é grande coisa... no maximo trabalhar os dutos de admissao... escape em turbo é furada... angulo de escape em valvula de carro turbo é pedir pra vazar compressão... vc fragiliza o contato justamente onde esquenta mais num turbo...

                fora isso, uma i.e. o mais proximo possivel de uma compativel com o motor (vc saca de i.e. original então acredito que vai tirar de letra essa adaptação e sem recorrer a mexer no chip e arrumar dor de cabeça é toa)

                uma boa sobrealimentacao de combustivel, linha generosa, bicos bem dimensionados, extra, e gerenciador que atrase o ponto... depois parta para uma ignicao melhor incluindo ai, velas, cabos e um modulo amplificador...

                ah, importante... antes de fechar o motor, balancear o conjunto... vira, volante, plato, na maquina... se puder, aliviar o conjunto tb... mas cuidado pra fazer isso bem feito, pra nao fragilizar as peças... folgas de pistoes, mancais etc... com precisão... mas isso vc já deve tirar de letra :d

                ka vc tem umas fotos de um vira aliviado lindo não tem é manda ai o link...

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #146

                  tudo q vem a mais é bem vindo…

                  em turbo é interessante vc ajudar ao máximo a exaust?o..a admissão o caracol se encarrega...

                  por isso a dica de usar cabeçote dos 1.5 após 2001 q as válvulas de escape são 2mm maiores

                  um comandinho assim?trico com um bom tempo pra escape seria bem vindo....

                  vc poderia conseguir a mesma potência usando um naquinho de pressão a menos (coisa pequena, mas já é um help a mais contra detonação por reduzi r a taxa efetiva)

                  eu penso em fiasa 1.3 e 1.0 já me vêm automaticamente na cabeça...bota esta tralha pra girar q aí que tá o tesão dele....

                  mais rpm com a turbina empurrando, vai tornar este fiasinha um verdadeiro tesão de se dirigir....

                  [snapback]525310[/snapback]

                  isso aí…

                  pesar os pros e contras e tacar pra frente :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    ALEXANDRE BH MINAS
                    escreveu em última edição por
                    #147

                    vc está correto… é isso mesmo...

                    a admissão antes da turbina ( captação do ar do ambiente ) tem que ser a mais livre e mais fria possivel... e o escape depois da turbina tem que ser o mais livre possível...

                    já no meio entre a turbina e o cilindro... influi muito pouco retrabalhos aí... desde que não tenha nada errado visivelmente...

                    falo por experiencia pratica... já fiz muita coisa no meu carro, dessas coisas, as que menos influenciaram foi exatamente a pressurização de inox maior, e o trabalho de cabecote e coletor de admissao... o comando do tempra é se não me engano, 240graus com 10 de levante, se fossemos seguir o que a maioria dos preparadores ensinam que mais graus é melhor , meu carro não andaria nem com gol mil... :)

                    já no cano de escape... quando passei de 2,25 original com dois silenciosos pra 2,5 com um turbao de 2,5 no final, ja melhorou... quando fiz inteiro de 3 melhorou mais ainda, juntamente com a parte quente maior, ficou absurdo... o carro nao para mais de encher...

                    minha admissao antes da turbina está prejudicada ainda... capto ar restrito pelo mas e pela tubulação que dá voltas e voltas antes de entrar na turbina... e pego um pouco do ar quente de tras do radiador...

                    minha sugestáo:

                    se concentre no escape e na captacao do ar pra turbina, cabecote, se for mexer, só em deixa-lo zerado e perfeito original já é grande coisa... no maximo trabalhar os dutos de admissao... escape em turbo é furada... angulo de escape em valvula de carro turbo é pedir pra vazar compressão... vc fragiliza o contato justamente onde esquenta mais num turbo...

                    fora isso, uma i.e. o mais proximo possivel de uma compativel com o motor (vc saca de i.e. original então acredito que vai tirar de letra essa adaptação e sem recorrer a mexer no chip e arrumar dor de cabeça é toa)

                    uma boa sobrealimentacao de combustivel, linha generosa, bicos bem dimensionados, extra, e gerenciador que atrase o ponto... depois parta para uma ignicao melhor incluindo ai, velas, cabos e um modulo amplificador...

                    ah, importante... antes de fechar o motor, balancear o conjunto... vira, volante, plato, na maquina... se puder, aliviar o conjunto tb... mas cuidado pra fazer isso bem feito, pra nao fragilizar as peças... folgas de pistoes, mancais etc... com precisão... mas isso vc já deve tirar de letra :d

                    ka vc tem umas fotos de um vira aliviado lindo não tem é manda ai o link...

                    [snapback]525461[/snapback]

                    boa, valeu mesmo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      dj_igor
                      escreveu em última edição por
                      #148

                      eu acho melhor trabalhar o cabeçote original do que trocar…

                      aproveita monta umas valvulas maiores no original com a grana que ia gastar comprando outro e investe tb nas molas e tuchos...deixando no jeito pra girar 9k sem medo...

                      de resto acredito que o modulo do 1.5 sirva sem problemas...acho que deixando o dosador na pressão original fique gordo + aí vc regula a inicial mais baixa e fica bom...alias se quizer um dosador bom e da linha original usa o do tempra 16v(aquele com regulagem...)

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        Equipe Leosound
                        escreveu em última edição por
                        #149

                        acabei de dar o lan?e, valeu

                        [snapback]524694[/snapback]

                        :d

                        :)

                        1 Resposta Última resposta
                        • - Offline
                          - Offline
                          -MEINBERG-
                          escreveu em última edição por
                          #150

                          aeeee….

                          topico deveras interessante :d

                          meu 147 esta na uti... tah aguardando funeca + pintura...

                          jah to com um motor fiasao 1300 na ponta da agulha... pra pega-lo (o original eh 1050)... uma injecao do palio 1.0 a alcool (neh zippo?)... vai faltar soh o cambio 5 marchas... e a kkk k16.. :d

                          ae alexandre... tenho equipamento (eu e o lost) pra remapeamento de chip,.. se vc quiser posso te dar uma mao pra acertar o remap pra esse motor... ai qndo for montar o meu 147,.. vc me dah umas dicas ae .. jha q vc jah vai ter passao por isso... :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • - Offline
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                            -MEINBERG-
                            escreveu em última edição por
                            #151

                            como jah disseram … eu jah tive um palio fiasao 1.5 com uma kkk k16...

                            andei cerca de 2 anos com ele... (50 mil kms)... andando com no minimo 1,5kg... nunca tive dor de cabeca... nos ultimos meses de vida dele andei com 1,8kg...

                            motor extremamente resistente... pela experiencia q tive...

                            1,5kg.. nesse motor 1.3 destaxado... vai fazer cosquinha nele... ehhehehe..

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #152

                              eu acho melhor trabalhar o cabeçote original do que trocar…

                              aproveita monta umas valvulas maiores no original com a grana que ia gastar comprando outro e investe tb nas molas e tuchos...deixando no jeito pra girar 9k sem medo...

                              de resto acredito que o modulo do 1.5 sirva sem problemas...acho que deixando o dosador na pressão original fique gordo + aí vc regula a inicial mais baixa e fica bom...alias se quizer um dosador bom e da linha original usa o do tempra 16v(aquele com regulagem...)

                              [snapback]525589[/snapback]

                              tambem acharia legal usar meu cabeçote, mas o que tenho que fazer? trocar molasó valvulasó o que mais?

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #153

                                como jah disseram … eu jah tive um palio fiasao 1.5 com uma kkk k16...

                                andei cerca de 2 anos com ele... (50 mil kms)... andando com no minimo 1,5kg... nunca tive dor de cabeca... nos ultimos meses de vida dele andei com 1,8kg...

                                motor extremamente resistente... pela experiencia q tive...

                                1,5kg.. nesse motor 1.3 destaxado... vai fazer cosquinha nele... ehhehehe..

                                [snapback]525615[/snapback]

                                tranquilo demais, estou fotografando tudo e vou postar tudo o que eu fizer nele, todas as regulagens, tudo

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  Steve McQueen
                                  escreveu em última edição por
                                  #154

                                  tranquilo demais, estou fotografando tudo e vou postar tudo o que eu fizer nele, todas as regulagens, tudo

                                  [snapback]525713[/snapback]

                                  receita de bolo pra um fiatzinho :d chegando

                                  quero ver pronto :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
                                    D Offline
                                    Dr.147
                                    escreveu em última edição por
                                    #155

                                    tambem acharia legal usar meu cabeçote, mas o que tenho que fazer? trocar molasó valvulasó o que mais?

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                                    vc pode usar seu cabeçote original sem problemas.. não vejo necessidade em trocar molas e valvulas (a não se que queira as maiores que sairam nos palios pos 2001). ando com o meu original e turbo desde novembro de 2003 e não tive problemas. faça as coisas de praxe (trocar retentores, conferir folgas) e bola pra frente..

                                    meinberg: vc andava com 1.8 kg com a junta de cabeçote original??

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                                      ALEXANDRE BH MINAS
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                                      #156

                                      e o que vcs acham da inje?ao monoponto do fiat uno 1.5 ie?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #157

                                        meinberg: vc andava com 1.8 kg com a junta de cabeçote original??

                                        [snapback]525773[/snapback]

                                        sim…

                                        a unica dor de cabeca q meu motor me deu, foi qndo quiz colocar junta de aco.. um pouco mais grossa... pra destaxar mais ainda o motor... nao teve jeito... a junta de aco q mandei fazer por encomenda nao vedava nem fodendo...

                                        seguindo a tabela de aperto de cabecote, eu percebi q chegava a 12kg de torque em nos parafusos.. na tentativa de fazer vedar a junta de ferro... cheguei em alguns parufusos a perto de 18kg de torque.. e nada.. hehehehe...

                                        ai desisti da bosta de junta de ferro,.. e coloquei uma original nova.. e fechei conforme manda na tabela... ai medi,.. eles estavam com algo perto de 12kg de aperto denovo.. puxei todos pra 14kg.. e pronto.. :)...

                                        de vez em quando conferia o torque do cabecote.. sempre mantendo em 14kg..

                                        oq queima junta de cabecote eh alimentacao pobre.... com falta..

                                        com esse pouco a mais de torque no cabecote,.. eu garantia q a junta nao seria espirrada pra fora.. :d

                                        ps: teve um maluco do cpt (ligeirinho) q tbm teve um fiasa soh q era 1.0 com 1,5kg direto.. e nunca teve problemas com o carro... andou muito tempo com o carro assim.. soh desmontou pra vender...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #158

                                          ka vc tem umas fotos de um vira aliviado lindo não tem é manda ai o link…

                                          [snapback]525461[/snapback]

                                          quem tem é o gus ou o fluff :)

                                          1 Resposta Última resposta

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