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Ponto final das i.es. 1avp e 1avb

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    overspeed
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    #8

    1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...

    por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?

    a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...

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      marcioap
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      #9

      over, sabe me dizer o ponto inicial no distribuidor de uma saveiro 2002 1.6? peguei a central de uma pra testar no gol

      outra coisa, posso pegar o chip da minha avp ano 2000 e colocar numa avp ano 2002 soquetada?

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      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
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        #10

        ponto inicial de todos os mi deve ser 9.

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        • O Offline
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          overspeed
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          #11

          9? apms com short plug desligado, motor quente :)

          sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
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            marcioap
            escreveu em última edição por
            #12

            9? apms com short plug desligado, motor quente  :)

            sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

            [snapback]569197[/snapback]

            over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

            por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma n

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            • O Offline
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              overspeed
              escreveu em última edição por
              #13

              over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

              por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma né?

              [snapback]569209[/snapback]

              sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

              a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

              saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...

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              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #14

                sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

                a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

                saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar  ponto final e tirar por temperatura...

                [snapback]569264[/snapback]

                mais ai q vem a questáo, uma diferença tão grande de ponto é tão pouco significante?

                por que de 35 pra 16 por ej, é muita coisa, a diferença en rendimento teria q ser enorme, e não ?, dá pra notar é claro, mais pouca coisa apenas.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
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                  #15

                  as fabricas determinam como alvo potência, torque e temperatura no escape…o jeito que vc atinge estas metas é responsabilidade do afinador ... ou seja é acerto mesmo... e dizem as mês linguas que se vc pegar carros assim com programação diferente e medir dá alguma diferença de potência, algo abaixo ou na média do que se tem de ganho chipando.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    milTT
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                    #16

                    over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                    me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                    abra?

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                      o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                      ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                        me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                        abração

                        [snapback]569345[/snapback]

                        eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                        intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          milTT
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                          o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                          ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

                          [snapback]569414[/snapback]

                          digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                          over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                          eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                          intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

                          [snapback]569417[/snapback]

                          vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina… n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                          tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                          abra

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                            over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                            abraço

                            [snapback]569833[/snapback]

                            o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                            só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                            eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                            num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                            (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                              over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                              vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina... n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                              tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                              abraço

                              [snapback]569833[/snapback]

                              arruma uma foto desse teu esquema, achei interesante.

                              olha, dependendo das tuas pretenções, valeria a pena fazer isso, pois eu acho mais interesante do que perder a correção por temperatura.

                              uma maneira caseira de fazer isso, seria colocar un sensor de temperatura antes da turbina, mais pra isso, teria q ser 2 map de mi, pois é nele o sensor de temperatura. ai no map q fica no coletor vc deixaria ligado o map, e no map q ta antes da turbina ficaria pra leitura da temperatura.

                              o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que  seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                              só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                              eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                              num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                              (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c)  e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

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                              over, tem como saber qual a faixa de temperatura que a central aceita antes de dar atrazar o ponto????

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                acima de determinado valor de temperatura ele atrasa, abaixo ele adianta…

                                só que o determinado varia pra cada arquivo igual cks

                                de cabeça lembro que pela temperatura da água perto dos 88?c é na maioria dos cks onde não tem correção... fora disso lembro que sempre tem alguma coisinha (ou coisona dependendo do arquivo heheh)

                                no de ar acho que é perto dos 40?c de admissão... acima disso ele tira e abaixo ele coloca... mas varia de central pra central... não dá pra ficar na certeza...

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fabio Lima
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...

                                  por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?

                                  a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...

                                  [snapback]568703[/snapback]

                                  putz vem menos do q vem no meu carro, turbo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    só que seu carro só sobe, nesas centrais sobe um pouco mais perto dos 3.500 e depois vai caindo até 16?.

                                    só pra vc?s terem idéia uma s10 4.3 usa original 12? a 5.000 rpm que é o corte (ou perto num tava olhando)

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                                    • F Offline
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                                      #25

                                      com bastante vacuo no coletor e acima de 3500 rpm meu carro vem 25 ~ 26 de ponto, ai entra o turbo, volta pra 17.

                                      confesso q fiquei surpreso com esses 16?.

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                                        #26

                                        te mandei uma mp, over…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          #27

                                          over, tira uma duvida q tenho a um tempo ja, num 1.8mi aspirado, antes de eu fazer chip, usava ponto inicial em uns 30 graus, o carro só andava bem assim e nao grilava, era lisinho em alta, com 30 de inicial o final vai pra quanto?? tem algum limite de ponto final?? pq se nao tiver limite acho que o final passaria de uns 50 graus, certo? no caso é 1avb.

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