Fiat 147 racing 1982.
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foi na retifort que eu mandei assentar as valvulas do meu cabecote…
farhell, essas microtrincas nao surgem no proprio processo de remocao da camada externa? dificil aparecerem depois com o motor em funcionamento hein... parece ser coisa superficial... nao ser trinca profunca, pq se fosse, o vira quebraria
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foi na retifort que eu mandei assentar as valvulas do meu cabecote…
farhell, essas microtrincas nao surgem no proprio processo de remocao da camada externa? dificil aparecerem depois com o motor em funcionamento hein... parece ser coisa superficial... nao ser trinca profunca, pq se fosse, o vira quebraria
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foi isso que eu falei… a camada externa do vira do tempra é tão dura que a ferramenta causa trincas quando abre... tem mexanico que diz que vira de tempra já vem trincado de fábrica e não presta
imagine um vira trincado de fabrica aguentando 27 kgfm em 1300 kg ?
mas o pior é que se existirem mesmo... as tais trincas dificilmente saem com polimento... até mesmo outro passe não tira...
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mas ai nao eh a ferramenta utilizada na retifica? nao sei bem como ?, mas sei que existe a ferramenta que come o metal, que é usada no torno… sera que nao tem uma ponta propria, num material diferente, que nao causa as trincasó ou melhor, sera que nao é falha na lubrificacao na hora de usinar, ou a velocidade com que é usinada, sera que usinando mais na manha nao trincaria? acho que deve ter um conjunto de procedimentos pra usinar o vira sem trincar... e que os kras nao seguem... deve ser algum procedimento pra trabalhar com material mais duro que aão ou outro material mais comum...
fiat é fiat né rapo... deixa os kras achando que é ruim... melhor pra vc
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a maquina que dá o passe no vira usa uma enorme pedra parecendo com um esmeril… só que muito mais fina e pesada... o controle é manual ou automatico... a maquina (pelo menos a que eu vi fazendo no meu) era enorme mesmo... fazia até vira de 8 in line de caminh?o...
mas aí que tá... os caras da retífica adeiam fazer isso em vira de tempra... demora muuuito e gasta bastante a pedra pra fazer a primeira retifica... da? eles dizem que vira de tempra não presta retificar... que fica muito mole depois, que vem trincado, e bla bla bla... querem logo empurrar um vira novo..
mas o dono da retifica é meu amigo e gosta de experiencias... a gente fez direitinho como está mostrado no livro do guy croft... as galerias de oleo, o passe, o polimento, o balanceamento...
só não tivemos coragem de aliviar... se bem que tem um coroa lá que só trabalha com caminhão que disse que está cansado de cortar contra-peso de vira de caminhao, pra balancear... ele disse que é tão pesado que não adianta furar... tem que rancar fora um taco do contrapeso pra poder balancear...
ele disse que se tirasse igual de todos, aliviava e pegava balanceamento depois... resolvi nao arriscar...
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http://www.retifortretifica.com.br
? perto de casa
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fiz o meu la tbm e recomendo…..
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ah ja fez ?? eu lembro que vc perguntou o endere?o… quanto saiu e o que vc fez no motor soh pra galera ter noção? é um 1.6 16v né? fez o cabecote? tambem, assentamento, troca de retentores e tudo mais?
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2 valvulas foram pro saco , retifica das sede, retentores, assentamento etc…
480 reaus mais o dinheiro do busão......hauhauhauhuahauhauha
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pow, vai mandar embora msm um carbura desse?
? raro viu
boa sorte no projeto, como o seu kbe?ote ja está condenado, pega o dos 1.5 msm, serve certinhu, e ja tem as vantagens das valvulas e dutos maiores
ele só não tem o furo da cebolinha de acionamento da ventoinha, + como vai ser injeção, no probs(eu acho)
uma dica, caso precise de uma pressão a + de oleo, calce a mola da valvula de regulagem da bomba com uma arroelinha, de modo q demore + pra ela entrar em ação, funciona muito bem, ao ponto de se vc colocar uma porquinha(de uns 3mm de espessura), vc explode o seu filtro de oleo, exp. própria
falow
talvez isso não seja muito util, + se for fazr um girador acho q pressão de oleo constante é bom né
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pow, vai mandar embora msm um carbura desse?
? raro viu
boa sorte no projeto, como o seu kbe?ote ja está condenado, pega o dos 1.5 msm, serve certinhu, e ja tem as vantagens das valvulas e dutos maiores
ele só não tem o furo da cebolinha de acionamento da ventoinha, + como vai ser injeção, no probs(eu acho)
uma dica, caso precise de uma pressão a + de oleo, calce a mola da valvula de regulagem da bomba com uma arroelinha, de modo q demore + pra ela entrar em ação, funciona muito bem, ao ponto de se vc colocar uma porquinha(de uns 3mm de espessura), vc explode o seu filtro de oleo, exp. própria
falow
talvez isso não seja muito util, + se for fazr um girador acho q pressão de oleo constante é bom né
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o carbura eu vou arrancar e vender.
o cabeçote tá condenado pois já esta com 1mm, ele serve em um carro aspirado.
a inje?ao dos fiasa 1.5 não sao comandadas pela central, todos eles tem interruptor de temperatura no radiador( cebolao ), o que vai no cabeçote é apenas o sensor de temperatura do motor e mesmo assim nao é bem no cabeçote, ele fica no corpo da valvula termostatica.
a dica de aumentar a pressao do oleo é bem legal, depois eu vou ver se vai ter necessidade disso.
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o pessoal da retifica disse que rola de usar o pistao do cht, mas disse que vai ficar 1mm abaixo da face do cabeçote.
o que vcs acham? eu tambem encontrei os pistao de 1mm.
qual é o melhor?
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se vc tiver opção dos pistões de 79mm ( agalera tá falando dos md dos passat, mas dos corsa 1.6 batem também nesta medida) e não destaxar absurdamente vai pro pau…
qto a opção do cht ter ficado 1mm mais baixo , manda em retífica diesel rebaixar o bloco
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bom eu iria de pistões 1mm, mas c não der e os de cht ficarem 1mm mais baixo pra turbo eh bom , pq vai ficar com menos taxa, e assim pode usar mais pressão…
falow
adriano nogueira
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to vendo que o mais simples é usar os pistoes de 1mm original mesmo.
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1mm mais baixo é otimo… tenta re-calcular a taxa com esse pistao... mas cuidado com o diametro... original do fiasa eh 76mm, nao use um de 79 de jeito nenhum, vai sobrar um papel de parede de bloco entre cada cilindro.
use esse pistao de cht soh se for no maximo 1mm mais largo que o original. a altura do pino, quanto mais baixo menos taxa e melhor pra vc socar 2k de pressao no bixo
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microtrincas… é até comum no vira do tempra... depois que dá o primeiro passe, que tira a parte dura original... as vezes aparecem micro trincas... vis?veis no magnaflux apenas...
não sei se é o caso... acho dificil essa retífica ter magnaflux
na dúvida, uma 2.a opinião é de bom grado...
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fizeram o teste no magnaflux mesmo, ele tá trincado mesmo.
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estou desanimando com a ideia.
cabeçote vou ter que trocar.
pistao na ultima medida.
vira ferrado.
tá achando que vou ter que compra um outro motor mesmo.
talvez eu parta para um motor 1.5 mesmo, sei que o 1.3 é melhor, mas ele é antigo e peças para ele nao esta sendo muito facil.
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mas se vc vai partir pra um 1.5, compra um 1.5 e dá uma procurada num virabrequim de 1300cc… aí vc monta o que eu tinha te falado lá no comeão do tópico...
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mas se eu encontrar o vira novo, fico com esse mesmo.