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Ponto final das i.es. 1avp e 1avb

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    ZOEGA
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    #3

    eu andava com 8:1 de taxa, 2.2kg e 15 de ponto inicial. não lembro quanto vinha de ponto final, o distibuidor não era mexido.

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      daniel_fabricio
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      #4

      como vc leu isso, daniel? ligou um scaner e deu um rol? no carro? se sim, sabe me dizer qual era o modelo do scaner?

      []?s

      [snapback]568443[/snapback]

      coloquei o scanner no modo de leitura e sa? andar com o carro… aí você consegue ler o avanço... agora não lembro a marca do scanner, sei lá se era kaptor ou tecnomotor

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      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #5

        eu andava com 8:1 de taxa, 2.2kg e 15 de ponto inicial. não lembro quanto vinha de ponto final, o distibuidor não era mexido.

        [snapback]568462[/snapback]

        distribuidor do injetado mesmo é então vinha o ponto final do chip + 6 graus.

        como destaxou o motor, zoega ?

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        • Z Offline
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          ZOEGA
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          #6

          distribuidor do injetado mesmo é então vinha o ponto final do chip + 6 graus.

          como destaxou o motor, zoega ?

          [snapback]568576[/snapback]

          sim, distribuidor do injetado mesmo.

          destaxei, usando os pistões do carburado, com uma leve torneadinha…

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          • M Offline
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            marcioap
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            #7

            pois é daniel, passei por problemas assim. a central original do meu gol vinha 35 de ponto a 6500rpm aspirado original. mais a mardita teu problema, troquei por uma de parati 2002, e esta só vem 18 a 20 e é de 1.8 gas, abri pra ver e o chip tudo indica ser original. agora troquei por uma de 1.6 alcool e vou ver como fica.

            antes com a central da parati 2002 vinha muito pouco ponto, a ponto do carro estar rendendo com 1kilo menos do que rendia antes com 0.6 e a centrla original do gol com o meg atrazando ao vir pressão.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
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              overspeed
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              #8

              1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...

              por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?

              a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
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                marcioap
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                #9

                over, sabe me dizer o ponto inicial no distribuidor de uma saveiro 2002 1.6? peguei a central de uma pra testar no gol

                outra coisa, posso pegar o chip da minha avp ano 2000 e colocar numa avp ano 2002 soquetada?

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
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                  daniel_fabricio
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  ponto inicial de todos os mi deve ser 9.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
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                    overspeed
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                    #11

                    9? apms com short plug desligado, motor quente :)

                    sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
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                      marcioap
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      9? apms com short plug desligado, motor quente  :)

                      sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.

                      [snapback]569197[/snapback]

                      over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

                      por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma n

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                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.

                        por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma né?

                        [snapback]569209[/snapback]

                        sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

                        a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

                        saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...

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                        • M Offline
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                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…

                          a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...

                          saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar  ponto final e tirar por temperatura...

                          [snapback]569264[/snapback]

                          mais ai q vem a questáo, uma diferença tão grande de ponto é tão pouco significante?

                          por que de 35 pra 16 por ej, é muita coisa, a diferença en rendimento teria q ser enorme, e não ?, dá pra notar é claro, mais pouca coisa apenas.

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            #15

                            as fabricas determinam como alvo potência, torque e temperatura no escape…o jeito que vc atinge estas metas é responsabilidade do afinador ... ou seja é acerto mesmo... e dizem as mês linguas que se vc pegar carros assim com programação diferente e medir dá alguma diferença de potência, algo abaixo ou na média do que se tem de ganho chipando.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              #16

                              over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                              me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                              abra?

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                #17

                                não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                                o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                                ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #18

                                  over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..

                                  me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o

                                  abração

                                  [snapback]569345[/snapback]

                                  eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                                  intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    #19

                                    não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...

                                    o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...

                                    ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..

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                                    digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                    over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                    eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.

                                    intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.

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                                    vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina… n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                                    tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                                    abra

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #20

                                      digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                      over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                      abraço

                                      [snapback]569833[/snapback]

                                      o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                                      só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                                      eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                                      num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                                      (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

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                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto…  meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..

                                        over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?

                                        vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina... n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler :)

                                        tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??

                                        abraço

                                        [snapback]569833[/snapback]

                                        arruma uma foto desse teu esquema, achei interesante.

                                        olha, dependendo das tuas pretenções, valeria a pena fazer isso, pois eu acho mais interesante do que perder a correção por temperatura.

                                        uma maneira caseira de fazer isso, seria colocar un sensor de temperatura antes da turbina, mais pra isso, teria q ser 2 map de mi, pois é nele o sensor de temperatura. ai no map q fica no coletor vc deixaria ligado o map, e no map q ta antes da turbina ficaria pra leitura da temperatura.

                                        o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que  seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...

                                        só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...

                                        eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...

                                        num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...

                                        (não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c)  e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais

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                                        over, tem como saber qual a faixa de temperatura que a central aceita antes de dar atrazar o ponto????

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                                          #22

                                          acima de determinado valor de temperatura ele atrasa, abaixo ele adianta…

                                          só que o determinado varia pra cada arquivo igual cks

                                          de cabeça lembro que pela temperatura da água perto dos 88?c é na maioria dos cks onde não tem correção... fora disso lembro que sempre tem alguma coisinha (ou coisona dependendo do arquivo heheh)

                                          no de ar acho que é perto dos 40?c de admissão... acima disso ele tira e abaixo ele coloca... mas varia de central pra central... não dá pra ficar na certeza...

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