A saga de uma ml porca
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finalmente resolvido um problema que me atormentava h? 3 semanas…minha marcha lenta maluca
um misto de filha de putice, coincid?ncias e situação daquelas q todo mundo bate cabeça pra conseguir chegar numa solução boba , mas q até q vc descubra é um verdadeiro carma...
bom..desde q começou a saga do remapeamento, minha lenta ficava dando soquinhos ...acelerando e desacelerando sempre entre 1500 e 2k....algo insuportável de tão chato q era....irritante até demais.
acontecia algo engraçado....depois de dormir e esfriar, o apznho voltava perfeito....
e asim foi, até q num dia q passei no overspeed pra fazer um chip de gente, pq o anterior vivia dando falta, a lenta enlouqueceu de vez...não voltava nunca mais ao normal (a não ser q eu ligasse o ac)....
coincidiu com uma situação no mínimo engraçada:
o calor do cofre fez o conector do motor de paso e do tps simplesmente racaharem...trincaram...
no caso do tps, a posição de encaixe? por cima ..logo não houve problemas....já o motor de paso luga por baixo....
o que rolou? dos 4 cabos, 3 ficaram pendurados dentro do cofre....apenas um deles se manteve na posição certa...
bom...o 1o pensamento: a coisa tá aí.....
como passei uma semana bem doente, 4 dias em casa sem trabalhar, sem fazer p. nenhuma com febre de 38o 2 dias sem baixar, deixei o carro parado no canto dele...depis eu vejo isso....
semana retrasada, já melhor, fui numaconcession?ria vw perto de casa, a primo rossi e converseicom o chefe da oficina e ele me arrumou o esquema eletrico certinho....bom, agora é só colocar os fios na ordem certa e blza....
p. nenhhuma...tava uma josta..igualzinho antes.....
com o motor de passo plugado ou desplugado era a mesma coisa...era ligar o motor. alenta tava certa..encostou no acelerador, endoidava....
será q a posição tá certa? no lugar das soldas usei barra sindal pra poder ficar testando vêrias posições possíveis com mais facilidade...nada
me ench?, mandei pelo cpt uma mp pro jánior pra gente dar uma olhada nisso, ele tava corrido e com o dedo quebrado e combinamos um dia pra eu dar uma passada lá na overspeed....
como eu não me aguento, comecei a procurar problemas nocarro....sempre focado na eletrúnica....
mesmo assim, procurei entrada falsa de ar, taquei wd na base do coletor, da borboleta...até espuma de barba eu taquei e . nenhuma....
mas nessa eu dei uma bobeada, pq o motor estava relativamente frio e aí q tá o pulo do gato nesta história toda...
testando os cabos , perce? q um dos cabos do motor de passo tava sem sinal....ah..agora eu descobr?....
passei no xandy da poison, um preparador que faz a maioria dos carros do cpt, cara que confio plenamente, assim como o jánior e mostrei a situação d alenta (ele já havia visto isso antes pois acompanhou toda a treta do 1o cara que remapeou o polo)...
bom...direto do chicote fizemos uma ponte pra dar sinal correto pro motor de passo...não resolve...
no scanner ( o jánior passou antestambém e a situação era a mesma), erro de ecu, erro do motor de passo, erro de sonda, erro de tps e mais um 5o ero q não me recordo....
vtnc...queria tacar fogo no polo....só prestava pra andar na estrada ( digamos q é 70% da utilização dele)...na cidade é uma verdadeira jabiraca de tão irritante que era...
esta quarta passei no jánior, ele reviu o chip, afina sempre existe a possibilidade de nés darmos uma bobeada, tava certinho, colocamos a programação do chip original..a mesma tralha....
bom...de tanto acusar erro de ecu e outros erros, todos relacionados é ie, a caca tava aí..não podia ser outra coisa....
o jánior ligou pra um prestador q recupera e testa módulos, o cara não tinha nenhum igual do meu polo e só na semana q vem q poderia ver isso...
blza..quando vc conseguir, me liga
sa? do jánior, tava indo pra casa, me liga o xandy: olha, o polo de um colega nosso do cpt tá aqui fazendo o freio...traz teu carro aqui a gente testa com o modulo e o tps dele...
colcoamos o módulo origes do outro polo..rodamos pela v. mariana uns 15 mins e a lenta oscilava coisa de 100rpms....só podia ser o maldito...? o que pensamos....
bom...tiramos minha central e mandamos pra sbc pra testarem e se necessário arrumarmos o maldito.......mas nessa percebemos q no final do role a lenta tinah começada a oscilar coisa de 100-120 rpms (tenho rpm digital escondida no painel)..mas é coisa pequena..deve passar batido
bom..o kra das ie recebe o módulo, testa o maledeto e liga pro xandy: olha..tem trilhas danificadas e o processadorzinho-base tá zoado...
cobro 350 pra arrumar, mas se trocar por outro sai 320 e te mando já..pra arrumar, só amanha no final da tarde (quinta)
a minha central tá soquetada e com o remap q o junior fez....eu espero 1 dia..senao vou ter q mandar ressoldarem a central nova ....
na quinta, o cara diz q arrumou miha central, mas continuava dando pau, que não tinha jeito..pt no meu módulo, só trocando pelo outro...
ok..não tem outro jeito, mas na mesma hora o xandy mandou q ele mandasse junto o chip q o junior fez....
a? as coisas começaram a ficar estranha ....o kra disse q não valia a pena, pq ele abriu o chip e não tiha nada de mais, só um naquinho de ponto...que não tinha como dar diferença pro original...em resumo ..enrolou pra devolver o chip
po..foram 6 ou 7 tentativas de chip até chegar a este último q o jánior fez....não é psicol?gico, tive vela enbranqui?ada por falta, carro amarando, carro grilando e agora q depois do remap do junior ficou legal, vem um kra q diz q é id~entico ao original....
o xandy já sabendo da historia dos chips perguntou sobre corte e talz...ah..o corte é igual do original...o q não ?.....
bom..de qualquer forma, manda este módulo novo pra c? e o chip junto..não veio o chip...e o comportamento do carro era idêntico antes...
o carro ficou com xandy, sexta pela manhã ele iria no cara do módulo pra destroar e uscar o chip.....o kra já queria é dist?nci condenar o chicote
a noite(quinta), conversando com o pesoal no encontro do cpt, o lost foi bem direto: kra ..pra queimar um módulo não é assim fácil não....memso com teus fios pendurados e batendo na lata...não rola..só se vc ligasse eles direto na bateria pra fritar trilha....
fui resolver uma dor de cabeça o dia todo com carro da minha m?e....
o xandy resolveu ver se meus bicos eram o modelo certo (ali?s, o junior tambem insitiu nisso, mas eu sabia q era os iwp044)...quando tirou, aproveitou pra procurar alguma trinca no coletor de adm..enfim....chegou onde era a caca
a junta do coletor de adm tava comida bem na parte q eu não conseguia tacar o wd....uma juntinha metálica de 15 reais na concession?ria foi a fdp q causou isso tudo....
devolvido o meu módulo, após um discurso do kra de q o chip do junior era fake, isso e aquilo, o xandy coloca me módulo no meu carro, já com a juntinha arrumada..e blza.de cara oscilou um pouco, depois se acertou...
no scanner, sem erros aparentes, zerou aie, fez a regulação b?sica (em algmas situações nem ele nem o junior conseguiam fazer isso, a central rejeitava) e blza...
quer dizer..o kra condena um módulo q está blzinha, enrola pra devolver o chip, quando cobrado insite em dizer q é fake, q não precisa dele pq eum o fez era um maledeto enganador ..e o módulo tava ok....
só aqui no brasil mesmo..
custou muito mais caro as indas e vindas do motoboy pra levar e trazer e a gasolina do meu carro rodando até sbc com o xandy pra resgatar meu mpodulo do q a maldita junta do coletor
esa ninguém esperava..ma entrada fala de ar gerar tanto erro no scanner....e em cima disso alguém tenta se aproveitar ...
minha central é soquetada..mas isso ele podia fazer facinho...o q gerou desconfian?a foi um kra q diz não mecher com remapeamento enrolar pra devolver meu chip (era fácil, é soquetada, é tirar e mandar junto num envelope) e que abriu o chip..mas o kra não meche com remaps, como ele pode ver isso?
cada vez q preciso de 3os eu tremo na base....pq sei q a maioria é tudo fdp mesmo...
só 2 pessoas puseram a mão no meu carro nos últimos anos: o jánior e o xandy....e tenho que dizer q não tenho reclamação alguma dos 2, pelo contrário....tudo q posso fazer sozinho eu me viro pra evitar esse tipo de palha?ada
por isso q eu queria voltar pro carburador.....
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já tive q comprar um painel novo (cagada ter achado) da parati pq um especialista condenou o meu. no fim das contas, o problema era um fusável de 15 centavos o causador do prejá. se alguém quiser detalhes, explico.
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que bom que vc conseguiu de vez resolver teu problema.
um bom teste dinamico com o scanner ligado ajudaria muito nessas horas.
agora com rela?ao ao erros gravados na memoria da central, pode ter sido no fazer testes desligando sensores, pois uma entrada falsa de ar pode gerar falha na sonda, motor de passo e pressao absoluta. falha no tps não.
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pior q troquei meu modulo e olha q ele passeou por sbc so q pelo jeito o meu zuou mesmo, algumas partes pois o carro era morto até passar dos 2500rpms, parecia turbo com lag, chegava nessa rotacao dava o tranco e desimbestava
apos trocar o modulo até consumo melhorou
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ar falso naum dapra ver de boua com mudança na leitura do mapo
de padr?o, pra carro original deve de ser algo em torno de 30kpa…pelo menos no celta é assim....diferente deste valor já de cara dapra notar uma mangueira mal conectada e talz...
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nem sempre porque o atuador tenta corrigir…além do mais o carro dele tem comando, aí é foda saber exatamente os valores limites ou não....
olhando no map ele ficava variando do valor minimo ao máximo e mesmo assim a rotação ia de 1.200 pra 2.000 auhauhuha
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esses probleminhas são foda mesmo…
meu carro a uns meses atrás do nada começava a falhar até apagar, seja frio ou quente... levei num mecânico tb de confian?a, q arruma os carros do meu pai desde qdo ele era solteiro ainda...
foi feita revisão, trocada a bobina, pass?vamos o scanner e vinha 1 zilhão de erros...o mecânico já tava começando a suspeitar da central...uma hora ele teve um insight de desmontar a caixa do filtro de ar pra ter acesso a outros sensores q a caixa tampa...resultado, qdo ele mexeu no chicote da sonda, veio na mão dele....o maledeto estava mal encaixado, da? ora dava leitura, mas era balançar mais ou fazer uma curva q o bixo sa?a do lugar, a central não lia mais o sinal e ficava doida....
nessa o carro fazia 9,5 a 10 km/l na estrada....nas últimas médias tem feito mais de 13,5 km/l (ap 1.8 mi com ie 1avb) e nunca mais falhou
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opa..desculpem a demora.
o profissional em questão é o sr. josó carlos, do baeta neves….
pior q me informei e ele é bem recomendado pelas oficinas aqui da zl de sp...uma rede de concession?rios faz reparos com ele (primo rossi)
profissionar dus b?u
qto ao carrinho tá de boa..o problema está em medir consumo pq eu simplesmente não consigo nadar de boa na estrada (ali?s, até arrumei um problema esta manhã com um civic q ficou putinho pq passei ele pela dir pq não abria, mostrei o dedo lindo pra ele e de dentro me mostraram uma arma...)
pensaram q eu ia ficar quieto, sairam acelerando e eu atrás só irritando os toscos q pra não serem ultrapassados até cortavam cmainhão pelo acostamento..detalhe...eles tinham uma arma no carro..não eu
mas andando forte qdo pega posta livre e manco qdo pega caminhão na esquerda e voltando agora pra sp com meu primo e minha tia de carona, fez por volta de meio tanque, 218kms
ench? o carro antes de viajar e a média anterior tinha ficado em 8,7 km/l, indo espancando o po pela ayrton senna no sóbado e voltado é noite pela dutra no mesmo estilo..(peguei 30 kms de transito ontem)
já desencanei de me preocupar com consumo....este carro era ecn?mico pra kct logo q peguei ele....depois q queimou a bomba e fi trocada por uma origes, coincideiu dele ficar um verdadeiro lixo de consumo
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quem aqui quer saber de consumo é uahuahuha
fala aí qto faz os 400mts, qual a velocidade final, retomada uhauauaha
sacanagem… não espere economia mesmo andando do jeito que vc anda, mas se vc conseguir andar de boa (mesmo) acredito que o acerto que fiz consegue deixar ele quase igual a um original porque os tempos de injeção em giros mais baixos não está miuto alto, apenas a partir dos 3.400~3.500 é que torei combustável com carga alta... e seu carro é cagado de ponto.
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só sei q se estiver grilando, eu não consigo ouvir nada em alta
acho q em aspro quanto mais ponto puder ter, melhor…..
se um dia for canaleta pro saco, sei lá..aproveito pra deixar virar um 2.0
ah...novamente medido no dyno:
sem filtro de ar na caixa deu 121,6 cv
vc avançou muito no ponto em alta ou foi mais de levinho ?
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po, me manda o antes e depois pra eu ver
de alta avancei muito pouco, só tirei uns buraquinhos que o cara deixou… mas avançou tbm porque o inicial tava errado lembra ?
acho que o ganho mesmo foi de alimentar o bicho... veio 10cv a mais no mesmo rpm ?
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6670k…praticamente 200 rpms de diferença...
já o torque, de 14,8 aq 4500 foi pra 15,1 a 4560
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foi no mesmo dino em sbc
vou scanear esta noite pra postar aqui, o anterior eu postei em algum topico no cpt..mas como estamos fora do ar, nao tenho aqui o endereão pra passar, ate q o cpt volte ao ar
a medic?a? real, feita nas rodas, q mostra toda a evolução é cobrada é parte, por isso nao a fiz desta 2a vez..
na anterior tinha dado 97,7cvs
o final fiquei apenas com a do motor , q foi 111,9 no dino day do cpt
até a noite, volto pra sp e scanneio o maledeto….
eu estava esperando algo em torno de 118cvs....subi sem filtro, podium no tanque e os pneus na calibragem q eu sempre ando, 3psiacima do normal