Futura injecao eletronica
-
hj fiz um bate-volta pro guaruja pra deixar a injecao instalada pro meu tio poder pescar
dei uma funcionada nele, uma engordada basica em altas cargas e altos rpms claro pq nao estarei la pra ir monitorando a sonda.
vai ser meio que um teste de fogo do negocio todo sendo usado pelo usuario sem eu estar junto
-
ja ta com uma versao de teste e um usuario cobaia hehehehe
depois vc conta como foram os detalhes do passeio
-
po, o usuario cobaia eh meu tio, o mesmo de sempre… onde o negocio todo foi desenvolvido.
soh que eu sempre trazia o modulo devolta pra poder trabalhar no sw dele... dessa vez deixei la instalado, soh isso...
eh o barco dos videos e fotos mesmo... soh que pela primeira vez, vai rodar sem eu estar junto... mas ta até que bem reguladinho... dei soh uma engordadinha no giro e carga de cruzeiro que eh por volta de 2800, 3000 rpm x 500, 600mbar de map...
-
mas é prova de fogo, o criente contra o produto….
-
pra nao acharem que to parado …
o sw que vai rodar no processador dedicado ao controle da faisca por roda fonica 60-2 dentes ja esta pronto.
o modulo principal indica pro modulo de faisca qual o angulo que ocorre a faisca, e por quantos graus (dwell) a bobina deve ser mantida acionada(induzida). o modulo de faisca calcula o angulo em que deve iniciar a inducao, e dispara a faisca no angulo certo, com precisao de 1/10 de grau.
o modulo principal converte em tempo real tempo de inducao em graus de inducao ou dwell. assim, é garantida a inducao de por exemplo 3ms, independente da rotacao (quanto mais rotacao, será usado mais dwell)
o mapa de ponto respeita a mesma escala do mapa de injecao, com 12x12 por enquanto, mas futuramente a quantidade de pontos do mapa será aumentada.
o software está estruturado pra suportar até 4 bobinas (para trabalhar com motores até 8 cilndros sistema de faisca perdida, sem distribuidor). agora vou montar o hw pra por isso em pratica
embaixo é o sinal dos dentes da roda fonica. da pra ver os 2 dentes faltantes. em cima, é a bobina sendo induzida, e quando o sinal cai, é dada a faisca. o angulo dos dentes faltantes com relacao ao pms do 1 cilindro é ajustavel. no caso, os dentes faltantes esto em 0 grau, entao esta é uma faisca avancada em 45 graus.. o grafico corre da direita pra esquerda.
valeu
-
curtiu?
pra ficar mais facil de entender, onde eu falo modulo principal , eh o modulo que ja ta em teste no barco. pra quem nao leu, o sistema todo eh modular . sendo um modulo principal(hoje ja tem embutido controle pra 2 canais de bicos baixa impedancia), um modulo de controle de faisca e a tela separada, como um scanner. mais pra frente vai ter um modulo separado de controle de bico, pra ter mais canais, por exemplo, 8 canais pra trabalhar com o v8 com injecao totalmente sequencial.
ah, pode trabalhar controlando soh bico, como ta no barco… se vc nao colocar o modulo de faisca...
-
alta precisao, com esse lance de controlar a faisca vc ja tem como daki a pouco trabalhar, avancando e atrasando o ponto?
-
-
alta precisao, com esse lance de controlar a faisca vc ja tem como daki a pouco trabalhar, avancando e atrasando o ponto?
[snapback]574667[/snapback]
mas controlar a faisca s? serve pra mapear o ponto. avan?ar ou atrasar ou fazer o que quiser faz parte de parametrizar a tabela de ponto. ex, a 1000 rpm x 300mbar de map(vacuo), quero que tenha 36 graus (sempre de avanço) entao quanto menos vacuo, menos graus de avanço, até que se o carro é turbo, comeca a entrar a pressao, e vc vai mapeando com menos avanco ainda conforme entra pressao, e por ai vai. claro que da trabalho, mas vou fazer um editor no pc pra facilitar. tipo vc diz em 300mbar quanto tem de avanco ou tempo de injecao, e em 0mbar quanto tem. qual a eficiencia do motor em cada faixa de rpm, quanto tem que avancar pra cada faixa de rpm, e ele recalcula a tabela toda. depois vc vai nos pontos especificos e só da um tapinha. claro, ajustar 2 tabelas de 144 pontos é mais uma dificuldade do que uma vantagem.
a tabela é praticamente igual a tabela de mapear tempo de injecao. usa a mesma escala.
um dia vai ter um palio branco feio com ie propria by lost né não?
[]s
zippo
[snapback]574762[/snapback]
vai sim. semana q vem comeco a montar os modulos . ai eu quero ver o bixo pegar hein… soh temo que arrumar patrocinio pros bicos de injecao, que sao caros d+ (fordracing)
saiiii
de fiat branco e feio já tem eu na fila
ahahahah
[snapback]574773[/snapback]
vai atras de um coletor mpi e roda fonica + sensor
vc tá usando mosfet pra acionar os bicos ?
[snapback]574774[/snapback]
uso sim. inclusive pra bobina. só pra rel?s e solenoides que uso darlington. porque?
-
vai atras de um coletor mpi e roda fonica + sensor
[snapback]574808[/snapback]
só pq eu tá com duas injeções do uno 1.5 monoponto
-
-
hmm, vc tinha reclamado que tava dissipando mt calor e tal…
po, na minha megasquirt os mosfet s dos bicos não esquentavam quase
[]s
[snapback]574872[/snapback]
mas isso nao tem nada a ver se eh mosfet, tip ou darlington. tem a ver com a potencia envolvida.
sua megasquirt tem flyback + pwm certo? quantos % de pwm ta configurado?
alias, vc ta usando bico de baixa ou alta impedancia?
-
isso eh tv ou injeção???
ahahahahhahahaha
flyback num eh aquilo q sempre queima em monitor?
-
isso eh tv ou injeção???
ahahahahhahahaha
flyback num eh aquilo q sempre queima em monitor?
[snapback]574943[/snapback]
? a modernidade uai… agora vc tem uma tv controlando seu motor
flyback é a tensão indesejada gerada por qualquer bobina. como o bico é uma bobina, quando ele é desligado, é gerada uma tensao, essa tensao permanece no bico por um certo tempo, e isso interfere no tempo que o bico leva pra efetivamente fechar, apos o sinal gerado pelo modulo que o controla, cessar.
isso ta bem explicado no site da megasquirt, quem tiver interesse, leia lá. inclusive, eles dizem que um sistema que nao usa um circuito pra descarregar imediatamente essa tensao (aterrar), praticamente o bico nao se fecha mais apos ultrapassar 70% do d.c. entao, isso tira totalmente a linearidade da injecao de combustivel. por exemplo, pulsar um bico com tempo de 5ms te tempo de injecao util de combustivel (ja descontando o tempo morto) nao injeta o dobro de combustivel que pulsar com 2.5ms, pois quanto mais tempo, mais carga fica no bico, e mais tempo leva pra fechar. entao eh usado um circuito auxiliar pra acelerar o fechamento do bico e garantir a linearidade.
perguntei se tem flyback, pq tendo, pode usar modulacao pra baixar a corrente, e fazer com que o circuito dissipe menos calor, e o bico se feche mais rapido ainda. entao por isso o sistema nao dissiparia tanto calor. o meu tinha uma falha, mas eu ja sabia, mas nao tinha corrigido ainda. faz parte, é um prototipo, e apesar de saber muito bem como as coisas devem ser, as vezes nao eh possivel fazer por questoes até de tempo. mas isso nao interfere no projeto nao.
esse lance da nao-linearidade, eh ateh um toque pra quem usa fueltech, his e afins. o volume de combustivel nao eh linear com o tempo de injecao.
acho que ja to falando d+... daqui a pouco vai ta cheio de gente querendo fazer a propria injecao ao invez de me ajudar com a minha
-
opa, nao expliquei direito. o meu sistema tem flyback, mas o problema tava no controle de corrente que nao tava baixando pra 1a pra manter o bico aberto. isso tava fazendo dissipar quase 4x mais calor.
ah, o problema de nao-linearidade, flyback e tals, eh maior em bicos de baixa impedancia. em alta impedancia acho que nao chega a influenciar pois a corrente envolvida eh menor. tambem tem essa, se o amigo da megasquirt usa bicos de alta (13, 16 ohms), nao vai esquentar mesmo.
fyback tem na tv sim. queima pq as tensoes envolvidas sao muito grandes.