Ponto final das i.es. 1avp e 1avb
-
sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…
a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...
saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...
[snapback]569264[/snapback]
mais ai q vem a questáo, uma diferença tão grande de ponto é tão pouco significante?
por que de 35 pra 16 por ej, é muita coisa, a diferença en rendimento teria q ser enorme, e não ?, dá pra notar é claro, mais pouca coisa apenas.
-
as fabricas determinam como alvo potência, torque e temperatura no escape…o jeito que vc atinge estas metas é responsabilidade do afinador ... ou seja é acerto mesmo... e dizem as mês linguas que se vc pegar carros assim com programação diferente e medir dá alguma diferença de potência, algo abaixo ou na média do que se tem de ganho chipando.
-
over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..
me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o
abra?
-
não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...
o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...
ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..
-
over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..
me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o
abração
[snapback]569345[/snapback]
eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.
intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.
-
não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...
o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...
ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..
[snapback]569414[/snapback]
digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..
over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?
eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.
intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.
[snapback]569417[/snapback]
vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina… n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler
tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??
abra
-
digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..
over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?
abraço
[snapback]569833[/snapback]
o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...
só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...
eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...
num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...
(não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais
-
digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..
over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?
vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina... n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler
tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??
abraço
[snapback]569833[/snapback]
arruma uma foto desse teu esquema, achei interesante.
olha, dependendo das tuas pretenções, valeria a pena fazer isso, pois eu acho mais interesante do que perder a correção por temperatura.
uma maneira caseira de fazer isso, seria colocar un sensor de temperatura antes da turbina, mais pra isso, teria q ser 2 map de mi, pois é nele o sensor de temperatura. ai no map q fica no coletor vc deixaria ligado o map, e no map q ta antes da turbina ficaria pra leitura da temperatura.
o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...
só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...
eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...
num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...
(não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais
[snapback]569839[/snapback]
over, tem como saber qual a faixa de temperatura que a central aceita antes de dar atrazar o ponto????
-
acima de determinado valor de temperatura ele atrasa, abaixo ele adianta…
só que o determinado varia pra cada arquivo igual cks
de cabeça lembro que pela temperatura da água perto dos 88?c é na maioria dos cks onde não tem correção... fora disso lembro que sempre tem alguma coisinha (ou coisona dependendo do arquivo heheh)
no de ar acho que é perto dos 40?c de admissão... acima disso ele tira e abaixo ele coloca... mas varia de central pra central... não dá pra ficar na certeza...
-
1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...
por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?
a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...
[snapback]568703[/snapback]
putz vem menos do q vem no meu carro, turbo.
-
com bastante vacuo no coletor e acima de 3500 rpm meu carro vem 25 ~ 26 de ponto, ai entra o turbo, volta pra 17.
confesso q fiquei surpreso com esses 16?.
-
over, tira uma duvida q tenho a um tempo ja, num 1.8mi aspirado, antes de eu fazer chip, usava ponto inicial em uns 30 graus, o carro só andava bem assim e nao grilava, era lisinho em alta, com 30 de inicial o final vai pra quanto?? tem algum limite de ponto final?? pq se nao tiver limite acho que o final passaria de uns 50 graus, certo? no caso é 1avb.
-
com 30? inicial vc tem 21? a mais do que o mapeado… como disse se tem central que tem 16? vc teria razoáveis 37? de ponto final...se fosse uma central que sobe uns 26~28? vc teria 49?... fiz um astra 1.8 a algum tempo (deve ter uns 2 anos já) com uns 47? de ponto final e taxa de 11:1 e tinha comando (o dono não sabia o quê ?ra, mas a marcha lenta ficou boa ainda) no alcool... e andava de boa..
não esquecendo de que o knock num aspro tem tempo de atuar antes de uma eventual quebra explica porque vc conseguia usar...
sem falar que o ponto varia com a temperatura de admissão... qto mais quente menos ponto tem e tbm depende da central o qto corrige
-
já que vocês estão falando dessas centrais, me veio uma duvida, eu tenho uma parati club 1.8 97, creio eu a central dela ser a original, então, qual seria o corte de giro dessa central? me falaram que tem central que corta em 6300 e outras que cortam em 6700, mas a minha tá cortando em 7500
estou usando 11? de ponto no distribuidor, isso tem algo a ver? não medi o ponto final dela.
obrigado,
estevam
-
acho que o maior corte original que eu vê de 1av a média (são 2 valores de corte) é 6.840
e ponto inicial acima disso não muda muito, mas se for turbo e tiver suplementar e este for rico o bastante geralmente passa do limitador mesmo em algumas condições…
-
acho que o maior corte original que eu vê de 1av a média (são 2 valores de corte) é 6.840
e ponto inicial acima disso não muda muito, mas se for turbo e tiver suplementar e este for rico o bastante geralmente passa do limitador mesmo em algumas condições…
[snapback]576753[/snapback]
não, ela é original, aspirada. coloquei agora uma polia regulavel, mas só…
estou achando muito estranho esse corte de giro em 7500... vou ter que abrir o modulo pra ver se foi mexido, tem como isso?
se tiver sido mexido, não vou achar ruim, até bom isso se tiver sido bem feito...
-
so abrindo mesmo… e pra ter certeza 100% só lendo o conteudo do eprom
[snapback]576795[/snapback]
e ae over blz?
ja que todo mundo ta tirando duvidas de modulo vamus ver se pode me ajudar meu carro é um passat 78 com motor ap com 9,1 de taxa botei inje?ao mi e modulo avb78aq(6d57) gasolina para conversao alcool retrabalhei os bicos na p.a.p pois o que acontece que o giro demora pra subir nao é rapido como carros feito conversao pelo chip mas como o carro é turbo queria saber se tem como melhorar isso ..
ah estou com o distribuidor em 15? incial pois se eu passar de 15? a lenta começa ocilar porem o giro fica bem mais rapido tipo com 18?.
na faze aspro da 0,88mv de sonda depois o gerenciador toma conta de deixar em 0,92mv
sera que tem como aumentar o ponto pelo chip …ou tem como resolver isso de outra forma mesmo com chip original.
se puder me ajudar ficarei agradecido