Futura injecao eletronica
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vou levantar infos sobre o sistema
uma bateria nao seria tao mais pesado, é pra fundo de conhecimento, nao pra competicao, e ai ja usaria alcool ou gasolina so precisa ver como lubrificar o danado
girar 33krpms sem oleo nao vai ser legal
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motoserra style oleo + gasolina ou alcool… isso ai é trankilo..
castrol 2t rules
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os prós de hoje tão girando 41.400rpm
tadinho do pistãozinho
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os prós de hoje tão girando 41.400rpm
tadinho do pistãozinho
http://www.ciapaulista.com/produtos.aspoproduto=401
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se o auto modelo girando 41krpm for 1 pistao, beleza… temos processador pra isso... se for com mais de 1 pistao ai ja fica complicado com o processador que eu uso... mas tem que ver a questao do bico tb... a 40krpm, o intervalo entre cada pulso do bico seria de 1.5ms... ateh da com bico de baixa impedancia, quem sabe uns bicos grincos de menos de 3 ohms mas com os de 3 ohms ja da, eles levam 0.6 pra abrir, sobraria 0.9 de injecao... meio apertado, mas ateh da... de repente pode dividir o trampo entre 2 bicos de 3 ohms soh que com pouca vazao, ai fica uma parada mais fina com 3ms de janela
onde vc aprendeu isso tudo lost, algum livro? curso? tb tenho interese em aprender essas coisas.
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eh lost, conta pra gente ai.
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eu to aprendendo metendo as caras mesmo. nada de curso. comprei soh um livro de referencia de microcontorlador pic, mas ja faz muito tempo que nao uso ele nem pra consulta de funcoes que nao lembro a sintaxe. soh a parte de programacao que nao precisei aprender, pq trabalho com isso. dai um diferencial: os programas saem bem feitos. assim que terminar toda a interface grafica voi tirar uns prints e fazer tipo um manualzinho de acerto pra vcs verem como eh a interface.
mas ja sao 2 anos de esforão pra aprender mais sobre eletronica que é o que mais me dificulta, e pior que significa muito menos no projeto.
se quiser mesmo aprender, corra atras. tudo o que eu aprendi ateh hj, ta na internet.
e o negocio ja ta mais evoluido hein ta quase pronto pra ir pra teste. a interface pra vc ajustar tudo ja ta pronta, ja ta salvando e lendo tudo na eeprom, soh falta o calculo de tempo de injecao, aquele que precisa localizar 1 ponto em um quadrado, e calcular o valor desse ponto com base nos 4 pontos proximos. a info da posicao do ponto e dos pontos proximos ja ta toda na mao, falta soh o calculo mesmo. amanha devo terminar. tava deixando tudo pronto pra poder mexer nos valores da tabela pra ver se o calculo ta certo, senao, sem valores, nao daria pra testar o calculo.
acho que arrumei uma solucao pra falta do sensor de borboleta: o processador recalcula o tempo de injecao a cada 8 ciclos, o que no v8 vai dar 2 voltas do virabrequim. vou armazenar o valor do map a cada calculo (ou seja, a cada 8 ciclo), porem, vou ler o mapa em todos os ciclos. assim, a cada ciclo, comparo o valor lido no ciclo atual com o valor lido no ultimo calculo (aquele armazenado a cada 8 ciclos), entao se tiver variacao, significa que houve variacao no map que ainda nao foi calculada, entao vai ter uma regulagem de combustivel extra pra cada mbar de variacao desde o ultimo calculo. sempre que o calculo é fechado e o volume de combustivel é atualizado, o valor armazenado sera atualizado e a diferencia pro valor atual do ciclo vai sumir, removendo esse combustivel adicional. essa seria a injecao rapida , que nas injecoes é feita lendo o sensor de borboleta, justamente pq o calculo é feito a cada n ciclos e nao em todos. assim se ajusta aquela injetadinha que o chuveirinho faz no carburador, ateh que o vacuo estabilize e o tempo de injecao seja recalculado. eu só substitui o sensor de posicao de borboleta por ler o proprio map em todos os ciclos.
sera que vai funcionar? ainda vou ter um retardozinho por causa do proprio vacuo que possui um retardo, nao vai ser exatamente como a borboleta. mas acho que da pra melhorar a resposta mesmo nao tendo sensor de posicao de borboleta.
que acham?
só pra lembrar, a megasquirt recalcula o tempo de injecao a cada 16 ciclos
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po, nenhum comentario sobre o post acima?
infelizmente sem novidade hj pq tava desde as 6 da tarde tirando a turbina do carro, voltando ele original inclusive a suspensao (muito mais chado que desmontar a turbina, ainda mais com os encolhedorzinho tosco do meu irmao)
? isso ae. ta sem turbo, manco e alto.
tive que fazer isso pq esqueci de pagar o seguro denovo (ja fiz isso 2 anos atras) e ai tem que fazer vistoria… como agora eles usam maquina fotografica na vistoria, achei melhor desmontar logo pq a vistoria ta marcada pra amanha... mas se fizer a vistoria amanha, eu boto a turbina de volta amanha mesmo a suspensao vou levar em algum lugar pra trocar... deus me livre coisa chata do cao...
o chato eh que nao deu tempo de mexer no modulo
tirei uma foto do intercooler, pq nunca tinha tirado sem parachoque... pena que meu celular tira umas fotinhos muito escrotas...
e o motor original
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putz so tenho a dizer q to feito entao….
a suspensao do corsa ai do lado cheguei a fazer de noite no escuro, com ajuda de uma lampada veia, na ponta de uma extensao, q ficava desligando direto, tudo pq o carro encalhou na rampa da garagem...
achava facil agora por um turbo entao ehehhehe
posta uma foto desse encolhedor tosco ai, vc tem as ferramentas pra suspensao eu fazia ja sem pq mesmo a mola grande nao precisva de encolhedor pq nao tinha pressao, e to prcisando de um encolhedor, ai tenho q mandar alguem soldar umas tralhas pra mim e virar um encolhedor....
qnt ao lostronic, so tenho q dizer q é um sonho, e depois desses comentarios fiquei perdido em por onde comecar a injetar o automodelo
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puts, nem me fale… a frente ainda tava batendo luz, mas a susp traseira ta virada pra rua... tudo escuro... troquei soh com uma lanterninha de 2 pilhas pqp que bosta total
amanha eu tiro uma foto do encolhedor de dia... senao nao da pra ver nada... mas ja adianto que eh uma bosta... meu irmao pagou 25 conto se nao me engano, e eh assim mesmo, umas tranqueiras soldadas e um parafusao as minhas molas rebaixadas eu achei que nao teria pressao e fui soltando... ateh que deu um tiro e a mola voou pra parede
po kra, a injecao completa eh um sonho... essa ai eh o comeco...
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relaxa cara, nada nasce ja completo, vc esta desenvolvendo tanta coisa, muito mais q muitos sonham em conseguir fazer, toda sua invencao q pra vc é um passa tempo uma diversao, pra muitos nao se tem nem de onde partir e chegar ai…..
cada dia vc vai conhecendo mais e mais, criando novos modulos, e logo estara com uma central completa, sem dependencia da central do carro.....
estamos ai ajudando, apoiando, incentivando e se precisar de tester tem varios ai.....eu to dentro so preciso estar com o t montado
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algumas telas do modulo:
tela principal de leitura
tela de ajuste do numero de cilindros. ele fica mostrando o rpm em tempo real embaixo.
tela de alteracao da escala de map. sao 12 pontos. como a escala é variavel, vc pode ajustar pra ter mais precisao em certas faixas. por exemplo se a lenta é em 350mbar, eu colocaria um ponto exatamente nesse valor, pra poder ajustar diretamente o tempo de injecao nessa aceleracao e nao depender dos 4 pontos proximos da tabela. te da um ajuste mais direto nessa situacao. mas vc pode distribuir os pontos como quiser…
ajuste da escala de rpm. mesma coisa que a escala de map, totalizando 144 pontos de ajuste (tabela de 12mapx12rpm). eu deixaria um ponto exatamente na marcha lenta, e um na partida tb, pra ter precisao no volume de combustivel nessas situacoes. a tabela é toda interpolada com a tecnica de pontos proximos , onde o valor é calculado com base nos 4 valores proximos, que formam um quadrado, onde vc sempre esta em algum ponto desse quadrado.
tela de ajuste de tempo de injecao. nessa tela vou colocar o valor 0 a 255, onde 255 será 100% do tempo de injecao efetivo, ja descontado o tempo morto e os 85% do ciclo de trabalho. assim ao invez de trabalhar com valor de 0 a 100% (daria 100 pontos de regulagem) vc tem 255 pontos. é meio ruim de traduzir o valor em tempo de injecao em milisegundos, mas vai mostrar na tela 255, valor em % e valor em ms. vc escole o ponto de rpm e o ponto de map, é mostrado o valor da escala pra facilitar a localizacao do ponto.
por enquanto é o que ta feito, mas ainda vai ter mais coisa.
valeu
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os prós de hoje tão girando 41.400rpm
tadinho do pistãozinho
http://www.ciapaulista.com/produtos.aspoproduto=401
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esses .12 estão muito evolu?dos. antigamente só .15 bravos ou alguns .21 mais mansos é q chegavam nessa potencia. ruim é o preão né… 1.000 reais num motorzinho .12 é cruel, nem quero ver qto ta custando um .21 de briga...
sei de um q motorzinho .21 de mais de 3 anos atras, q gira 43.000 e rende 2.7 cvs
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a relação peso/potencias dos rc?s é algo próximo do impossivel
hehehe mas ainda bem que não ?
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gostei da interface do aparelho com o usuário….lembra a dos scanners automotivos tipo kaptor...
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? mesmo? entao deve estar bom né? e o jeito de ajustar o que achou? escala livre e tal… uma boa neh? mas vamo ve funcionando... provavelmente nao esse fds, no outro vai pra teste
eita topico fixo tomara que de certo, senao vai ficar feio hehehehehe
valeu ka
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jah pensando no futuro… vai ter alguma saida para pc e afins?? pra monitorar e fazer outras coisitas mas??
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vai sim kra, e rapido. isso nao vai demorar nao. ajustar tabela de 144 pontos na telinha é muito ruim… por isso nao fiz assim no gerenciador de suplementar... como era soh pra suplementar, uma tabela iria mais atrapalhar do que ajudar. vai visualizar e ajustar. fazer backups das configuracoes e tudo mais...
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vai dar até pra jogar um counter strike
com mapa do rj ainda eeheh
zuera vicetinhooooo
ps. compro o motor de passo pra ie do uno 1.5 monoponto ou deixa pra ver isso qdo depois dos testes no barco?