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Ponto final das i.es. 1avp e 1avb

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  • M Offline
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    milTT
    escreveu em última edição por
    #2

    como vc leu isso, daniel? ligou um scaner e deu um rol? no carro? se sim, sabe me dizer qual era o modelo do scaner?

    []?s

    1 Resposta Última resposta
    • Z Offline
      Z Offline
      ZOEGA
      escreveu em última edição por
      #3

      eu andava com 8:1 de taxa, 2.2kg e 15 de ponto inicial. não lembro quanto vinha de ponto final, o distibuidor não era mexido.

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #4

        como vc leu isso, daniel? ligou um scaner e deu um rol? no carro? se sim, sabe me dizer qual era o modelo do scaner?

        []?s

        [snapback]568443[/snapback]

        coloquei o scanner no modo de leitura e sa? andar com o carro… aí você consegue ler o avanço... agora não lembro a marca do scanner, sei lá se era kaptor ou tecnomotor

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          daniel_fabricio
          escreveu em última edição por
          #5

          eu andava com 8:1 de taxa, 2.2kg e 15 de ponto inicial. não lembro quanto vinha de ponto final, o distibuidor não era mexido.

          [snapback]568462[/snapback]

          distribuidor do injetado mesmo é então vinha o ponto final do chip + 6 graus.

          como destaxou o motor, zoega ?

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
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            ZOEGA
            escreveu em última edição por
            #6

            distribuidor do injetado mesmo é então vinha o ponto final do chip + 6 graus.

            como destaxou o motor, zoega ?

            [snapback]568576[/snapback]

            sim, distribuidor do injetado mesmo.

            destaxei, usando os pistões do carburado, com uma leve torneadinha…

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
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              marcioap
              escreveu em última edição por
              #7

              pois é daniel, passei por problemas assim. a central original do meu gol vinha 35 de ponto a 6500rpm aspirado original. mais a mardita teu problema, troquei por uma de parati 2002, e esta só vem 18 a 20 e é de 1.8 gas, abri pra ver e o chip tudo indica ser original. agora troquei por uma de 1.6 alcool e vou ver como fica.

              antes com a central da parati 2002 vinha muito pouco ponto, a ponto do carro estar rendendo com 1kilo menos do que rendia antes com 0.6 e a centrla original do gol com o meg atrazando ao vir pressão.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
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                overspeed
                escreveu em última edição por
                #8

                1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...

                por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?

                a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  over, sabe me dizer o ponto inicial no distribuidor de uma saveiro 2002 1.6? peguei a central de uma pra testar no gol

                  outra coisa, posso pegar o chip da minha avp ano 2000 e colocar numa avp ano 2002 soquetada?

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    daniel_fabricio
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    ponto inicial de todos os mi deve ser 9.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      9? apms com short plug desligado, motor quente :)

                      sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        9? apms com short plug desligado, motor quente  :)

                        sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

                        [snapback]569197[/snapback]

                        over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

                        por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma n

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

                          por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma né?

                          [snapback]569209[/snapback]

                          sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

                          a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

                          saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

                            a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

                            saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar  ponto final e tirar por temperatura...

                            [snapback]569264[/snapback]

                            mais ai q vem a questáo, uma diferença tão grande de ponto é tão pouco significante?

                            por que de 35 pra 16 por ej, é muita coisa, a diferença en rendimento teria q ser enorme, e não ?, dá pra notar é claro, mais pouca coisa apenas.

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              overspeed
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                              #15

                              as fabricas determinam como alvo potência, torque e temperatura no escape…o jeito que vc atinge estas metas é responsabilidade do afinador ... ou seja é acerto mesmo... e dizem as mês linguas que se vc pegar carros assim com programação diferente e medir dá alguma diferença de potência, algo abaixo ou na média do que se tem de ganho chipando.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                #16

                                over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                                me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                                abra?

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  #17

                                  não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                                  o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                                  ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    marcioap
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                                    #18

                                    over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                                    me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                                    abração

                                    [snapback]569345[/snapback]

                                    eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                                    intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #19

                                      não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                                      o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                                      ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

                                      [snapback]569414[/snapback]

                                      digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                      over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                      eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                                      intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

                                      [snapback]569417[/snapback]

                                      vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina… n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                                      tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                                      abra

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        #20

                                        digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                        over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                        abraço

                                        [snapback]569833[/snapback]

                                        o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                                        só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                                        eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                                        num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                                        (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

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                                        • M Offline
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                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                          over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                          vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina... n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                                          tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                                          abraço

                                          [snapback]569833[/snapback]

                                          arruma uma foto desse teu esquema, achei interesante.

                                          olha, dependendo das tuas pretenções, valeria a pena fazer isso, pois eu acho mais interesante do que perder a correção por temperatura.

                                          uma maneira caseira de fazer isso, seria colocar un sensor de temperatura antes da turbina, mais pra isso, teria q ser 2 map de mi, pois é nele o sensor de temperatura. ai no map q fica no coletor vc deixaria ligado o map, e no map q ta antes da turbina ficaria pra leitura da temperatura.

                                          o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que  seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                                          só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                                          eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                                          num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                                          (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c)  e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

                                          [snapback]569839[/snapback]

                                          over, tem como saber qual a faixa de temperatura que a central aceita antes de dar atrazar o ponto????

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